Coleção pessoal de moniquebianchini
"Um mal escritor pode chegar a ser um bom crítico, pela mesma razão que um péssimo vinho pode chegar a ser um bom vinagre."
( François Mauriac )
"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero. "
( Pierre Beaumarchais )
"Se dedicamos nosso tempo em criticar nossos semelhantes, não teremos tempo para amá-lo."
( Autor Desconhecido )
"Sabes quem são os críticos? Os que malograram na literatura e na arte."
( Benjamim Disraeli )
"Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido."
( Tácito )
"Qual é o mais duro dos críticos? O amador malogrado."
( Johan Wolfgang Von Goethe )
"Para que se pense que são sábios, eles criticam até o céu."
( Fedro )
"Os melhores autores são sempre os críticos mais severos de suas obras."
( Autor Desconhecido )
"Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar."
( Sêneca )
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
( Jean Piaget )
"O crítico inimigo é também um colaborador."
( Gregório Marañón )
"Nos melhores dias da arte não existiam os críticos de arte."
( Oscar Wilde )
"Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico."
( Sibelius )
"Minha poesia é cheia de imperfeições. Se eu fosse crítico, apontaria muitos defeitos. Não vou apontar. Deixo para os outros. Minha obra é pública."
( Carlos Drummond de Andrade )
"Meia-idade é quando se pára de criticar os mais velhos e se começa a criticar os mais novos."
( Laurence Peter )
"Mas o que vou dizer da Poesia? O que vou dizer destas nuvens, deste céu? Olhar, olhar, olhá-las, olhá-lo, e nada mais. Compreenderás que um poeta não pode dizer nada da poesia. Isso fica para os críticos e professores. Mas nem tu, nem eu, nem poeta algum sabemos o que é a poesia."
( Federico García Lorca )
"Louvam-se ou criticam-se muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las."
( François de La Rochefoucauld )
"Eles elogiam o que conhecem e criticam o que ignoram."
( Tertuliano )
"Criticar, todos sabem. "
( Schrevelius )
"Criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito. "
( Harold Medina )
"Crítica que principia por nós é a melhor de todas."
( Camilo Castelo Branco )
"As críticas não são outra coisa que orgulho dissimulado. Uma alma sincera para consigo mesma nunca se rebaixará à crítica. A crítica é o câncer do coração. "
( Madre Teresa de Calcutá )
"As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas."
( Joseph Joubert )
"Antes de criticar a vida dos outros, faça algo que preste. "
( Elio Didimo )
"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumera ao menos dez dos teus. "
( Abraham Lincoln )
"Alguns louvam de manhã o que criticam de noite, mas têm sempre por certa a última opinião."
( Alexander Pope )
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
( Voltaire )
"A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame. "
( Immanuel Kant )
"Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos."
( Ayaan Hirsi Ali )
"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
( Abraham Lincoln )
De gente boazinha quero distância! ...Gosto de gente de verdade que reclama ,explode, mas que também sabe pedir desculpas.
Se minha vida fosse um filme, eu seria a vilã dela. Não tenho paciência para ser boazinha, nem quando se trata das minhas prioridades. Tenho horror a quem se faz de vítima pra tudo.
As boazinhas que me perdoem
Qual o elogio que uma mulher adora receber? Bom, se você está com tempo, pode-se listar aqui uns 700: mulher adora que verbalizem seus atributos, sejam eles físicos ou morais. Diga que ela é uma mulher inteligente, e ela irá com a sua cara. Diga que ela tem um ótimo caráter e um corpo que é uma provocação, e ela decorará o seu número. Fale do seu olhar, da sua pele, do seu sorriso, da sua presença de espírito, da sua aura de mistério, de como ela tem classe: ela achará você muito observador e lhe dará uma cópia da chave de casa. Mas não pense que o jogo está ganho: manter o cargo vai depender da sua perspicácia para encontrar novas qualidades nessa mulher poderosa, absoluta. Diga que ela cozinha melhor que a sua mãe, que ela tem uma voz que faz você pensar obscenidades, que ela é um avião no mundo dos negócios. Fale sobre sua competência, seu senso de oportunidade, seu bom gosto musical. Agora quer ver o mundo cair? Diga que ela é muito boazinha.
Descreva uma mulher boazinha. Voz fina, roupas pastéis, calçados rente ao chão. Aceita encomendas de doces, contribui para a igreja, cuida dos sobrinhos nos finais de semana. Disponível, serena, previsível, nunca foi vista negando um favor. Nunca teve um chilique. Nunca colocou os pés num show de rock. É queridinha. Pequeninha. Educadinha. Enfim, uma mulher boazinha.
Fomos boazinhas por séculos. Engolíamos tudo e fingíamos não ver nada, ceguinhas. Vivíamos no nosso mundinho, rodeadas de panelinhas e nenezinhos. A vida feminina era esse frege: bordados, paredes brancas, crucifixo em cima da cama, tudo certinho. Passamos um tempão assim, comportadinhas, enquanto íamos alimentando um desejo incontrolável de virar a mesa. Quietinhas, mas inquietas.
Até que chegou o dia em que deixamos de ser as coitadinhas. Ninguém mais fala em namoradinhas do Brasil: somos atrizes, estrelas, profissionais. Adolescentes não são mais brotinhos: são garotas da geração teen. Ser chamada de patricinha é ofensa mortal. Quem gosta de diminutivos, definha.
Ser boazinha não tem nada a ver com ser generosa. Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo. As boazinhas não têm defeitos. Não têm atitude. Conformam-se com a coadjuvância. PH neutro. Ser chamada de boazinha, mesmo com a melhor das intenções, é o pior dos desaforos.
Mulheres bacanas, complicadas, batalhadoras, persistentes, ciumentas, apressadas, é isso que somos hoje. Merecemos adjetivos velozes, produtivos, enigmáticos. As “inhas” não moram mais aqui. Foram para o espaço, sozinhas.