Coleção pessoal de mizinhazambelato
Ciclo da Vida
A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo org*sm*! Não seria perfeito?
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.
Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada.
De quantas graças tinha, a Natureza
De quantas graças tinha, a Natureza
Fez um belo e riquíssimo tesouro,
E com rubis e rosas, neve e ouro,
Formou sublime e angélica beleza.
Pôs na boca os rubis, e na pureza
Do belo rosto as rosas, por quem mouro;
No cabelo o valor do metal louro;
No peito a neve em que a alma tenho acesa.
Mas nos olhos mostrou quanto podia,
E fez deles um sol, onde se apura
A luz mais clara que a do claro dia.
Enfim, Senhora, em vossa compostura
Ela a apurar chegou quanto sabia
De ouro, rosas, rubis, neve e luz pura.
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar. P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
As palavras são como os patifes desde o momento em que as promessas os desonraram. Elas tornaram-se de tal maneira impostoras que me repugna servir-me delas para provar que tenho razão.
Escolha a alternativa e arque com as consequências que a alternativa escolhida pode lhe trazer.
( ) 1) Ouvir - 2) Analisar os fatos - 3) Discernir - 4) Falar - 5) Agir
( ) 1) Ouvir - 2) Falar - 3) Agir - 4) Discernir - 5) Analisar os fatos
Lembramos aos senhores consumidores que conforme suas escolhas de brinde virão as consequências que são ordens naturais do universo que vivemos, e por muitas vezes ficar escolhendo as alternativas que mais nos convém, perdemos momentos e coisas valiosas que podem nunca mais voltar.
Para algumas ações ainda há concerto.
Agora, para algumas outras... nem "super bonder" resolve!!!
Então não deixe questões mau resolvidas se deteriorizarem com o tempo.
Afinal, sempre é tempo de aprender. Sempre é tempo de mudar.
JÁ OUVI PESSOAS DIZENDO QUE SEGURANÇA É VOCÊ TER DINHEIRO, UM BOM CARRO(mesmo tendo que pagar quase uma bíblia de prestações por este bom carro), UMA BOA CASA, UM BOM PLANO DE SAÚDE, UMA BOA CONTA BANCÁRIA, ESTAR SEGURO EM SUA CASA, ESTAR SEGURO NO TRABALHO, ANDAR COM ROUPAS DE MARCA...
MUITO BEM, QUE ÓTIMO PARA QUEM PENSA ASSIM, NO CASO NÃO EU.
CONHEÇO VÁRIAS E VÁRIAS HISTÓRIAS DE SEGURANÇAS FRUSTRADAS.
EXISTIA UMA EMPRESA CHAMADA BOI GORDO, ONDE VÁRIOS ACIONISTAS COMPRAVAM GADO EM CONFINAMENTO PARA SEREM VENDIDOS POSTERIORMENTE E ASSIM FAZER GIRAR O DINHEIRO (ENTRE ACIONISTAS ENCONTRAVA-SE ESTA PESSOA QUE VOS ESCREVE). A EMPRESA ERA FORTE E CONCEITUADA NA AMÉRICA LATINA. RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE, NA ÉPOCA A MELHOR FORMA DE RENDER DINHEIRO. A EMPRESA DE UMA HORA PARA OUTRA FALIU. E O DINHEIRO QUE ESTAVA APLICADO DAS INÚMERAS PESSOAS...SUMIU. SEGURANÇA NÚMERO 1 - ALGO TOTALMENTE CONFIÁVEL FOI POR ÁGUA ABAIXO.
SEGUINDO A HISTÓRIA DESTA MESMA EMPRESA, TRABALHEI EM UMA ONDE ERA COORDENADOR DE EQUIPE DE VENDAS CHAMADA GOLDEN CROSS - A MELHOR EMPRESA DURANTE MUITO TEMPO EM QUESTÃO DE SEGURO SAÚDE E PREVIDÊNCIA PRIVADA. FALIU E DEIXOU VÁRIAS PESSOAS "NA MÃO".
ASSIM COMO ESTAS, VEJO PESSOAS DIZENDO QUE PARA TER SEGURANÇA EM OUTRA PESSOA É NECESSÁRIO QUE ELA TENHA UM BOM RENDIMENTO, UM BOM CARRO E GARANTA OS BENEFÍCIOS QUE A OUTRA PRECISA TER. E EU PERGUNTO: QUANTOS CASOS DE FALÊNCIA DE UMA HORA PARA OUTRA DE PESSOAS ABASTARDAS VOCÊ CONHECE? QUE PERDERAM TUDO E FICARAM SOZINHAS POR ESTE FATO?
ENFIM, JA ESTIVE DO OUTRO LADO E AGORA ME REERGUENDO INCLUSIVE FINANCEIRAMENTE ME PERGUNTO: AGORA SOU UM CARA COM SEGURANÇA?
NUNCA. ENTENDEU: N U N C A!
É NECESSÁRIO QUE VOCÊ TENHA UM RENDIMENTO SIM, É NECESSÁRIO QUE VOCÊ POUPE SIM, PORÉM ACREDITE, ISTO NÃO É SEGURANÇA. POIS O BANCO PODE FALIR OU PODE ACONTECER UM NOVO PLANO COLLOR ONDE LEVAM TODA SUA POUPANÇA, OU SEU DINHEIRO PODE SUMIR DE SUA CONTA (COMO JA ACONTECEU E ACONTECE DE VEZ EM QUANDO). PODEMOS CHAMAR ISTO DE APLICAÇÃO (ESPERANDO QUE VOCÊ TENHA UM FUTURO FINANCEIRO MELHOR), PORÉM SE FOR ANALISAR BEM OS FATOS NEM ISSO É SEGURO.
JA CONHECI UM CARA QUE ERA DONO DE UMA GRANDE LOJA, NÃO BEBIA, NÃO FUMAVA, TINHA SUA FAMÍLIA, UM CARA (ATÉ ONDE EU SEI), TOTALMENTE HONESTO E QUE PERDEU TUDO. T U D O. SEM TER DINHEIRO PARA FAZER COMPRA NO MERCADO. SÓ POR ISSO ELE ERA BURRO? PERDEU DE BOBEIRA? ELE TINHA SEGURANÇA DO DINHEIRO, NÃO TINHA?
SEGURANÇA PARA MIM É ALGO DO INTERIOR DE CADA PESSOA. É VOCÊ ACREDITAR EM SUA ESSÊNCIA, É NÃO LIGAR PARA O QUE FALAM DE VOCÊ MESMO VOCÊ SABENDO QUE NÃO É VERDADE, É NÃO SE INCOMODAR COM POSIÇÕES ALHEIAS A SEU RESPEITO, É SER MAIS VOCÊ, É LEVAR PAULADA NAS COSTAS E MESMO ASSIM ENCONTRAR FORÇAS PARA LEVANTAR E ANDAR DE CABEÇA ERGUIDA.
A VERDADEIRA SEGURANÇA É VOCÊ NÃO SE DEIXAR LEVAR POR PESSOAS, É SER AUTÊNTICO PRINCIPALMENTE COM VOCÊ, É TER CORAGEM PARA VIVER E LUTAR SEGUNDO OS SEUS PRECEITOS, É SABER CAIR E MESMO EMBAIXO DE UMA CHUVA ÁCIDA SABER QUE CONSEGUE LEVANTAR E LUTAR POR TUDO AQUILO QUE ACREDITA. TER SEGURANÇA PARA MIM É SABER QUE EXISTE A INSEGURANÇA, MAS ELA NÃO É A SOBERANA E COM A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS E PRINCIPALMENTE SUA PRÓPRIA AJUDA SABER SE REERGUER E ACREDITAR MUITO MAIS EM SI MESMO, SABER QUE DENTRO DE VOCÊ HABITA UM TEMPLO DE DEUS, OU ALGO SUPERIOR (O QUE VOCÊ ACREDITA).
QUEM PODE DIZER QUE NESTE EXATO MOMENTO MINHA CONTA BANCÁRIA NÃO PASSE DE 10 DÍGITOS? ESTOU MAIS SEGURO AGORA? PASSO MAIS SEGURANÇA NESTE MOMENTO POR ESTE MOTIVO, É ISTO? NÃO. É CLARO QUE NÃO.
A VERDADEIRA SEGURANÇA FAZ QUE VOCÊ LUTE POR AQUILO QUE VOCÊ ACREDITA. A VERDADEIRA SEGURANÇA TE FORNECE MEIOS PARA SER FELIZ E FAZER OUTRAS PESSOAS FELIZES. A VERDADEIRA SEGURANÇA PARTE DAÍ, DE DENTRO DE VOCÊ. SE A SEGURANÇA FOSSE EXTERIOR PODERÍAMOS SAIR TRANQUILAMENTE NA RUA SEM MEDO DE SER ASSALTADOS. PODERÍAMOS LEVANTAR DA CAMA SABENDO QUE NÃO IRIAMOS MORRER. JÁ CHEGOU A OUVIR CASOS DE PESSOAS EXTREMAMENTE SAUDÁVEIS QUE LEVANTARAM DE SUA CAMA E TIVERAM UM ATAQUE FUMINANTE? E MORRERAM? CADE A SEGURANÇA? SOMOS SERES FRÁGEIS E A ÚNICA E VERDADEIRA SEGURANÇA PARTE DE DENTRO DE NÓS. TEMOS QUE SER SEGUROS PARA QUE AS OUTRAS PESSOAS PERCEBAM ISSO E POSSAM CREDITAR AS SEGURANÇAS DELAS EM VOCÊ.
POR UTILIZARMOS AS PALAVRAS DE MODO ERRADO MUITAS VEZES MATAMOS A VERDADEIRA FELICIDADE, SEM QUERER. PORÉM MATAMOS. DEIXAMOS DE VIVER COISAS NOVAS DE PROVAR NOVAS FRUTAS, CONHECER NOVOS LUGARES, VIVENCIAR NOVAS AVENTURAS;. NEGLIGENCIAMOS O FATO DE SER FELIZ. E UTILIZAMOS A BOA E VELHA FRASE " O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR..." - ISTO MOSTRA JUSTAMENTE QUE SUA SEGURANÇA NÃO ANDA NADA BEM.
ESTEJA SEGURO DE SI, O DINHEIRO, O CARRO, OS IMÓVEIS, OS PLANOS... SÃO CONSEQUÊNCIAS, APENAS CONSEQUÊNCIAS E NÃO SEGURANÇA. POR MAIS QUE VOCÊ CUIDE DELES A QUALQUER HORA ELES PODEM SUMIR E DAÍ SIM, SEM SEGURANÇA VOCÊ NÃO RECONQUISTA MAIS NADA DO QUE QUER.
E É POR ISSO QUE NESTA NOVA FASE QUE ESTOU VIVENDO ESTOU MUITO MAIS CONSCIENTE DESTES FATOS. E É POR ISSO QUE NÃO ACREDITO EM FRASES COMO A QUE OUVI HOJE DESTA CERTA PESSOA: "AGORA VOCÊ ESTÁ FICANDO BEM, PODE DAR MAIS SEGURANÇA" HAHAHAHAHAHA (FOI JUSTAMENTE O QUE FIZ, RI, SACUDI A CABEÇA E DEI TCHAU)
ME DESCULPE SE SEU MODO DE SEGURANÇA É OUTRO PORÉM, SEGURANÇA EM MIM EU SEMPRE TIVE, NO MEU POTENCIAL, NA MINHA ESSÊNCIA, NO MEU TRABALHO, NO AMOR, EM MINHA VIDA, TIVE SEGURANÇA SUFICIENTE NAS HORAS EM QUE CAÍ SABENDO QUE IRIA ME LEVANTAR, TIVE SEGURANÇA EM MIM EM CADA GESTO DE NEGAÇÃO QUE RECEBI, TIVE SEGURANÇA EM MINHAS ESCOLHAS MESMO NÃO SABENDO MUITAS VEZES ONDE ME LEVARIAM, TIVE SEGURANÇA SEMPRE SABENDO QUEM EU REALMENTE ERA.
E APROVEITANDO O ENSEJO FALO SOBRE A SEGURANÇA NO AMOR.
SEGURANÇA NO AMOR TEM QUE PARTIR DA GENTE, NÃO ESPERE QUE A OUTRA PESSOA POSSA TE OFERECER SEGURANÇA, POIS ELA TEM QUE ESTAR SEGURA DO QUE SENTE ASSIM COMO VOCÊ TEM QUE ESTAR SEGURO DO QUE SENTE PARA SE APOIAREM UMA NA OUTRA. CASO CONTRÁRIO A VERDADEIRA SEGURANÇA NÃO EXISTE E NENHUM DOS DOIS SERÃO FELIZES. INSPIRE SEGURANÇA SEMPRE!
HORA DE DESMISTIFICAR OS FATOS:
CONHEÇO MUITA GENTE RICA QUE NÃO TEM SEGURANÇA NENHUMA.
CONHEÇO MUITA GENTE QUE NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS QUE SÃO EXTREMAMENTE SEGURAS.
FORÇA PARA LUTAR, FORÇA PARA ACREDITAR NO QUE VOCÊ REALMENTE É, FORÇA PARA ENCARAR AS AGRURAS QUE APARECEM NESTA VIDA, FORÇA PARA NÃO ACREDITAR NAS BESTEIRAS QUE FALAM SOBRE VOCÊ, FORÇA PARA ACREDITAR QUE SE PODE VIVER UM GRANDE AMOR, FORÇA PARA APRECIAR AS COISAS MAIS SINGELAS DA VIDA.
EU JÁ TIVE VÁRIAS EXPERIÊNCIAS QUE ME PROVARAM QUE SE VOCÊ ESTÁ SEGURO COM OUTRA PESSOA E ELA COM VOCÊ, ATÉ UMA VIAGEM QUE PODERIA DAR TOTALMENTE ERRADA, SE TRANSFORMA EM UMA AVENTURA INCRÍVEL QUE PODERÁ SER CONTADA PARA O RESTO DA VIDA!
ENFIM, TENHO CERTEZA QUE A VERDADEIRA SEGURANÇA É O QUE NÃO ME FALTA E ESPERO QUE NÃO FALTE PARA VOCÊ TAMBÉM, O RESTO QUE APARECER (DINHEIRO, BENS, SUCESSO, RECONHECIMENTO), É PURA E MERA CONSEQUÊNCIA.
Navegar por águas calmas com uma outra visão do mar.
Saber conduzir seu barco, saber onde quer chegar, mesmo já tendo passado por muitos naufrágios, sim, é possível viver no mar.
Esse gigantesco mar chamado de vida onde existem almas heterogêneas, cada uma a sua maneira, tentando entender essa multidão. Vagando entre a realidade e a ilusão, buscando um porto, dias sim, dias não.
Enxergar a simplicidade da vida vai além do que possamos imaginar. Sabendo que existem os acertos, porém sabendo que todos podemos errar. O que importa é saber corrigir o erro, corrigir os mapas, para continuar a navegar.
Amar, o mar, de correntezas tão castas e profanas, tão rasas e profundas, que até o vento se engana para onde deve soprar. Deve ser por isso que ele sopra a seu bel prazer, fingindo não saber onde cada barco quer atracar.
Saber apreciar a calmaria, saber se aquecer na noite fria, saber dar e receber amor com a noite, com o dia.
Não somos coitados (apesar de muitas vezes fingirmos ser), sabemos que existe a dor. Vai de você aprender a curá-la, vai de você aprender se recompor. E para isso é necessário criar e levar sempre consigo a caixa de primeiros socorros, para ser usada, seja que hora for. E caso precise emprestada... pegue a minha, a seu inteiro dispor.
Não esqueçam de apreciar o nascer e o pôr do sol.
Não esqueçam de sentir o cheiro de cada mar que você passar, pois cada mar exala um cheiro diferente.
Não esqueça a noite de olhar as estrelas e se porventura estiver chovendo, não deixe de assistir ao fabuloso show dos raios que vão cair.
Quando atracares em algum continente, ou em alguma ilha, não deixe de explorar o local tintim por tintim. Você irá descobrir novos animais, novos insetos, novos aromas, novas frutas, novas plantas, novas árvores, novas rochas esculpidas pela mãe natureza.
Esteja atento a tudo, esteja atento aos detalhes e não deixe nada escapar! São imagens e fatos que serão gravados em sua memória e por um motivo ou outro, podem nunca mais voltar.
Antes que eu me esqueça, durante sua viagem por este oceano, não deixe de ver o ballet dos golfinhos que com certeza em alguma hora estarão acompanhando seu barco para darem as boas vindas ao lugar onde habitam. Você também poderá ver peixes voadores, tubarões, graciosas baleias e uma infinidade de vida marinha que nem imaginamos.
Sendo assim, nunca esqueça de sempre agradecer ao criador de tudo isso por estas maravilhas e como um bom hóspede, sempre peça licença a cada lugar novo que você for entrar.
Veja a infinidade que este mar que navegamos nos proporciona. E muitos de nós acabamos olhando somente em uma direção e perdendo todo este espetáculo.
A única certeza que tenho é que quando partirmos dessa vida não levaremos roupas, não levaremos casa, não levaremos carros. Apenas levaremos o que estiver gravado aí dentro de sua "caixa preta", ou ainda como queira chamar: cérebro. Sendo assim, obtenha sim seus bens, suas lembranças, seus presentes, durante a viagem, porém não se apegue a eles como se fossem tudo nesta vida.
Esteja atento ao farol que indica a ilha ou o continente, e esteja atento aos sinais para que você não bata seu barco e ele naufrague.
Enfim, aproveite bem sua viagem, esqueça coisas mínimas, dê mais atenção ao modo como você navega do que a navegação dos outros.
Cuidado com os barcos piratas que vem para te sugar.
Cuidado com navegadores menos experientes para que você não os atropele e para eles não te atropelar. Não se esqueça também que além de nós, sempre existirão os navegadores mais experientes, nunca se acanhe em pedir conselhos.
Cuidado com a tripulação que você escolher para navegar com você ou ainda seja, sua família, seu namorado, sua namorada, seu esposo, esposa, amigos, filhos...
Talvez você necessite mudar de barco e criar uma nova tripulação. O que nunca deve ser considerado um problema e sim uma solução. E caso sinta saudade de parte da outra tripulação, você sempre poderá encontrá-los ou até mesmo em alguma hora eles poderem fazer parte novamente do seu barco juntamente com uma nova tripulação. Não há regras para isso. Basta entender, aceitar e saber que tudo sim sempre pode acabar bem.
Cuidado com os pequenos animais que lhe forem confiados a guarda, os quais se tornarão seus animais de estimação. E sempre que puder, não deixe de mostrar para eles também como este passeio é belo. Ensine-os o que podem e o que não podem fazer, o que deve e não deve ser feito. Afinal eles também estão aqui para a prender e só esperam que o seu capitão lhe dê as ordens necessárias.
Enfim, escreva seus mapas, escreva suas histórias, escreva seu diário de bordo para que os outros que virão depois de nós, possam tomar como base de partida o que é navegar por estas águas.
Afinal de contas, se navegamos por este mundo, pode ter certeza que é apenas de passagem. Pois nós não somos daqui.
Não quero envelhecer ao lado de alguém que acredite que tudo é perfeito, mas que acredite que na maior parte da vida podemos corrigir imperfeições que se tornarão quase perfeitas e para isso teremos que usar a tolerância.
Quero envelhecer ao lado de alguém, não por envelhecer ao lado de alguém.
Quero envelhecer ao lado de alguém que possa me chamar de seu, para que eu diga: você é minha também.