Coleção pessoal de MaxFercondini
Você não é livre por poder escolher o que quer fazer. É livre quando não tem que escolher coisa alguma! Um dia você vai entender que fazer o que NÃO quer, significa vencer o sistema e sair da Matrix. Vai por mim. Porque, escolher o que você quer, é priorizar aquilo que você julga ser importante para si. Enquanto que, na verdade, você está tomando uma decisão segundo todas as referências, dogmas e influências que sempre estiveram ao seu redor e que te fizeram escolher por eles. Ou seja, para quebrar o ciclo que te trouxe até aqui e te fazer parar de pensar como os outros, você precisa desejar fazer aquilo que não quer. Fica simples quando perdemos tudo e recomeçamos do zero. Por isso buscamos "zerar" nas férias ou não pensar em nada "sério" quando buscamos um momento de relaxamento. Mas, depois, voltamos ao mesmo lugar que sempre nos aprisionou e aprisiona.
Agora esqueça tudo que te falaram sobre a vida! A vida não é aquilo que te falaram e fizeram acreditar. Pare de dormir o sonho dos outros e acorde para os devaneios próprios. A sua sanidade será loucura para os outros. "Julgavam-me louco ao me verem dançar sozinho, aqueles que não conseguiam escutar a música e ver a banda passar".
Não tenho a pretensão de te explicar ou me fazer entender para você concordar ou não. Não tenho responsabilidade nenhuma sobre aquilo que não controlo e, acima de tudo, não quero controlar nada, por saber que não tenho responsabilidade alguma sobre as variáveis da vida.
Os jovens são contrários a essa ideia, pois querem ser se impor. Os adultos a refutam, pois não querem perder a sua efêmera segurança e razão social. Aos velhos só resta o arrependimento por não terem aceitado isso antes. Quando você compreender o que eu escrevo e fizer tudo ao contrário, vai ver que a vida vai ser surpreendentemente diferente.
O quê afunda um barco não é a água revolta ao seu redor. Mas a água que invade o seu interior. Mantenha-se estanque!
Casa não é um lugar. É um sentimento. Há quem habite às sombras de um palácio e seja mais rico que seu rei. Há quem faça sua morada na estrada, satisfeito por entender o caminho. Somos todos passageiros almejando abrigo. No entanto, afortunado é o sujeito que possui o mapa do tesouro e ostenta tempo para ir buscá-lo. É no vento que não se pode ver que sopram a liberdade e a independência dos bem-aventurados. Aquele que edifica seus sonhos com betume e pedras, sucumbe em poeira e vaidade. O reino do homem do mar não é o seu barco, senão todo o mar em que navega. Casa não é um lugar. É um sentimento.
Quanto mais pedaços fazem de mim, maior é o quebra-cabeças para me reconstruir. Entretanto, a figura que se desenha em pequenas partes é a mesma. As cicatrizes das peças juntadas se valem pela complexidade da construção desse quadro feito da dedicação de quem me junta.
Há quem lute por um amor próprio. E há quem lute pelo próprio amor. No final, cada um luta por aquilo que não tem.
A vida pode ser resumida a uma gota no oceano, mas só quem conhece a profundidade do mar sabe que a resposta não está na superfície.
Se alguém te atirou uma pedra, foi você quem a soltou.
Se seu trabalho não foi aceito, condenado estava por você.
Quando te pedem para retirar-se, foi você quem se colocou no lugar errado.
Se ainda insistes em culpar o outro é porque responsabilidade lhe é atribuída primeiro.
O mundo que você descarta, te descartou na véspera. Só pertence ao outro aquilo que você lhe dá. Nunca o contrário. Nem o oposto e nem em retrospectiva.
Cansa-te a ti de tua fadiga e dê conforto à tua expectativa sendo aquilo que desejas para si.
O Resumo Perfeito dos Outros
No mar não deixamos pegadas... Não navegamos para trás. Contra os ventos que nos empurraram pela proa, damos um bordo e continuamos avançando, mesmo que seja para os lados. Quando com as velas enfunadas, o veleiro fica valente, mas deita o mastro em reverência à natureza se curvando diante dela. Faz o mesmo o capitão, com o orgulho envergado. Sabe ele que não é nada, diante de tamanha perfeição.
No mar não deixamos pegadas...
Algumas relações de amizade têm prazo de validade, alimentado pela inveja cultivada pela parte que mais admira a outra. Pela incapacidade de aceitar a qualidade daquele que admiramos, os laços se quebram para o bem daquele que tem menos a perder, embora os dois lados sejam sentidos.
Se os teus olhos vissem o que viram os meus, o teu mundo refletiria a alegria que eu tenho ao contemplar o que desejo para ti...
Todo homem é capaz de afirmar onde o sol nasce. Poucos são capazes de determinar onde ele irá se pôr.