Coleção pessoal de MariaDePaula
AMAR ATÉ DIZER CHEGA
Amar até dizer chega
Amar até os confins do amor
Amar até esgotar as alegrias
Amar enquanto houver amor pra dar
Amar enquanto for recíproco
Amar enquanto for correspondido
Amar até que não dê mais pra amar e diga: Chega!
Porque o mais bonito do amor é não esquecer de amar a gente mesmo e pra isso as vezes precisamos dizer, chega.
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
AMIGO OCULTO
Eu ainda tenho medo
As vezes me pego tendo medo de ser feliz
As vezes meu medo é que seja verdade, outras que tudo não passe de uma enorme mentira
Ahn...Eu queria...
Não. Eu quero. Quero tanto que me perco nos rios de sentimentos que brotam das nascentes do meu coração encharcado de sentimentos e de amor. Você nunca mais me escreveu. Você também já não me parece com tanta empolgação. Sim. Eu sei o quanto é terrível algumas coisas, mas o mais terrível é amor não correspondido. E vá por mim, disso eu entendo.
As vezes eu pego pensando se de novo vão desistir de mim, porque o amor é menos importante que as outras coisas. Não Tô dizendo que eu quero que fique por obrigação. Ninguém é obrigado a nada, muito menos aqui nessas bandas. TO DIZENDO EM LETRAS GARRAFAIS que O AMOR DEVERIA SEMPRE SER O MAIS IMPORTANTE, mas as vezes parece que não é, esse é o meu medo.
Já vi tanta gente desistindo do amor...só não gostaria de passar isso novamente. Entende?
Eu não pedi nada não. Eu parei de pedir ha muito tempo. Foi apresentado a mim, jogado na minha cara, eu só aceitei o presente, eu achei ser presente, eu espero ser presente. Se não o meu presente, ao menos o seu presente. Se não der pra duas pessoas saíram felizes desse amigo oculto, que pelo ao menos uma saia.
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
TROFÉU DE VOLTA
Já ganhou seu TROFÉU de volta?
Já sentiu o que eu senti quando resolveu partir e encher meu coração de mágoa, como se enche um pote d'água?
Já sentiu o gelo na espinha por saber que minhas costelas e entranhas vindas das suas, estavam vivendo sem você, em qualquer esquina?
Já recebeu seu TROFÉU? Aquele de conquistar barato, que vai por um motivo tão pequeno e que tá estampado onde os seus olhos, olharem e que te lembra todo dia a besteira que fez em partir?
Não! Não é por mim. É por ti...essa dor é por ti. Eu amei e depois do depois eu ainda amei. Mesmo tu me deixando ir, aliás, implorando pra eu ir, eu amei. Sou resistente, mas como sempre obediente, fui...segui.
Achei triste, desconcertante, vergonhoso e delirante, até descobrir que "aquilo" era presente e não algo ruim.
Eu sempre pensei que eu faria tudo outra vez, tudo! Mas, eu não poderia fazer, eu mudei por culpa sua. Você me ensinou que amor igual ao meu, completo, esse você não terá por aí, assim, do nada...Claro que não!
LEMBRA quantas noites, dias, anos, me pertenceu?
LEMBRA que de tudo que você poderia escolher, você escolheu ser ausência?
Como boa em solitude, aprendi a viver sem você.
Aprendi que o que doía e já não dói, só doeu enquanto eu te dei poder.
Você não sabe, mas vou te contar, pra você ver se já ganhou esse TROFÉU também:
Enquanto meus ossos se contorciam, meu corpo tremia e meu estômago embrulhado doía, você sorria. Lá estava você vivendo um "Amor" tão bonito. Quem poderia duvidar de tamanha felicidade?
Enquanto eu colocava o dedo na tomada 220volts pra levantar todos os próximos dias e tentar seguir viagem, lá estava você, fazendo juras eternas de amor, mas eu conheço você, então, eu sabia até onde as juras iriam. Eu sabia. Você sabe que eu sabia.
Enquanto meu quarto emprestado e vazio gritava na minha cabeça, lá estava você, criando um lindo ninho de amor. Igual ao que você fez comigo. Sem nem muita criatividade.
Você não sabe ainda, mas talvez venha saber, mas vou te adiantar:
Meu sorrisão nunca mais foi o mesmo, isso é fato! Você quebrou meu encanto, você tem esse dom de DESESPERANÇAR o ESPERANÇADO.
Uma nuvem de fumaça embaçou meus olhos e deles saíram tempestades e raios que lancei pro universo pra não acabar com você.
Minhas pernas perderam as forças e eu perdi o senso de direção. Esqueci meu nome, meu endereço, minha alma se perdeu por um tempo, vaguei no lugar onde o sal não salga e o açúcar não adoça.
Não saia uma palavra da minha boca, mas dentro de mim o barulho era tão alto que parecia ensaio de escola de samba.
E você? Ahn, você estava em um momento incrível, daqueles pra não colocar defeito.
Um dia, uma eu de mim, me encontrou, sentada na calçada, cabisbaixa, olhos cansados e fundos e me deu a mão. Levantou-me e começou a caminhar do meu lado. Me disse várias coisas que eu havia esquecido, inclusive que EU ERA MELHOR SEM VOCÊ. Claro que eu não acreditei na hora, coloquei tudo em pauta, fiz várias perguntas. Lembrei que sim, eu fui tudo pra você, mas você sempre achou o meu tudo insuficiente, e não era porque eu era pouco, era porque Você era pouco. Então, nada que eu te desse seria suficiente pra cobrir esse buraco aí.
Lembrei que deixei de ser exigente pra que você pudesse ter um pouco de felicidade, já que parecia ter recebido tão pouco amor antes de mim. Foi aí que te inunde com o meu, mas tu não soube receber, achou melhor descartá-lo.
Lembrei que eu ficava feliz por te deixar feliz e Por isso eu fazia qualquer coisa que você quisesse, até coisas que eram quase humilhantes pra mim e que eu não tinha necessidade, mais nenhuma necessidade.
Por último me lembrei que é bom poder viver sem você, porque assim eu pude ser eu de novo, sem carregar o peso do seu mundo triste nas minhas costas. E agora o que eu tenho a dizer é simples, ouça-me bem.
NÃO SE ARREPENDA! Mas, se houver arrependimento, guarde pra você. Não sou obrigada a carregar o peso de suas escolhas mal feitas também. Fique com seu Troféu, de volta.
MARIA...MARIAS...MARIÁ
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Membro fantasma
Eu te sinto
Às vezes dói
Às vezes, é estranho
Mas, você não faz mais parte
Você é como um membro amputado
Eu sinto, mas não existe mais, é uma dor fantasma, de um membro que foi meu, mas já não é.
Até nisso você ainda insiste em me enganar.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Verdade absoluta
Eu nem sei o que dizer
Estou sendo estreada de novo com você
Já te falei né? Então... Também to descobrindo coisas em mim junto contigo. Você é tão mais do que você imagina pra mim, que não tem idéia. Ahm
Eu acredito e vivo isso como se fosse uma verdade absoluta. De verdade.
Pode até ser que você desista ali na frente por milhões de motivos, mas uma coisa é certa, eu vou viver isso, viver você, viver nós até a última gota. Mergulhei.
Tu me convenceste a mergulhar.
Você é tão foda, tão importante.
Putz... Fora o amor.
Ainda tem o amor.
Você sabe disso.
Não morra agora, pode demorar mais uns 60 anos pelo ao menos... Será pouco, mas será um bom começo.
MARIA, O AMOR SEMPRE VENCE
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
poesia antes da escrita
A poesia veio antes da escrita, existe tanto semianalfabeto um poeta e tanto, daqueles que gramática nenhuma poderia botar defeito e nenhum "dotô", falaria mais bonito. A poesia é alma, poesia boa mesmo é do tipo cantiga no mato, na roça com a vó, ou buscando a lenha pra acender o fogão. Poesia também já veio numa "borná", com um lápis e uma folha de papel de pão. Poesia já veio até no "calcanhar", já veio no joanete que contava muita história no tempo do frio. Não se nasce alfabetizado na língua dos homens, mas. Pode-se nascer alfabetizado na língua do amor e da poesia, portanto, pra ser poeta, basta-o ser.
MARIA, O AMOR SEMPRE VENCE!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Aparecemos
Você estava me esperando e não sabia quando eu apareci, ou você apareceu.
Faz muito tempo que te pedi muitos anos. Não esperava mais que fosse acontecer, até esqueci o pedido em um daqueles cadernos de infância, adolescência e juventude que perdi. Talvez eu não estivesse pronta, pra te receber antes e você não estivesse pra me entender. Tenho medo que o dia pra que me entendam ainda nem tenha chegado ainda. Eu sinto que por mais que você não queira você me sente aí, não tem muito que possa ser feito quanto a isso, talvez quando você está racional, até tente pensar de outra maneira e pense em me afastar da sua cabeça. Existem umas coisas, que você desperta demais em mim. Não sei de amanhã, fico fora de mim com você. Faz tempo que não choro por alguém, mas eu choro por você. Você "acaba" comigo. No bom e no mal sentido. No bom nas sensações e coisas que me transmite que são incríveis. No mal, quando me deixa confusa sobre o que quer de mim de verdade e sobre se realmente vai conseguir me aceitar com meus "defeitos", ou se vai repetir o que é de praxe na minha vida e desistir na página 02. Eu sei que talvez, ainda seja uma garotinha, mas, não to esperando o ônibus da escola, espero o ônibus da vida me levar pra lugar mais bonito que os anteriores que passei. Eu sei que sou muito mais que tudo isso, mas, parece tão fácil quando é visto de fora, parece simplesmente que todas as pessoas têm na ponta da língua, tudo que eu deveria ser ou fazer para ser plena. A realidade não é essa. Se fosse porque eu estaria escolhendo uma diferente? Eu não quero ser feliz? Eu não trabalho arduamente buscando isso? Eu não sou maneira? Gente boa? Do bem? Com empatia? Companheira? Leal? Sincera? De verdade? Sou. Então, o que querem mais de mim? Alguma pessoa, por favor, pode me responder? Por favor. Porque é tão difícil a felicidade me alcançar nos mínimos detalhes? Talvez meu aparente “excesso" de liberdade que tanto ofende aos outros seja o grande motivo. Será que minha cara de deboche desde a infância? Será que é por ter opiniões formadas e não aceitar tudo, ou porque eu aceito demais? Será que porque sou "bonita" não vêem, além disso?
Eu não sei.
Às vezes desistir parece à melhor parte.
É incrível, mas séc XXI
Maria, o amor sempre vence
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Ocasião especial
Eu queria te contar que você é minha ocasião especial. Com você eu não guardo nada pra depois. Com você, sempre quero estar com minhas coisas mais bonitas expostas, seja elas, roupas, sapatos, coração ou alma.
Com você, tudo que seria deixado pra uma ocasião importante, todo dia levo pra te mostrar, você é minha ocasião importante. Com você eu gastaria todo dia, minha roupa "de sair", meu batom vermelho "arreganhado", meu salto 15, meu vestido de festa, meu grande coração que fica de manteiga, se derrete todinho por sua causa. Gastaria minha melhor maquiagem, minha melhor transparência e verdade. Porque você é sem sombra de dúvida, minha ocasião especial. Então, levo pra você o que eu tenho de mais bonito: Minha alma nua.
Séc. XXI
08/2020
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Amor crescente
Minha vontade era ter teu corpo aqui Colado no meu
...quando ouço de amor, quando ouço a palavra amor por aí...meu corpo todo sorri e lembra de você. Meu rosto trás um sorriso meio tímido que não é comum, mas que na sua presença parece que sou uma adolescente de novo, reaprendendo tudo novamente.
Cada milésimo de segundo em movimento, sorriso, toque, gesto, carinho, me ganha um pouco mais... é um amor crescente. Demorei pra encontrar alguém como você e não quero e nem ousaria perder.
A luz que me traz paz
Maria, o amor sempre vence
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
O que será?
A primeira vista uma brincadeira
A segunda uma comoção
Na terceira estava entregue, perdi o fôlego e a chave do coração
Arrombou todas as portas, acelerou cada pedaço de mim, inundou meus oceanos, me fez chorar, me fez sorrir
Meus músculos trêmulos como flatos
Minhas veias altas
Meu sorriso acanhado
Meu peito explodindo
Esquivei-me, não podia ser, mas era, como podia? Não sei. Mas os sonhos extraviados voltaram pro seu lugar, pavor só de imaginar. O que foi, o que é, o que será?
Maria, o amor sempre vence
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Brotos
Brotos de esperanças apareceram nesse inverno.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Brechó
Deve haver um brechó onde ficam os sonhos não realizados, eu jamais ousaria dizer em voz alta, medo que os sonhos sejam comprados por qualquer um, ou que por alguém que não dê o devido valor a grandeza deles, ou ainda que os despreze na cara grande.
Volta e meia aparece um comprador de sonhos, mas nada que anime, "Só dão aquela olhadinha". Meus sonhos de brechó vez ou outra se animam, criam expectativas inúteis. Deve acontecer com quase todos, quem por aí conseguiu realizar todos os sonhos?
E realizar os sonhos nem sempre é sinônimo de ser feliz pra sempre, pode ser só uma felicidade momentânea. Uma vez que a cada sonho realizado nossas buscam aumentam, aumenta pra um nível maior.
Embora eu tenha uma lista imensa de coisas a serem feitas antes de morrer, sempre reorganizo as prioridades e às vezes os sonhos ficam bem distantes da realidade. Mas sonhar faz bem. O que seria de nós se deixássemos de sonhar? Qual sentido teria a vida? Eu não sei. Meus sonhos estão no brechó. Não pense que é ruim, eles já estiveram em liquidação. Com compradores de sonhos compulsivos, aqueles que compram o que não precisam. Com resultados catastróficos aqui dentro.
Vou mantê-los no brechó. Quem sabe um dia eles voltem à moda.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro: Amar Até Dizer Chega)
Duramente apaixonada
Meu corpo te chama. Minha cabeça te implora. Meu tempo fica longo e curto ao mesmo tempo. Logo eu que sou dura, duramente apaixonada, duramente intensa, duramente motivada a viver um amor.
Eu espero com ansiedade o minuto seguinte pra te ouvir, te ver, te sentir.
Eu sei que você está certo. Mas, não queria que você tivesse. Eu só queria estar errada em me apaixonar, mas estuo certa. Como que faz?
E se eu me machucar de novo?
E se eu não aguentar sofrer da próxima vez. Você desperta até meu lado romântico há tempos adormecido.
Maria, o amor sempre vence!
(Livro - Amar Até Dizer Chega)
Eu adoro as mulheres intituladas loucas
Mulheres que acordam cedo, colocam sua roupa de louca e batalham pelo quer
Mulheres que não tem medo de arriscar e nem se preocupam com o que os outros vão pensar
Vira e mexe escutamos " fulana é maravilhosa, mas é louca"
Louca por não estar casada com o primeiro babaca que encontrou na esquina e jurava ser a salvação
Louca por decidir que parir não é sua opção
Louca por ser sapatão
Louca por ser hétero bem resolvida que não precisa de sua opinião
Louca por ter caído no mundo à mochilar
Louca por se matar de trabalhar
Louca pela produção independente
Louca por fazer o que poucos têm coragem
Louca por não encaixar, não caber
Louca por que não deixa o seu preconceito escroto descer na garganta
Louca por ido atrás dos objetivos
Louca, sempre louca
Louca de nascença
Louca
Essa louca que está em movimento, está vivendo, não nasceu pra estar na gaiola do seu mundinho fechado
Louca
Muito louca
Que paga sua própria birita, que senta em lugar chique, que senta no botequim
Louca porque usa as roupas que quer, por sair a noite, por viajar sozinha, por resolver ficar em casa
Louca que não dá pra rotular, ela está em constante mudança
Antes de pensar em chamar de Louca, pense se não é você o louco por estar nessa jornada de vida apenas Existindo.
Um brinde a todas as loucas da minha vida!
Gratidão por vocês existirem.
Vocês são o que da brilho a nossa vida cinzenta.
Maria de Paula (Nazaré)
10/10/2019 07:00 am
Toda vez que minha carne está ferida e sinto a necessidade em me desmontar, lembro do quão trabalhoso é juntar-se novamente, assim como quando éramos crianças e desmontavamos todos os brinquedos só pra ver qual era o mistério que havia, mas nem sempre conseguíamos montar novamente, as vezes até desistiamos e deixavamos de lado aquele brinquedo. A vida meu caro é um brinquedo daquele, a diferença é que não da pra desistir de montar após ter desmontado, temos que ser persistente e tentar de todas as formas remontar o quebra cabeça gigante que nos foi dado, mesmo que isso leve tempo, nada de trocar de brinquedo, há apenas nesse momento essa vida.
Todas as vezes que estamos trincados como película de vidro de celular, ou compramos uma película nova ou aprendemos a conviver com as rachaduras.
Eu sou eu. Você é você.
Não troco de lugar e nem você troca.
Nos cabe apenas a nós o dom de ser unicamente o que somos e zelar do que nos foi dado.
Não atribuo a você a responsabilidade do meu brinquedo desmontado, eu desmontei, eu que monte.
Se eu emprestei minha vida a você e tu não soube cuidar. Culpa minha. Eu que conserte.
A vida é um monte e desmonte, as vezes desmanche, outras vezes um PT geral.
Quem é você no meio dessa brincadeira de criança que é a dança das cadeiras da vida?
Eu sou eu, me basta o ser.
Quanto ao resto darei um jeito. Sempre dei.
Maria de Paula( Nazaré)
29/09/2019
Queime
Disse que queimaria cada palavra que saiu de mim direcionada a você como um ritual (seja lá qual for), queria poder ver só suas cinzas no final, queria mergulhar na banheira de sangue e cinzas e sentir o que tinha restado de você. Sentiria alívio ou um tremendo remorso. Eu não sei. Depois esqueceria o que havia sido dito, pensado, chorado, lamentado. Restaria apenas cinza e cinza que seriam levados pelo vento, ou que lançaria em alto mar. O que você é agora? O que você é? Cinza? Nada. Nada. Você não é nada. Apenas palavras ditas e desditas. Apenas cinza. Queimei-te no ritual.
Maria de Paula ( Nazaré )
29/09/2019
Todas os corpos tem o mesmo defeito, todas as mentes, todas as camas, lama, parques, cinema, poema
Todos os lugares
Todos têm o incrível e gigantesco defeito de não ser você
@mariasnossasdecadadia
Sempre achei encaixar no folhetim ("sou dessas mulheres que só dizem sim"). Agora Quero dizer não, eu digo não, me reservo o direito à dizer não.
Devemos ensinar a nossas mulheres a dizer NÃO. Um não é realmente libertador.
@mariasnossasdecadadia
Passei quase 2 mil dias me apaixonando por você, será que passarei esses dias ao reverso pra desapaixonar? 4 mil dias com você?
Eu sei que perguntei a Deus milhões de vezes “é isso que mereço?.” Continuo sem resposta, porque se não era aquilo, é isso? Qual poderia ser pior? Putz...