Coleção pessoal de marda26
Minha mãe teve seis filhas seguidas. Quando já eram meninas crescidas, traziam problemas porque queriam preparar o almoço junto com ela que tinha muito pouco tempo para isto. Para que não incomodassem, ela organizou toda uma "cozinha" na rua e as meninas faziam sua "comidinha", com terra, folhas e gravetos.
Qualquer tentativa de agir a partir do que "todo mundo diz" e do que "todo mundo faz" é um fazer sem sentido e um permanecer imaturo.
Na escola de hoje, muitos somos como marinheiros (esforçados ou não) que pintam (bem ou mal) as partes superiores do navio que naufraga inexoravelmente.
A unidade não vem do fato de todos, pessoas e setores, de uma instituição realizarem as mesmas ações, mas de todos caminharem na mesma direção.
Se alguém for atirado em alto-mar para aprender natação, provavelmente morrerá; se ficar numa piscina com água pelos tornozelos nada aprenderá; o melhor modo de aprender a nadar é exercitar-se em águas com profundidade tal que, ao mesmo tempo, obrigue ao esforço e permita o descanso quando necessário.
Tanto mediram, avaliaram e estudaram o terreno que faltou tempo para semearem, cultivarem e colherem.
Andar algum passo, a cada dia, na direção traçada como debater o rumo e questionar se caminhamos nele.
Se não conhecemos nossos pontos fracos, nossas falhas e nossa incoerência, não poderemos alcançar nenhuma dignidade.
Quando alguém usa palavras novas em discurso teórico, minha segurança intelectual me levará a considerá-las como sinônimos das que já conheço e acusarei a este subversivo de inventar palavras novas para nomear velhos conceitos.
Uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade: há que se ir por ela para aumentar a rapidez e a segurança, mas é preciso estar atento à eficácia dos atalhos e à alegria e plenitude da paisagem.