Coleção pessoal de marcusronsoni

1 - 20 do total de 201 pensamentos na coleção de marcusronsoni

⁠Ao contrário da lógica binária, onde uma escolha exclui a outra, a liderança transformacional adota um pensamento integrador.

⁠Não é o conflito que paralisa organizações, mas a incapacidade de canalizá-lo para gerar valor.

⁠Você realmente quer mudar de patamar profissional? Mais do que vontade, isso exige determinação, autoconfiança e comprometimento com metas ousadas e transformadoras.

⁠Reuniões intencionais para restabelecer a harmonia na convivência não são pausas no trabalho, mas o motor que alinha relações, renova energias e impulsiona resultados coletivos.

⁠Falar demais não preenche vazios; revela fragilidades. Aprender a ouvir é o primeiro passo para fortalecer sua confiança e construir relações autênticas.

⁠Se não houver mudança, não houve mentoria!

⁠Ser vanguarda na sociedade contemporânea é tão excludente quanto ser antiquado!

⁠O Ser Humano é uma máquina de aprender padrões. Mas ainda precisamos aprender a desapegar deles!⁠

⁠O manejo do conhecimento é o modo de preparo da inovação.

Nos estudos que embasaram minha tese de doutorado sobre obsolescência laboral, ficou evidenciado que todas as medidas da Escala de Adaptabilidade de Carreira se relacionaram-se significativa e positivamente com o escore de segurança psicológica, indicando que quanto maior a segurança psicológica percebida, maior a adaptabilidade da carreira referida.⁠

⁠Adaptabilidade em um conceito contemporâneo é a capacidade de identificar e atuar antecipadamente para resolver problemas e aproveitar oportunidades.

⁠No porvir as oportunidades são melhores e os problemas menores.

⁠O que você lê diz muito sobre quem você deseja ser.

A carreira profissional pode ser gerenciada através de uma tríade de performance: entregas (resultados), competências (capacidades) e credibilidade (reputação), sendo esta última a mais relevante. A entrega e a competência são as condições necessárias para uma boa gestão da credibilidade.

O poder não corrompe o ser humano, potencializa valores. ⁠

⁠O mentor deve ser hábil em não deixar espaço para o mentorado vitimizar-se, levando-o de um estado de locus de controle externo para um estado de locus de controle interno, no qual assume o papel de protagonista do seu desenvolvimento (accountability).

⁠Na mentoria organizacional o mentorado precisa saber que existe espaço para seu desenvolvimento, sentir-se desafiado e entender o que ganha se alcançar o objetivo e o que perde se continuar agindo da mesma forma.

⁠A mentoria organizacional tem como objetivo ressignificar o mentorado. Para que colha mais benefícios referentes ao alcance dos objetivos propostos no processo de mentoria, ele / ela deve ser percebido de forma diferente pela sua equipe, seus pares, suas lideranças e a área de Recursos Humanos. O que queremos dizer com isso é que não basta se aprimorar, é necessário que esse avanço seja reconhecido e validado. O seu conceito perante a organização precisa ser ressignificado.

⁠O mentor não precisa saber tudo, mas é uma pessoa que precisa ter expertise, ter vivência naquilo que está disposto a mentorar. É importante ter conhecimento tácito e empírico, baseados em sua experiência.

O mais dificil é deixar de ser massa de manobra das próprias convicções.