Coleção pessoal de marcelo-martins
Acumule respeito, amor, dedicação.
Já parou hoje para agradecer por tudo que recebeu... quando lembrou que tudo que temos aqui não nos pertence, tudo nos é ofertado para usufruirmos, mas propriedade jamais teremos. Portanto, cuidado com suas lutas para conseguir o que nunca lhe será permitido ter de verdade ou carregar consigo na hora de partir desta terra.
Cuidado em encher seu celeiro demais, pode não ter a chance de aproveitar sua colheita, o bilhete de embarque é inesperado e individual, ninguém tomará seu lugar nesta viagem.
Quem tudo quer, nem tudo pode... a vida é finita, e nela estamos inseridos quer alguns ou não, não há exceção, ninguém estará livre da partida.
Faça de sua estadia aqui um celeiro de boas ações, de um bom coração, de amabilidade com os outros, de mais carinho e acessibilidade no trato com os amigos, amores, família, na sua área de trabalho, ou seja, no seu dia a dia.
A vida é curta, o valor que a damos representa a nossa salvação ou muitas vezes nossas desgraças. Valorize o que conseguir com trabalho honesto e caráter, nem tudo na vida está relacionado aos bens acumulados, acumule respeito, amor, dedicação, bom humor, principalmente a sua paz interior. Está vale ouro e nada pode ser equiparado a ela.
Sinta o sabor da vida, o aroma da vida.
Se a vida não te der motivos para sorrir... Sorria por si só. Não conte com nada, não conte com ninguém além de você mesmo(a), saiba que cada um de nós temos uma força gigantesca para fazer bem aos outros e a nós mesmos, mas infelizmente procuramos caminhos diferentes em muitas ocasiões de nossas vidas.
Aprenda a sorrir para você mesmo(a), aprenda a sorrir de si mesmo... Qual o problema em ser feliz? em se sentir feliz? Por que sempre priorizamos os outros primeiro?
Sempre em nossas vidas, queiramos ou não, passarão pessoas, lugares, situações das mais diversas e uma infinidade de coisas que nada controlamos e nem temos muitas vezes sequer uma explicação logica para o que está acontecendo. Portanto viva o melhor que puder, sorria, brinque, divirta-se e seja motivo de sorrisos na vida de outros.
Tenha em mente que você pode se permitir ser feliz sim, independente do que os outros achem ou pensem a seu respeito, enxergue as cores do mundo, senta o perfume das flores, sua fragrância, sinta o sabor, o aroma da vida, sinta o som do seu próprio coração, e vai perceber o milagre que é sua existência e não justifica ser infeliz e muito menos ser motivo da infelicidade de alguém.
Somente sinta a vida e a deixe te levar um pouco, viva muitas vezes por viver, os problemas passarão com certeza.
Quando a plateia não importa...
Que a sua felicidade não esteja atrelada a condição imposta por alguém, e que nada tenha de provar por ser uma pessoa diferente do que pensam. Que sua consciência esteja tranquila a quanto você vale e quem você é.
Não aceite o julgamento de quem não te conhece a fundo e não conhece sua história e nem seus passos muito menos seus tropeços, porque na verdade todos temos motivos para ter orgulho e outros para nem tanto.
A vida se torna mais leve quando deixamos a amabilidade se fazer presente nas relações, seja de amores, amigos, parentes, até mesmo nas relações de serviços.
Na verdade, não existe uma maneira de ser feliz seja a época que for da vida, nossa felicidade e paz muitas vezes começa quando tomamos a atitude de parar de agradar os que estão a sua volta, ou seja, a plateia.
Cuidado com a soberba...
A vida não precisa me dar felicidade ou qualquer outra coisa, apenas peso que me de ferramentas para descobrir o caminho de ser e sentir feliz.
Necessito e preciso aprender a entender o porquê de estar aqui. Qual meu papel neste mundo? Muitas vezes não sei realmente se tenho consciência do que tenho de fazer aqui.
Não tenho a intenção ou a pretensão de ser melhor que alguém, porquê no fundo, nenhum de nós é ou será.
Somos seres incompletos, deficientes de muitas qualidades e valores, para muitos, difícil de aceitar esta realidade. A soberba toma conta até mesmo do mais íntimo pensamento que temos.
Na realidade da vida, encontramos o real significado de cada ato, cada decisão, cada sim e cada não que dissermos ou fizemos acontecer, somos as vítimas e os algozes ao mesmo tempo de nós mesmos.
A vida propícia crescimento a quem está disposto a encarar os seus desafios, mas independente de queremos ou não, todos passaremos por provas e desafios.
Mesmos nas suas mais íntimas deficiências, procure primeiro sua paz interior, depois vá à luta. Simples assim.
O porquê de tudo...
A doce ilusão do sentimento...
sensação de bem estar,
emoção dos pensamentos afoitos,
tudo se resume as emoções.
A vida passa, queira ou não
não importa o que pensa,
pensamentos vão e voltam,
tempos que não voltam jamais.
Na redundância da vida,
Dos excessos mal compreendidos,
Das ideias desnecessárias,
a caminhada tem várias faces,
qual deve ser a escolhida pouco importa.
Nada pode parar,
o tempo não espera,
seja ele(a) quem for.
No caminho traçado,
quantos ficarão, quantos passarão...
na ilusão dos sonhos, tudo se apagará.
Que a vida lhe sorria...
Não porque ela te deve
Não porque seja obrigada,
Mas que mereça... faça jus...
O porquê de tudo...?
Simples... a vida nos ensina,
Somos reflexos de cada ato,
Seja bom ou mal.
Cabe a cada um em especial...
Muitos pensam que nesta vida terão tudo o que merecem e mais um pouco... ledo engano...
A vida não precisa dar nada e muito menos te agradar, ou mesmo te julgar especial. Faça a sua história acontecer, faça a vida retribuir o melhor que a ela oferecer, ofereça sua leveza da alma, sua bondade, respeito aos outros e principalmente a sua própria vida. Não a julgue e nem a critique, lembre-se, você está criticando a si mesmo.
Muitos querem uma vida maravilhosa e todos os sentidos, mas vivem na pobreza dos sentimentos ruins, na pequenez dos valores morais e espirituais, querem viver as maravilhas do mundo que são ilusórias e passageiras e que em nada agregam valor real na sua existência.
A vida de uma certa forma não te julga ou incrimina, ela apenas dá o que merece ou fez por ser recompensado. Trabalhe sua expertise com relação ao melhor que possa ter com sua vida boa e satisfatória, se precisar mude sua trajetória, suas ideias, suas metas e objetivos, não se deixe abater e lute, lute... lute até não aguentar mais.
Escolhemos muitas vezes nossas lutas e nossos percalços, outros nos são impostos, mas ao que vamos fazer com relação as atitudes perante a vida cabe a cada um em especial.
Não desistir...
Na angustia de um problema,
dúvidas surgirão, tormentos aparecerão,
na aflição a certeza, da luta pela solução.
Na incerteza pelo caminho, opções surgirão.
Não tenha medo da decisão.
Na resiliência de aceitar, o melhor caminho a tomar,
não tema, não sofra... não desista jamais.
Nos altos e baixos da vida aprendemos,
a certeza da vitória a cada decisão.
Nas atitudes sobressai a prioridade,
não de desistir, de sempre vencer.
Somos falhos, somos capazes, somos simplesmente...
Resultados de nós mesmos.
Só quem passa que sabe...
Só quem sabe o que a gente passa somos nós mesmos, nossos sentimentos, nossas fraquezas, nossas esperanças, ou seja, nossos sonhos, que muitos não se concretizam, ou não se tornam realidade.
A solidão, a desesperança, a frustração, o sentimento de perda, muitas coisas que machucam e fazem sofrer.
Só quem passa que sabe a realidade do que vive internamente e suas consequências.
Para muitos banalidade, para outros frescura, para muitos uma maneira de chamar atenção, ser e parecer a vítima, enfim, somente você sabe o que dói e como dói e onde é estar dor.
Portanto, cuidado com as palavras... discernimento e calma com quem sofre é necessário e prudente. Muito poucos ou quase nenhum, sabem dimensionar a dor do outro.
Não é a questão de se colocar no lugar do outro, mas sim ter empatia, carinho, respeito, amabilidade, afabilidade no trato com quem passa por problemas.
Magoar é fácil...
Quantas vezes por pensamentos, palavras principalmente e atos praticados não magoamos a quem amamos e queremos bem, mostrando uma ignorância e uma falta de sensibilidade que chega a ser gritante de tão absurda que é. Porque temos a mania de julgar sem saber, e principalmente fazer disto uma situação que ofende e machuca.
Porque optar em destruir se podemos construir?
Qual a logica em sempre ver o lado ruim em detrimento da coisa boa, será que viver em paz e procurar fazer a coisa certa incomoda tanto que a primeira reação é destruir, fazer sofrer, fazer a politica de terra arrasada.
Uma vez quebrada a taça de cristal, remendos jamais poderão ser feitos, cuidado com as palavras, cuidado com as afirmações, quantas você mesmo(a) tem condição de saber se é certa ou errada e o que é a verdade em si.
Uma vez afastada a pessoa, cuidado para não perder a pessoa que realmente gosta de você, que lhe nutre um sentimento real e verdadeiro. Não é somente num relacionamento amoroso, podendo ser num âmbito familiar, entre amigos, até mesmo num ambiente de trabalho.
Cuidado e precaução em falar e opinar... palavras tem força, e está força acaba com vidas, com sentimentos, com amizades, com convivência.
Aprenda a ouvir, compreender, enxergar, e principalmente se colocar no lugar do outro antes de tecer criticas e acusar, lembre-se, nenhum de nós neste mundo está livre de cometer erros, somos passiveis sim, mas também temos a inteligência e o discernimento de procurar o entendimento e a compreensão.
Saiba conquistar a sua paz...
Ne decorrer da vida tudo vai cansando e tornando muitas situações insuportáveis, isto se aplica também a pessoas ao nosso redor. Muitas nos fazem sofrer, nos maltratam, somos humilhados e desprezados, mas como tudo na vida, um dia chega o fim e acordamos para estas situações.
Tem pessoas neste mundo que parecem ter o dom de estragar tudo e todos, mentem, enganam, fazem fofocas, jogam com a felicidade alheia, tripudiam, uma infinidade de coisas que assustam qualquer um.
Uma convivência toxica é muito pior que um rompimento de uma relação, seja ela, amorosa, familiar e mesmo no âmbito de trabalho. Neste ambiente agressivo nada prospera, seja em sentimento, amizade, companheirismo.
A paz interior, o sossego, a calmaria nas emoções e sentimentos, reflete em uma relação saudável seja em qualquer nível que temos o bom momento, a alegria, a leveza de uma relação baseada nos bons modos, respeito, carinho.
Fuja destas pessoas amargas, de mal com a vida, que a todo tempo vivem lamuriando aos cantos, nada está bom, tudo e todos estão contra elas, parecem que o sofrimento é sua principal obrigação na vida, e ainda quer estender seu mal humor aos outros que há rodeiam.
Não se deixe abater por ter uma pessoa assim por perto, tenha discernimento e principalmente compreensão do mal que podem fazer e de que maneira pode e deve evitar ser contaminado pelas atitudes e ações deste ser.
Não deixe sua vida se tornar um martírio e sofrível por ter de conviver com determinadas pessoas, o limite delas chega ate onde começa o seu, saiba se impor e fazer valer seu ponto de vista e sua maneira de pensar, afinal, quem sabe de sua felicidade é você mesmo.
Simplesmente uma mulher chamada de mãe...
Não vou chorar sua partida...
não vou lamentar sua ausência...
sequer vou lembrar do dia que partiu...
mas sabe, onde estiver que foi o meu alicerce...
foi meu porto seguro...
que foi o carinho e amor que precisei.
Sinto sua falta sim... pela presença,
pelas palavras doces e amáveis,
pelas risadas e pitos kkkk...
Vi você sofrer, vi você chorar,
Enfim, vi e vivi sua coragem em ser mãe.
Não me lamento mãe, fui e sempre serei,
eternamente grato a você.
Meu amor e respeito você conquistou,
no seu sofrimento você agigantou,
deu mais que pediu, fez por amor.
Não perdi você minha mãe,
sei que vamos nos encontrar,
e se te conheço... estará me esperando.
Sabe aquele abraço gostoso...
somente você sabia minha mãe.
Do coração nem falo, seria covardia...
sinto e sempre sentirei o seu amor,
um amor gratuito, sincero,
sem barreiras, sem cobranças,
apenas amor de uma mãe.
Uma sensação que transcende...
Sabe aquela sensação de bem estar que algumas situações ou pessoas nos provocam. Uns dizem felicidade, outros falam em amor, outros em amizade, são muitas definições dependendo da ocasião. Uma sensação de prazer, de uma felicidade leve e prazerosa de sentir, onde nada importa, apenas viver este momento que em alguns casos chega a ser mágico. Uma sensação que transcende o físico e chega a própria alma, não deixando dúvidas do que esta acontecendo.
Independente de quem somos, de como agimos, de nossa maneira de pensar, de sonhar, todos temos nossos momentos da mais pura felicidade e euforia.
A vida é bela, é linda, tem suas provações com toda certeza, suas barreiras e dificuldades, mas também nos proporciona momentos fantásticos e que ficam marcados para sempre em nossas vidas.
Somos feitos para a vida feliz, para sentirmos, para nós emocionar, para vivenciar todas as situações e oportunidades de encontrarmos a felicidade, mesmo neste mundo imperfeito.
Por mais que sejam pequenos flashs da felicidade real, ainda assim, tudo que sentimos nos leva a crer que a vida é maravilhosa e feliz.
Julgamento ou opinião...
Afinal, por quem me tomas...?
Se sou bom, sou bobo, sou ingênuo...
Se sou mau, sou desprezível.
Se faço o bem, sou interesseiro...
Senão faço, sou trouxa, coisa ruim.
O quer que eu faça...?
Se me importo, sou curioso,
Quero levar alguma vantagem.
Se fico na minha, sou insensível.
Se procuro ajudar, tenho interesse.
Do que me julgas...?
Sabes do meu pensamento...
Sabes do meu íntimo...
do que sinto e passo.
Das minhas brigas internas,
dos sofrimentos sofridos calados.
Quer saber...?
Passe o que passo, assim fale...
sofra o que sofro, assim comente...
conheça meus pensamentos, fale aos ventos...
assim que viver o que vivo, fale menos...
Sem necessidade de disputar nada.
A minha disputa sempre será comigo mesmo, por que entendi que não é ser melhor para os outros. É tentar fazer o meu melhor todos os dias, sendo que, entender que as lutas são diárias, vivendo e pensando, procurando como posso melhorar, como ser uma pessoa melhor. Como posso vencer minhas próprias deficiências e minhas lutas mais internas, que somente Deus sabe.
Então não, não preciso disputar nada com ninguém. Não quero e não desejo ser melhor, não preciso sequer parecer melhor. A minha paz interna vale mais do que ser melhor que alguém.
Quando vamos perceber o real valor...
A vida nos ensina de várias maneiras e tão sutilmente que nos faz parecer inaptos em compreender e reconhecer a lição aplicada.
Ao ver uma pessoa pedir uma ajuda, ou uma esmola, como na maioria das vezes, por uma questão de segurança me retrai e de uma certa forma ignorei tanto a pessoa quanto o pedido.
Veio no meu pensamento a ideia de que era para um determinado fim esta ajuda, ou seja, uma bebida, uma compra de droga, várias coisas erradas, enfim, inventei várias situações dentro de mim para justificar a não ajuda a esta pessoa. Entre o sentimento de ajudar ou não, comecei a entender meu próprio eu interior e como eu agia em determinadas situações como estas.
Percebi que ao ajudar eu estaria na verdade esquivando de um problema de consciência, ou seja, sei do problema, ele existe e o que posso fazer, não para resolve-lo, mas sim para com uma simples esmola, na verdade me afastar dele e deixar minha consciência tranquila. Outros diriam que a esmola apenas ajuda a vagabundagem e o vicio de tal pessoa, mas independente do ato, eu estaria limpando a minha responsabilidade com relação a esta pessoa por estar nesta situação, e com está ajuda aplaco minha consciência.
Com este pensamento me ocorreu uma simples conclusão, sou tão desprovido de valores quanto qualquer um, não posso me achar melhor que ninguém, com a tal ajuda me liberto de uma culpa e me sinto superior, pura canalhice e falta de empatia. Com a ajuda me sentiria um grande ser humano, do bem, com virtudes, um ser do bem. Será mesmo?
Cheguei à conclusão que em nada sou melhor que alguém, porque por mais que faça, sempre será por uma questão de parecer ou demonstrar uma maneira de ficar bem comigo mesmo, mas independente do ato, descobri que preciso rever meus conceitos e a forma de encarar várias situações por que passo e não dou o devido valor.
O despertar é necessário em cada um de nós, não porque vamos resolver os problemas do mundo, mas que a parte que nos é cabida seja feita, compreendida e assimilada para nosso crescimento espiritual.
Que tenhamos coragem de chorar...
A vida não dá o direito de reclamar muito sobre nossos problemas, pois ela é impiedosa e não alivia nas provações que nos são impostas e que gostemos ou não, temos de passar.
Quantas vezes desejamos, pedimos e até imploramos pela ajuda, pelo amparo, por colo numa situação em que estamos passando de muito sofrimento.
Não somos fortes como achamos, nossa fraqueza se torna evidente em muitas fases da vida, temos insegurança, somos temerosos em muitas coisas, tudo isto fisicamente e interiormente sem contar nossa fragilidade espiritual, que em muitas vezes nós faz ter sofrimentos muito além do que realmente é o problema na realidade.
Somos muitas vezes os algozes e os próprios salvadores, vivemos a dualidade de sentimentos, emoções e atitudes que em nada compreendemos e que em nada temos controle sobre tudo que passamos.
Não há uma receita nisto tudo, somente a vida com suas provas e barreiras que a nós é imposta, pode extrair o melhor do que realmente somos, não do que achamos que somos.
Ter objetivos, sonhos, vontade sobre o que quer e deseja, já nos coloca em uma posição de brigar pela felicidade, pela segurança e pela concretização do que realmente somos e desejamos nesta vida.
Que a vida não nos permita chorar, mas que choremos para provar que somos mais fortes sobre o que ela nos impõe. Que nossos sentimentos bons, nossas emoções, nosso interior em paz e sempre voltados as coisas positivas da vida, nos carregue e nos sustente em nossas provas diárias por que temos e vamos passar.
O seu poder interior...
Nossa vida passa rápido demais e muitas vezes temos desafios a enfrentar que precisamos de muita determinação e confiança em nós mesmos, com tudo isto acontecendo, as vezes passamos por duvidas e incertezas que nos fazem duvidar da nossa própria capacidade.
O que fazer quando estamos com duvidas até mesmo sobre nossa capacidade de enfrentar as dificuldades?
Experimente confiar em seu potencial de mudança, na sua força interior e no quanto sua determinação pode mudar tudo.
O grande segredo é confiar na força interior que carregamos em nossos corações, mesmo quando a vida tenta nos mostrar o contrário é importante manter a boa energia. Algumas vezes a vida vem e bate forte, caímos e até duvidamos que vamos nos levantar.
Aproveite cada momento, respire fundo, renove suas energias, coloque para fora o ruim e coloque para dentro apenas boas energias. As boas energias são capazes de nos fazer mover montanhas, se você quer, você pode. Acredite no seu poder interior, não hesite em tentar só por estar com medo de não conseguir.
O seu poder interior é muito mais forte do que você imagina, somente por meio dele você chegará ao topo da montanha. Não abandone seus sonhos, suas ideias, não deixe sua essência ser modificada por algum fracasso, ele faz parte do processo de no final ser um vencedor.
Lembre-se, força interior, determinação e foco, mas jamais deixe de lado a fé num Deus maior e que te empurra para frente seja o desafio que estiver que passar.
Não avalie sua vida pelo sofrimento...
O entendimento da vida não é pelo que ela te deu de errado. Não reduza a conclusão final a um detalhe apenas de várias situações que passamos enquanto seres vivos nesta terra.
O princípio a ser entendido e muitas vezes mal interpretado é que, tudo na vida é sofrimento.
A falta de compreensão de que na dificuldade que se sobressai as mais variadas formas de ultrapassar as barreiras impostas e de suportar as adversidades, com isso temos a prova que somos feitos para vencer batalhas e dificuldades da vida.
Temos de ser depurados, temperados, preparados para atingirmos a resistência necessária para suportar as consequências de várias situações que nos são colocadas durante nossa existência neste mundo.
O valor da felicidade, da realização, de atingir objetivos, se engrandece quando vencemos as barreiras colocadas para nos impedir de sermos plenos naquilo que queremos e almejamos, seja de uma forma ou a maneira que nos faça bem.
Lute pela vida, pela sua felicidade, pela realização de seus sonhos, não deixe os sofrimentos ou os percalços da vida sejam parâmetros para analisar sua existência como uma vida de sofrimento e apenas problemas. Todos temos por obrigação procurarmos ser completos em todos os requisitos da vida.
Problemas fazem parte da vida e não há nada que possamos fazer para que não aconteçam, como vamos lidar e procurar enfrentar cabe a cada um individualmente, mas que estes mesmos problemas ou sofrimentos nos impulsione a superá-los e nos proporcione alegria e felicidade aos resolvê-los. O sofrimento ao final, tem a receita de nos proporcionar alegria e felicidade.
Não menospreze o que passa em tempos difíceis, mas valorize as benesses de sentir feliz e passar por tudo e ainda ter a capacidade de sentir-se vivo e feliz.
O significado de tudo....
A vida me deu o que sempre mereci,
plantei e colhi o que semeei,
Se foi certo, não sei, mas fiz.
Sofri o que tinha de sofrer,
sorri o que tinha de sorrir.
Chorei muito, mas sobrevivi.
A vida não me poupou,
das consequências de meus erros.
Errei com consciência do que fiz,
acertei muitas sem saber.
Muitos erros cometidos sem saber,
a inconsciência de atos sem medir,
fiz pessoas sofrer, muitas fiz sorrir.
Não pedi perfeição... pedi vida plena,
erros com acertos, coerência no pensar,
Sensações a flor da pele, emoções vividas.
Alegria...tristeza, frio... calor, animo... desanimo,
na dualidade da vida, a existência plena dos sentimentos.
Somos a real criação de um Deus que nos ama.
A politica ainda é o melhor caminho para a solução,
A politica está intrínseca em cada momentos de nossa vida. Precisamos aprender a ver a política de uma maneira diferente. A politica sempre foi taxada como uma atividade de desconfiança e de pessoas sempre voltadas ao beneficio próprio que a uma representatividade das pessoas que as elegeram para tal. Na minha opinião, mesmo que seja de uma certa forma rasa, me sinto a vontade de opinar sobre o que vejo.
Muito se fala e se propaga nomes de pretensos candidatos a cargos eletivos, muitas tratativas, muitas especulações e diversas opiniões.
Respeitando cada partido e seus partidários, o que precisa em termos de nomes (mesmos que sejam apenas especulação) seria de bom grado e importante que todos tivessem em mente a melhor maneira de ver o desenvolvimento e sustentabilidade de Toledo e tudo que ela representa.
Que cada partido dentro de suas características e diretrizes entenda que o projeto politico tem de ser de aglutinação, acolhimento de ideias e projetos concretos, apresentar caminhos a serem trilhados sobre os problemas e principalmente as soluções para vários problemas de uma administração de uma cidade como Toledo.
Os partidos e seus candidatos precisam mostrar para a população o que realmente são e o que almejam, sendo que, promovam entre os seus uma discussão interna profunda sobre o conteúdo, a agenda e do programa de seu partido sobre o que querem e quem são.
É preciso que achem caminhos para que apresentem ao eleitor o que ele quer ouvir e ao mesmo tempo inclui-lo nas demandas que sempre haverão de acontecer. A politica precisa ser inclusiva, assertiva a todos, e não há um grupo especifico.
A política é dinâmica e em constante movimentos, se queremos ser representados que aprendamos a ver a politica de uma forma diferente e mais com a razão, não com o coração. Não deve de alguma forma manter o politico de estimação, mas sim o que se propõem a trabalhar e que mostre conhecimento e disposição de trabalhar para aquilo que foi eleito.
Atitude, projetos concretos, ideias e soluções para os problemas são fundamentais, e sempre lembrando que o aglutinamento em torno de nomes fortes cria real condições de se chegar ao objetivo. A pulverização de muitos nomes cria a oportunidades de se continuar o mesmo.