Coleção pessoal de luperciobiase
Cada boa ação é como uma nova nascente de água, escondida e frágil em sua origem, mas essencial e gigante em sua importância, sua pureza é fonte de vida que transforma e segue em sentido único, se unindo a outras afluentes que fortalecem seu impacto, arrastando tudo que encontra, contornando pedras e precipícios, modificando relevos, diluindo contaminações, alterando caminhos e criando belas paisagens, até ser um só com a imensidão do Oceano.
Você pode ser a melhor pessoa do mundo, a forma com que te tratam só depende do que ganham ou deixam de ganhar com você.
Por exemplo:
Ninguém cobra um médico por alguma receita mal escrita, coisa que pode causar um tratamento errado, trazendo péssimas consequências ao paciente."Ele estudou muito pra poder cuidar da gente né? Não posso desrespeitá-lo."
Eles dependem do médico.
Mais a maioria se sentem superiores a um artista ambulante que vende colares, dizendo que ele não pode fazer seu trabalho, que ele incomoda, ou que ele é só mais um cidadão mal visto pela sociedade. "Ele é um atoa, já eu trabalho todo santo dia e ainda tenho que aceitar esses vagabundos na rua."
Eles não dependem do artista.
"Te trato bem, porque posso receber algo em troca, não pelo que você é."
Infelizmente, essa é a lógica implícita na sociedade. A "cultura" do preconceito.
Todo ato tem consequência. Pequeno ou grande, uma hora a conta chega.
Mas se cada um fizer a sua parte, todos ganham.
Direitos e deveres devem andar juntos.
Imagine uma pessoa jogando um papel de bala no chão, parece não ter problema.. "Ninguém pode te prender por isso, você não cometeu um crime, não ouve depredação suficiente ao meio ambiente ou ao patrimônio público pra lhe culpar." É essa a conversa..
Agora imagine 50 mil pessoas jogando um papelzinho de bala no chão, o estrago foi feito.
Mas o pior de tudo, ninguém tem responsabilidade por isso.
Agora estenda esse exemplo pra outras situações:
"Ah, é só um real.. ele não vai sentir falta"
"Ah, é só uma caneta.. deu bobeira, perdeu!"
"Me devolveu 5 reais a mais de troco, hoje eu to com sorte!"
"Ah, é só uma lixeira velha.. Eu que paguei por ela, pago imposto, quebro mesmo!"
"Ah, ele não entende nada, se eu colocar essa peça velha aqui, vai passar batido"
"Ah, é só 1 cachorro latindo, o incomodado é que se mude."
São situações pequenas, mais que em grande escala ou a longo prazo, podem trazer consequências enormes.
Não se deixe levar.
Pense grande.
A diferença deveria ser vista como uma qualidade, ou originalidade, e não como algo estranho, misterioso. O preconceito é como se fosse uma névoa gerada por você mesmo ofuscando sua visão e percepção de mundo. Alimentado por suas crenças, hábitos e influências externas.
Quem faz muita encenação ta só procurando audiência e aplauso, ou ta afim de te enrolar.
Quem realmente quer resolver um problema tem convicção no que pensa, sinceridade no que diz e vai direto ao ponto.
Corre atrás de solução e não de atenção.
Fica ligado.
Um grande perigo da inteligência humana, é ser capaz de imaginar o inalcançável com tanta paixão,que a realidade se torna insuficientemente sem graça.
- Brasil, um lugar onde agir na malandragem é esperteza e agir na verdade é fraqueza.
- Onde ter um cargo importante é ter permissão pra mandar mais e fazer menos.
- Onde música bem feita com mensagem positiva faz pouco sucesso e música simples com pouco conteúdo, explode.
- Onde trabalhar seguindo as regras é exageradamente burocrático, e contornar a lei é mais vantajoso.
- Onde ter acesso ao google é mais relevante do que aprender em uma boa sala de aula.
E querem que seja um País de primeiro mundo...
Essa conta nunca vai fechar.
Educação gera:
- consciência, valores, saúde, higiene, respeito à natureza, consumo consciente, menos poluição, controle financeiro, ética, inteligência emocional, respeito, empatia, admiração, confiança, gentileza, igualdade, dignidade, felicidade, prosperidade, paz.
Em um mundo perfeito, compartilhar sabedoría seria natural, expontâneo e prazeroso.
Conhecimento dividido é bem estar multiplicado.
Nas grades curriculares é raro encontrar matérias sobre inteligência emocional, importância do sono, alimentação, finanças pessoais, etc. Mas é exigido que você conheça o mundo ao seu redor, tenha bom discernimento em suas escolhas e apresente os melhores resultados. Ou seja, você é preparado a vida toda pra ser uma máquina super produtiva e competitiva, mas que vem sem manual de funcionamento e não possui obrigatoriedade de manutenção periódica.
Nem tudo o que te ensinaram é absoluto;
A fonte da informação, por mais imparcial que se apresente, sempre expõe traços de sua visão ao expressar-se, afinal, cada um é único no que se é, e só pode entregar o que se tem, da mesma forma como o espectador só enxerga o reflexo daquilo que carrega consigo. Por isso não é possivel alguém ter todas as respostas, porque cada uma é única e exclusiva de quem a pergunta.
Não a nada o que temer.
Milhares de outras pessoas estão passando pela mesma situação que você nesse exato momento, no fundo... ninguém sabe 100% o que está fazendo.
Você não é pior ou melhor que ninguém por isso.
Não passe a vida toda se ajustando pra ser "perfeito" pra só então agir. Apenas se apoie em bons valores e...
Faça algo.
A "inércia" se encarrega do resto, então o prazer e o sucesso virão naturalmente.
Pobre mal vestido é coitado, rico desleixado é ousado.
Pobre mal vestido é bandido, rico mal vestido é evoluido.
A maioria das grandes descobertas nem de longe foram feitas pensando em você, mas com certeza foram úteis pra você. O bem quando feito com pureza e verdade reverbera por toda eternidade.
"Faça o bem sem olhar a quem."
A música nos ensina antes mesmo de nos tocar, ela "reconhece e respeita" desde um simples estalar de dedos até uma sinfonia composta por instrumentos e arranjos complexos, sem distinção. Seja ela provinda de um Templo ou de um cortiço.
Quer muito uma coisa?
Perceba se é "você" quem quer ou é só uma excitação momentânea, induzida por algo ou alguém.
Se organize, defina uma meta, desdobre essa meta em metas menores, monte um plano de ação(início/meio/fim), reveja seus hábitos alimentares, de sono e exercícios, policie seus pensamentos, mantenha-se sempre bem hidratado, quando estiver comendo apenas coma, tenha consciência desse momento, se aproxime de quem te quer bem, permita-se sentir e compartilhar esse sentimento, lave seu prato. Entre em ação, analise os desafios de cada etapa e anote as possíveis soluções, planeje seus gastos, busque informação, busque contatos, troque experiencias com parceiros que tenham objetivos semelhantes, seja disciplinado, estude seus erros, se adapte, insista e mantenha-se fiel aos seus valores independente das pressões contrarias que encontrará pelo caminho.
Curta o processo.
Só de chegar até esse ponto você ja sera uma pessoa diferente, mais consciente, e mais satisfeita, seja grato.
Caso a satisfação em cada etapa seja menor do que o esperado, ou o desgaste seja maior do que as conquistas, talvez sua meta principal precisa ser revista.
Isso é viver, extraindo todo o seu potencial, buscando excelência e satisfação. O que pra muitos pode se traduzir como: felicidade.
Seu subconsciente cria pensamentos embasados em tudo que ja viveu, mas quem escolhe qual deles vai viver é você.