Coleção pessoal de lourdesduarte
VIVA TRANSFORMANDO DOR EM ALEGRIA- Lourdes Duarte
Viver é transformar dor em alegria, é redescobrir coisas belas onde parece impossível, é lutar pelos seus sonhos, é ter fé, acreditar que as tormentas irão passa. É ver a vida com o coração e consciente, fazer das coisas simples mil motivos para sorrir.
Que ninguém estrague o dom de renovar a vida a cada amanhecer. Você é uma obra prima de Deus e a cada dia Ele te quer ver mais feliz. Confia, Ele te orientará e mostrará, qual o melhor caminho a seguir.
DEUS É O CAMINHO - Lourdes Duarte.
Na vida nunca estamos só, quando acreditamos em um Deus maior que tudo! Um Deus que é Pai do céu e da terra, um Deus que nos ama incondicionalmente.
Tem um Provérbio que diz,"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento" (Provérbios 1:7). Isso significa que a sabedoria começa com um coração reverente e humilde diante de Deus. É depositar nele toda confiança, de que os problemas existem, mas nada é eterno, eterno só Ele.
Quando reconhecemos a grandeza e a Santidade de Deus, somos levados a buscar Sua vontade e a seguir Seus mandamentos. Isso nos protege de escolhas erradas e nos guia para uma vida mais plena e satisfatória. Uma vida guiada a luz do Espírito Santo que é o próprio Deus. Uma vida de paz.
Aos poucos Deus vai nos mostrando o que é certo e o que não é. Por quem vale a pena lutar e por quem não vale. Vai colocando na nossa vida pessoas que pensamos jamais encontrar, amigos com quem vamos poder contar e não irão nos abandonar, nos dá forças para supera as batalhas e as tristezas da vida. Mas nem sempre tudo é certeza, afinal, somos humanos e consequentemente erramos. Quando vamos nos revestindo de Deus, o nosso coração é fortalecido por um amor puro e aprendemos que amar ao próximo é amar a Deus, daí buscamos não atropelar ninguém.
Erramos na vida, decepcionamos e somos decepcionados, porque somos fracos, mas a cada dia, Ele nos mostra que é o caminho a verdade e a vida e sempre nos perdoa, quando buscamos o perdão por estarmos arrependidos das nossas falhas graves.
Deus é o Pai Celestial, que conhece todas as coisas e compreende cada um de nós individualmente. Que possamos buscar sempre crescer em fé, sabedoria e conhecimento, mantendo um coração humilde e respeitoso diante de Deus e das pessoas, mesmo os que não acreditam em sua existência.
Abraços da amiga Lourdes Duarte.
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie na sua própria capacidade e entendimento; lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar, em todos os seus caminhos, e ele guiará os seus passos, e você andará pelo caminho certo.
NBV-P: Nova Bíblia Viva Português
SERENIDADE E HARMONIA
Lourdes Duarte
Aprecio bons pensadores e muitos deles me chamam atenção com suas belas frases e pensamentos. Tem uma frase de Thomas Mann, que diz,
“Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras”.
Viver em tempos atuais, ou seja, em meio a uma sociedade moderna, com os acontecimentos nos preocupando, entre elas, violência, dificuldades familiares, financeira, falta de trabalho, o caos na saúde, guerras, a mobilidade nas ruas um tormento, falta de moradia, desastres naturais, etc. Definitivamente, não é fácil ter serenidade em todas as circunstâncias! Por mais que tentemos viver em harmonia consigo mesmo e com os outros, está difícil!
Concordo com Augusto Cury, quando diz que, “As sociedades modernas vivem tempos insanos. A serenidade é um artigo de luxo”.
Serenidade não é ter bens materiais, carros luxo, contas recheadas nos bancos... é ter na consciência de que os problemas existem e mesmo no epicentro dos nossos problemas devemos encontrar forças para harmonizar a vida e seguir vivendo feliz. É domar os ímpetos, típicos que só os humanos possuem é ter a coragem de aceitar o que não pode mudar e mudar o que for preciso para viver bem consigo mesmo e com os outros. Como diz Epicuro, “O homem sereno procura serenidade para si e para os outros”. Serenidade é um exercício diário para se está bem, com um coração feliz, em harmonia com o meio em que vive e as pessoas ao seu redor.
A SUPERLUA AZUL
Autora: Lourdes Duarte
Depois de uma tarde sereníssima
Sob o céu limpo e encantador
Surgiu a lua cor de prata
Suave com seu manto cobrindo a terra
E no espaço, bela, flutuou, a superlua azul.
Quando as eminências se azularam
Logo ao cair da noite
Com seu brilho fosco ou prateado, entre as nuvens,
Se confundiu com a luz crepuscular
Por traz das colinas verdejantes
imperando sua beleza ao despontar.
.
Uma bela lua, que encantou a todos
Como uma canção que desnudava a alma
A lua desceu a terra como um véu de noiva
Inebriando os corações enamorados,
Que esperavam vê-la azul como um manto,
Mas surgiu dourada e bela a iluminar.
Lua nova, lua cheia ou quarto crescente
Em todas suas fases tem mistérios
O que importa é que do alto do céu
Exuberante impera sobre a terra,
Azul ou prateada, em forma de coração
ou arredondada, sempre Linda! Linda
ABRA SEU CORAÇÃO E CONFIA - Lourdes Duarte.
Abra seu coração e entregue sua vida nas mãos de Deus, Ele
Sabe guardar este tesouro. Coloque os momentos de alegrias e tristezas, de carinho e de paz... Agradeça por tudo que acontece na sua vida, e os que ainda irão acontecer, se confias verdadeiramente no amor infinito de Jesus, não temerás. “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem”.” Aprenda a confiar em Deus para ganhar Seu encorajamento na adversidade”. Isaías 40:29
Lembre-se ,a vida não é fácil, é transformar constantemente dor em alegria, é redescobrir coisas belas onde parece impossível, é lutar pelos seus sonhos, é ter fé, acreditar que as tormentas irão passar é ver a vida com o coração e fazer das coisas simples mil motivos para sorrir. Como diz Duda Kauã
“ Quem confia em Deus não tem pressa, pois sabe que tudo vem na hora certa”.
O QUE É TER FÉ
Lourdes Duarte
Ter fé é ter o poder de Deus dentro do coração. É saber esperar e confiar. É atravessar tribulações com um sorriso no rosto; é nunca desistir mesmo quando tudo parece impossível. Para aqueles que caminham pela vida com o coração cheio de fé, não há tempestade que consiga derrubar, pois, para Deus, não há impossíveis.
A fé nos levanta quando caímos, nos empurra quando paramos, e nos eleva acima das nossas capacidades quando julgamos não conseguir mais. Pois Deus está sempre conosco, nos amparando e nos guiando.
Ter fé é enxergar a luz onde outros apenas veem escuridão. É acreditar e ter esperança, e, de forma positiva, atravessar e superar as dificuldades, com perseverança e não desistir diante das tempestades.
Ter fé e entregar-se a Deus e confiar que Ele está sempre no comando de tudo em nossa vida. Ele nunca nos abandona e tem um plano para cada um de nós.
Li um autor desconhecido que dizia: “ É fácil desistir e perder a fé quando o caminho fica muito difícil. Mas aqueles que acreditam e têm o coração cheio do amor de Deus, nem as maiores tempestades conseguem derrubar. Pois a fé é a mão invisível de Deus nos levantando e fazendo atravessar rios de dificuldades”. Basta acreditar e confiar, e Deus conduzirá seus passos até à felicidade.
DEUS NOS BASTA
Lourdes Duarte.
Nunca saberemos o quão forte somos até que ser forte seja a única escolha.
Quando você não tem fé e algo ruim lhe acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você, ou lhe deixar parado, inerte. Mas quando você tem fé em Deus, isso lhe deixará mais forte, poque uma coisa é certa, o único dono da nossa vida e de tudo que somos, está no comando e sem Ele nada somos, Deus! Basta ter fé e entregar-se com total confiança a Ele e tudo dará certo, em seu tempo! Com Deus seremos vencedores.
AS NOSSAS MARCAS SÃO FRUTOS DO QUE VIVEMOS
Lourdes Duarte.
Somos frutos daquilo que plantamos ao longo da vida. Cada um tem de se, exatamente o que fez para cativar ou desagradar alguém, porque cada um é responsável pelo que é perante o outro.
As nossas marcas são linhas traçadas no tempo e os frutos bons ou ruins, são resultantes do que semeamos ao longo da vida, ou" o espaço que ocupa na mente de alguém".
Não suportar falsidade e mentira é digno, mas a verdade, mesmo que essa machuque não é fácil, exige de nós uma personalidade forte e bem traçada no mais íntimo da consciência. Ser verdadeiro é um exemplo que deve ser nosso, perante os outros, não para os agradar, mas para não nos quebrar por dentro e ao observarmos o outro, mesmo de forma silenciosa, não o faça com remorso por causa dos nossos erros. Ninguém é perfeito, mas aproximar-se da perfeição é um traço só nosso e exige muito de nós mesmos e sermos , fortes e resilientes com a perseverança.
Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com dignidade, sem se importar com o que os outros pensam, sempre sendo verdadeiro, dando exemplo de pessoa significante, honesta, digna, sensata, que vence por seus méritos sem pisar nos outros.
Saber vencer sem derrubar o outro, mas com ousadia, honestidade e perseverança, sabendo ganhar ou perder e se perder, que seja com classe, levantando-se e seguindo em frente, indo a luta, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante, saindo por ai, atropelando os outros.
Boas lembranças são marcantes e o que é marcante nunca se esquece! Ficam traçadas nas linhas que compõem a nossa trajetória de vida. Por exemplo, uma grande amizade, mesmo com o passar do tempo é cultivada, já uma traição dificilmente é esquecida. Por isso somos frutos do que plantamos ao longo da vida. Tudo isso exige muito do ser humano, porque nada na vida é fácil, tem que ter uma personalidade forte! Ser forte mesmo!
Aqui vale citar um pensamento do nosso amigo Toninho, quando escreveu no comentário da postagem anterior:
“Ser forte não é nada fácil e só o somos pela fé num Deus, que nos ilumina e acende uma força estranha, que nos faz seres que superam as mais diversas adversidades nesta travessia de altos e baixos e seguimos firmes em nossos propósitos, sendo assim fortes.
Sejamos fortes e resilientes com a perseverança a tiracolo”.
Só assim traçamos as linhas da história de vida, e só olharmos para trás, não nos envergonharemos das marcas deixadas ao longo do tempo.
FELICIDADE
Lourdes Duarte
Tenha felicidade bastante,
felicidade para fazê-la doce,
felicidade para fazê-la forte.
Felicidade maior que tristeza,
para fazê-la humana, sensível...
Esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas,
ou tesouros escondidos.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos,
Retiram os espinhos e seguem adiante.
UM POUCO DA MINHA RECENTE HISTÓRIA DE VIDA.
Olá amigos queridos!
Fiquei ausente um bom tempo dos meus bloggers,da minha página do Pensador, enfim, sem motivos para escrever.
Na trajetória dá vida, muitas coisas acontecem e vão mudando o curso da nossa história e muitas vezes nos deixam sem chão ou até mesmo em pedaços e é preciso um tempo pra juntar os cacos e mesmo com marcas profundas, levantar a cabeça e seguir a vida até quando Deus permitir.
Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias. A vida é feita assim... Às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir e até mesmo chorar... Mas saiba por certo, que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, estará tudo anotado no diário de Deus.
Seis meses hoje que meu esposo Ari, partiu para a casa do Pai. Os problemas de saúde eram tratados e não indicavam que sua partida estava tão próxima, mas tudo que acontece é a vontade de Deus e temos que aceitar.
E com a certeza de que em nenhum segundo Deus não me esqueceu de anotar, nenhum sofrimento vivido, que jamais me deixa só, sigo vivendo ,sem Ele nada sou, a “ NADA É MEU TUDO É DO PAI...” A Ele toda honra e toda glória por que as vitórias , assim como os sofrimentos só passamos porque temos um Deus a nos proteger e a nos olhar.
Então: não desista de seus projetos e sonhos, porque mesmo antes de eles serem projetados por você, já foram projetados e anotados por Deus!
É PRECISO PERMITIR
É preciso permitir...
Que as coisas lindas aconteçam,
É preciso compreender,
Que a chuva lava a alma
E que é importante ela cair.
É preciso permitir...
Que a felicidade bata a sua porta.
É preciso compreender,
Que a felicidade não gira a maçaneta,
Quem decide se ela entre ou não, é você!
É preciso permitir...
Que tudo tenha o começo,
É preciso compreender,
Que os começos são todos lindos!
E que o verdadeiro encanto está
Em saber continuar...
É preciso permitir...
Que quando o tempo não for de sol,
Aproveitar a chuva pra lavar a alma:
É preciso compreender...
Que casa limpa renova esperança
Fortalece o amor e a paz gera felicidade!
O QUE ESPERAMOS DESSA VIDA!
Lourdes Duarte
Hoje, senti vontade de escrever algo, mas antes meditei e cheguei a conclusão: Numa época de crise em que todos choram, há sempre alguém que se lembra de fabricar lenços.
Li certa vez um autor desconhecido que dizia, “O que a gente espera dessa vida são histórias.
História pra viver, pra sentir, se arrepender, repetir e contar.
Talvez a gente guarde numa caixa, classifique como passado, esconda de todo mundo e de si mesmo e não mexa mais”.
Na verdade não deixa de ser uma fuga de nós mesmos, dos nossos problemas, da nossa vida medíocre, que o medo de enfrentar os problemas de frente, nos proporciona.
Os problemas, todos temos e jamais deixaremos de vivenciá-los, tudo depende de como iremos superá-los, um a um.
As lembranças sempre vêm, alegres ou tristes, talvez a gente reescreva o que foi vivido, de outra forma, com certeza. Talvez um monte de coisas, não sei, voltarão à tona.
Só sei que quando eu lembro de cada uma delas - às vezes escondendo o rosto vermelho de vergonha, às vezes feliz pelo que aconteceu, às vezes com vontade de gritar "meu Deus, como eu era (mais) idiota" - eu sorrio.
O positivo de tudo, é que sinto que a vida é um eterno aprendizado e que preciso melhorar a cada dia.
MUDE, quando for preciso. Agora o que mais serve de entrave, são os velhos conceitos de vida, que costumam ser apresentados como "verdades absolutas", e ficam muito arraigados dentro do espírito de muita gente.
Abraços da amiga Lourdes Duarte
COMO ENCARAMOS A VIDA
Autora: Lourdes Duarte
É interessante como encaramos a vida. Muitas vezes permanecemos na mesmice por medo de mudanças e a principal mudança que deveria acontecer de fato, era dentro de nós mesmos.
Nos acomodamos e quando vem desafios maiores, ficamos de mãos atadas e de pés travados como se o peso da mudança nos prendesse no mesmo espaço em que vivemos dia a dia.
Esses, são conceitos que tendem a levar ao comodismo na vida. Na verdade, é uma certa covardia em enfrentar mudanças, desafios, o novo. Por medo do insucesso, ou fracasso não se vai atrás dos sonhos, do grande objetivo da vida; é como se tudo ficasse escuro.
Existe uma frase cujo autor desconheço, que diz , “Existem brilhos que em meio as trevas se ofuscam, mas existem trevas que em meio a luz se desfaz”. É preciso deixar a luz da esperança acesa, mesmo em meio a escuridão que muitas vezes penetra em nossas vidas para que o medo de perder não nos impeça de ganhar ou de sermos vencedores. Transformemos em cinzas os maus momentos e deixemos que os bons ventos façam o seu trabalho, ele só vai ter o trabalho, jogar fora as cinzas que deixamos no caminho.
SERÁ QUE DEUS...?
Lourdes Duarte
Será que Deus permite, minha amada,
Que eu desprenda da tua, a minha alma,
Siga o meu triste destino longe de ti ...
Será que Deus permite que eu arranque,
do meu peito esse imenso amor.
Será que Deus me consolará nas horas tristes
Ou que alivie essa dor de amor do coração.
Perambulando como um louco, na vida amarga
A não ser, que eu arranque, esse amor,
com minhas próprias mãos!
Será que Deus me ensina a caminhar,
Quando as minhas forças faltarem
O futuro é uma incógnita, a Ele pertence,
Pois esse amor que me consome, me alimenta.
Ah! É quase inconsciente o amor que me inunda
E arrebenta meu coração e todo meu ser.
Não me deixes amada, triste na estrada,
Por onde os homens loucos não vêm o chão.
COLHE AS ROSAS DO TEU JARDIM
Autora: Lourdes Duarte
Colhe todas as rosas que encontrares
Mesmo entre espinhos, as mais belas
Seu perfume e sua macies nos envolve,
Colhe até mesmo as que em sonho, desejares.
As rosas sem espinhos, não seriam rosas,
A vida sem adversidades não teria sentido
Os espinhos fazem as rosas serem mais belas
As adversidades, desafiam a vida aguçamte.
Entre realidade e sonhos, a vida segue
Entre espinhos a vida ressurge desafiante,
Assim como a rosa exala seu perfume
A vida exala reflexo de luz e felicidade.
Colhe as rosas que encontrares em teu jardim,
Sente teu perfume e observa o colorido belo
Mas, para chegar até ela, deves escalar seu caule,
Vencer os espinhos afiados que fere e sangra.
Assim é a vida!
AMAR É VIVER
Lourdes Duarte
Não morro de amor porque amar é viver
Não sei descrever esse sentimento, profundo.
Amo até quem não me ama, quem não me quer,
na esperança de um dia, ter o teu amor por inteiro.
Sentimento louco, me faz parecer desvairado
Nasceu forte e avassalador e me queima por dentro,
Mesmo assim, respeito o teu tempo, teu espaço,
amor não se cobra, se ganha, se conquista.
Mesmo te amando não deixo jamais,
me escravizar por sentimento,
não deixo que a tristeza de ontem
a incerteza do amanhã, me impeçam
ser feliz hoje, mesmo sabendo que
Só o teu amor me deixa completo.
O amor verdadeiro não escraviza, não, exige,
Mesmo sofrendo com tua falta, espero um dia
Ser amado, ser desejado e jamais odiado,
Amor e ódio, mesmo distintos, caminham juntos.
MEU GRANDIOSO AMOR
Lourdes Duarte
Meu amor por te é grandioso,
Com seus encantos, aromas e cores
Destilas o sabor de mel que me alucina,
Maior que paixão é esse sentimento
Chama que atordoa todo meu ser.
Este é meu sentimento soberano
Coloco meu coração em suas mãos
Só sonho o que o meu coração sente,
Dormindo ou não, meus sonhos são seus.
Viver te amando é tudo novo
É desbravar o infinito desconhecido,
É fazer brotar a semente de uma flor
Num solo seco, é encher de esperança
Meu coração repleto de amor!
GERE SUA PRÓPRIA LUZ
Lourdes Duarte
Gere sua própria luz, o seu calor a sua energia, não dependa de ninguém. Seja autor e gestor da sua própria história e confie em Deus que te ama incondicionalmente.
Que o sol Divino seja sempre a luz do teu caminho, que tudo na sua vida seja claro como a luz do sol... Que Jesus esteja ao teu lado a todo instante e que as incertezas que hoje tens, sejam passageiras e que esta luz te guie para novas e perfeitas descobertas.
Que teus pensamentos sejam claros, serenos e tranquilos como quem tem fé, alegre e sincero como o sorriso espontâneo, perfeito como a natureza protegido pela Luz Divina, orientado pelos anjos e abençoado por Deus.
Gere sua própria luz, não dependa do outro, seja guiado pela sua fé e sua persistência em vencer sempre com dignidade e amor.
GARIMPANDO OS PRIMEIROS RAIOS DE SOL
Lourdes Duarte
Garimpando os primeiros raios de sol, envolto em meus pensamentos, conclui que o passado é como uma cortina de vidro, que nos dá a dimensão de como devemos caminhar no presente, nos preparando para o futuro.
Recolho meus pensamentos, pois a vida me chama aos afazeres, como se desejasse guardar minha alma e o meu coração, com o desejo de que ao acordar dos meus devaneios, as pessoas do mundo estivessem diferentes, mais humanas , menos preconceituosas, amasse ao próximo como a se mesmo... fossem mais felizes.
A vida não é como em sonho, mais podemos transformá-la começando a nos transformar por dentro.
Por isso, desejo dias mais calmos para deitar meu olhar sobre os canteiros da esperança e encher meu coração de felicidade, para que possa irradiar felicidade ao meu redor.
Que Deus alcance nossos sonhos e os tornem realidade.
Abraços
SONHOS AUDAZES
Autora: Lourdes Duarte
Navego em meus sonhos noite e dia
Sonhos audazes ou realizáveis
Nos sonhos, levanto torres milagrosas
E encho celeiros transbordantes
Para matar a fome, dos irmãos que choram.
Para as lucilantes metrópoles
O homem sertanejo tem de tudo,
Por vezes lhes faltam o básico
Comida é água com fartura.
Do sonho e da sabedoria
Vem a força para driblar os medos
Vencer a fome, mesmo com dores
De ver um filho a chorar de fome,
Oh! País imenso com tanta riqueza!
Porque jaz o homem faminto,
Aniquilado pela dor de ver seus filhos
Dormir sem cobertor e sem comida.
Sonho um dia ver igualdade
E que vidas amargas sejam ceifadas
Com fartura na mesa dos irmãos que chora
O filho que se foi, por falta de tudo!
Ameaça da catástrofe tremenda,
Se dilua e floresça a bonança
Na mesa dos que hoje passam fome
Por falta de pessoas mais humana.
Respeito e dignidade,
é para todos! Sonhamos.
Quem morre de fome e de frio,
Sem teto, sem roupa e sem cama,
passa fome, passa sede...
Não vive dignamente, vive no abandono,
não é justo! Sonho um dia, que todos
tenham comida e matem sua fome,
tenham teto, tenham cama.