Coleção pessoal de leeeosantana
Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha, e por isso terei você para sempre.
E este tolo está exausto de falsas promessas, de meras ilusões, de ilusórias paixões, eu não quero só imaginações, eu quero diversões, eu quero carnavais, eu quero além, quero conceito, não me venha com preceitos, quero arte, quero futebol, quero ballet, quero tudo que a vida quer e é! Quero fé e religião, quero coisas além do coração, coração este que já é de pedra, nesse jogo do amor, que mais me parece uma guerra! E nessas retinas tão fatigadas, eu vou vivendo a vida e a esperança de quem sabe um dia, ir me embora pra Pasárgada, e lá fazer o meu abrigo, fugindo desse mundo, que mais parece um hospício. E enfim quando no próximo outono, tudo isso acontecer não haverá mais as tantas pedras no caminho.
Cuidado, meu caro! O que você faz hoje, ecoa no amanhã, e esse amanhã não permite recomeços, correções. É um desenho onde não se possibilita rascunhos, é uma peça em que não há ensaios, tudo gira no agora, que já não é mais agora, pois o tempo passa, ou melhor, corre, e cada fração de tempo que se passa, são trechos da sua vida que você vai deixando para trás, então, cuidado para que esses trechos não se transformem numa velha estrada deserta. A vida é como dois cães, um sendo do bem, o outro do mal, qual venceria? O que você alimentasse. Portanto, alimente sua vida de boas vibrações, entre em sincronia com esta transitoriedade do tempo, fazei o melhor, vida só há uma, sortudos são os gatos que têm 7, você, não.
E agora são novos trilhos, novos ares, o que passou já não importa, o que há de ser será, se passou é porque assim havia de ser, o destino por mais errado que pareça ser, acredite, ele nunca erra, pois tudo ocorre no seu determinado instante. Por isso não vos prendeis ao passado, a vida segue, e logo verá que o que julgava bom, pode ser ainda melhor, afinal, o destino sempre se encarrega de nos proporcionar infinitas surpresas.
Você não sabe, ou faz que não percebe, mas eu já me rendi aos teus encantos, há muito tempo. E agora o que fazer, deixar acontecer? Tudo aconteceu quando se menos era esperado, quando estava tão fragilizado, tudo estava fora do seu devido lugar, as ordens estavam inversas, algo incomum havia. Mas como não me render? Você tem uma magia, um sorriso instigante, um olhar tão radiante, que por traz de todo esse brilho, fica oculto um mistério, que talvez seja só mais um dos seus muitos charmes, e sim, de maneira tão piega, volto a dizer, com devoção: este conjunto me fascina, me atrai. Somos como dois ímãs, nós temos uma proporção fantástica, que quanto mais perto estou de ti, maior é essa força atrativa. E sabe, eu até tento moderar, fazendo com que as coisas sejam gradativas, com receio de me entregar demais a você e que isso possa gerar uma certa dependência, mas eis que outro lado surge, por que, pra que perder tempo? O hoje, o agora são tão fantásticos, e o amanhã, só Deus sabe... Então, chegue mais perto, se aprochegue, venha viver toda esta sintonia a dois, juro a ti, meu bem, que verás que juntos podemos estar completos, essa visão pode até estar distorcida, mas vem comigo, vamos andar juntos, vamos entrelaçar nossos dedos, unir nossos trilhos, simbolizando esta união, essa sincronia, que, talvez no caminho, eu te faça entender tudo. E diante de toda essa magia, diante de todo esse fascínio, quem se ousará a dizer que não existem príncipes ou princesas? Eu digo, repito e suplico, de maneira insistente, existem sim, príncipes, princesas, e isso vai além da ficção, vai além do imaginário, um príncipe ou uma princesa, é você quem faz, sabe... quando chega a um ponto, em que alguém te toca de maneira tão única, te invade e revira tudo ao seu redor, que te dá o algo que faltava, e que está disposta a estar do teu lado, no tão fantástico hoje, ou, no tão incerto amanhã, e você tem uma sensação tão nobre, uma sensação, até então desconhecida, e que você se sente completo, eliminando todos os resquícios de vazio, isto sim, é uma príncipe/princesa, príncipes e princesas, são pessoas únicas e que você os cria, por enxergá-los desta maneira, acredite, eles existem, e podem estar bem mais próximo do que possas imaginar, para isto, basta crer e ter uma busca refinada. Numa sociedade em que vivenciamos, com tantas pessoas anti-éticas, que assim se classificam por desprezarem o sentimento alheio, numa sociedade de pessoas antissentimentais, você cria um ciclo vicioso de habitar-se a acostumar com essas pessoas, que quando encontra aquele príncipe, aquela princesa, você não irá reconhecer, pois seu faro não está aguçado, não está refinado para tal.
Tava refletindo, à banhar-me, acerca desse ilusório horário de verão, e cheguei a uma reflexão: o governo da Bahia, adota o horário com o suposto intuito de economizar energia elétrica, mas por outro lado, de que adianta economizar energia elétrica, sendo que outro âmbito sofrerá com esse suposto horário, sendo assim prejudicado, refiro-me ao âmbito educacional, você já pensou ou consegue imaginar quantos jovens, quantos alunos, estarão indo indispostos ao colégio, estarão chegando atrasados? Ou melhor, será que o governo baiano pensou, imaginou, refletiu? Ou será que só é mais uma válvula de escape para atender aos seus interesses e visando o lucro para os que detém o poder? Muito provavelmente não pensaram, não se preocuparam com nós, baianos. É sabido que a educação vem tornando-se precária, e ainda outro fato preponderá para o decaimento do ensino, ter o seu sistema biológico modificado, perderão aulas, logo terão dificuldades no aprendizado, e mais uma vez, já de maneira clichê, a educação brasileira vai sofrendo descaso, e novamente, ficando para trás, vendo assim o sonho de se tornar um país desenvolvido, cada vez mais distante, tornando-se ilusório, assim como o próprio horário de verão. E ainda há quem diga que exista democracia... eu, de maneira egoísta, posso imaginar o quão satisfeitos estão os cidadãos baianos com essa mudança, ou caso queira adotar o termo "transtorno", que por sinal, vem a cair muito bem.
E agora, eis que sei valorizar todo este longo tempo que por ti esperei, eu sabia, bem no fundo, eu sabia, que não ia e nem poderia ser em vão esta tão longa, desafiadora e misteriosa espera, seria muita ironia do destino, do amor, do que seja, e logo eu ia me envolvendo mais e mais, e eu gostava desse mistério, não poderia desistir sem que ao menos eu pudesse desvendá-lo, e então, eu consegui, e descobri que tudo que o destino estaria a nos proporcionar era essa nossa união, e era isto que me instigava, e que eu tornava desse tão duradouro período, um simples obstáculo pra chegar ao amor, ao seu, ao meu, ao nosso amor, que então isso se tornava prazeroso, por mais difícil que pudesse parecer de se tornar concreto, havia algo, que no fundo, bem no fundo, me dizia que tudo daria certo, e era esse mesmo algo que me dava esperanças para acreditar nesse final feliz, e assim, seguir em frente, e foi por acreditar, que hoje, eu tenho o que mais almejava, e mais uma vez, digo e repito, valeu à pena toda esta espera, porque agora o que eu mais queria, eu posso ver tão perto de mim se realizar, e que até mesmo, vai além dessa visão, é palpável, eu posso sentir aqui, eu posso te tocar, eu posso olhar no fundo dos teus olhos, eu posso saborear estes teus tão doces lábios de mel, eu posso acordar com a esperança de ao amanhecer, te ter aqui, me acordando com seus beijos suaves, e seus tão cativantes "bom-dias", te dar todo o carinho desse mundo, e se ainda sim não for suficiente, eu vou além, talvez em saturno, em marte... porque hoje eu sei que não iria só, eu iria contigo, hoje eu sei que não estou mais sozinho, todo aquele vazio está preenchido, e mais do que nunca, eu sei que onde for, você me daria sua mão, para juntos irmos, para juntos seguirmos adiante, e tudo mais que fosse possível e preciso. E sabe, quando você está por aqui, eu me sinto protegido, eu me sinto seguro, eu não me importo com os alheios, eu tenho você comigo, e isso é tudo que eu preciso, quanto aos outros... eu nunca precisei destes para seguir adiante e nem ao menos para ser feliz, mas é de você que eu preciso para ser feliz. Às vezes, ou melhor, quase sempre, eu ando me perdendo no tempo à pensar em você, e por mais que nem sempre seja possível ter a tua presença, mas somente todo este pensamento, toda essa felicidade, já vêem à me completar, então, isso vai me dando ânimo, vai me dando por forças para seguir adiante, e hoje posso dizer, não há sensação melhor, ainda mais quando esta é recíproca, você se sente mais leve, sente bem consigo, sente um limpar da alma.
E esse bobo coração, não por querer, não por escolha, mas, obrigatoriamente, precisará se transformar em pedra, a vida que pede, a vida que é assim, e nessa amarga e cruel vida, você precisa adequar-se à ela, então, eis que chega um ponto em que você pode e deve encarar as coisas com um olhar mais frio, com um olhar mais crítico, é difícil a adaptação, ninguém nunca dissera que seria fácil, mas é só uma fase, e por ser só uma fase, se faz efêmera, e, depois, tudo se tranquiliza, e de um mal você já não sofre: o mal-do-amor, que só consiste em pesares, em tristeza, em dor, é o mal que te deixa cabisbaixo e destrói todo o seu interior, toda a sua força, transformando tudo em ruínas, e chega a um ponto que tudo isso vai se acumulando, até que você cai na real e passa a encarar essa transformação como algo mais que necessário, e daí, você aprende que não há nada melhor do que cultivar o amor-próprio, sendo isento de frustrações, de decepções, e se livrando das falsas expectativas, e aí, quando isso acontecer, você vai sentir uma limpeza da alma, vai estar bem consigo, estando completo, sem precisar esperar tanto das pessoas. As pessoas são de carne e osso, as pessoas tem mentes que querendo, ou não, são maliciosas, assim é o instinto humano, e todos que assim se caracterizam não diferem, são todos iguais, então pra que e por que esperar tanto?
Enquanto houver medo, haverá insegurança, enquanto houver insegurança, haverá covardia, e enquanto houver covardia, este ciclo vai se perpetuando, vai se renovando na mesma essência, e o mundo, de maneira contínua, se sustentando no comodismo, na satisfatoriedade, na ilusão da prosperidade do tão incerto amanhã.
E ao término dos muitos breves textos, imagino que possa estar a aparecer um ridículo e clichê sentimental, posso estar parecendo transmitir isso de maneira piega, mas que seja, de que adianta expor se não com os sentimentos? Escrever é fácil, qualquer um pode desenvolver esta arte, embora, escrever com a alma, transmitindo sentimentos, isto é único, isto é raridade, assim como raros os que sabem reconhecer e apreciar.
Às vezes eu gosto desse tal de amor, afinal ele gera tanta dor, e essas dores só me fazem perceber o quão forte eu posso ser, basta um tiquinho de querer, e isso ela me faz perceber, eu posso ser tudo que quero, eu posso ser um ator e, enfim, driblar toda essa dor. Às vezes, eu quero só um bom café, uma vida bucólica, uma vida pastoril, sem os tais burburinhos citadinos, sem muitas exigências, para que possa fazer o meu abrigo, fugir de todo o perigo, de toda a escuridão, de toda a solidão. Eu quero só uma vida serena, sem tantas correrias, sem muitas selvagerias urbanas, eu quero apenas descansar, eu quero sossego, eu quero um bem, mas um bem que me faça bem... talvez já seja a hora de despertar, custo a acreditar que ele vá chegar, mas talvez seja melhor sonhar, por lá ele pode estar, mas só por lá, somente.
O que todos querem é um alguém que te console e te diga: Calma, está tudo bem, eu tô aqui contigo, e pode vier o que for, eu estarei aqui, mesmo que o final seja sofrido, mas juntos, suavizamos todo o sofrimento, nós chegamos juntos até aqui, seria muita covardia da minha parte, então, apenas fecha os olhos, me abraça e esquece de tudo lá fora, o mundo é eu e você. Agora hora de dar um basta e voltar pra realidade, fim de filme!
Dizem por aí que é proibido proibir, e eu, um nato sentimental, me proibi de te esquecer, e foi nessas proibições que eu esqueci de não esquecer. Meu Deus, quanta regra, quanta tolice, quanto cansaço, fatigado eu estou, fatigado eu VOU! Regras, regras e mais regras, o mundo hoje é uma chatice, quantas regras à seguir, quantas ordens, e não há opção, você vai vagando como um cão sem dono, obedecendo, sofrendo, sem rumo e sem destino, apenas à vagar. Eu nunca almejei isso pra mim, mas por que vim aqui parar? Meu desejo é de liberdade, meu desejo é voar, mas aqui não é possível, eles querem me enjaular, eles querem me domar, mas eu não me entrego, não me rendo, vou vivendo e vou sofrendo, talvez seja esta a diversão.
Hoje eu acordei com uma vontade imensa de te abraçar, de te dizer coisas belas, coisas da alma, acordei com vontade de ser um cavalheiro, ah... que linda dama você poderia ser! E eu ia te conquistar, todos os dias. Acordei querendo te buscar, com vontade de ouvir tua voz e te sentir. Mas que bom, vontade dá e passa! Hoje eu queria te trazer mais pra perto, deixar o teu perfume naquela minha blusa amassada, que você tanto retocava. Ao amanhecer, eu trocaria os meus tradicionais companheiros de solidão, os meus cigarros, por teus beijos suaves, eu ia fazer em ti o meu refúgio, eu ia te guiar, eu ia te ninar, e assim, juntos, íamos caminhar, sem rumo à vagar, não se engane, todo final feliz é triste, um dia a morte vai chegar, tudo vai se desfazer, nós vamos morrer, não haverá mais amanhecer. Vontade é bom, porque dá e passa, suplico. Mas, melhor que isso é não sonhar, sonhar pra quê? Pra se enganar, pra sofrer, pra um dia tudo se desfazer... sem mais.
E toda essa nuvem há de passar, o impossível Deus vai realizar, não precisa pressa, não precisa lamentar, creia nele e ele o mais fará! O que ele nos preparou, já está destinado, ninguém muda o que Deus nos reservou, sabe, às vezes demora, mas é só pra caprichar, pra saber se resistimos a esperar, tudo acontece no seu determinado tempo, no tempo de Deus, e já dizia o ditado: "às vezes a direção é mais importante que a velocidade", então não se preocupe, mas saiba sempre que ele tá olhando por você e onde quer que você for, acredite, ele vai te proteger! E se você não conseguir enxergá-lo, erga os seus olhos para cima, a intenção não é você vê-lo, mas ele saber que por ele você procurou.
O problema das pessoas é insistir no erro, insistir em algo que nunca deu certo, o problema das pessoas é terem coração e agir por impulso. Pra que e por que esperar tanto das pessoas? As pessoas são humanas, e estas não são isentas de erros, você deve ser atenta, uma pessoa atenta é uma pessoa precavida, que por precaução, de muitas amarguras se livrará. Não quero dizer que você não deve agir com o coração, mas não esquecendo de agir com o cérebro.
Poema à musa
A literatura ela nos faz perceber, o quão grande podemos ser, a literatura nos leva além, a literatura vai além, e desta, eu me tornei um mero refém, a literatura nos mostra que a vida é beleza, a vida é pureza, e com literatura se faz um bela aventura. E se amanhã não houver literatura, eu invento uma outra loucura que torne-me capaz de novamente sonhar, que me permita fascinar e que assim eu prossiga a "literar". E se no meu outro universo, nada disso existir, vocês me ouvirão dizer que sobrevivi, que sobrevivi e sobrevivo, e assim prossigo, porque tenho em mim o espírito poeta, que me encarna, que me domina, me alucina, fazendo assim a minha sina, a minha rima
Eu finjo que não vejo, finjo que não escuto, finjo que não sei de coisa alguma, mas no final das contas, eu sei de tudo. Esse é o lema, essa é a malandragem, e talvez, até mesmo a própria diversão!