Coleção pessoal de LEandRO_ALissON

281 - 300 do total de 3032 pensamentos na coleção de LEandRO_ALissON

A variedade de aparências que uma mesma coisa mostra a diferentes observadores não é um argumento contra a objetividade do conhecimento. É a PROVA dele.

SÓ a linguagem não-científica — vulgar ou literária — reflete de maneira adequada a variedade ilimitadamente mutável das aparências fenomênicas sem perder, por trás deles, a unidade substancial da coisa.

Uma das tarefas mais belas e nobres da filosofia é fazer e refazer constantemente as pontes entre a linguagem corrente — vulgar ou literária — e a linguagem das várias ciências. É um trabalho sem fim, mas sem ele a humanidade enlouquece.

"A dialética é uma lógica de base ternária, porque inclui, além da igualdade e da diferença, a semelhança. Mas a estrutura íntima do movimento dialético é sempre a lógica binária.
Só existe uma lógica: a lógica de identidade, ou lógica binária do certo e do errado. 'Lógicas difusas' são apenas técnicas de aplicá-la a questões cada vez mais incertas."

O semelhante não é igual nem diferente, é uma terceira coisa que mistura as duas. Mas ele também tem em si uma estrutura binária, pois não há semelhança sem dissemelhança.

“Não digais, quando eu tiver um tempo livre, vou estudar — talvez, jamais tereis um tempo livre.”

"O exercício da crítica [literária] – ler, avaliar, selecionar, interpretar – deve resultar numa meditação sobre a vida.”

“A poesia é feita de figuras de linguagem, não é exemplo de crenças políticas.”

“Minha missão foi salvar a poesia da interpretação ideológica, que reduz a obra de arte a uma ferramenta”.

“Fico triste quando leio que uma universidade como Stanford esteja com problemas para formar alunos de humanidades, porque ninguém se interessa por literatura e sabedoria. A humanidade se desumaniza.”

"O amor é um divino arquiteto que baixou ao mundo 'a fim de que tudo no universo viva em conexão'."

O medo do ridículo é a coisa mais ridícula do mundo!

"Não entendo por que os herdeiros intelectuais de Darwin odeiam tanto a idéia do design inteligente, já que foi o próprio Darwin quem a inventou, explícita e completa, nos parágrafos finais de A Origem das Espécies."

"Não sei se a evolução biológica aconteceu ou não. Ninguém sabe. O que sei com absoluta certeza é que como construção intelectual o evolucionismo é um dos produtos mais toscos e confusos que já emergiram de uma cabeça humana – ou animal."

Desprezo pelo conhecimento e amor à fama que dele usurpa mediante o uso de chavões e macaquices são os pecados originais da 'classe falante' no Brasil.

Aquele que não dá o melhor de si para adquirir conhecimento e aprimorar-se intelectualmente não tem nenhum direito de opinar em público sobre o que quer que seja.

"A cultura pessoal é a condição primeira e indispensável do julgamento objetivo. A incultura aprisiona as almas na subjetividade do grupo, a forma mais extrema do provincianismo mental."

"...o poder não está a serviço da justiça; procura a potência e a dominação. E as ciências como são praticadas propõem-se apenas secundariamente à pesquisa da verdade; ciências do real e ciências do homem estão ligadas por exigências imperiosas do seu financiamento. A orientação do trabalho científico depende, pois, de finalidade e de prioridades impostas pelo Estado, que utiliza em vista de seus próprios interesses os resultados obtidos pelos cientistas".

“O perigo que nos ameaça não é somente o de morrer, mas de morrer como idiotas.”

"Ninguém jamais teve tanto êxito em uma imposição totalitária da 'piedade' sobre uma sociedade completa quanto João Calvino. [...] A teologia de Calvino, como definida em suas Institutas, negou que o homem não regenerado pudesse crer e obedecer a Deus. [...] Mas por seus resolutos esforços de fazer os cidadãos de Genebra obedecerem, Calvino refutou suas próprias teorias de Eleição Incondicional e Graça Irresistível."