Coleção pessoal de lannyContos
Ela se escondia atrás daqueles óculos grandes e roupas largadas. Nunca foi o tipo de garota que arrumava o cabelo a cada 5 minutos, seus fios sempre foram desajustados. Ela não era o tipo fanática por espelhos e quase sempre andava olhando para o chão. Quando eu falava o quão linda era ela, desacreditava e afirmava que minhas palavras eram só por educação. Se ela pudesse ver a si mesma com os meus olhos certamente estaria encantada. Ela não é do tipo de garota com a beleza montada, ela não precisa de batom e maquiagem para reafirmar seus traços, ela só precisa sorrir e quando ela faz isso, meu mundo inteiro para só para admira-la.
Se eu não puder ser o vento que toca seus cabelos, que eu seja a brisa que acaricia seu rosto.
Se eu não puder ser para ti o fogo que incendeia a paixão, que eu seja a pequena chama que mantém seus sentimentos acessos.
Se eu não puder ser sua rotina, que eu seja seu destino.
Se eu não puder ser o cobertor que te aquece, que eu seja os braços que te abrigam.
Se eu não for o vulcão que faz seus sentimentos entrarem em erupção, que eu seja porto seguro que estabiliza seus medos.
Se eu não conseguir ser o amor que sonhou ao ouvir os contos de fadas lidos por sua mãe, que eu seja o sapo que recebe um beijo apaixonado e ainda sim, com tantas imperfeições, consegue te fazer feliz.
Dizem que quando você conhece alguém, os primeiros segundos de conversa são decisivo para que o seu coração decida que tipo de sentimento você vai cultivar por aquela pessoa... Ouvi um sábio dizer que: Você é capaz de amar desde o primeiro segundo de conversa e tudo que acontece depois disso, só te prova que você estava certa desde o primeiro momento.E foi exatamente assim que aconteceu... eu a amei na primeira vez em que nos falamos. Me apaixonei sem me dar conta, no exato momento em que eu disse:
— Preciso ir.
E ela apenas respondeu: — Por favor fica? Sou tão carente de companhias, não seja mais uma a me deixar sozinha.
Naquele momento ela já me tinha por inteira, sem nem mesmo sa
—Encontrei em meu guarda-roupas aquela blusa xadrez que você teimava em usar para dormir nas noites frias. Seu cheiro ainda continuava intacto nela. Confesso que ele quase se dissipou com minha ânsia por sentir sua fragrância cada vez mais... mas é que esse pedaço de tecido tem sido meu ponto de equilíbrio entre a loucura e a saudade. Fecho meus olhos, sinto seu cheiro e penso em tudo que vivemos antes da sua partida. Você foi, mas deixou algo aqui para alimentar minha saudade.
Olá, futura namorada da Lanny,
Estou escrevendo essa carta para que, quando finalmente estivermos juntas, você não se sinta tão confusa com o meu jeito. Bom, quero iniciar pedindo que você não espere que eu seja uma garota como essas que você já deve estar acostumada, de rostinho meigo e atitudes de donzelas, pois sou o oposto disso. Adianto que não sou nem um pouco normal, tenho crises de risos e dramas intermináveis, mesclados a medos absurdos.
Sou como um livro velho que ninguém se permite ler. Como um dia nublado que, por falta do brilho solar, ninguém encontra tempo para admirar. Sou aquela que fica na vida das pessoas como fotografias antigas, mas nunca como companhia constante, por incrível que pareça, elas sempre enjoam de mim. Sou um misto de mulher e menina. Sou quem a vida escolheu como exemplo de solidão e vazio.
Costumo ser só mais uma na vida das pessoas. Carrego no peito várias feridas que nunca cicatrizam, é na verdade a marca de muitos abandonos. Talvez as pessoas que já passaram por minha vida foram necessárias para me fazer crescer e aprender um pouco mais sobre o mundo, mas eu preciso de você agora. Eu não quero mais amores passageiros, quero algo que dure uma vida inteira. Eu quero segurar sua mão e não largar. Quero acordar ao seu lado durantes anos, sentir teu cheiro até decorar, me encantar por suas manias e ver minha imagem refletida em seus olhos em cada entardecer. Quero beijos longos, abraços carinhosos.
Sabe, futura namorada? Eu já passei noites em claro imaginando como você deve ser. Sei que parece loucura idealizar quem eu ainda não conheço, mas sonhar com você me faz sentir mais próxima a ti. Sei que você ainda está morando no futuro, mas não vejo a hora de você se tornar logo um presente em minha vida. Por favor, quando você finalmente estiver comigo, não se assusta com minhas grosserias. Esse jeito ogro que criei foi uma armadura para me defender de pessoas que brincam com sentimentos. No entanto tenho certeza de que com você será diferente. Eu nem sou tão grossa. Bom, eu sou. Mas sou carinhosa também. Minha grosseria, minhas reclamações, minha chatice é só uma forma de me proteger. Desculpa, é que eu só estou um pouco cansada de pessoas que nos fazem se apaixonar e depois vão embora. Por medo de partidas, eu passei a ter medo de deixar as pessoas se aproximarem. No fundo, mesmo com toda essa minha marra de brava, eu imploro por pessoas novas. Sei que essas palavras estão confusas, mas é para combinar com meus sentimentos.
Sabe, futura namorada? Você não precisa ser a garota mais linda do mundo, você só precisa me amar e eu com toda certeza serei a garota mais feliz do planeta. Não precisa me presentear com ursos, joias e chocolates, você só precisa ser presente em minha vida e certamente isso me bastará. Não precisa falar que me ama todas as horas, mas fale ao menos uma vez ao dia. Por mais certeza que eu tenha dos seus sentimentos, ouvir é sempre bom. Se eu sentir medo do escuro, por favor, me abraça o mais forte que você conseguir e diga que vai ficar tudo bem. Me faça sentir segurança em sua presença, para que eu não tema ser abandonada. Eu já fui abandonada e sei como dói.
E posso prever que em alguns momentos você vai sentir vontade de desistir de mim, de nós… mas eu imploro, não desista. Respire fundo e tenha um pouco mais de paciência comigo. Me mostre que você é realmente diferente? Ignora minha TMP e valoriza mais meus sentimentos. Não me faça chorar, não me magoe, não machuque e eu prometo fazer o mesmo por você. Quando pensar em jogar tudo para o alto, tenta lembrar das coisas que nos fizeram se apaixonar. Por favor, tenta mais uma vez, liga mais uma vez, sei lá, faz qualquer coisa, menos desistir de mim.
Eu não sei por mais quanto tempo eu terei que te esperar chegar em minha vida, mas eu juro que vou esperar. Quero te pedir que não demore muito, pois eu tenho pressa em te conhecer, mas se demorar eu espero. Eu não vou abrir mão de você. Sei que você está meio perdida ainda, mas espero que encontre o caminho da minha vida logo. O amor achará uma forma de trazer você para mim, mas até lá eu terei um coração vazio que só será preenchido por você. Sem os seus braços não há lugar ao qual eu pertença. Sei que você vai me fazer muito feliz quando finalmente chegar, mas, enquanto você demora, meu coração vai se enganando com algumas tapadas que surgem no caminho.
Finalizando minha carta, futura namorada, eu só quero que você seja capaz de receber todo o amor que busco te oferecer e seja capaz de correspondê-lo na mesma intensidade.
Um grande beijo da garota que você ainda não sabe que existe!
— Você disse some e ela somou ao invés de sumir. Você implorou que ela sumisse, ela atendeu somando as dores que você casou em seu coração, somando os ferimentos que suas recusas deixaram, somou as lagrimas que você a fez derramar e no final de toda essa soma, o resultado final foi desistir dessa relação e sumir. Você tinha tanto medo de pertencer a ela, que acabou não sendo de ninguém. Você fugiu tanto do amor que ela oferecia, afirmando ter medo de se machucar, que agora vive seus dias lamentando-se por tê-la deixado ir. Lembra quando você disse "some"? Ela realmente sumiu da sua vida e somou na vida de outra.
Eu chorei hoje. Ontem eu também chorei. Chorei na semana passada e por muitos dias deste ano. A verdade é que tenho chorado todos os dias, por mais dramático que isso possa parecer. Me sinto vazia, me sinto como parte da paisagem do meu quarto escuro. Na verdade vim ao mundo para misturar a falta de brilho da minha vida, com o escuro do meu quarto. Há escuridão dentro de mim. A solidão deixou minha alma doente. O medo me paralisou, não sei como seguir sozinha. Tenho medo de muitas coisas, mas a maior delas talvez seja nunca mais voltar a sorrir com o mesmo brilho de antes.
- Moça, desculpa não te falar sobre meus sentimentos? É que sei reconhecer que sou o oposto do que as pessoas buscam em alguém. Eu queria poder te fazer me notar, mas talvez após ser notada, você prefira partir ao envés de ficar. Eu não queria esconder, mas tenho medo que fuja. Perdoa minha insegurança, é que acostumei a causar um efeito contrário nos sentimentos de quem eu mais queria perto.
— Ela sorriu e isso me machucou profundamente. Machucou porque aquele sorriso não era para mim. Ela abriu seus braços prontamente para retribuir um abraço, mas não era por mim que ela queria ser abrigada. Eu chorei observando outro alguém envolver em seus braços o meu mundo inteiro de uma só vez.
Ela é a rima da minha poesia...
É a calma da minha euforia...
É o elixir da minha saudade...
A lucidez da minha insanidade.
Ela me faz lembrar do quanto tenho sorte... E se fosse preciso atravessar o pólo norte para ficar ao seu lado, eu mudaria de nome, cidade ou estado, mas não desistiria de tê-la pra mim.
Travessia da ponte sem ti
Minhas fraquezas, meus medos, meus dramas, minhas angústias, minhas confusões, minhas lágrimas, se tornaram maiores desde que precisei caminhar sozinha. Você soltou minha mão e me deixou no meio da ponte sem saber se o melhor seria ir avante e tentar te alcançar, ou retroceder e voltar a viver minha vida sem você. Acho que sem você descobri que não sou tão forte como quase acreditei que fosse.
Traduzindo sentimentos!
Você sabe o significado da saudade? É o vazio que fica no peito quando a presença de um alguém importante se torna ausência. Saudade é a lembrança de um sorriso que nossa memoria não consegue apagar. É o medo absurdo de ter que reaprender a viver sem esse tal alguém. Saudades é a dependência sentimental do coração... Mas se quiser um significado mais resumido, saudade é o que restou em mim após sua partida.
Eu me casou um amontoado de euforia e se foi. Me disse que odiava melodramas e firmemente me recusou. Me amou sem sentimentos e me quis sem verdade. Me beijou sem vontade e me tocou sem desejo. Me enganou da forma mais cruel: olhando em meus olhos. Aprendi com você que a ilusão machuca bem mais que a rejeição.
Embriagada de saudades!
Eu esperei durante dias sua volta... Esperei incansavelmente... Gastei noites sonhando acordada, idealizando o que dizer e fazer quando você finalmente voltasse... Se é que eu conseguiria falar algo, além de calar o momento com um beijo. Eu chorei lágrimas intermináveis quando partiu. Eu lhe disse tantas coisas, mas você não foi capaz de enxergar verdade em meus olhos. Você se recusou a acreditar em mim, justo eu que nunca te dei razões para duvidar. Esvaziei algumas garrafas essa noite e agora pouco bebi um gole a mais, não por gostar disso, mas por ser a unica forma de te trazer para mais perto de mim. Sua companhia foi substituída por uma garrafa que tem o poder de fazer sua imagem continuar aqui, mesmo que dure somente até o efeito da bebida passar, mas para te ter um pouco mais, qualquer sacrifício é valido.
- Lanny Ferreira
— Na noite passada, conheci uma garota de Marte. Acredita que ela queria ser amada? Pobre garota, não parou para perceber que na terra o amor foi instinto e sentimentos verdadeiros estão em total escassez. Doce menina alien, tente viajar um pouco mais pela galáxia e conhecer novos planetas, quem sabe dê a sorte de encontra-lo em um horizonte mais distante. Garota de Marte, guarde sua capacidade de amar com cuidado, há terráqueos capazes de te arrancar essa capacidade da forma mais cruel possível.
— Lanny Ferreira
— Me culpou pelo nosso fim e disse que da minha parte te faltou amor, porém esqueceu que foi você quem soltou-me quando mais precisei me ancorar em alguém. As noites de solidão e vazio me obrigou ir em outras partes procurar amor o amor que aqui não tive. Nessa história eu ocupei bem meu papel de trouxa, mas agora cansei dele. É errado tentar buscar a personagem principal desse roteiro tão previsível? Eu não nasci pra ser sua coadjuvante, preciso desbravar o mundo e ser a principal na vida de alguém. Eu não quero ser a garota que você se diverte como se fosse um parquinho de diversão particular. Me disseram que anda falando de mim com carinho e que agora dizes me amar, não te confundas, eu não caminho para trás. Não sou a garota de antes, eu curei cada ferida que você causou e por ti já não guardo mais amor, nem desprezo, na verdade por ti não alimento sentimento algum, e mesmo chegando a pensar que isso nunca fosse sair da minha boca, por ti não sinto mais nada.
Preencha o vazio do meu peito com seu amor. Transborde-me de bons sentimentos. Faça da minha vida sua morada.
Sou tempestade, mas também sou calmaria.
Sou vulcão, mas nem tão fácil entro em erupção.
Sou dores, mas também sou nostalgia.
Sou realidade, mas ofereço devaneios.
Sou inteira, mas sei oferecer metades.
Sei amar, mas não abuse dessa capacidade.
O segredo
Mãe, eu tenho um segredo que está guardado, que lhe precisa ser revelado, pois é uma parte importante de mim.
Pai, peço um minuto de atenção pra sua menina, que há muito tempo já está crescida e quer lhe falar de alguém que a faz feliz;
Quero que saibam que não foi planejado, mas aconteceu e não pode ser mudado, independente de qual seja o seu querer.
Sei que pra nenhum pai isso é um plano, mas eu não posso escolher quem amo e eu me apaixonei por uma mulher.
Não quero que vejam isso como algo tão ruim, ainda sou a mesma desde que nasci, o que mudou não foi essência, foi opinião.
Sou a mesma menina que o senhor criou, sou a mesma menina que a senhora amou, só o que há de novo é alguém em meu coração.
Sei que é difícil de entender, mas faz parte do meu ser e tudo o que eu peço é a sua compreensão.
Ôh pai, me perdoa por ter te decepcionado, todos julgam um amor errado, mas eu preciso tentar ser feliz.
Mãe se eu pudesse escolher, mudaria quem sou para te fazer sorrir, mas não é escolha, é destino.
Me olhe como sua menina, eu cresci no tamanho, mas contínuo com os mesmos medos de monstros, não dos que achei que se escondessem no armário, mas daqueles que se escondem dentro das pessoas.
Não me julguem pela minha forma de amar, só me amem sem formas e me aceitem como sou, essa certamente será a maior prova de amor.
Assinado: A menina eu!
____________________
Autoria: Débora Guedes
Adaptação: Lanny Ferreira