Coleção pessoal de Kakitis
Analisa bem quem é teu amigo, porque se o consideras como sendo-o, e ele o não é, pode ser o teu maior inimigo.
Que ironia um escravo poder viver sem seu senhor, mas o senhor não poder viver sem seu escravo. Quem é dono de quem agora?
Devemos ter amigos que nos ensinam o bem; e perversos e cruéis inimigos, que nos impeçam de praticar o mal.
Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.
No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.
Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos – para nos esquecermos dele em seguida.
Duas pessoas só se amam quando são capazes de viver uma sem a outra, mas optam por viver uma com a outra.
Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.
Existem muitos tipos de monstros que me assustam: Monstros que causam problemas sem mostrarem a cara, monstros que abduzem crianças, monstros que devoram sonhos, monstros que sugam sangue... e também, monstros que apenas falam mentiras. Esses monstros mentirosos são um verdadeiro problema; eles são muito mais espertos que os outros. Eles fingem ser humanos, mesmo que não entenda o conceito do coração humano; eles comem, mesmo que nunca tivessem experienciado a fome; eles estudam, mesmo que não possuem nenhum interesse acadêmico; eles buscam amizades, mesmo que eles não saibam como amar. Se eu encontrar tal monstro, eu provavelmente seria devorado por ele... porque na realidade, eu sou esse monstro.
Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.
Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela.