Coleção pessoal de josuemorais
O futuro tal qual a linha do horizonte, sempre a nossa frente. O futuro nada mais é o presente, e o dia seguinte, além de nossos sonhos está a nossa utopia.
Josué Morais.
A religião satisfaz nossa curiosidade sobre o universo e sobre o lugar nele, "ou" a religião oferece consolo.
Josué Morais.
A religião é um fenômeno de grandes dimensões e precisa de uma teoria de grandes dimensões para explicar -lá.
Josué Morais.
Dizem que, na vida, quem perde o telhado ganha as estrelas. É assim mesmo. As vezes você perde o que não queria, mas conquista o que nunca imaginou. Nem tudo depende de um tempo, mas sim de uma atitude.
Porque você se apressa em remover qualquer coisa que incomoda seu olho, enquanto, se algo afeta sua alma, você adia a cura para o próximo ano?
Josué Morais.
O grande desafio para uma vida de equilíbrio, não está na busca incansável de bens e troféus, e sim, em saber conciliar os desejos com os bens já conquistados.
Josué Morais
O amor deve ser compreendido a partir de suas significações históricas e culturais, pois ele é um produto social e discursivo.
Josué Morais
Entre inúmeros fatores que em nada acrescenta a nossa vida, está o preconceito. Este é uma enorme barreira plantada na estrada da vida. Em um grupo de pessoas ele se apresenta de forma sutil, já em outro grupo de pessoas aparece de forma aberta.
Josué Morais.
A saudade;
Lá está você sentado no meio da estrada, na qual olha para os lados e não ver diferenças. Aí pensa : como seria diferente se tivesse amado todos eles de forma igual; se tivesse feito as mesmas promessas; se tivesse usado os mesmos peso e medida, em qualquer tipo de julgamento que tenha feito. Talvez a saudade fosse só uma , e assim melhor sentida. Mas logo você acorda e vai viver todos os caminhos e suas respectivas diferenças, claro.
Josué Morais.
Morrer é se libertar de todas as dores inerente a condição humana. É a entrega de um corpo frágil a Gaia Ciência, pois de tão frágil já não te leva a lugar nenhum. E saber que não tem como mitigar um novo corpo.
Josué Morais.
Da misericórdia;
A qualidade da misericórdia não é forçada. Ela cai como a chuva mansa dos céus sobre o que está em baixo.
Josué Morais.
Sobre filosofia;
A filosofia é necessária. Mas quem hoje em dia quer ouvir os que pensam? Quem se esforça por falar para ser compreendido? Quem deseja escutar o outro? Vivemos num tempo de vazio do pensamento e de vazio também das emoções e das ações.
Josué Morais.
O planejar é como arremessar uma pedra para frente. Embora nem sempre, por inúmeras razões, iremos alcança - lá.
Josué Morais.
A solidão;
A solidão talvez seja a única maneira de sairmos dessa rede perigosa,de manipulação, de caos, pois ela é responsável por dar suporte para que o ser humano parta em busca de uma consciência crítica. Afinal, estar adaptado a uma sociedade doente não é um bom sinal.
Josué Morais.
O ressentimento;
Ao indivíduo que frequenta seu âmago através do pensar, tem a oportunidade de se livrar do pior dos fantasmas, o ódio. Para isso se faz necessário acolher o amor que paira em seu entorno. Do contrário irar continuar no mundo da pequenez.
Pespectiva libertadora;
Filosofar é tornar as pessoas livres, dotadas da possibilidade de criticar, de pensar e de agir, tornar - se capaz de problematizar a própria realidade é o maior legado que transmitiremos às futuras gerações.
Josué Morais.
Sobre o momento;
Atualmente vivemos o desperdício de talento e da inteligência e a valorização do consumismo e da astúcia para enriquecer, que desmotivam os jovens a seguir carreira científica.