Coleção pessoal de jose_netto_1
Existência e Vida: Dois irmãos. Dois destinos. Duas decisões.
O encontro de Esaú e Jacó marca a revelação de dois modelos de vida diferentes, pelo que ao procurar a paz seguindo a orientação de Deus, envia presentes ao seu irmão, a qual rejeita e diz que já tem muito; ao que no receber a mensagem, pede a reconsideração ao mesmo, pois já tinha tudo. O tudo está para a vida, o muito está para a existência.
O tudo indica a completude, o encontro da paz na imaterialidade, o descanso da alma e o seu deleite na plenitude da eternidade. O muito é incapaz de se saciar, é incompleto e totalmente material e terreno.
A jornada do herói de Abraão, marcava a saída do modelo da existência para a vida, ter levado o sobrinho que vivia a existência seria um grande erro. Para selar a paz o fazemos com todos, para caminhar junto devemos aprender a dizer “não” – ter critérios – pois quem anda na vida encontra se em outra margem dos que andam na existência.
Chegar aos portais da vida é alçar a eternidade infinita aonde a contemplação e a energia formam a origem e o destino. A existência é a ocupação do espaço, a vida é a percepção do valor do imaterial. Ali na existência há resistência ao mundo, aqui na vida o fluxo é contínuo e harmônico. Ali na existência existem adversários, aqui existem irmãos. Ali na existência há competição e egoísmo, aqui na vida existe altruísmo e generosidade. Ali na existência há previsibilidade, aqui na vida existe lugar para o imprevisível e o inesperado. Ali o destino se impõe, aqui se faz escolhas em acordo com o propósito. Ali na existência sempre existe uma voz passiva, aqui na vida há protagonismo. Ali tem preço, aqui tem valor. Ali tem acumulação, aqui tem prosperidade. Ali tem ódio, aqui na vida tem paz. Ali tem mágoa, aqui na vida tem perdão. Ali na existência tem ingratidão e falta permanente, aqui na vida tem gratidão a um plano maior mesmo diante dos pequenos detalhes da natureza.
O povo do deserto estava em frente a terra prometida, mas a falta de fé não os fazia crer na promessa de Deus. Começaram a achar que aquilo era muito para um povo nômade e peregrino no deserto! A incredulidade cega o homem! Mas dois homens viviam a promessa, porque profetizavam e perdoavam, indicando a mentalidade da vitória e da prosperidade! Nós não apenas sobreviveremos, mas iremos arrebentar com a força e a ajuda de Deus!
Todo fracasso está fundamentado em um ou mais álibis! Enquanto a responsabilidade pelo próprio destino não chega, nada mudará! Neste estado estas pessoas costumam não dar crédito as nossas vitórias, porque não possuem coragem para mudar. Nunca se permita andar ao lado de quem despreza as suas conquistas, a vida exige de nós coragem! Quando eu me amo, eu me respeito, me valorizo e ando com quem pode me amar!
A Bíblia ensina aos homens a amarem incondicionalmente as suas mulheres, ao mesmo tempo, ensina as mulheres a respeitarem incondicionalmente aos seus maridos. Em uma cultura atual que fomenta a desmoralização da figura masculina, existe a necessidade de uma contracultura daqueles que professam a fé. O desrespeito retira a energia do homem, impedindo a conexão e o seu avanço em todas as áreas. A falta de amor, retira a energia da mulher, a tornando infeliz. O amor e o respeito devem ser incondicionais para ambos. A mulher sábia edifica a sua casa e o homem sábio constrói a base desta casa com cuidado e zelo auxiliando a sua esposa em um propósito conjunto. Um time sem união não prosperará!
Uma promessa vale mais que uma herança! Quem tem uma promessa possui uma força a seu favor em qualquer circunstância e lugar. A promessa de Deus reverbera sobre uma família e uma comunidade. Alguns dos meus antepassados foram missionários religiosos nos lugares mais pobres deste país, fundando igrejas e estabelecendo trabalhos, e foi ali naquele porão de uma pequena igreja, aonde eles moravam com os filhos, que Deus estabeleceu uma promessa para a nossa geração, que vem se cumprindo dia após dia! Não devemos nos esquecer das promessas de Deus sobre a nossa casa, se ele prometeu irá cumprir. Nós falhamos, mas Deus não falha. O Pastor continua com o amor incondicional sobre a sua ovelha, deseja que ela seja amada, protegida e cuidada. Lembra-te da promessa, e ela te guiará em sua jornada!
Conta se a lenda que em um lugar distante da Ásia, ao final de uma reunião da comunidade local, chamaram o ancião da vila que estava sentado ao final do ambiente para subir ao palco e segurar um bacia desenhada na forma de espiral. O homem ao pegá-la a levantou para o mais alto possível e começou a girar o seu corpo harmonicamente com a bacia, na forma de espiral, se tornando uma só com ela. Esta filosofia de vida indica a habilidade desenvolvida da não resistência, e da integração com o ambiente e o universo. Por mais difíceis que sejam os nossos dias, existe algo para aprender com eles. Por mais duras que sejam as situações, existe uma pedagogia de Deus para o nosso desenvolvimento e crescimento. A sabedoria nos trás paz, felicidade e prosperidade.
Uma verdadeira espiritualidade reconhece a sua miserabilidade absoluta, são estes os chamados pobres de espírito! Quando Adão caiu, nós caímos! Quando crucificaram o Mestre, éramos nós os seus algozes e homicidas! Não existe inocente no reino de Deus, mas pecadores conscientes e arrependidos dos seus pecados. Quando entramos neste estado, recebemos perdão, perdoamos, amamos e somos amados! A legalidade cai por terra e a graça cresce!
Deus só ajuda quem se esforça! Muitos desejam bons empregos, cargos públicos e oportunidades, isto é bom e saudável, mas só serão uma realidade com muito esforço! Assim como construir uma boa base de uma casa requer esforço e ao final ninguém a verá, também devemos nos esforçar, e os resultados virão sob a ajuda de Deus! Da mesma maneira funciona nos relacionamentos, estes só permanecem na vida se tiverem uma base sólida advinda do esforço e da ajuda de Deus!
Uma marca fundamental do novo nascimento é a preponderância da razão sobre a emoção. O ímpio sente e logo age, pois é guiado pela emoção. O justo primeiro raciocina, depura suas emoções e depois age! O agir pelas emoções leva o homem a seguir suas próprias paixões, mas o que age pela razão se lembra dos limites e marcos estabelecidos pelo criador. Um exemplo claro de alguém que iniciou sua jornada pela emoção é o de Simão, mas que foi transformado em Cefas (Pedro), assim tendo sua identidade trocada pelo Mestre dos Mestres, pelo que pode ao final da vida agir pela razão, escolhendo a vontade de Deus e não a sua própria vontade.
Há uma necessidade extrema de conscientização dos pais ante a criação de filhos, primordialmente nos primeiros anos de idade. Diante dos estudos da psicanálise infantil e da medicina é sabido que os primeiros dias, ainda que no útero materno, são delineadores do emocional da criança. Os impactos de traumas e lesões são maiores na medida dos primeiros anos, sendo que exercerão um papel de delineamento do fator estressor deste ser humano. Pesquisas recentes realizadas no EUA, já mostram mais de 50% das crianças afetadas por traumas e lesões emocionais. Um ambiente de conflito, mágoas, discórdias, insegurança e instabilidade são ingredientes para gerar lesões graves no desenvolvimento cerebral. Tais situações também terão implicações no trato da alma, tais como: pensamentos negativos, espiritualidade afetada, baixa autoestima, produção de mágoas e rancores capazes de inibir a plenitude de sua humanidade. Por isto, é fundamental que haja uma boa preparação de cada individuo, visando compreender a complexidade do processo de desenvolvimento humano, tentando evitar ao máximo erros graves, permitindo a nossa sociedade obter seres com plena capacidade para as funções da vida.
JOSÉ LUIZ DE SOUSA NETO - PSICANALISTA
Quanto mais o ser humano desenvolve autoanálise, se conhecendo melhor e se esforçando para o seu crescimento e valorização, está mais apto a entender a diferença entre riqueza e dinheiro. Aquele que é rico em dinheiro é pobre, mas aquele que é rico espiritualmente é verdadeiramente próspero. Isto não significa uma independência de Deus, ao contrário, em nossa miserabilidade espiritual encontramos nele todo o nosso valor. A riqueza assim começa sendo construída dentro da alma humana, formando suas bases através do conhecimento de si mesmo, estando este integrado e propiciando uma entrega de valor a sociedade e a sua comunidade. Quando somos movidos pela riqueza espiritual temos a oportunidade de desfrutar da verdadeira felicidade!
A vida tenta a todo tempo nos ensinar a diferença entre a riqueza e o dinheiro. Ainda que a sociedade consumista insista na superficialidade do dinheiro. A família, o relacionamento com Deus e a paz são exemplos de riquezas, todos eles estão ligados a alma. O dinheiro só poderá ser útil quando não somos escravos dele, porque a riqueza não tem preço, o amor não se compra e não se estima em preço. Nesta sociedade citada aonde tudo é tratado como objeto, inclusive as relações humanas, tudo tem preço e validade; mas na sociedade projetada por Deus o que vale é a profundidade do amor, do perdão e do propósito!
O amadurecimento do cristão está ligado ao nível de sondagem dos seus próprios pensamento. Devemos nos questionar: Qual a intenção desse pensamento? Isto ajuda a impedir o desgaste emocional! A renovação da mente através da meditação das escrituras produz a energia para vencermos quaisquer dificuldades!
A fé se revela real quando em meio aos vales sombrios, na UTI espiritual, mesmo diante de atos de crueldade, manifestamos o perdão! O perdão ali é a única coisa capaz de salvar a nossa alma! Não importa o que fizeram, mas o que vamos fazer com isto!
O alimento principal de quem sofre de baixa auto estima é a crítica! Um ego inflado tenta sempre mascarar a fraqueza interna! Nossos maiores inimigos estão dentro de nós!
Quando um líder guarda mágoas, bloqueia-se a prosperidade sobre os seus liderados. Quando um líder espiritual guarda mágoas, sua comunidade é afetada negativamente. Quando um líder familiar assim o faz, sua família é afetada negativamente. Quando um líder político guarda mágoas, a comunidade e a sociedade é impactada negativamente. Em um tempo de tantas mágoas causadas por pessoas com baixa autoestima, é preciso que os lideres aprendam não somente a perdoar, mas a viver sobre um estado de espírito de perdão!
Não podemos esquecer que o amor incondicional de Deus é a marca da nossa identidade, somos muito amados! Não precisamos diminuir o outro para nos afirmarmos ou mesmo nos compararmos para nos inferiorizar! Temos todos os recursos para cumprirmos nossa missão na terra, isto nos foi dado, está dentro de nós! Uma boa autoestima é a base para uma nova vida em Cristo!
O único caminho fácil na vida é o do fracasso! Basta não querer mudar! O sofrimento é o maior pedagogo para o crescimento do homem. São os treinos duros que criam os jogos fáceis! Uma boa autoestima é forjada na autossuficiência!
Ser conhecido enche o ego! Ser amado nutre a essência! O primeiro estado se preocupa com a reputação. O segundo estado se preocupa com o caráter. O primeiro é superficial, o segundo é profundo!