Coleção pessoal de gaelthomaz

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LUZES NA NOITE

Um ônibus. Uma ambulância. Carros. Motos. Buzinas. Sirenes. Motores. Corridas. Passeios. A sinfonia urbana nunca para, ela contorna trajetos com luzes que se estendem por meros segundos, quase imperceptíveis, mas quase palpáveis.
Luzes. Luzes nos postes, nos faróis, nos tocos de cigarros mal apagados, nas vitrines, no celular solitário que pisca na volta pra casa. Luzes nas janelas. Em cada prédio, em cada andar, em cada apartamento, em cada televisão que faz companhia para seus insones. Em cada tela de computador.
É tudo que eu vejo quando olho pra fora, depois da meia noite. Vejo janelas iluminadas, algumas próximas, algumas distantes. Imagino vidas, situações. Resolvo problemas que não são meus. Tomo dores que não são minhas. Vejo de tudo e sequer sei se sou visto por alguém. Uma senhora recolhendo as roupas esquecidas na varanda. Um estudante com fones nos ouvidos, talvez estudando, talvez namorando à distância. Pessoas aflitas em quartos de hospitais, fumando um atrás do outro, esperando notícias boas ou ruins. Funcionários de um escritório fazendo hora extra. Uma mulher chorando, preparando um chá, talvez um café, não sei ao certo.
E lá, bem distante, entre morcegos e mosquitos, entre ritmos intercalados de jazz e soul, numa claridade muda, tímida, quase invisível, um escritor curioso, cuidando da vida alheia, cansado do tédio da sua própria vida.

MIRAGENS

Não posso dizer que sei muito da vida. Não posso reclamar por tudo, afinal, não tenho uma péssima vida. Mas se tem algo que eu sei, é que devemos ter cuidado com a imaginação. Para mim, a imaginação é como um oceano. Existem partes mais rasas e outras não tão fundas, nas quais nos garantimos. Por outro lado, existem áreas tão profundas e tão desconhecidas, que explorá-las pode ser uma bênção ou uma maldição.
Encontramos alguém novo no elevador do prédio, alguém que, até então, ainda não se havia visto. Basta um perfume, uma boa aparência, um cumprimento agradável ou o simples gesto de apertar o botão do “térreo”, que tudo pode se tornar intenso. Aí, misteriosamente, a quantidade de vezes em que você precisa pegar o maldito elevador, dobra. Você pensa até em levar aquele papel de bala na lixeira lá da rua. E por que não conferir a caixa do correio pela quarta vez em menos de duas horas? Enfim, sequer sabemos o que se passa exatamente na nossa cabeça. Mas idealizamos uma possibilidade, por menor que seja de existir ali a chance de um “possível” suprimento de uma “possível” necessidade.
Esbarramos com alguém na rua que nos envia um sorriso, sem remetente nem destinatário, sem selo nem registro de entrega. Um sorriso, apenas. Mas nossa máquina de imaginações absurdas cria motivos e razões que talvez nem existam pra que aquele sorriso seja suficiente pra tornar o dia diferente. Nem nos lembramos de olhar para os lados, para ter certeza de que o responsável pelo sorriso possa estar logo atrás. Criamos certezas baseadas em imaginação pura. Navegamos em águas profundas, como nadadores profissionais. E na grande maioria das vezes, nos afogamos como calouros em um trote de faculdade.
Para alguns, afogar-se faz parte da diversão. Para outros, o afogamento é pura imaginação. Não é real e por isso não pode machucar. Mas para outros, e me incluo nesse grupo, apenas o fato de imaginar, sem saber ao certo quais seriam os resultados de uma possível tentativa, dói muito. Dói mais do que engolir litros de água sem poder respirar, com a exceção de que, talvez, exista uma provável e saborosa certeza de que tudo isso dói menos do que expectativas frustradas e pulos suicidas que deram certo. Então eu sigo imaginando. Dói menos.