Coleção pessoal de fidelisvalente
Acaso ! Palavra usada por ateus para se referir a Deus.
Deus ! Crença proferida por "crentes" para se referir ao acaso.
No fim , só o respeito pode nos unir de fato !
O pai que educa com mentiras, condena a prole a se esconder da verdade! Cobrará de seu descendente: Seja homem meu filho, sem que ele mesmo o tenha sido! O exemplo é o melhor professor e a verdade é sempre a melhor palavra!
A suposta simplificação das leis mosaicas nos trouxe dois efeitos: O uso indiscriminado de palavras bonitas como perdão, amor e etc., e uma profunda superficialidade para por em prática tais conceitos de amor, perdão e etc. Talvez, os Dez mandamentos sejam mais eficazes pela clareza e objetividade das palavras do que poética sutil usada por Jesus. Pérola aos porcos se enquadra aí com perfeição!
No que tange a liberdade, não tenho dúvidas sobre seus benefícios. A grande pergunta é: O quão preparado estamos para sermos livres?
O homem é pedra que quer ser vento.Toda sua dor veem da constatação de que para ser , deverá antes , deixar de ser !
A religião é para o homem tal qual o escuro é para o menino.Ambos [homem e criança] não se perdem , no entanto , o "bicho do armário" não se torna real.O efeito placebo cumpri sua finalidade e todos , às cegas , vivem mais um dia de corpo salvo e razão condenada !
Embora paradoxo,o cristianismo e o comunismo tem fatores em comum:ambos escarnecem no rosto da meritocracia e ambos justificam os meios pelo fim!
O ser que criamos nos criou e nos chamou de filhos , para justificar as nossas atrocidades sobre o resto dos animais !
O adultério não é a causa e sim o efeito.Ele é a materialização da incompatibilidade do homem com a monogamia, e também , o sintoma da pouca relevância que destinamos ao caráter!
O Homem é o câncer da terra ! Não há um só ambiente onde se instale , sem que desaloje , explore ou modifique o pré existente.Para justificar este viver parasita , nós dizemos: Somos semelhança de Deus!
A corrupção no Brasil não se mede por classes e sim por grau.Logo , aquele que dispõe de maior logística , alcança tamanho grau que faz com que o povo se desonere do fato de também ser corrupto !
O tecnicismo em uma nação , quando cresce sem que também cresça a filosofia , causa o maior dos males humanos:A prepotência!
Quarta feira, em compras na feira, no Olímpio dos palacetes modernos, nos subúrbios do mundo, no bar. A pergunta é evidente e insana: Ora, por que marchamos? Sábios do passado ao tentarem conceber formulação para tal questionamento se abdicaram do ar primaveril da juventude para refletir sigilosamente como velhos. Por que marchamos? A vida conjugal, a educação formal, o carro, os filhos, o cavalo, a pinga. Por que seguir em frente com certezas,quando se sabe que todo o senso é incerto, logo, ilusão?
Ao mirar crianças e seus sonhos admiráveis, começamos interagir com os inteligíveis aspectos de nós mesmos. Deixamos de sermos crianças ao notarmos o quão volátil e mutável é o nosso “para sempre”. Dito isto, torna-se claro o poder explicativo que tal indagação nos concede a cerca dela própria.
Ao homem é mais fácil refletir sobre o que poderia ser e não o é. Não nos damos conta da grande “vantagem” que tem o cão sobre nós, pois o mesmo distinto animal citado, não conhece nada além de ser um cão e com isso vamos chegando a possível revelação de tal incógnita, pergunta inoportuna, que outorga para si a frágil paz dos intelectuais.
Buscamos o que nos é desconhecido, nadamos ao leito distante, corremos atrás da caça por hora não alcançada. Como diria Platão: Amamos o que desejamos. Cada homem e mulher trilham por acreditarem que o hoje não foi o bastante. Mais, mais... Marchamos por que do poço não se bebeu o suficiente. Marchamos, pois o ser que criamos nos criou e nos concedeu visto ao infinito. Marchamos, pois os ouvidos se estarreceram de ouvir sobre um mundo melhor. A primavera que nunca chega o sol que jamais se faz majestade. Marchamos pelo escuro, pelo vácuo, por todos os sonhos admiráveis de criança. Em fim: wenn hier marschieren? Marchamos por que os cães ladram!