Coleção pessoal de ElizeuSilva

1 - 20 do total de 130 pensamentos na coleção de ElizeuSilva

⁠Filosofia, literatura e ciência. É preciso ensinar leitura e escrita numa perspectiva, primeiramente, de melhorar a estética do caráter do leitor. Em segundo lugar, para formar e desenvolver conhecimentos. E, por fim, para que ele melhore sua vida econômica e social.

⁠SUGESTÃO DE LEITURA

Normalmente, fazemos leitura silenciosa de livros, revistas e afins, quando estamos em um espaço social, público ou privado. Mas já experimentou ler escutando a própria voz, gesticulando ou até se movimentando quando está sozinho em um ambiente? Para os textos mais complexos, depois de várias leituras silenciosas, é algo que recomendo. Pode não funcionar com todo mundo, mas alguns vão se identificar. Afinal, a leitura prazerosa é um luxo.

⁠É preciso orar pelos superiores. São eles que se aconselham com suas equipes, mas sempre têm de dar a última palavra. Que a caracterização de suas ações seja sempre transparente e de sabedoria!

⁠O Brasil político é um eterno malmequer...bem-me-quer.

⁠A discriminação é a identidade do preconceito.

⁠Não é regra, mas uma boa parte das pessoas que vivem sozinhas, vez por outra, revelam um "defeito de fábrica" na relação a dois.

⁠Coisas que uma criança da Educação Infantil nos ensina nas férias:

Adoro fazer lista de compras e escrever o preço dos produtos. Mas não me fale em "português e matemática", que perco o interesse na mesma hora. Abandono tudo e saio correndo.

O SILÊNCIO DA DOR

À luz do direito penal, há atitudes regulares contra a dignidade da pessoa humana que são tipificadas como crimes. Todavia, se não houver denúncias bem fundamentadas, principalmente, por parte da vítima, elas serão tratadas como algo banal. Quem é vítima de certas injustiças, às vezes, carrega o peso da dor pelo resto da vida. A discriminação, por exemplo, é um crime hediondo. Por outro lado, os criminosos não se curam, mas têm um medo terrível da punição.

⁠Jesus Cristo procurou, de modo didático, aproximar as pessoas⁠ de Deus. Mas Ele sabia que, do ponto de vista humano, isso seria impossível, devido a nossas limitações físicas no tempo e no espaço. Deus é lei. A lei geral que opera dentro e fora do cosmos. Então Jesus ensinou a prática do amor, a única lei que estabelece o vínculo da humanidade consigo mesma e com as coisas eternas.

⁠POESIA SEM RIMA

O amor é o canto do pássaro amado. Outra coisa pode ser apenas o apito do caçador.

Conselhos de um Sábio Taoísta

⁠Não se deve dar murros em ponta de maldades.
As pessoas são inteligentes e também percebem tudo.
Trate bem as pessoas para não lhes dar motivos de agir como algumas querem. Afaste -se delas quando a ocasião lhe for favorável.
Em hipótese alguma, fale mal das pessoas ausentes em contextos ociosos. A mentira rondaria a sua boca e o vento levaria a mensagem aos quatro cantos do mundo.
De uma pessoa somente fale bem e com sinceridade de coração.
Quando não puder dizer o que é bom de outrem, fique em silêncio.
As únicas situações em que podemos falar negativamente de alguém são em juízo, em depoimento, em um relato ou ocasião semelhante.
Aprenda com as pessoas altivas. São elas que nos ensinam esses preceitos.

⁠Os conceitos lógicos de sujeito e predicado em Vinícius Romanini

"...porque quando a gente tem uma ideia, uma imagem, algo que está se apresentando aos nossos sentidos, de alguma forma, e a gente tá começando a elaborar isso, isso tá no estágio de latência. A gente percebe que tem elementos que a gente tá capturando da realidade, do projeto, instigações que estão chegando até nós, mas elas ainda não estão articuladas. A gente ainda não conseguiu produzir...enquanto a mensagem não aparece, as coisas estão no estado de latência. esse conjunto de possibilidades que envolvem uma situação, na lógica, é o que chamamos de predicado.
Os predicados são etéreos, são inefáveis. Eles só encarnam nas situações concretas. Aí você precisa de um sujeito pra que esses predicados encarnem. Então o sujeito é o cliente, é o produto que você está desenvolvendo. É aquele rótulo, aquela embalagem, é aquele trabalho específico para o qual esses predicados precisam convergir, se articular na forma de algo. Este algo é o sujeito. Quando você consegue juntar as duas coisas, nós temos uma proposição, que é juntar os predicados com o sujeito...A proposição é a mensagem..."

Vinícius Romanini

⁠COISAS DA SEMIÓTICA PEIRCEANA

Se existisse um objeto originário na semiose, esse seria a voz do próprio Rod Stewart, embora haja no mundo alguns excelentes 'covers' das suas qualidades vocais.

⁠A Copa do Mundo e os Conceitos da Noção de Ausência e Falta


Sempre tive dificuldades para entender muita coisa nesta vida. Coisas que aos outros parecem pequenas, perante mim, elas se agigantam. E eu me apequeno diante delas. Desconfio que isso seja psicológico. Há muitas faltas na nossa breve existência que em algum tempo não foram preenchidas. Porém não é sobre isso que tentarei esclarecer o nebuloso objeto deste monólogo. Antes de tudo, adianto ao possível leitor, que tal clareza busco para meu espírito. Se mais alguém ficar satisfeito com aquilo que vier à superfície, dou-me por satisfeito também, como o finado Brás Cubas. Se não ficar, não pagarei com um piparote. É assunto subjetivo e cheio de lirismo. Vamos ao problema.
A questão que nunca ficou nítida para mim é a distinção que se faz aos conceitos de ausência e falta. Músicos, poetas, filósofos sempre falaram sobre o significado diferente que esses termos têm entre si. Para Nando Reis a falta, por exemplo, é a morte da esperança, mas ele justifica sua ideia com uma situação do roubo de um carro, na letra da composição, o que faz com que eu não experimente essa sensação de perda absoluta sentida pelo eu lírico. Um outro exemplo, é o poema dedicado por Manoel Bandeira a Mário de Andrade em razão da morte deste, "A Mario de Andrade ausente". Embora chegue a tocar no objeto da ausência, pela tristeza provocada no leitor, fico sem uma clara noção do que seja o elemento da falta, apresentado pelo poeta. Porém a esperança que temos é a de que qualquer objeto que se insinua nos signos determinados por ele, mais cedo ou mais tarde, um dia se revelará em signos mais familiares. Não como uma primeira revelação, mas como um desdobramento de si mesmo em tantos outros signos que a realidade vai formando em cada um de nós. Finalmente, parece que o momento dessa revelação chegou sob a aparência de um grande elemento da cultura global: a Copa do Mundo.
Millôr Fernandes, na moral da sua fábula, A morte da tartaruga, arremata no desfecho da narrativa, de modo genial, ao nos abrir os olhos, o conceito de perda, quando enuncia: 'o importante não é a morte, é o que ela nos tira.' Durante muito tempo, essa afirmação, contextualizada no enredo da fábula de Millôr, ficou martelando na cabeça, porque a narrativa é surpreendente. Desconfio agora durante a Copa, que a sensação de perda sentida pelo garotinho pela frustração de não ter mais funeral, uma vez que a tartaruga não morrera, é parecida com a derrota do Brasil para a Croácia e sua consequente saída do torneio.
A Copa do Mundo é uma festa. É um cerimonial para o qual nos preparamos a fim de desfrutarmos das coisas que só o lúdico é capaz de trazer ao espírito. É um torneio único para o mundo do futebol. Primeiro, é único pelo espaço de tempo entre um evento e outro. Quatro anos parecem ser pequeno, porém para um torneio que provoca tantos efeitos de sentidos, de fato, não é. Em quatro anos, mudam-se governos, crianças nascem e, legalmente, precisam estar matriculadas em alguma instituição educacional, terminam-se ciclos de estudos na escola, nos institutos, universidades etc. Para quem sai da Copa sem ser campeão, o tempo parece interminável. Comissões técnicas são renovadas porque outras foram destituídas e, às vezes, muda-se toda uma geração da bola para dar lugar ao novo. É a força do tempo na transformação das coisas.
Segundo, o torneio é único porque estar na Copa é a glória de um país. É um cerimonial vivido durante trinta dias: a entrada em campo, o cantar do hino oficial do país, as resenhas midiáticas que proliferam...A afirmação de pertencimento a determinada nação parece se intensificar ao ouvirmos o toque magistral da nossa música mais emblemática. Somente a Copa produz isso. Acrescente-se a tudo, o fato de que nada se compara à vibração das torcidas na hora do gol. Como dizia o slogan de um programa de televisão: ‘Gol o grande momento do futebol’.
Evidentemente, a Copa cria um clima que mexe com uma nação inteira. Calendários são ajustados para ninguém perder os detalhes da seleção que nos representa enquanto Pátria e Nação. A cada vitória, vamos sonhando com a chegada da grande final. Até os jogos dos outros são importantes porque queremos imaginar quem serão os nossos possíveis futuros adversários na passagem de uma fase para outra. Depois da fase de grupos, tudo é tenso e eufórico.
Particularmente, nesta Copa, preparei-me para assistir Holanda e Argentina e ao confronto mais esperado: a boa seleção inglesa contra a atual campeã e favorita ao título, a França. Pelo bom desempenho de futebol e resultados na Copa, a Inglaterra fez crescer o meu interesse pelo jogo dela contra a equipe francesa, que já demonstrou ser uma seleção altamente perigosa, porque sabe aproveitar oportunidades perdidas pelos outros e conta com excelentes jogadores para concluir jogadas. Do outro lado, queria ver também a Argentina no confronto com a Holanda, porque os argentinos são os nossos maiores rivais, não em títulos, pois a diferença é gigantesca. Somos penta há vinte anos, e eles há trinta e seis anos lutam para buscar um tri. É mais uma rivalidade de parentesco. São nossos vizinhos mais chatos.
Entretanto, embora não confiante e satisfeito com o futebol apresentado pelo Brasil, confesso que a expectativa para ver outros jogos já mencionados, era justamente a esperança de ver um confronto Brasil e Argentina ou Brasil e Holanda na semifinal. Todavia, nem por isso, subestimei a Croácia, tampouco, superestimei a seleção brasileira. Mas não contava ver uma equipe, durante um bom tempo da partida, tão atrapalhada em campo contra uma Croácia que, apesar do bom resultado no Mundial de 98 e, principalmente, porque é atual vice-campeã, ela não figura na tradição das copas: só tem seis participações. O nome ainda pesa muito para se criar uma cultura de respeito mundial. Não falo do respeito dos críticos, mas do nosso: o torcedor.
Mas como dizia, o futebol atrapalhado do Brasil contra a Croácia, a meu ver, foi o que pesou muito para sairmos da Copa, aliás, em nenhum momento a Seleção apresentou um futebol envolvente e convincente durante os cinco jogos disputados. Penso que o ex-treinador foi o grande responsável por isso. Não víamos um desenho de jogo em campo quando a bola rolava, apesar de termos uma boa seleção. A qualidade da nossa geração atual é boa para o momento. Do mais jovem ao mais experiente quase todos estão jogando na melhor praça de futebol do mundo, a Europa milionária. Mas em campo, mesmo com esses craques fazendo algumas jogadas diferenciadas e resultando em gols, no geral o Brasil foi um time fraco para a dimensão de um torneio curtíssimo. Por isso que sua saída da Copa me deixou triste, mas não decepcionado. Faltou o encanto que nos derruba quando caímos jogando bonito. E isso já faz tempo que não acontece.
Abro aqui um pequeno parêntese, para dizer que é bastante compreensível entendermos a grande tristeza dos novos torcedores. Mais do que os veteranos, os novatos aguardavam com ardência pela final, principalmente, quem nunca viu o Brasil ganhar uma Copa. Seria o almejado hexa para o velho e para o novo. Nos distanciaríamos ainda mais da demais seleções do mundo. Para a nova geração de torcedores, a tristeza e decepção chegaram com igual intensidade. Mas o torcedor de mil novecentos e antigamente, acostumado ao grande futebol do passado e a grandes derrotas também, por certo, não está sofrendo com a perda da Copa atual. Aliás, é bem interessante o que as Copas produzem nos torcedores de diferentes idades. Um brasileiro de vinte anos, por exemplo, deve ter em mente que a maior tragédia da Seleção foi a derrota de 2014 no Brasil para a Alemanha. Uma mancha eterna no nosso orgulho. Porém, os torcedores de bem mais outrora sabem e ainda sentem que a maior tragédia foi a derrota na Espanha de 82. A Itália de um certo Paolo Rossi derrubou o melhor futebol do mundo. Para muitos, o único futebol que é comparável ao de 70 de Pelé e companhia. Mas não é sobre isso que trato neste monólogo.
Ao fim e ao cabo, saímos da Copa e perdemos o direito da presença. Não a nossa presença física. Muitos brasileiros ficaram por lá. Milhões continuam assistindo ao resto da Copa pela televisão, como eu também. O que perdemos, evidentemente, foi o direito da presença da Copa em nós. Isso é coisa que não se explica. Mas pode ser sentida. Eu, por exemplo, fiquei sem achar motivos para assistir Holanda x Argentina, Inglaterra x França, embora tenha assistido e forçado a barra para vibrar com o futebol das duas últimas equipes. Mas as ruas ao redor já estavam silenciosas, sem a energia da própria nacionalidade. De repente, a Copa se tornou estranha, vazia, apesar da força da mídia em manter seu brilho. Deve ser este o grande medo que já vivemos em outros eventos: a estranheza. Cada jogo se torna mais um. Para minimizarmos isso, a mente cria a estratégia de simpatizar com algum outro país, a fim de buscar nele uma afinidade ou empatia que gere em nós o desejo de torcer pelo estrangeiro, apenas como forma de dar sentido àquilo que perdemos. O sabor da Copa em nós, a adrenalina da tensão que só o sentimento de pertinência provoca.
Verdade é que, quando a seleção sai da Copa, perde-se o clima, porque a nacionalidade volta para casa também. Esse vazio que fica deve ser aquilo a que chamam de FALTA. A falta é a morte da presença. Manoel Bandeira, afirma, no caso da morte de Mario de Andrade que ela, a falta, viria um dia, pela força persuasiva do tempo. Mas não de modo repentino, como acontece na desclassificação de uma seleção afeita à cultura do futebol como a nossa. Perde-se o sabor, o colorido dos lances. Agora é possível conversarmos, durante as partidas, desinteressados pelo jogo dos outros, porque a ansiedade é alheia. A falta imediata da presença da Copa, em nós, gera estranheza. Fomos desconectados do Mundial sem aviso prévio. É um corpo social que fenece abruptamente. Morremos.

⁠Os animais não filosofam. Seguem o curso natural, "cegos à linguagem, como os peixes ao mar." A aranha, por exemplo, deve sentir que a teia que constrói é o meio da sua sobrevivência física. Mas não concebe que a vida é uma grande e complexa rede de relações, semelhante à teia de uma aranha. Certamente, não desdobrará a questão metafísica se houve uma grande aranha na construção do mundo.

⁠EU SEI, MAS NÃO DEVIA

Com o tempo, você se acostuma com a desorganização do trânsito da cidade e aprenderá a esperar. Não a sua vez de atravessar as vias públicas. Mas a esperar o espaço de tempo que sobra entre os diferentes tipos de veículos que se entrecruzam, surgindo das mais diversas direções.

⁠COISAS QUE O CORPO ENSINA

Quem acha que só pertence ao próprio corpo e não a um corpo coletivo também, então, que se aposente da vida!

RASCUNHO PUBLICÁVEL⁠

Eu não sei ler coisa alguma, de modo prazeroso, se não interpor a filosofia. Para mim, a falta de filosofia nas coisas torna o objeto 'poço não comunicante', como diria João Cabral de Melo Neto. É uma questão de sobrevivência pessoal desenvolver uma leitura assim, porque, de outro modo, um simples parágrafo torna-se enfadonho.
É bem verdade que os signos comunicativos, principalmente, os utilitários, como os avisos e manuais de instrução, por exemplo, não são produzidos para filosofar sobre eles. Dada a necessidade prática dessa classe de gêneros textuais, sua leitura não exige uma forte carga de tensão intelectual para serem compreendidos. Como se estivessem dentro de uma zona neutra, há textos que dispensam prazer e desprazer na sua leitura.
Já existem outros, não tão utilitários como os primeiros. Desde um poema infantil, um trecho narrativo religioso, um clássico da literatura, até à Constituição Brasileira, existem signos que podem ser pesadamente enfadonhos para sua compreensão. Porque, entre outras funções, todos eles se ligam ao sentido maior, que é o sentido da vida.
Sendo a vida complexa, apesar do simplismo atribuído por muitos, é preciso buscar algo que dê sentido à própria vida no fluxo da vida. A filosofia pode ser uma sugestão.

⁠SIGNO DO AMOR

"Se eu vou na Mangueira ela vai
Se eu vou na Portela ela está
Ela vai no Cacique de Ramos
Ela vai no Estácio de Sá
Ela vai no pagode em Xerém
Ela vai no pagode em Irajá"

Zeca Pagodinho

⁠AINDA SOB OS ECOS DE 30 DE OUTUBRO

Há quatro poderes que regem o Brasil: o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e...o Nordeste. Os políticos têm de respeitar!