Coleção pessoal de ElieneTeixeira
Eu tenho as relíquias mais simples.
Tudo porque elas são muito mais sentimentais do que materiais.
A melhor relíquia que se pode ter é um sentimento, uma vontade, um pensamento, uma frase...
O que você quiser...
Mas, por favor, depois de descobrir sua relíquia, faça o seu relicário.
Todo tempo o tempo passa ...
Eu me olho tentando enxergar o que fui a um tempo atrás e surpreendentemente não me encontro mais.
Sinal que o tempo consegue nos transformar sem a nossa percepção .
Hoje minhas opiniões são outras, meus hábitos, minhas manias, quase tudo em mim é diferente, exceto os princípios, esses eu não mudo!
Claro que defeitos meus ainda me acompanham, fazem parte da minha essência, mas me acompanham de forma mais suave, da maneira correta.
O tempo ensina a usar nossos defeitos, a reavaliar nossos conceitos e a proteger-se do próprio tempo, do tempo que não passa, do tempo que passa rápido, do tempo que não se quer lembrar, do tempo que é lembrado a todo tempo. Gastando tempo você se transforma, se modifica, se aperfeiçoa , cria um novo alvo ou além disso, uma nova vida.
Uma nova vida temporária, porque o tempo passa, e gastando tempo você se transforma, se modifica, se aperfeiçoa ...
Amadurecer demora.
Leva um certo tempo porque é preciso ter conhecimento sobre acontecimentos da vida.
Porém engana-se quem acha que para se estar maduro é preciso não ser tão novo ... Somos diferentes dos frutos que depois de maduros estragam-se. Nós, seres humanos, depois de maduros nascemos, nos encontramos e entendemos porque precisamos passar por alguns momentos.
Isso varia, depende muito do que cada pessoa viveu, do que vive, mas principalmente do que espera da vida e isso não é tão fácil, mas nem por isso difícil.
Quando conseguimos extrair aprendizagem de tudo que nos acontece, nos achamos dentro do amadurecimento. Quando não guardamos ressentimentos de quem nos fez mal, amadurecemos.
Quando aprendemos a respeitar a opinião alheia, amadurecidos estamos!
Quando nos encontramos em um dos momentos mais difíceis que já passamos e ainda assim, conseguimos sorrir, estamos amadurecidos por completo. Digo isto, porque quando estamos rodeados de coisas que nos fazem pensar no pior do pior e ainda sim, conseguimos perceber que a vida não se limita nisto, é o mais certo dos sinais se apresentando em forma de uma felicidade plena, que não é eterna porque esta não existe, mas que é sempre mais prazerosa, por ser otimista!
Hoje eu já consigo me sentir à vontade com todos os sentimentos que tenho.
Acho que isso só aconteceu porque descobri a simplicidade de cada um e assim consegui entender porque os sinto, e o porque do momento em que os sinto.
Ficava admirada com pessoas que demonstravam seus sentimentos da maneira mais espontânea do que se pode imaginar, tinha receio disso, pensava que deixaria de ser uma parcela de mim caso tivesse essa facilidade em mostrar tudo que tenho. Era isso que fazia eu achar absurdo todas as loucuras de uma paixão ou toda ingenuidade de uma pessoa.
Com o passar do tempo eu vi que as pessoas não são ingênuas sempre, e nem por querer...
Assim como fazia parte de mim ser fria, fazia parte deles essa ingenuidade que querendo ou não vai se perdendo ao longo da vida. Percebi isso, quando também notei que só estava deixando de viver parte da minha vida, escondendo de todos tudo que eu queria dizer e talvez de uma forma maliciosa eu estivesse tentando esconder toda a minha ingenuidade. Eu estava com medo de ser o que apontava, e era absolutamente tudo que eu criticava.
Depois disso foi muito mais fácil ser mais humana, e passei a me emocionar com finais felizes, a corar com troca de olhares, a dizer eu te amo mais vezes, e fui deixando aquela garota ingênua e receosa pra trás ...
E tudo de uma maneira tão simples... Eu mesma não acreditava .
Aí aprendi que simplicidade só se consegue ter, depois de muito esforço e que a ingenuidade a gente perde sem se esforçar.
Cada dia de vida é um dia a menos, um dia que você desperdiçou, que você não amou, que não se doou, que não ajudou. Mais um dia que perdeu oportunidades que você acha que terá novamente. Mas ao mesmo tempo é mais um dia, mais um dia que você pode fazer tudo que não fez. Amar, se doar, ajudar. Um dia a mais pra você aproveitar e fazer uma história diferente, e quando esse dia passar será mais um dia que ficou pra trás, esse fará parte do seu passado!
E o que levar do passado?
Tudo que nos foi proveitoso, tudo que fazemos e recebemos. Todo amor que demos, todo tempo que doamos, todo abraço que damos. E deixar pra trás o arcaico, esse é o que não vale a pena, o que menos importa.
Então depois que esquecermos do egoísmo de quem não quis compartilhar um sorriso, da infelicidade de quem achou que nada conseguiríamos, da futilidade de quem duvidou de nós, deixamos o arcaico e nos livraremos de toda contradição que houver nessa vida. Nos lembraremos de pessoas medíocres e nos formaremos moralmente. Aprenderemos então, a não permitir que oportunidades julgadas como fúteis e pequenas sejam desperdiçadas e essas servirão então para um crescimento individual.
É assim que se aprende a não envelhecer, fazendo de tudo proveitoso.
E aí sim você se encontrará finalmente, na juventude mais plena que a vida poderá lhe oferecer.
Estava trilhando meu caminho a pouco e parei para escrever...
Talvez seja mais emocionante do que criar os caminhos, talvez eles sozinhos vão se ajeitando e tomando o seu curso, o curso que você escolhe com todas as suas imperfeições.
Os seus sentimentos vão traçando seus caminhos de forma imperceptível pra você .
E aí, lá longe... Você vê como seu caminho foi lapidado, e imagina, percebe que com a mente atual você não precisaria passar por certas coisas para aprender outras.
O tempo nos faz esse favor...
Recebemos valores como heranças. Quem sabe sejam estes valores heranças verdadeiras, dignas de serem chamadas de herança.
É, ou deveria ser, à partir desses valores que criamos nossas convicções, opiniões e princípios; valores que levam tempo para serem construídos. E a construção de tudo isso se dá de maneiras distintas, porém sólidas.
É como construir lentamente o próprio ego.
Os valores que você tem formam seu caráter. À partir daí, surge a linha de raciocínio mais óbvia que já desenvolvi. Se uma pessoa à partir da criação, das crenças que obteve dessa criação e dos valores recebidos, cria suas próprias opiniões e princípios, esta mesma pessoa já tem consigo um discernimento entre o certo e o errado para que então, decida por si. Só depois disso é que seus princípios serão devidamente formados. É como um ciclo. Você recebe informações, e quando as interpreta da forma que lhe convém, já desenvolveu um senso crítico, para que pudesse então formar tal opinião.
Talvez essa não seja uma tarefa fácil para todos, pois nenhum princípio é efêmero.
Porém, com tudo isso dentro de si, não temos paciência nem a consciência de que cada pessoa leva um tempo para reter valores. E todos nós nessa pressa tamanha que também é uma herança cultural achamos que quando criamos nossos princípios todos deveriam ter os seus, é quando notamos que nem todos tiveram tempo de criar a personalidade, quiçá os princípios !
Gosto de falar de sentimentos inexplicáveis, intradutíveis.
E não há nada tão intradutível quanto o amor, ele te enfraquece e fortalece, entristece e te alegra, te aproxima e te afasta, te aquece e te gela, te mobiliza e te acalma (...) É o mais complexo e o mais direto.Você o sente sem saber porquê, ele te leva a lugares que você não conhece, te tira do chão sem se importar se você sabe ou não flutuar.
É automaticamente o que nos move.
Recebemos amor, desde antes do nascimento (claro que há exceções), depois que nascemos, enquanto crescemos e depois de crescidos. Durante a vida conhecemos pessoas que se tornam amigos, que então aprendemos a amar e assim destes o sentimento é recíproco.
Depois disso, geralmente, o primeiro amor aparece ...
Seria o primeiro de muitos ?
Só se ama uma vez ?
Provavelmente não, eu vejo como absoluto egoísmo só amar uma pessoa na vida (digo agora de amor carnal). Então se o relacionamento não evolui? Não amará mais ninguém? Se fechará para o mundo e dirá aos quatro ventos que o talzinho é o amor da sua vida ?
O amor nem sempre aparece para quem está disposto a procurá-lo, porém, para alguém que queira somente amar. Não é preciso então, correr atrás desse sentimento que não se sabe ao certo definir, ou talvez seja, afinal se este é um sentimento que não se pode definir,também não será este um sentimento previsível.
Porém, naturalmente não há uma fórmula secreta para este, não se deve correr atrás e/ou ficar inerte. De toda forma o amor pode ser efêmero ou durar toda uma vida, todas duas vidas, toda a eternidade...
Portanto, é sempre algo surpreendente, por isso talvez seja tão arrebatador e empolgante .
Independentemente do que o seu amor lhe causar, seja bom ou ruim, não dramatize. Embora nas novelas o amor e o drama sejam aliados, na vida real eles são opostos.
De toda forma, ame ! Esse é o mais precioso sentimento que a humanidade soube um dia compartilhar.
Uma questão de preparação.
Não, nós não estamos preparados para perder o que damos valor, não estamos preparados para perder quem amamos.Eu não estou preparada e sei que você também não está, porque faz parte do ser humano não estar preparado.E se quer saber, vou ser sincera, não sei como me preparar pras decepções, pras frustrações, eu definitivamente não sei me preparar, às vezes até me engano, tentando acreditar em mim mesma, mas não sei me preparar, só consigo encarar um problema quando ele está diante de mim, quando dele eu não consigo mais fugir . Porém, já sofri de decepções, de frustrações e me preparei na hora, não tinha outro jeito, me fiz forte, ultrapassei tudo, e estou aqui, viva!
Por isso nem me reconheço por vezes, ora sou a pior parte de mim e não consigo me manter centrada, ora sou tão calma, que consigo resolver tudo com a minha ironia.Você se conhece sempre ?
Reconhece suas atitudes sempre ?
Não seria sem graça nunca se surpreender com você mesmo (a) ?
Pois se, a vida é uma caixa de surpresas, a sua vida tem mesmo que ser premeditada ?
Desculpe ! Sempre fujo do assunto principal de cada texto, estava dizendo que não estou preparada pra nada nessa vida, nada mesmo !
Mas na hora, uma hora, bem na hora, eu me fortifico, eu me preparo.
Eu aprendi que criar expectativas nas pessoas não dá certo.
É mais fácil achar alguém que se encaixe nas suas expectativas.
Você pode até não encontrar um príncipe com direito a cavalo branco.
Mas você encontrará quem fará com que suas pernas tremam, alguém que fará você sorrir com os olhos e que desperte em você a vontade de estar ao lado dele por toda vida.
Esse será então, o SEU príncipe !
Eu estou precisando conversar com a saudade.
Se ela quer me matar, tudo bem !
Mas, lentamente é sacanagem ...
Sabe, a gente tem mesmo que celebrar a estupidez humana, caso contrário a gente não celebra mais nada.
Por acaso, você acredita no acaso ?
Eu prefiro acreditar que eu faço o meu acaso da maneira que me convém, e acabo tendo um acaso irônico diferente de todos os outros, diferente do que todas as outras pessoas tem. Colho o que planto!
Eu faço meu acaso deixando as pessoas entrarem na minha vida, nem todas, claro !
É preciso ser digno para me ter por perto...
As deixo, se me identificar com elas, portanto, ficam. Mas não por acaso, se eu não as quiser por perto eu as tiro, e tirar pessoas da própria vida nunca foi o acaso de ninguém. E assim eu também não permaneço no acaso, tudo tem um motivo, e o meu propósito é não acreditar que acaso existe, porque no fundo ele não te protege de nada e por isso você precisa se manter atento !
Eu tenho tentado não me mostrar tão fraca a saudade .
Mas fica difícil, quando ela sabe que é meu ponto fraco.
O tempo...
Passa rápido, devagar, às vezes para no tempo, às vezes corre demais, e outras vezes esquece que tem que trabalhar constantemente para que alguém viva!Quando o tempo corre, eu me desespero.
Você já deve ter se sentido assim, como se corresse atrás dele para o impedir de andar tão depressa e ainda assim não conseguir alcançá-lo. Pedir, implorar pra que ele tenha calma e deixe você desfrutar de mais um pouco de tempo com quem você almeja passar o resto da vida. Mas o tempo não te ouve, ele não sabe o que você sente, ele só sabe que tem que continuar a correr, e que você querendo ou não tem que se ajustar a ele.
Quando o tempo para, eu me angustio .
É como ser um peixe fora d'água. Dessa vez você pede, implora para que ele corra e ele se mantém inerte, mais uma vez não te diz nada, porque inevitavelmente você vai aprender com o tempo que o tempo nunca pode fazer o que você deseja.
Quando ele corre naturalmente, nós sempre queremos que ele vá com pressa ou que vá com mais calma, algumas vezes não queremos que ele vá, só que ele fique, que fique, que não vá. É quando você se prende a ele ou se perde dele.
O tempo é o que nos faz mudar, é quem nos faz crescer, é o que faz tudo passar, que faz tudo parar, que faz tudo caminhar, e obviamente, se ajustar a ele não é tão fácil, mas não impossível. É preciso manter-se seguro de si e equilibrado, tudo é uma questão de equilíbrio, de ajuste.
Mas verdade é que entre dar conselhos e seguir os seus, vai-se uma grande diferença
As pessoas que a ti querem te derrubar, deverão então te ver no topo .
As pessoas que a ti querem ver chorar, deverão ver você sorrir.
O que não conseguir te matar, tem por obrigação, te fortalecer.
Os problemas podem ser maiores que você, mas não maiores do que a sua persistência.