Coleção pessoal de edilsonmenezes
O AMOR IMPREGNADO NAS VENDAS
É possível promover uma relação entre “amor” e “vendas” sem transformar eficiência laboral em utopia romântica?
Duvide de pessoas que lhe proponham ignorar o amor ou que lhe sugiram que não existe um lado romântico no Universo das Vendas. Sabe aquelas pessoas que lhe dizem “você precisa vender, fidelizar, focar, escutar”?
Todos estes verbos e muitos outros mais são imprescindíveis à cartilha do vendedor brilhante. Entretanto, poucos falam sobre o amor. Quando alguém ousa falar, é sumariamente criticado.
O líder servidor, figura cujo carisma é contagiante, dá amor à equipe e os liderados amam atuar sob o comando dele. Sabe como ele pensa?
- Alguém da equipe errou? EU ERREI.
- Minha vendedora acertou? ELA ACERTOU.
- É importante que uma briga seja comprada com o concorrente em prol da empresa? EU COMPRO A BRIGA!
- Ganhei a briga? O MÉRITO É DO MEU VENDEDOR.
- Fui homenageado em algum evento de fornecedores? MINHA EQUIPE FOI HOMENAGEADA. ELES SUBIRÃO PARA RECEBER O PRÊMIO, EU FICAREI EMBAIXO APLAUDINDO.
- Recebi um presente do fornecedor? NÃO É MEU, VOU SORTEÁ-LO PARA A EQUIPE.
Este profissional, desprovido de ego exacerbado, é disputado a tapa no mercado e tem ganhos altíssimos. Não significa que o reconhecimento não seja importante para o líder servidor. O que ocorre é que ele preenche o critério de reconhecimento pessoal observando o crescimento da equipe e da empresa. Quanto mais estas crescem, mais ele se realiza.
A boa notícia é que os vendedores que trabalham com o líder servidor passaram a adotar o processo de modelagem. Querem ser também grandes líderes e aprenderam com seus formadores que é importante tratar cada verbo estratégico com amor: vender com amor, focar com amor, fidelizar com amor e assim por diante.
Se você é líder, forme líderes com amor. Se você é palestrante, insira amor no seu trabalho e treine pessoas que possam antes de qualquer coisa, se preocupar com o vizinho de mesa. Se você é vendedor, ame a arte de vender como um artista ama suas obras de arte ou o cantor que dá tudo de si no palco.
Quer exemplos da vida real?
Vejo os diretores sofrendo para responder estas perguntas:
Por que o ambiente de minha empresa quase sempre é pesado?
Por que existe fofoca demais e vendas de menos?
Por que existe alta rotatividade de profissionais na minha empresa?
Comece a incutir amor no cotidiano da empresa e você pode descobrir que a resposta para estas perguntas era justamente a falta dele.
A escolha, como sempre, é apenas sua!
Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br
ARTIGO - "TALVEZ"
Como você funciona sob pressão?
O casamento pressiona porque é difícil manter a harmonia, já a vida de solteiro (a) pressiona porque sentimos falta de alguém.
No trabalho, o líder nos “aperta” em busca de resultados. Por outro lado, as vezes nos incomodamos quando vemos, ouvimos ou sentimos o líder cobrando apenas o vizinho de mesa, e nos perguntamos se ele “estaria ignorando os nossos esforços”.
Acordamos sob a pressão de ser pontuais para chegar ao trabalho e vamos dormir sob a pressão de ter tido um excelente dia, pois se não foi excelente “falhamos” em algo.
Chega o final de semana e novamente estamos pressionados para visitar bem, receber bem, nos divertir bem e aproveitar cada minuto como se fosse o último...
U-F-A!!!! CANSA NÉ?
Vamos respirar? QUEM nos fez CRER que vivemos sob tamanha pressão? Resposta difícil, concorda?
Muitas vezes, nem mesmo lembramos QUEM, ONDE, QUANDO e PORQUE nós fomos convencidos de que a vida é uma pressão absoluta e que “temos que sofrer todo dia” para poder “sobreviver”.
E se imaginássemos que talvez (e apenas talvez):
Você pudesse se permitir desacelerar um pouco sem se tornar lento, acordar “com vontade” de trabalhar e não “desesperado” para tal?
E quem sabe ainda se talvez você pudesse dormir agradecendo a si mesmo por ter feito o melhor possível ao invés de se condenar pelo que não fez ou pelo deixou de fazer com um perfeccionismo que em muitos casos somente você procura?
Talvez com estas e outras pequenas e "suas" observações no comportamento, você sinta uma enorme diferença e possa ter uma vida mais tranqüila. TALVEZ... a decisão é apenas sua!