Coleção pessoal de diogo_b_silva

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Hipoteticamente, era um dia muito quente de verão. Havia uma mosca que insistia em zumbir por todo o meu quarto. Já havia tentado abatê-la com uma camisa, com spray, e nada funcionou. Em desespero, tentei usar a razão: "O quarto é grande", digo à mosca. "Há tantos outros lugares que você pode estar. Não há nenhum motivo para você ficar zumbido em meu ouvido."

- "É mesmo?", retruca a mosca. "Quantos lugares há?"

Em um universo clássico, a resposta é: "Um número infinito de lugares."

Eu então, digo a mosca (ou, mais precisamente, a seu centro de gravidade) que ela pode mover-se três metros para a esquerda, ou, 2,5 metros para a direita, ou 2,236 metros para cima, ou 1,195829 metros para baixo, ou... Você já percebeu, não é?

Como a posição da mosca pode variar continuamente, há um número infinito de lugares que ela possa estar.

Na verdade enquanto explico essas coisas a ela, VOCÊ se dá conta de que não só a mosca conta com uma variedade infinitas de posições, mas também de velocidades. Em um momento, a mosca pode estar aqui, indo para a direita a um quilômetro por hora, ou pode estar indo para esquerda a meio quilômetro por hora, ou indo para cima a um quarto de quilômetro por hora, ou indo para baixo a 0,349283 quilômetro por hora, e assim por diante.

Embora a velocidade da mosca esteja limitada por diversos fatores (inclusive a quantidade de energia que seu corpo possui, pois, quanto mais depressa voar, mais energia terá de despender), ela também pode variar continuamente e constituí, assim, outra fonte de variedade infinita.

A mosca não está convencida. Ela responde:

- Eu posso entender quando você me fala de movimentos de um centímetro, ou meio centímetro, ou um quarto de centímetro, mas quando você fala de lugares que diferem um do outro por um décimo milésimo, ou um centésimo milésimo de centímetro, isso não faz nenhum sentido para mim.

Para um cientista, esses lugares podem ser diferente uns dos outros, mas é contrária à minha experiência dizer que aqui é um bilionésimo de centímetro para a esquerda daqui são dois lugares diferentes. Não tenho sensibilidade para uma alteração tão pequena de local e, portanto, não posso contar isso como dois lugares diferentes.

E com a velocidade é a mesma coisa:

Posso perceber a diferença entre voar a um quilômetro por hora, ou a meio quilômetro por hora; mas entre 0,25 quilômetro por hora e 0,2499999999 quilômetro por hora? Faça-me o favor! Só uma mosca sábia poderia dizer que reconhece a diferença. Ou seja: nenhuma mosca pode dizer isso. Para mim, essas velocidades são iguais.

A variedade é muito menor do que o que você diz.

Mosca, você acaba de me dizer algo muito importante. Obrigado.

Autismo

A nossa existência é uma charada. Temos que parar de tentar adaptar os indivíduos onde eles não se enquadram.

A responsabilidade deste mundo, não é um mundo de responsabilidades. O autismo é, exclusivamente, um termo. Não tem tratamento, se alcança; é um alcance onde não há dois iguais.

Se esses singulares, assim como os pássaros, são "anormais" em seus vôos, todos, no entanto, são iguais no seu direito de voar. E do flanco do além, mirando intimamente, jamais poderemos perceber; do flanco íntimo, mirando para o além, nunca os obteremos. Porque, por mais distante que andem sem auxílio, arduamente será esse suplemento para tê-los próximos.

A competência é o domínio. Adote responsabilidades periódicas para instruir indivíduos superexaltando a causa. Não carecemos de padroeiros, carecemos de orientadores.

Indivíduos assim não nos enganam, não conjecturam, não elaboram grupos.
Utilize parte do seu tempo para educar alguém sobre o assunto.

A história do socialismo oferece uma dupla lição: a queda do coletivo como um agente transformador da vida cotidiana e a ascensão da tecnologia e seus problemas. Dada essa dupla experiência, e dado que a ideia de uma transformação revolucionária do cotidiano quase desapareceu, a retirada para um cotidiano que não foi transformado, mas que se beneficiou de uma pequena proporção do progresso técnico, torna-se perfeitamente compreensível. Não, o mais espantoso talvez seja o fato de que essa retirada de modo algum impediu que a organização coletiva e a superorganização continuassem operando em seu próprio nível: o Estado, as decisões importantes, a burocracia. A vida "reprivatizada" tem seu próprio nível, e as grandes instituições têm o seu próprio nível. Esses níveis são justapostos ou sobrepostos.

Contra um economismo vazio de valores que não os de troca, o protesto representava reunir o festival e a vida cotidiana, para transformar a vida cotidiana em um local de desejo e prazer. Os manifestantes protestavam contra o fato, simultaneamente óbvio e ignorado, de que prazer e alegria, prazer e desejo abandonam uma sociedade que está satisfeita com satisfação - isto é, catalogada, criou necessidades que adquirem algum objeto particular e evaporam nele.

A dominação-exploração de seres humanos começa com animais, feras e gado; os humanos associados a estes inauguraram uma experiência que se voltaria contra eles: assassinatos, criação de animais, sacrifícios, sacrifícios e (para melhor apresentar) a castração.

A crise da comunidade, o seu deslocamento, a angústia da maioria de seus membros, foram de mãos dadas com o progresso tecnológico e a diferenciação social e política.

Estar satisfeito: esse é o modelo geral de ser e viver cujos promotores e apoiadores não apreciam o fato de gerar descontentamento. Pois a busca pela satisfação e o fato de estar satisfeito pressupõem a fragmentação do 'ser' em atividades, intenções, necessidades, todas bem definidas, isoladas, separáveis e separadas do Todo. Isso é uma arte de viver? Um estilo? Não. É apenas o resultado e a aplicação ao cotidiano de uma técnica de gestão e um conhecimento positivo direcionado pela pesquisa de mercado. A economia prevalece mesmo em um domínio que parecia evitá-la: ela rege a experiência vivida.

Uma vida magnífica está esperando ao virar da esquina e longe, longe. Está esperando como o bolo está esperando quando há manteiga, leite, farinha e açúcar. Este é o reino da liberdade. É um reino vazio. Aqui o poder magistral do homem sobre a natureza o deixou sozinho consigo mesmo, impotente. É o tédio da juventude sem futuro.

O espaço não é um objeto científico retirado da ideologia ou política. Sempre foi político e estratégico. Existe uma ideologia do espaço; porque o espaço, que parece homogêneo, que aparece como um todo em sua objetividade, em sua forma pura, tal como o determinamos, é um produto social.

Nada desaparece completamente ... No espaço, o que veio antes continua a sustentar o que segue ... O espaço pré-existente sustenta não apenas arranjos espaciais duráveis, mas também espaços representacionais e suas imagens e narrativas lendárias.

A retirada do eu é passiva em relação a uma realidade social complexa que oscila entre insinuações e explícitas brutais, mas parece ser uma espécie de solução.

É tão difícil avaliar quanto é entender. Não se pode dizer que a reprivatização não tenha sido ativamente escolhida. Houve uma opção e uma geral (opções sociais, escolhas de grupo, propostas socialmente aceitas e adotadas para escolha). Também não se pode dizer que foi escolhido livremente. No entanto, a escolha é imposta e a solução é indicada ou contra-ordenada.

Essa restrição opera dentro de uma margem de liberdade bastante estreita; o peso de fora e do "mundo" torna-se cada vez mais opressivo para uma intimidade que foi metamorfoseada em um fenômeno de massa.

Isto é um estilo de vida, ou a vida é inequivocamente despojada de todo estilo? Embora tenhamos tendência para a segunda dessas hipóteses, ainda é muito cedo para chegar a uma decisão; escrutínio dessas hipóteses e este problema é parte da sociologia do tédio ...