Coleção pessoal de DercioHuo
"Em todos os sentidos, o sentido do mundo tem sido regido por princípios desde o princípio, tropeça quem se torna forasteiro dessa ordem."
"Muito além das teorias democráticas, os bons indicadores sócio-económicos e o controle de todas as forças internas com poder bélico determinam um bom governante".
“A expressão da Democracia efectiva-se quando somos governados por quem desejamos e não necessariamente pela existência da alternância do poder no Estado”.
“Chama-se Democracia à coincidência de vontades entre o povo e o governo, à qualquer manifestação além ou aquém desta, que forje-se outra designação”.
"Dessas três virtudes garanto que uma te tem regido, a esperteza dada pelo quotidiano, a inteligência dada pela academia e a sabedoria concedida por Deus."
"Em condições meramente humanas o homem é somente bom por conveniência, corresponde isso a isto: a magnitude de bondade dispensada é proporcional ao ganho esperado."
"Todas as teorias sensatas concordam com a existência de um ser supremo, embora haja unanimidade quanto a sua divindade há quem qualifica isso por tolice, mas a maior de todas as tolices é conformar-se com a anarquia existencial."
"Fui cortês com todos os que estiveram adiante de mim, companheiro de todos os que me foram pares, quanto aos remanescentes coube-me apenas ser reactivo".
Pátria expatriada
Sou de uma terra em que falar a própria língua revela torpeza, de uma terra em que o sotaque conta mais que o conteúdo da mensagem, da terra em que ter a pele parecida com o dia confere-te o previlégio vil de subvalorizar aos que com a noite se parecem, eu sou de uma terra assim!
Sou de uma terra em que agricultores e componeses têm as suas terras expropriadas de baixo de uma inerte consciência de um Estado que tem a agricultura como base de desenvolvimento, sou de uma terra em que paradoxos e antíteses nos são compatriotas, terra empobrecida pela riqueza alheia, eu sou desta terra!
Sou de uma terra em que tudo faz a população para se tornar cidadã, paradoxalmente o precário Estado tudo faz para converter os poucos cidadãos em população.... E o que será dos que nem cidadãos chegaram a se tornar? Eu sou de uma terra igual a esta!
Sou de uma terra em que se conformar com a miséria fraternal garante a riqueza subjectiva, da terra em que a noção do alfabeto torna-te inimigo do Estado, ambos somos desta terra, eu e a minha nação!
Sou de uma terra em que os recursos beneficiam os parecidos com o dia, de uma terra em que os compatriotas vivem de fragmentos dos cidadãos seculares, sou igual àqueles que clamam por dignidade e auto-determinação como nação, os desta terra!
Sou da terra em que a fraternidade nos une até que os direitos nos categorizem, deveres temos iguais, e até temos mais... Eu e a minha nação, nada queremos além de cidadania, sou da pátria da minha nação, uma pátria presente nas mentes dos nossos, eu e a minha nação!