Coleção pessoal de Davilamas

1 - 20 do total de 64 pensamentos na coleção de Davilamas

⁠O mundo estava tão acelerado. Simplesmente abríamos a champagne comemorando o Ano Novo e já víamos o Carnaval, as férias de julho das crianças, os tradicionais feriados de outubro/novembro e acabou. O ano foi líquido! Fugaz, assim como nossa vida!
Com a chegada desse meteoro de tamanho microscópico, o mundo parou. As crianças não iam na escola, demos adeus as rotinas, o Carnaval não aconteceu, os feriados ficaram sem sentido. Muitas famílias se perderam nessa fase, muitos casamentos, muitos relacionamentos. Muitas pessoas se perderam igualmente.
Sem enrolação e sem clichê, a lição de tudo é valorizar as pessoas. Valorizar os momentos, valorizar as situações. Durante o período que estamos vivendo temos de parar por um segundo, mirar um olhar externo e perceber quem são aqueles que nos fazem bem, quem são aqueles que devemos colocar como foco, as prioridades, quem são aqueles que, quando se forem, deixarão saudades. Não apenas deixando de viver, mas deixando de viver próximos a gente.
Quantas e quantas vezes olhamos para trás e percebemos momentos que deixamos escapar. Pessoas que deixamos escorrer por entre os dedos por simplesmente não entender a riqueza que nos representava. O ser humano infelizmente é assim. A nossa natureza é permissiva quanto a distrações. Feliz é aquele que tem essa lucidez e discernimento. Sucesso tem aquele que não perde o foco. Sábio é aquele que se aproveita de tudo isso.
Pare um pouco, observe a sua vida por cima. Analise cada personagem, cada situação, cada momento por outra perspectiva. Contemple a paisagem por um novo ponto de vista. Descortine as pessoas e momentos que são realmente importantes. Corte as distrações. Talvez, apenas talvez, seja esse um dos segredos da felicidade!
“No escuro nossos passos são menores” Acenda a sua luz!

⁠Antes de começar, com mais de 40 anos de experiência, 20 na causa animal, vivo animais desse a minha infância, já vou responder: não existe nenhuma comparação entre gato e cachorro, são diferentes em tudo, absolutamente tudo. A única coisa parecida é que são pets, são pequenos e possuem pelos. O resto é como comparar um travesseiro com uma cadeira.
Meu amor por cães nem preciso falar. É a preferência da grande maioria das pessoas mas em 2017 eu tive a minha gatinha Kimi, adotada do abrigo. E aí tudo começou....
Que bichinho estranho. Personalidade e gostos muito claros. Exigente, elegante e curiosa. Em uma semana eu pensei : "o que eu fiz?". Por que eu fui adotar essa menina? Lembre-se disso no final.
Em um mês nós nos conhecemos melhor. Ficamos mais amigos e parceiros. Respeitava o espaço dela, entendia que o tempo do gato é diferente dos demais animais. Mas aos poucos a coisa foi mudando.
Os gatos são engenhosos. Donos de uma inteligência que não compreendemos bem. Possuem comportamentos não previsíveis. A dinâmica dos felinos é completamente diferente do que nosso instinto entende, os cães são mais fáceis de se entender, mais previsíveis, fácil se apaixonar. O gato tem um mistério natural, uma curiosidade, uma expressão pouco compreendida.
Gato é assim, ou melhor, comigo foi assim: fui me apaixonando, apaixonando, e de repente não cabia mais nada além da Kimi no coração. Nos amávamos, eu buscava o carinho dela, ela buscava o meu. Começamos a nós entender pelo olhar. Sabia as coisas que ela queria. Ela entendia e vivia me surpreendendo.
Gatos são assim. Quem não gosta são aqueles que nunca viveram um gato. Aqueles que nunca se testaram a um gato. Quando ouço que gatos não são carinhosos chego a ter pena de quem diz. Azar de quem nunca foi amado por um gato. Gatos são muito verdadeiros, tem um amor singelo, um amor sutil, um amor que dá vontade de "matar de tanto apertar e beijar ". Seus movimentos suaves precisam de interpretação e por vezes nos pegamos olhando suas graças e suas peripécias pela casa.
Ser amado por um gato é o auge. Conquistá-los e ser conquistado por eles é indescritível. No olhar, na piscada, na velocidade dos movimentos, no toque.
A diferença entre um gato e o leão é apenas o tamanho. Felinos são todos iguais. Lindos, amam caçar, amam chegar de fininho, amam miar pra que possamos interagir.
Hoje tenho dois gatos e as vezes passo horas observando suas brincadeiras e suas personalidades. Como são seres apaixonantes, transmitem calma e muita serenidade.
Por fim, minha Kimi se foi em 2020 já velhinha. Chorei o que não havia chorado a vida inteira. Deitava na cama e chorava por horas de saudades. Enterraram uma parte de mim. Uma saudade barulhenta de uma pequena gatinha de 3kg que simplesmente mudou meu mundo.
Hoje meus amores são Maya e Leo. Dois adotados da rua. Quando chego em casa e os vejo, imediatamente sinto que meu lar não é o local físico onde moro, mas onde meu coração se encontra com meus "filhos" de 4 patas, meus gatos, meus amores.
Gato é assim. Chega de mansinho, você nem percebe. Quando seus corações se cruzam, seu mundo muda e o "complexo" gato te mostra o mais simples, genuíno e puro amor!
Quem acabou o texto e tem um gatinho entende perfeitamente cada palavra minha. Sorte a sua! Gato é tudo de bom.

Já falou-se tanto em amor, amizade e paixão...
Que tal falarmos do que não é amor?

Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor
É CARÊNCIA.

Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor
É FALTA DE AMOR-PRÓPRIO.

Se você acredita que sua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria - existe em função do outro - isso não é amor
É DEPENDÊNCIA.

Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor
É EGOÍSMO.

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor
É AMIZADE.

Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor
É DESEJO.

Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor
É PAIXÃO.

Agora, sabendo o que não é o amor, fica mais fácil analisar, verificar o que esta acontecendo e procurar resolver a situação. Mesmo que a situação se confunda às vezes para você, o correto é que avalie a "PRESENÇA" e a "AUSÊNCIA" de seu par na sua vida e diante do resultado de seus sentimentos irá perceber se algumas das situações acima são temporárias ou caracterizam definitivamente seu tipo de relacionamento. Porque a "convivência" faz com que o tempo transforme o que é AMOR em ETERNIDADE.

Devagar, o tempo transforma tudo em tempo. O ódio transforma-se em tempo. O amor transforma-se em tempo. A dor transforma-se em tempo. Os assuntos que julgamos mais profundos, mais impossíveis, mais permanentes e imutáveis transformam-se devagar em tempo. Mas, por si só, o tempo não é nada, a idade não é nada, a eternidade não existe.

A pior saudade é ......quando temos que matar pessoas dentro de nós, ou somos mortas dentro delas e continuamos a ter saudades ...

Amor não existe, é apenas um sentimento que não vale a pena sentir.

Quem recusa uma lisonja é porque procura ser lisonjeado duas vezes.

O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior.

⁠Para ganhar um jogo, ter de fato uma vantagem real, as vezes é necessário recuar muitos passos. As vezes é necessário perder espaço. Abrir mão...Por isso que o sucesso pertence a uma ínfima parcela de pessoas. Isso serve para toda forma de sucesso...

As pessoas são condicionadas a pensar que vão encontrar um grande amor.. Pura e simplesmente.Não sabem que encontrar é apenas o primeiro passo. Difícil é construir os caminhos para vivenciar esse grande amor.

⁠Chega uma hora que precisamos desapegar. Ir contra o toda aquela esperança que um dia existiu. Racionalizar. Dói muito. Parar de seguir, parar de acompanhar, deletar o número do telefone, do whatsapp, redes sociais, evitar... Se permitir respirar. Soltar ao vento. Simplesmente viver pois a única certeza é que não temos o controle sobre absolutamente nada.

Não vale a pena acabar com algo que já tem data de validade.

Em um mundo de mentiras não vale a pena ser de verdade!

A violência pode ter bom uso.

Ideias não são só carne e osso. Ideias são à prova de balas.

"Um homem pode morrer, lutar, falhar, até mesmo ser esquecido, mas sua idéia pode modificar o mundo mesmo tendo passado 400 anos."

"Ainda que nossa integridade valesse pouco, era tudo o que tínhamos"

Por baixo dessa carne existe um ideal. e as idéias nunca morrem...

Você usa tanto uma máscara que acaba esquecendo de quem você é.

Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.

A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras.