Coleção pessoal de david_costa_1
"Siga com coragem e fé o caminho dos seus sonhos, ou, dia menos dia, perceberá que infimamente maior do que o preço por não realizá-lo é aquele que se paga por desistir dele."
Duas coisas são fatais na política: o orgulho e a inocência. O político que se deixa cegar pelo orgulho, cedo ou tarde, inevitavelmente encontrará sua queda. Da mesma maneira, o político ingênuo, que acredita em tudo e nada questiona, iludido pela falsa crença de que é amado por todos, também está condenado a cair. Pois a excessiva bondade praticada não é recomendável em nenhum campo da vida, sobretudo o político, que é um campo minado por incontáveis atos de traição desde que o mundo é mundo."
Na batalha política, é vitorioso aquele que sabe formar alianças que multiplicam suas oportunidades de novas conquistas. Aquele, porém, que se contenta em permanecer ilhado, temendo expandir seus domínios políticos — seja por medo de adversários ou de novos desafios — verá sua ruína surgir desenhando-se no horizonte. Pois, assim como as nuvens carregadas e sombrias anunciam a tempestade, a derrota inevitavelmente se anuncia para aquele que ignora a necessidade de expandir suas forças políticas.
O Soberano.
Quando os homens são cegados e movidos pela ambição desmedida, o perigo da ruina iminente não lhes causa temor, nem os afasta de seus desejos. Contudo, quando a queda se concretiza, o sofrimento que repentinamente experimentam se mostra mais dilacerante que a lâmina da espada que corta sua própria carne.
Jamais conceda a outros o poder de embarcarem em sua vida e deixarem-na à mercê de tempestades. O domínio sobre a ordem e estabilidade do seu mundo deve permanecer sob seu controle, pois quem permite tal invasão, dia menos dia, expõe-se à ruína inevitável.