Coleção pessoal de Liszt1999
Devemos afirmar os direitos de uma 'democracia', que só poderá ser alcançada se assumirmos a realidade da soberania popular. Estas são, pois as duas pernas de toda política: igualitarismo e soberania popular. Garantidos esses dois valores, o resto, como diz o Evangelho, virá por si mesmo".
Mostrar Sensibilidade ao sofrimento social. Essa é a verdadeira mobilização. A urgência do Sofrimento. Só há mobilização quando percebemos o sofrimento social, que não é veiculado pelos bastiões conservadores".
Com o desenvolvimento das novas mídias, é cada vez mais viável, do ponto de vista material, certa 'democracia digital' que permita a implementação constante de mecanismos de consulta popular."
O fato é que nunca o país mostrou de maneira tão explícita quão bem ele se acomoda a ser uma cleptocracia na qual os três poderes estão organizados para defender uma espécie de núcleo duro da espoliação nacional."
O argumento Liberal é apenas uma estratégia para não deixar evidente um clássico processo de espoliação de classe".
O Estado é a única instituição que garante o estabelecimento de processos gerais capazes de submeter toda extensão da realidade". Não há outra instituição capaz de desempenhar papel semelhante".
Sem fortes intervenções de políticas estatais de redistribuição, nossas sociedades tendem a entrar em situação de profunda fratura social por desenvolverem uma tendência radical de concentração de riquezas. O problema da desigualdade só pode ser realmente minorado por meio da institucionalização de políticas que encontram no Estado seu agente".
Quando a força crítica do pensamento começa a agir, então todas as respostas começam a ser possíveis, alternativas novas começam a parecer na mesa".
Vivemos uma ausência brutal de ideias. Uma série de modelos - econômicos e políticos da experiência pública brasileira - já não aguentam mais nas pernas".
A Democracia não exige um poder instituído forte; ela depende, isto sim, de um poder instituinte soberano e sempre presente".