Coleção pessoal de crisyh

Encontrados 3 pensamentos na coleção de crisyh

A compreensão e a lembrança

O câncer me trouxe muitas descobertas, novas lições e constatações que aos poucos estão me transformando, construindo um novo eu. Parei de me perguntar: "E SE eu morrer?", para me perguntar todos os dias e a todo momento: "E SE eu viver?", e assim, da lista de coisas que eu não poderia mais fazer, cresce o rol de coisas que com certeza vou fazer no futuro. Isso me faz esquecer um pouco a impotência e a vulnerabilidade que eu sinto em relação à doença e me faz pensar mais nas lições que estou tirando desse período.

Não me sinto muito forte e nem tampouco pouco guerreira, porque no fundo sinto medo e insegurança, no fundo eu tô apavorada.... mas, pode parecer até engraçado, eu estou sorrindo mais, ouvindo mais, compreendendo melhor o significado das coisas e das pessoas... eu deixei de olhar e passei a enxergar.

Essa é uma das minhas grandes lições aprendidas: compreender o significado das pessoas. Em geral achamos que conhecemos as pessoas, mas no fundo o que fazemos é classificar quem conhecemos: família, amigos, colegas, inimigos, boas, ruins, feias, bonitas, etc... não compreendemos o real significado dessas pessoas em nossas vidas, aprendi que devemos tentar compreender o sentido que cada pessoa tem na vida da gente, feito isso, instintivamente consigo retribuir a energia e os sentimentos que o outro tem por mim. Enfim, aprendi que cada pessoa que faz parte da minha vida requer de mim um sentimento único e bilateral, descobrir qual é este sentimento é compreender o significado dessa pessoa em minha vida.

Aprendi também que de todos os meus bens, materiais ou não, o que eu tenho de mais valioso se chama "LEMBRANÇA", isso ninguém é capaz de nos tirar. Tenho tantas boas lembranças que não consigo me sentir sozinha. Posso estar em casa, no trabalho, num quarto de hospital, num centro cirúrgico, numa praia ou na estrada, elas sempre vão estar comigo, prontos para serem revividos, a qualquer momento, basta eu querer... e como nem tudo na vida eu posso escolher, começo a dar um valor muito grande a tudo isso. Cada mensagem que eu recebo não me fazem bem apenas pelas palavras de carinho ou pelas manifestações de afeto, mas também (e principalmente) porque me dão a oportunidade de lembrar das pessoas.

Oração para o ano novo:

que me seja permitido (re)nascer TODOS os dias;

que eu possa me embebedar e chorar em braços amigos, nas madrugadas mais tristes;

que eu possa ler todos os bons livros que ainda não li, ver os filmes que ainda não vi, ir aos lugares que ainda não fui;

que eu aprenda corte e costura, mandarim e que eu possa voltar a ter uma garrafa de vodka no congelador;

que me seja permitido tomar banho de chuva e pular sem botas numa poça d´água nos dias mais quentes;

que eu faça aquele curso de fotografia, compre aquele sapato dourado e que eu possa doar a medula;

que eu possa enlouquecer, rir, chorar, cantar, dançar, cair... mas que sempre tenha alguém para me levantar;

que eu possa ouvir Laura Pausini, no volume mais alto, quando os sons do cotidiano forem insuportáveis demais e a saudade apertar;

que eu possa encontrar, nos olhos das pessoas que amo, o conforto de uma presença e paz nas ausências;

enfim, que neste novo ano tudo nos seja permitido e que viver seja tão fácil quanto acordar e tão bom quanto beijar ;-)

AMÉM

Eu tenho remédio pra tudo, uns me faz descansar, outros me fazem esquecer...