Coleção pessoal de ComunikaAngola
Não espere ter sempre o rosto bonito para brilhar. A dimensão da comunicação não depende apenas desse aspecto porque a vida é como as ondas sonoras da voz. É soube e desce sempre. E quando estiver só numa linha, é porque morremos.
A aprendizagem da vida exige ferramentas importantes e permite-nos assimilar, acomodar e a adaptar-se nos mais diferentes cenários e meios sociais.
A pergunta é um instrunmento que nos leva para indagação de uma informação para a construção do conhecimento.
Se você não está treinado para comunicar com qualidade e clareza é porque você não está treinado para negociar e ganhar dinheiro.
O acesso às tecnologias digitais através da internet é um direito humano da quarta geração que continua a ser utilizado como estratégia política de manutenção do poder.
Nunca é demais denunciar as compras para silenciar jornalistas, a repressão física, ameaças de morte, chantagem familiar, detenção, julgamentos e prisão para intimidação.
Devemos reduzir ou acabar com a censura nas redacções públicas, melhorar a visão da autocensura e trabalhar para se reduzir o sensacionalismo nas notícias para vender manchetes.
É necessário a despartidarização do acesso à publicidade para o sustento das redacções privadas e independentes em Angola.
Ano após ano, acompanhamos o sistema político de Angola afectar a liberdade de imprensa; a democracia ficou comprometida pela censura, dificuldade de acesso às fontes oficiais, sobrevivência e falência dos órgãos de comunicação social, ausência de uma agenda própria e rigorosa das redacções, agressão a jornalistas, impedimento de cobertura e muitas outras dificuldades enfrentadas pelos órgãos público e privados.
Nunca mais cruzei os braços em prol de uma nação que olha a imprensa como ferramenta estratégica para o amadurecimento da democracia.
Aguiar dos Santos foi um veterano jornalista, mentor de dezenas de profissionais angolanos espalhados em quase todas as redacções e um dos fundadores do movimento de reivindicação para a melhoria da qualidade da liberdade de imprensa em Angola.
O conhecimento é a única fonte que temos de dominar o mundo. Por isso, o Divino alertou-nos para que não faltemos em buscá-lo para evitar o sofrimento.
Algumas vezes, o facto é uma realidade material que o escriba enfrenta. Noutras, é fruto da imaginação conhecida como autocensura e deixa o profissional da escrita sem perceber se é ou não advogado do diabo.
Acredito que a liberdade de imprensa é uma ferramenta poderosa para o processo democrático de países desenvolvidos e daqueles em via de desenvolvimento.