Coleção pessoal de Colecionador19
As melhores coisas na vida não são gratuitas para todos? O sol brilha para todos. A lua, acompanhada por inúmeras estrelas, leva até os animais para o pasto. O que se pode imaginar mais gracioso do que a água? Mas ela flui para o mundo inteiro.
“Prepare-se para o pior; o melhor cuida de si mesmo.” Isso pode soar como uma obviedade, mas não é: basta observar o quanto as pessoas tendem a se preparar para o melhor e esperar que o pior cuide de si mesmo.
Como escreveu Públio Siro, não há nada que se possa fazer com pressa e prudência ao mesmo tempo – quase nada.
Em certos dias, os jornais deveriam ter apenas duas linhas de comprimento; em outros, duzentas páginas – em proporção à intensidade do sinal. Mas é claro que eles querem ganhar dinheiro e precisam nos vender porcarias.
Quando meu avô estava começando a carreira administrativa e sua esperançosa carreira política, seu pai o chamou em seu leito de morte. “Meu filho, estou muito decepcionado com você”, disse ele. “Nunca ouvi nada de errado a seu respeito. Você se provou incapaz de causar inveja.”
A vida é muito mais labiríntica do que lembramos em nossa memória – nossa mente está ocupada em transformar a história em algo suave e linear, o que nos faz subestimar a aleatoriedade.
Em uma situação ou ocasião favoráveis, nunca despreze o potencial desfavorável. Em uma situação ou ocasião desfavoráveis, nunca haja brusca ou cegamente. E, em circunstâncias adversas, nunca fique deprimido nem se desespere.
O homem comum pensa que forte é aquele que enfrenta a qualquer preço o perigo, a visão do homem sábio mostraque é a fraqueza que age desta maneira. O homem sábiotranquilamente espera que as coisas amadureçam, ele conhece osciclos, e assim, espera na certeza, e não, na dúvida ansiosa de quemdesconhece os processos da vida.
O homem leva sua vida meio entorpecido, como se estivesse num eterno sono. As rotinasda vida deixam-no acomodado, sem questionar suas ações, sem seperguntar se está agindo correto. De vez em quanto o destino bate a
sua porta. Ele sofre um abalo, para e se pergunta, 'O que fiz? O que está acontecendo comigo?' Este abalo o desperta do sono, obriga-o arepensar a vida.
Quando as chuvas vitais vêm e o rio corre com uma força terrível, sua força pode ser assustadora. Mas se aproveitada a enchente pode irrigar a terra e dar vida. Seja feliz e deixe a vida ser plena. Permaneça sem vaidade ou orgulho. Isso manterá seu caminho aberto para o fluxo da vida e seus segredos.
Eles falam em família, religião, nação e até mesmo propriedade, mas não no interesse da liberdade, e sim como um discurso político que visa conquistar a classe média. Podem criticar a tomada da mídia e da academia pela esquerda, mas seu interesse não é permitir liberdade pessoal e econômica máxima, e sim restringir as duas coisas a serviço da nação, do Estado, do sangue, solo, trono e altar.
Algumas das tiranias mais bem sucedidas do século 20 surgiram em oposição ao comunismo e acabaram revelando-se tão perigosas quanto aquilo ao qual se opunham.
Existem duas ameaças à liberdade, uma vinda da esquerda e outra da direita. Ambas são autoritárias. Ambas imaginam que a sociedade não consegue funcionar por conta própria porque existem conflitos que requerem luta. Ambas são ideologias de violência.
A postura mental de que a homogeneidade é uma condição necessária leva a uma série de estranhas obsessões sobre conflitos intermináveis na sociedade. Você começa a exagerá-los em sua mente. Parece que você está cercado por uma infinidade de guerras insolúveis. Há uma guerra entre negros e brancos, homens e mulheres, gays e héteros, cristianismo e islamismo, pessoas com e sem deficiência, 'nosso país' versus 'o país deles', e assim por diante. Esta é a mentalidade típica que une a extrema-esquerda e a direita nacionalista.
Não existe uma raça pura, nenhuma religião verdadeiramente ortodoxa, nenhuma linguagem sem variação ou incorporação de estrangeirismos, nenhuma unidade suprema entre duas pessoas em termos de pensamento, palavra ou ação. Ninguém age ou pensa como um grupo ou um coletivo. O mundo social sempre será uma constelação de diferenças.
A liberdade não é a consequência da homogeneidade. Ela é a solução para o aparente problema da heterogeneidade. A maneira como a liberdade reconcilia as diferenças entre as pessoas é exatamente a fonte de sua grande magia.
Quanto mais riqueza você produzir, mais você poderá distribuir. Você tem liberdade de escolha. Em vez de folgadamente defender o esbulho da riqueza alheia, crie você próprio a sua riqueza e então a distribua para os pobres
Ser caridoso com a riqueza dos outros é uma delícia. Arregaçar as mangas e produzir por conta própria aquilo que você quer ver distribuído já é um pouco mais trabalhoso. Mas seu amor genuíno aos pobres servirá de estímulo todas as manhãs.