Coleção pessoal de CarlaGP

1 - 20 do total de 905 pensamentos na coleção de CarlaGP

⁠""Recordar exige coragem – coragem de ser e coragem de haver sido.

Neste sentido o covarde, o apático moral, o morno, quando a idade avança recorda-se mal porque viveu pela metade, entregou-se pela metade, sofreu pela metade, sem a ousadia de ser autêntico, genuíno.

Quem hesita entre o bem e o mal e imagina que a sua hesitação é prudência, quem é omisso, quem não se expõe quando é preciso fazê-lo, quem é incapaz de amizade genuína, de amor veraz, de compaixão, acaba cedo ou tarde sabotando a própria memória para não se enxergar no espelho da consciência.

Mentiu no passado, e mente ao revivê-lo. Ou melhor, revive-o mentindo.

Lembra-se mal porque viveu mal: o seu presente é o pior tipo de auto-engano, e o que espera um homem acometido desta indolência espiritual é uma velhice tão falsificada quanto a juventude o fora.

Os covardes são sabotadores profissionais cegos à própria vida interior e também às coisas exteriores naquilo que têm de excelente, de amável. Não lhes resta outra coisa senão inventar um mundo à imagem e semelhança da tibieza em que vivem".

"⁠O ateu aprisiona o incomensurável mistério do ser nos limites do seu próprio ego".

⁠"O ateu racionaliza o mistério e não compreende a humildade da alma simples que se resigna ante a evidência de que o homem não pode conhecer tudo de maneira plena".

⁠"Sem Deus no seu horizonte, o homem tende moral e espiritualmente à soberba".

⁠"Só se chega à verdadeira humildade na consideração do nem infinito, que é Deus".

⁠"A simplicidade é a humildade no pleno exercício do seu ato de ser".

⁠"Humildade e simplicidade são a mesma coisa com nomes diversos".

⁠"Sem uma fina compreensão da ética, a política será sempre o lugar onde afloram as opiniões retumbantes, as paixões ideológicas, os ódios homicidas, as contendas sem fim, as preferências circunstanciais, a demagogia rasteira, a incoerência, o partidarismo teleguiado por interesses alheios ou contrários ao bem comum. Por via de conseqüência, pretender melhorar de imediato a política onde não se tem qualquer noção dos limites éticos da ação humana é utopia que, cedo ou tarde, conduz à distopia.

Em breves termos, onde os imbecis são multitudinários e estão presentes em absolutamente todas as estruturas políticas, não se espere um governo de virtuosos de hoje para amanhã. Também não se espere que haja bons legisladores e bons juízes em quantidade razoável onde grassa e abunda a corrupção moral, a cegueira intelectual, a desordem estética.

Em cenários como o acima descrito, o trabalho de formação é de longo prazo, embora todos estejamos obrigados a evitar o mal maior político imediato, cada qual em seu âmbito de atuação.

Sem entusiasmos juvenis".

⁠"Contra a crueldade a diplomacia nunca é a melhor solução".

⁠"A beleza moral imprime na alma de quem a contempla uma marca muitíssimo mais duradoura do que a deixada pela beleza física".

⁠"Há mais matizes no ato moral meritório do que detalhes na arquitetura duma catedral gótica. O motivo é simples: a beleza imaterial é incomensuravelmente mais rica que a da matéria".

⁠"A avareza é impermeável ao aprendizado dos valores morais"

⁠"A soberba jamais aprende com as derrotas".

⁠"O Brasil é o país onde os políticos roubam sem querer e os professores ensinam sem saber".

⁠"O mau gosto é sempre indiscreto".

⁠"A impaciência se aflige duas vezes: ao sofrer e ao não aceitar o sofrimento".

⁠"Ninguém jamais se arrependeu de manter a paz interior; de tê-la perdido todos se arrependem, cedo ou tarde".

⁠"A mediocridade não comove os corações ".

⁠"Ter tempo livre é angustioso para o homem de alma vazia".

⁠"O negligente é sempre emocionalmente instável".