Coleção pessoal de bruno_santos_24
Quando a memória houver purificado todos os acontecimentos
de nossa vida, houver apagado as impressões confusas que
experimentávamos quando eles ocorriam, de tal modo que deles
subsista apenas sua significação profunda e secreta, todo o nosso
passado nos aparecerá como num quadro e nossa atividade ter-
se-á tornado contemplativa.
A forma mais miserável do amor consiste naquele amor de outro
corpo que não passa de um prolongamento do amor de nosso
próprio corpo e que desconfia do espírito ou o odeia; porque o
espírito, que une todos os seres, viria perturbar sua posse solitária.
Assim, ele nos separa dos outros homens, agudiza, no segredo
que estabelece entre nós e o objeto amado, as picadas do amor-
próprio, multiplica seus prazeres e suas penas. Trata-se apenas
de um amor aparente: do amor-próprio, que assumiu outro rosto.
Cabe formular esta lei que a paleontologia e a biogeografia confirmam: a vida humana surgiu e progrediu só quando os meios com que contava estavam equilibrados pelos problemas que sentia. Isto é verdade, tanto na ordem espiritual como na física.
(Livro "A Rebelião das Massas")
O aristocrata herda, quer dizer, encontra atribuídas a sua pessoa umas condições de vida que ele não criou, portanto, que não se produzem organicamente unidas a sua vida pessoal e própria. Acha-se ao nascer instalado, de repente e sem saber como, em meio de sua riqueza e de suas prerrogativas.
Ele não tem, intimamente, nada que ver com elas, porque não vêm dele. São a carapaça gigantesca de outra pessoa, de outro ser vivente, seu antepassado. E tem de viver como herdeiro, isto é, tem de usar a carapaça de outra vida. Em que ficamos? Que vida vai viver o "aristocrata" de herança, a sua ou a do prócer inicial? Nem uma nem outra.
Está condenado a representar o outro, portanto, a não ser nem o outro nem ele mesmo. Sua vida perde inexoravelmente autenticidade, e converte-se em pura representação ou ficção de outra vida. A abundância de meios que está obrigado a manejar não o deixa viver seu próprio e pessoal destino, atrofia sua vida.
Toda vida é luta, esforço por ser ela mesma. As dificuldades com que tropeço para realizar minha vida são, precisamente, o que desperta e mobiliza minhas atividades, minhas capacidades. Se meu corpo não me pesasse eu não poderia andar. Se a atmosfera não me oprimisse, sentiria meu corpo como uma coisa vaga, fofa, fantasmática.
Assim, no "aristocrata" herdeiro toda a sua pessoa vai se desvanecendo, por falta de uso e esforço vital. O resultado é essa específica parvoíce das velhas nobrezas, que não se assemelha a nada e que, a rigor, ninguém descreveu ainda em seu interno e trágico mecanismo — o interno e trágico mecanismo que conduz toda a aristocracia hereditária à sua irremediável degeneração.
(Livro "A Rebelião das Massas")