Coleção pessoal de brendoboaro

1 - 20 do total de 25 pensamentos na coleção de brendoboaro

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante que todo dia às 8 da manhã ela já está toda vestida, bem-penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.


E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente e não havia outra solução.


Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.


Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho:


– Ah, eu adoro essas cortinas...


– Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um pouco...


– Isto não tem nada a ver – ela respondeu. Felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.


– Simples assim?


– Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo “treino” pelos anos afora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.


Calmamente ela continuou:


– Cada dia é um presente e, enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua conta de lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.

1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.


2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!)


3. Aprenda sempre: aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. “Uma mente preguiçosa é oficina do alemão. E o nome do alemão é Alzheimer!”


4. Aprecie mais as pequenas coisas.


5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!


6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.


7. Rodeie-se das coisas que ama: seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refúgio.


8. Tome cuidado com a sua saúde: se é boa, mantenha-a; se é instável, melhore-a; se não consegue melhorá-la, procure ajuda.


9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.


10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.

Se tiver amor e compaixão por todos os seres sencientes, em especial por seus inimigos, este é o verdadeiro amor e a verdadeira compaixão. O amor e compaixão, nutridos por seus amigos, esposa e filhos, não são verdadeiros em sua essência. São apego, e esse tipo de amor não pode ser infinito.

É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas.

Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles.

Se quiser conhecer verdadeiramente um homem, dê-lhe autoridade.

Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a amizade.

Muitas vezes se diz melhor calando do que falando em demasia.

O unico motivo de alguém me odiar
é a inveja de ñ ser igual a mim...
Pois antes de me odiar tente me
superar porquê
a força da tua inveja é a
velocidade do meu SUCESSO...

O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.

Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.

Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.

Ser grande é abraçar uma grande causa.

A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.

Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

Se você conta com alguém que tem menos qualidades que você, isso levará à sua degeneração. Se você conta com alguém com qualidades iguais às suas, você permanece onde está. Somente quando conta com alguém cujas qualidades são superiores às suas é que você atinge uma condição sublime.