Coleção pessoal de aurelioramos
É errado falar a verdade quando, assim agindo, se trai outra pessoa desnecessariamente e sem ser para um bom propósito. Suponha que um homem bebe, mas tenta ocultar isso do resto do mundo. Você conhece sua fraqueza e, em nome da verdade, anuncia aos seus amigos: “Vocês sabem que fulano de tal bebe, não sabem?” Tal observação é inoportuna. Não devemos nos imiscuir na vida alheia. Procure encobrir as falhas dos outros, desde que elas não prejudiquem ninguém. Converse em particular com a pessoa sobre suas falhas, se tiver a oportunidade ou a responsabilidade de ajudá-la, mas nunca fale deliberadamente para ferir alguém, com o pretexto de ajudá-lo. Assim, você somente o “ajudará” a se tornar seu inimigo. É possível também que destrua qualquer desejo que ele pudesse ter tido de melhorar.
Os meus sonhos eu os faço acordado, na solidão de um dia neutro e na perspectiva de uma noite tranquila de descanso e inspiração.
São águas que rolam sob a ponte. Não me convem dirigir seus rumos. A mim cabe, tao somente, apreciá-las, feliz ou infelizmente a direção tomada e o fim a qual elas atingem.
A escola ministra conteúdos, estimula conhecimentos e molda alguns comportamentos, mas a verdadeira educação deve vir de casa.
Maravilhoso ser humano. Numa conversa de bastidores, de intervalo de turnos, sem confetes e sem rituais, a gente fala, ouve, conhece e se dá a conhecer. Descobre e redescobre, admitindo o quão maravilhoso é o mistério e a mecânica que move a vida de algumas pessoas.
Involuntariamente você vai se envolvendo com o universo do comércio. Já observou? Não é estranho ser formado e então comerciante, mas o contrário, comerciante formado, é quase impossível. Porque o desejo por dinheiro substitui qualquer outro plano.
Sou incompleto, imperfeito, "interminado"; do contrário não sairia outro ser de mim, do contrário não precisaria de alguém para amar.
O fato de o homem ter um espermatozoide e a mulher um óvulo e ambos se fundirem para originar um novo ser, diz muito sobre a humanidade.