Coleção pessoal de antoniojusto

1 - 20 do total de 56 pensamentos na coleção de antoniojusto

⁠HISTÓRIA
A Ideia determina a acção e quem actua determina a História; o resto é música de acompanhamento!

FANATISMO RELIGIOSO E ATEU

É triste verificar-se que o fanatismo não tem fronteiras! O fanatismo é prisioneiro do contra e cava a própria trincheira no que julga ter de ser o bem do outro; daí criam autoestima gerada pelo sentimento de se poderem autodefinir no declarar-se contra o outro. A necessidade de definir-se, é por vezes tão precária que torna o fanatismo num "bem-comum" de ateus, teimosos e crentes religiosos e seculares!

⁠TOLERÂNCIA
Tolerância, baseada na ignorância ou na desumanidade de não querer ver, não passa de intolerância camuflada ao serviço da autoafirmação desconexa.

⁠O MAL
Deus serve-se do mal como o lavrador se serve do estrume para adubar a terra.

⁠RELIGIÃO

Religião quer-se como o sal na sopa, como dizia um bispo português. Política sob o manto da religião, como no islão, estraga o caldo todo!

IDENTIDADE
Precisamos da alteridade e do estranho para moldar o nosso eu, mas não precisamos abrir mão do nosso nós para fazer isso.

⁠DESAPRENDER

Na actual viragem da História ocidental encontramo-nos a desaprender de ser gente, para nos tornarmos massas funcionais de uma máquina global anónima.

⁠CRUZ

A cruz do dia-a-dia é o local onde se pode morrer de amor, tal como Cristo no calvário!

⁠PÁSCOA
A mensagem Pascal é certificada com o ensino da natureza! Toda ela afirma que há um sentido e este, na natureza, manifesta-se de baixo para cima; da matéria para o Espírito e a Páscoa une a matéria ao espírito de maneira sublime! O Espírito é a energia que tudo puxa e sustenta.

⁠POLITICAMENTE CORRECTO
O politicamente correcto surge quando os Meios de Comunicação Social se colocam ao serviço dos políticos ou de um sistema político.

⁠LIBERDADE DE QUEM E PARA QUEM?


Chegamos a um estado da liberdade pública deprimente! Grande parte das pessoas tem medo de expressar a sua opinião em público! De facto, as consequências que a liberdade de opinião pode trazer revelam-se, por vezes, como tóxicas em relação a amigos e nas relações laborais ou de adquisição de emprego. Quem não traz a tesoura da censura do pensamento na cabeça vê-se cada vez mais condenado às ostras.
E depois fala-se de tolerância!

O pior inimigo da Verdade é a ignorância, mas esta é, por outro lado, o melhor meio para fortalecer o poder e os poderosos.

António Cunha Duarte Justo

in Poesia e Aforismos de António Justo

CENÁRIOS DE FUNDO
Nunca pensamos no que está por trás das imagens e notícias que nos são apresentadas e se reflectimos é para as ordenarmos em trilhos conhecidos. Porém no que está por trás das imagens e dos noticiários (cenários) é que se encontra a verdade e a porta para um caminho mais natural, mais iluminado: um caminho arriscado, mas em que se anda com os próprios pés!...
António CD Justo

⁠NO MOINHO DA NAÇÃO

A vida é como um moinho e para fazer a sua farinha precisa da mó de cima e da mó de baixo! O problema só vem dos moleiros e de quem compra a farinha!
António CD justo

ESPERTEZA E INTELIGÊNCIA


Há muito quem prefere ser esperto a ser inteligente porque sabe que dos espertos fala toda a gente e dos inteligentes só falam os livros que ninguém lê!
António CD Justo

VERDADE

⁠Sou um aprendiz da verdade sempre a seguir os rastos dela mas sempre sem a ver!

ESCURIDÃO


O mundo anda escuro demais, mas isso é uma questão cíclica como a das estações do ano; o pior não será a escuridão, mas sim andar sem ideia do caminho nem saber aonde ele leva. Temos o exemplo da escuridão da noite e verificamos que também ela tem sentido, mas para podermos andar nela temos de adaptar as pupilas ao escuro. O mais importante é saber como caminhar e para onde. Por vezes, andar às apalpadelas pode ajudar a afinar o sentido de orientação.

GUERRA E SUBMISSÃO

A guerra implica sempre injustiça dos dois lados. O fatal é que geralmente cada lado tem razão e faz uso do princípio: “nós” somos os bons, só os outros são maus. Socialmente seria mais honesto dizer: o “nós” são os nossos interesses e deles fazemos depender o bem e o mal.
Para complicar, na sociedade, as probabilidades de ser enganado multiplicam-se de ambos os lados. As duas partes governantes influenciam o seu público, através dos meios de comunicação, para que a população assuma com gratidão a fatura da guerra.
O povo carrega a cruz, e quem tem a cruz só lhe resta a possibilidade de abençoar!
Perante a decisão determinante dos governos a sociedade reage como o gato que uma vez admoestado assume o gesto de submissão roçando em torno das pernas do poder transformando a oportuna agressão em amizade submissa.

⁠REBANHO
Um regime político que transforma o seu povo em rebanho prescinde até de pastores porque a sua elite pode viver melhor na anonimidade bastando-lhe, para isso, alimentar bem os seus cães de guarda.

⁠LIBERTAÇÃO
Quanto a crer, só em Deus! Deste modo podes questionar tudo sem seres condicionado pelos de fora; esse é o melhor caminho para poderes chegar a pensar por ti mesmo na consciência de que só as necessidades te escravizam.