Coleção pessoal de AndressaBCastro85
"A vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Quando nós achamos que ajeitamos as coisas, algo despenca. Quando tampamos de um lado, o outro fica destampado. E isso não é um simples erro que porventura cometemos quando fazemos uma escolha, sabendo que perderemos algo. Isso é a prova de que não podemos controlar tudo o tempo todo. E mais, isso é a certeza de que a nossa vida sempre tem algo a mais para nos mostrar, nos ensinar e nos dar. Precisamos aceitar, com toda a humildade possível, que nem sempre nossos planos se concretizarão do jeito que desejamos; isso não significa que fracassamos, mas que tenhamos que desapegar do que não deu certo e recomeçar. Além disso, que devamos aceitar com maturidade o que precisa ser desviado, para que outro caminho seja iniciado. Então, que ajamos com calma e sabedoria para assimilar essa grande lição de que nem tudo dará certo sempre, mas tudo que nos passa sempre será útil para revelar a capacidade de nos reinventarmos. Seja como a vida vier a se revelar para nós, a nossa fé deverá estar intacta, bem como a força de vontade de continuarmos vivendo bem, apesar de todo e qualquer contratempo!"
"Precisamos agradecer mais e pedir menos. Saborear cada momento da vida. Respirar com mais calma e menos impaciência. A vida não é uma corrida desesperada em um dia nublado, em que só aquele que ultrapassar a linha de chegada é premiado. O caminho para alcançar seus objetivos pode e deve ser radiante, se assim o permitir. Não se prenda a um desejo só, não se limite diante de uma infinidade de maravilhas que está ao seu alcance. Faça da sua vida uma obra-prima, em que se requer total dedicação e cuidados. Tenha cores nas mãos e não amarras, e faça do seu dia um arco-íris de possibilidades..."
"Existe um dia no ano dedicado para comemorar e, principalmente, tentar conscientizar as pessoas da importância da GENTILEZA, e de se tornar um ser humano mais gentil. Mas essa palavra anda esquecida ultimamente por nós, durante todos os outros 364 dias. Acontece é que falta olhar mais para o lado, admitir mais nossas falhas, pedir desculpas, desejar bom dia, sorrir de forma pura e paciente para uma criança. A nossa preocupação não se estende mais ao próximo, é voltada apenas para o nosso próprio umbigo. Estamos perdendo o foco de que precisamos viver mais em harmonia. O mundo está sofrendo, e coisas que antes nos chocavam, já não nos incomodam mais. Estamos nos tornando pessoas frias, fechadas, mal educadas. A indiferença está ficando acima da gentileza e isso não pode acontecer. Não podemos nos acovardar e permitir que mais consequências negativas ocorram por conta desse triste fato. Apesar de ter um dia oficial para celebrar a gentileza, todo dia é dia de praticá-la, de exercitar o coração, de gerar e retribuir lindos atos de amor, de perdão, de gratidão. Assim, a vida será mais leve para você, para mim, e para o mundo que educadamente saberá como te agradecer, da forma que sempre deve acontecer após uma gentileza recebida."
"Sempre fui tão acostumada a carregar tantas coisas sozinhas, cuidar das pessoas, me preocupar somente com os outros, que para mim é estranho imaginar que alguém queira me dar á mão e me ajudar passar por essa fase difícil, que alguém de verdade queira me apoiar, e verdadeiramente se preocupa com a situação do meu coração. Mas acho que é chegada a minha hora de ser cuidada – não sou cem por cento forte e muito menos consigo carregar o mundo sozinha nas costas.
Também quero ser abraçada, ser colocada no colo. Ser protegida e sentir que não estou sozinha, que não estou apenas por conta própria. Quero ser amparada e hoje aceito ser. Sem orgulho, sem desculpas. Permito-me receber ajuda da mesma forma em que ajudei por tantas vezes de forma altruísta. A vida é feita de troca de afeto, de empatia, de solidariedade, de demonstrar sentimentos a quem confiamos. Acumular pesos é uma autodestruição que não mereço e nem quero compactuar.
Não quero adoecer diante das minhas aflições, pois mesmo que eu seja forte quase o tempo todo, não o sou, ninguém o é, tão autossuficiente para que não possa fraquejar em alguns momentos. Aceito minhas limitações, aceito que quem não esteja envolvido nos meus problemas talvez tenha mais discernimento para me orientar, abrir meus olhos e assim, ao meu lado, buscar soluções. Aceito que mereço ser amada, tanto quanto eu amo. E o amar só existe se tiver liberdade para ser quem eu sou, verdadeiramente humana: uma fortaleza, mas que assume também suas fragilidades, sem medo."
Os egos andam inchados. Os olhos voltados para o próprio umbigo. A humildade sendo substituída por arrogância. As mãos que deveriam acariciar, empurram para o abismo. Os dedos andam apontados em direção ao outro. Difícil encontrar quem seja porto seguro, quem seja confiável, quem não te apunhale pelas costas ou que não use as nossas fragilidades para tentar nos derrubar.
Então, o que fazer diante desses terríveis fatos, que infelizmente vêm sendo tão corriqueiros nas nossas vidas? Nos igualamos a eles? Ou nos isolamos? Nos conformamos? Nos perdemos de quem somos e no que acreditamos por conta deles? Nada disso!
Temos que valorizar os poucos que estão ao nosso lado, que nos querem bem. Aprender aos poucos quem é quem e saber se posicionar diante de cada um. A vida é para ser uma lição positiva, mesmo que em meio à dor e à decepção, e nunca uma regressão de sentimentos e atitudes. É difícil, mas não impossível encontrar corações parecidos aos nossos, que só querem viver com dignidade e de verdade. Que semeiam a paz, que sabem gentilmente dividir o espaço, ao invés de disputar por algo completamente desnecessário. Portanto, lute apenas pelo seu direito de ser feliz. A felicidade não permite pesos e sujeiras, então jamais a projete em cima da infelicidade alheia. O resto é ilusão de um coração vazio de paz, de amor e de Deus!
"As pessoas pecam quando se entregam às suas dores emocionais, sem lutar contra estas. A dor vem transformando pessoas em zumbis, que se escondem de seus próprios sentimentos, não querendo saber se estão magoando outras pessoas, nem medindo as consequências por estarem envolvidas apenas em seus sofrimentos de estimação.
Triste realidade, meus olhos marejam quando penso no que vejo, a essência de alguns se perderam e o ódio se apossou do lugar destinado a um único sentimento, o amor.
Todos andam apressados, estressados, cansados, fadigados, e do nada uma vírgula vira motivo de estorvo e tudo se perde no ar.
Ei!! É, você mesmo! Já parou para analisar sua vida?! Amigo, o mundo não gira ao redor do seu umbigo. O amor existe, sabia? Não acredita? O que te faz ficar em pé todos os dias é o amor de Deus por ti. Calma! Não estou te julgando, nem tenho poder para isso. Eu também sou humana, assim como você, mas admito e reconheço quando erro, difícil, mas aprendi a me desprender. O ódio tem adoecido as pessoas como uma epidemia e isso me entristece.
Que saibamos ser a diferença que o mundo necessita, que estejamos prontos para ser luz onde à escuridão, ser amor onde a ódio, ser vida onde nada floresce. O deserto pode até ser grande e frio, mas ainda sim é capaz de germinar flores, brotar água, ser canteiro de benção, basta você acreditar e ser, porque Deus é fiel para cumprir e fazer."
"Tem amizade bonita que a gente ganha da vida, amizade acolhedora, amizade feliz. Não importa de onde veio, qual o endereço. Amizade que ganha lugar cativo no coração da gente. Não precisa necessariamente de toque, mas de palavras que abraçam e acariciam à alma. Não precisa ter presença 24 horas, pois sabe-se que pode contar a hora que precisar. Não tem um tempo determinado para que a amizade se inicie, já que o amor não se define por calendário. A sintonia, por muitas vezes, é imediata como num reencontro, mas em outras a vida vai se encarregando de juntar as peças como de um quebra-cabeça, e assim uma união de lindas e profundas histórias é estabelecida. Seja como for, é sempre a forma perfeita que Deus planejou. O voto desse belíssimo presente chamado amizade é renovado a cada gesto, procura, doçura e cuidado e mantido por toda - e além da - eternidade."
"Eu me exijo muito. Não há santo ou simpatia que dê jeito na teimosia e na mania nada contida que tenho de me resolver. Encontro tempo para fazer a vida andar, driblo o azedume e quase nem absorvo mais o pessimismo terceiro. Fujo quando tentam aumentar o problema. Eu insisto em resoluções. Faço minhas orações diárias para continuar seguindo com toda fé e força necessárias para me manter em pé com toda paz de que necessito. Exijo-me, mas sem me condenar, pois não travo uma guerra contra mim mesma, pois o que busco acima de tudo é a dignidade e a sensação de cada dever cumprido. Existe em mim um contínuo processo de exame, pois, como dizem os sábios, cada momento que se passa é um teste, que mede o nosso papel no mundo e a nossa capacidade de torná-lo sempre melhor. Portanto, tanto quanto me cobro, eu me avalio e me questiono. Sei que, mesmo que eu deseje às vezes o contrário, nunca posso me ver como pronta, finalizada. Pois, enquanto eu viver, ainda haverá páginas do meu livro para serem escritas."
"Para tudo dá-se um jeito, quando se quer com o coração. A espera se transforma em encontro e a saudade se materializa em presença. Quando o sentir é escolhido como prioridade e prevalece, nenhum empecilho destrói uma união. O amor é o responsável por fazer surgir as oportunidades, e num instante nada é mais visto ou tratado como impossível. Quando os dois se propõem a lutar, por mais tempestades que venham, sempre haverá brilho na relação, e tudo dará certo. Quando os dois querem, o amor sempre será regado e fortalecerá com laços de fé."
"Não tenha medo de assumir seus sentimentos. Se eles existem, então precisam ser respeitados e expostos. É um desperdício lastimável não vivê-los de forma plena e sincera! Atualmente, as pessoas andam muito desconfiadas, estão sempre suspeitando; de uma palavra, de um gesto, com um pé atrás para o novo, e evitando tudo que as deixam vulneráveis. Seja por alguma experiência ruim passada, ou por qualquer outro motivo, reprimem seus sentimentos por receio, e acham que assim estão apenas se protegendo das possíveis armadilhas externas existentes. Mas, te pergunto: você terá uma vida de verdade se escondendo, de tudo e todos, para sempre? Posso te garantir que não! Arrisque, a vida tem sempre dois lados da moeda, que consistem nos: altos e baixos; ganhos e perdas; acertos e erros. Não viver o que sente, já automaticamente te deixa nos lados: dos baixos, das perdas e dos erros! Pois tudo que impeça sua chance de sorrir, de tentar ser feliz é o que acaba sendo a real armadilha, e criada por você! Dê (mais) um voto de confiança ao que faz seu coração pulsar. Todo sentimento é válido e precisa se sentido. Seja devoto a todos. Os ruins, torne-os superáveis e os bons, absorvidos! Nessa ordem!"
"Que nessa semana, mais uma que se inicia, possa-lhe ser bem útil e proveitosa. Que ela seja transformada em uma semana determinante, pois você será o responsável que encorajará mais suas ideias para que elas tomem formas reais, concretas, e não se achem mais abandonadas em seus pensamentos. Tudo precisa ter um começo para acontecer, e planejar faz parte dessa primeira etapa, mas não deixe mais que pare no meio do caminho, quando a segunda etapa, a de pôr em prática, falhe, fique estagnada e você frustrado. Resgate o que sempre adiou por achar que nunca fosse o momento certo para realizá-lo. Quando o será? Você é o provedor uno das suas ações e elas se tornarão realidade assim que saírem da zona, segura, mas cansativa, de conforto. Permita-se estar de fato em cada momento; não fique sempre na dependência dos outros; crie você mesmo as oportunidades e saia do lugar. Uma hora tudo acaba e quando isso estiver para acontecer, arrepender-se não fará mais a menor diferença. Enquanto houver fé em si mesmo, friozinho na barriga, sangue quente nas veias, garra para lutar, tudo é possível. Só basta crer que você é merecedor, dando-se mais chance para que sua vida seja mais de acordo com que você almeja! Só depende sempre do seu primeiro, mais difícil - porém libertador - passo."
"Que o nosso dia seja regado por muitos sentimentos legítimos, vindos diretamente da alma. Que tenhamos compromisso com o instante e saibamos apreciar com respeito e amor as diversas belezas que nos cercam. Que a magia de um jardim, que respira tanta vida, que cresce e floresce com tanta força, simplicidade, e é tão caprichada em suas mínimas formas, uma verdadeira obra perfeita de seu Criador, te inspire a valorizar mais a sua vida. Analise com carinho e seriedade o que você tem feito dela. Tenha a consciência que você também é uma obra, que só precisa ser lapidada de acordo com o que te move e faz bem. E assim, como as flores que abrem as suas pétalas, livres e poderosas, e com todo seu perfume e delicadeza, se tornam incrivelmente atraentes, aprenda a seguir seu exemplo e abra-se mais para a vida, sendo quem você é. E tudo de mais virtuoso que tem a oferecer será contemplado. Seu conjunto se converterá em um lindo presente harmonioso para os olhos e corações, daqueles apaixonados pelo que é naturalmente belo. Seja o primeiro a se apaixonar por você, sendo o seu maior admirador! Seja natural, encante e desperte sempre o seu melhor!"
"É impressionante o tamanho da dimensão negativa que se cria quando nos deixamos envolver por uma pessoa, não por amor, mas por carência. A diferença é gritante entre um sentimento e outro. A carência aceita qualquer migalha que lhe é ofertada, ignora totalmente a ausência de afinidades, implora por uma atenção que deveria ser querida de forma livre. O seu sentimento não é valorizado como deveria ser e você sofre por tanto oferecer e nada receber. É uma sensação alimentada sem base alguma, mantida prisioneira dentro das ilusões. Não há paz. Mas, quando uma nova emoção surge, completamente contrária a tudo aquilo que já foi vivido, você percebe que o que sentia era apenas um engano e se dá conta de que enfim está sendo amado, talvez pela primeira vez na vida. E tudo muda: sua concepção de sentimentos, de merecimentos, de relacionamentos. Não há mais esforços, nem pesos por ter de "carregar" o outro nas costas. Você anda, sai do lugar, e o outro sabe como te acompanhar, pois há sintonia de querer e de evoluir. E desse modo se faz a leveza de que seu coração precisa para sorrir com segurança. E é a partir daquele momento que se entende que amar também é ser amado e em harmonia. Caso contrário, será apenas um coração cheio, mas infeliz, por estar impedido de transbordar."
"O que você busca para o seu dia? São 24 horas à sua inteira disposição! Já pensou com carinho sobre isso? Seja o que for, se quiser, faça-o acontecer! Não espere de braços cruzados que tudo chegue até você. Ter iniciativa pode fazer uma grande diferença, principalmente por demonstrar (e constatar para si mesmo) que aquilo realmente é importante. Se quer ter mais os amigos por perto, procure-os também. Se sente saudades e remorso depois de uma briga, então perdoe, peça perdão e ofereça as pazes. Sempre se podem ter segundas chances, logo, não abra mão delas para que seu dia e sua vida fiquem mais leves. Se quer mudanças profissionais, reveja quais delas dependem exclusivamente de você e as coloque em prática. Tudo está ao nosso alcance, até os desejos que consideramos mais difíceis ou até mesmo bem loucos. Dar o primeiro passo e arriscar é muito melhor do que ficar parado, preso e acumulando sentimentos e ânsias que cedo ou tarde irão te sufocar. Já tem em mente algo que falta no seu hoje para deixá-lo melhor? Sabe o que seja? Então o que está esperando para transformá-lo em realidade? Torne sua vontade mais útil, mais honesto e mais completo a partir de agora. Permita-se ser mais feliz, começando num espaço de 24 horas. As horas subsequentes certamente agradecerão!"
"Tente a todo momento estar perto do que te faz bem, do que te fortalece. Não deixe que um momento ruim te torne fraco. Não permita que uma palavra julgadora faça com que você se sinta um inútil. Não ignore seus erros, mas também não se torture por conta deles. Eles são apenas grandes ensinamentos do que não se deve cometer novamente. O passado é um fato irreversível, mas o futuro é incerto, e com infinitas possibilidades para ser moldado à sua integral maneira. Aproveite o presente e faça uma breve reflexão do que realmente quer, e então foque-se. Assim seus sonhos ganharão a força necessária para se concretizarem. Tudo depende, em primeiro plano, de você, do que aceita ou não, abaixa ou levanta a cabeça, se entrega ou luta. Facilite sua felicidade, favoreça seus sonhos, acredite na sua capacidade de se reinventar, ignore as forças contrárias e nada será empecilho!!! Se ainda tem dúvidas, então reflita mais um pouco, até o momento em que tudo isso se torne uma convicção, afinal tudo começa a partir da confiança e do amor que você deposita sobre si mesmo."
Celebre diariamente sua vida, faça uma linda festa em comemoração a todas as suas lutas, conquistas e de tudo que ainda pretende batalhar para que esses feitos continuem a crescer. Usufrua sem receios de viver suas vontades. Atreva-se a ser quem você é, em seus mínimos detalhes, sem se preocupar com julgamentos que não sejam os seus próprios, pois terá por si só sabedoria para entender o que é melhor para você, o que te traz alegria, paz e satisfação. Tenha cuidado com os tais penetras que ocasionalmente invadirem a sua festa interior que está sendo organizada por você com tanta dedicação, entrega, sacrifício, esforço, e que tentarão bagunçá-la e atrasar tudo que já está pronto e/ou ainda sendo feito. Ninguém está dentro do seu coração para falar em seu nome e decidir em que ritmo deve conduzir a sua vida. Ser livre é um bem seu legítimo, mas que não cai do céu. É um direito conquistado, então é bom ter certeza do que quer, para não se perder em meio a um passo e outro. Seja um bom anfitrião apenas com os convidados de honra, aqueles que souberem respeitar que o único dono da sua festa, da sua vida, do seu coração, dos seus pensamentos, dos seus passos, das suas contas (já que nada sai de graça) e do seu nariz é você!
Por que ainda existe tanto preconceito espalhado por aí? Que coisa mais primitiva e repulsiva! Onde existir Amor é necessário que se haja respeito. Independente se você o entende ou não! O amor para existir só precisa ser verdadeiro, só precisa ser sentido em sua totalidade. Não queira se meter em algo que não lhe diz respeito. Não lhe compete fazer um julgamento, pois não é o seu sentimento que está em jogo. Que sejamos provedores da livre escolha que cada coração necessita para ser feliz! Que dediquemos nosso tempo apenas a compreender os nossos próprios sentimentos, e que cada um possa usufruir sua vida em paz, sem perseguições e livres de qualquer pressão feita por pessoas vazias que não entendem nada de amor, e que por isso, tentam marginalizá-lo e desprezar os que entendem e assumem que amam corajosamente (o amor requer isso de nós, sempre) e que jamais ousariam reprimi-lo, por tão pouco, pois se para alguns seu pecado é pela falta, aos que transbordam amor, tudo é permitido! Amar é uma bênção da qual o Céu sempre diz 'Amém'!"
"Eu sou para poucos, mas não deixo de ser simpática, de dar um sorriso sincero a estranhos, pois serei sempre eu mesma onde e com quem estiver. Não tento mais ser aceita por ninguém. Mas recebo com graça cada acolhida e hoje minha prioridade é fazer diferença na vida de quem está ao meu lado, de quem me apoia, me consola e me faz sentir bem-vinda na sua vida. Não coleciono relações superficiais e nem desavenças prolongadas. Aprendi a abrir mão do que me consome e tira minhas noites de sono. Perdoo não apenas por merecimento, mas por aceitar me libertar de sentimentos inferiores ao que não me permito mais sentir. Hoje me concentro no que é essencial para o meu bem-estar. Tornei meu tempo aliado à minha realidade atual e ao meu coração, e consequentemente sobrou muito mais horas dentro dos meus dias para ser feliz!"
"Cada um de nós tem uma trajetória distinta, entre sonhos e pesadelos, amores e decepções, e tudo o mais que carregamos. As consequências de nossas escolhas: no que insistimos ou abrimos mão, do que trouxemos do passado para moldar o nosso presente. A única coisa que há em comum entre todas as vidas: nenhuma delas é perfeita. Não é justo, nem maduro, fazer pré-julgamentos de fatos que você conhece tão superficialmente por não estar na pele do que o outro passa. Muitos problemas (que não são nossos) são silenciosos e invisíveis aos nossos olhos. Não faça comparações, e nem tire conclusões equivocadas sobre as vidas que você acha que são melhores ou piores do que a sua, por pura tentativa de desdenhar e menosprezar a sua vida, ou as delas. Às vezes quem você coloca num pedestal pode achar o mesmo de você, e até mesmo desejar ter a sua vida. E a pessoa de quem faz pouco caso pode ser mais feliz do que você. Já considerou essa possibilidade? Portanto, fique longe das ilusões que o deixam à margem de uma falsa realidade alheia, existente apenas em sua cabeça. Não vivemos em uma novela, mas podemos criar uma vida digna de ser contada, sem a menor necessidade de olhar para o lado para saber se está indo bem, ou se precisa de algo apenas porque o outro tem. Tenha mais gratidão, humildade, e esteja mais centrado em viver sua própria vida: é um belo começo para se (re)escrever uma história real, que nunca será perfeita, mas pode ser feliz à sua maneira! "
Não importa o nível de complexidade de uma frase ou um texto. O que conta é o quanto aquilo atingiu profundamente uma pessoa. O quanto as palavras, por mais simples que sejam, ecoam verdades a quem as leiam. Eu não escrevo para me expressar de modo bonitinho, impecável; porém, sim, para pôr o que eu sinto pra fora. O que eu tanto guardo para mim, mas por pouco tempo, pois sinto uma incontrolável necessidade e satisfação em recriar meus pensamentos, colocando-os em escrito e revivê-los para além de mim; para muito além do que eu poderia imaginar. Não sei ao certo quantos acompanham o que escrevo, mas sou muito grata a cada um, e se ao menos eu conseguir levar um pouco de conforto, reflexão e paz a quem precisar naquele momento, ganho o mais belo presente de todos: o retorno positivo de todo o amor que deposito em cada palavra, linha e parágrafo. Portanto, ofereço minha gratidão eterna a quem me lê, curte, comenta e compartilha! A quem participa lindamente da minha humilde e sincera liberdade de expressão. O prestígio dado por vocês a mim enche meu coração de alegria! Meus amigos-leitores são maravilhosos!