Coleção pessoal de AlvaroAugustoSilva

1 - 20 do total de 32 pensamentos na coleção de AlvaroAugustoSilva

⁠Carta a um neto;
Meu neto, um homem deve saber durante a sua vida essas 4 coisas. Não só para si, mas ainda mais pelos que dependem dele;
Lutar,
Nadar,
Atirar,
Sobreviver em um ambiente hostil e com poucos recursos.

Constantemente Namorados



Que dia é esse? Que dia será esse? Eu respondo. Todos os dias os quais passas ao lado de quem amas, esse é o teu dia dos namorados. Não nos apeguemos a um dia, a uma data, a um momento específico. Saibamos que a essência "desse dia" deve brotar todos os dias. Em forma de carinho, companheirismo, gestos singelos mas que extremamente importantes. Como um bombom solto ou uma rosa arrancada na rua de um jardim que não é seu. A essência do dia dos namorados não é o presente nem a data em si. Mas o sentimento, a cumplicidade, a beleza de estar em locais simples e importantes com quem se ama. E o maior de tudo, dia dos namorados não é uma data, um dia, mas uma demonstração uma manifestação de sentimentos constantes que constroem uma real sensação de felicidade ou de um dia feliz. Não pelo que se ganha ou ganhou, mais por estar ao lado Daquela pessoa sabe. É sentir felicidade por quem está do seu lado.



A. A. Silva

Afastar-se de alguém quando se ama é doloroso e uma tarefa árdua para o coração que pede mais e pede presença constante de quem se ama. Mas, muitas vezes, o afastar-se é também um ato de amor e cuidado ao outro e pelo outro. Não entendemos, a princípio, esses afastamentos, porque sofremos a dor da perda ou da falta que o outro nos faz. Mas amar é presença na ausência, é sentir o outro sem tê-lo, é ouvi-lo no silêncio da solidão e ter a certeza que você também se fez e faz presente apenas por existir. Porque quando amamos não nos tornamos passado, nos fazemos presente para sempre na vida do outro.

Felicidade é bem mais que bens ou coisas tão paupaveis. Muitas vezes podes encontrá-la em um breve sorriso, em algumas palavras simples, ou até mesmo em uma modesta companhia.

Quem é a tua Âncora? Quem é o teu Porto Seguro?

"Pessoas especiais", como distingui-las? Palavras ou ações? Conversas ou gestos?

Toda ação gera uma reação, mas nem sempre a reação é a qual esperávamos.

A mente com o toque gera realidade, mais a realidade sem o toque nada mas é que uma total ilusão.

A visão desencadea a mente, a mente desencadea imagens, imagens desencadeiam fantasias, fantasias desencadeiam desejos, e desejos irracionalizam o homem.

Nada é mais voraz e violento que desejos reprimidos.

Tratando-se de Psicanálise, quem trata o Psicanálista?

Distúrbios, síndromes e complexos, nada mas são que reflexos de uma alma incompleta.

Essa nomenclatura "livre pensador" se torna totalmente vaga quando sabemos que nenhum pensador é verdadeiramente livre. Já que; No mínimo ele é cativo a si mesmo.

A Psicanálise é uma casa a qual você não deve entrar, a não ser que seja convidado.

O dia nasceu. Mais um dia que inicia o seu ciclo, e independente de Circunstâncias ou Situações, É mais um dia. Mais um fôlego. Mais um sopro. Mais um sonho. Mais um passo. Mais uma vida. E isso é um Dom.

Desejos, Atrações, Paixões. Coisas tais já existentes e muito bem arraigadas no coração humano.

Porque somos assim? Porque que ao mesmo tempo que sábios, complexos e racionais, somos tão tolos, rasos e insanos? Porque? O que é o homem?

Sois livre? Somos livres? O que é ser livre?

O egoísmo nos leva a míseria. A caridade nos conduz a riqueza. Amemos não só a nós, mais aos outros. O ato de olharmos unicamente para nós mesmos nos torna cegos a realidade verdadeira. Mais a caridade nos conduz a uma estatura de glória terrena, e porque não dizer futura. Ame mais. Queira menos. E então talvez encontres aquilo que nunca encontraste.

Até que ponto podemos nos chamar racionais? Onde fica a tenua linha de que nos define como tal? Já que praticamos atos tão irracionais quanto aqueles que julgamos como tal.