Coleção pessoal de ALBERTOGENESIS
SÓ ME PERCEBA
Você sempre me idealizou como sendo uma pessoa perfeita.
Por isso se decepcionou quando viu que eu tenho defeitos.
Você me falou várias vezes que achava que eu era de um jeito, quando, na verdade, sou de outro.
A culpa não é minha.
Eu não enganei você.
Eu sempre fui assim cheio de defeitos.
Eu nunca disse a você que eu era perfeito.
Você que idealizou isso e depois se decepcionou com algo que você mesmo criou erroneamente acerca de mim.
Se você tivesse me enxergado exatamente como sou, não teria se frustrado tanto como se frustrou.
Não me idealize. Só me perceba.
Aprendendo e vivendo
Embora a vida seja breve por aqui, há tempo suficiente para que ela nos ensine algumas coisas.
Eu costumo dizer que para ela (a vida) não tem uma receita perfeita e/ou infalível. Pois ela é única (exclusiva) assim como as pessoas que a possue e, sendo assim, dificilmente aquilo que serviu ou serve para um, servirá, da mesma forma e na mesma proporção, para outro. Pois, ainda que se trate das mesmas circunstâncias, do mesmo tempo, do mesmo lugar e do mesmo ambiente, o fato de se ter uma pessoa inserida nesse contexto já modifica bastante as coisas, senão toda a coisa.
As vezes me pego a pensar e me pergunto: se a vida tivesse uma receita (ou um manual), em que pudéssemos pautar as nossas atitudes e decisões e, ao final, tivéssemos exatamente o resultado ali descrito, considerando a vontade da maioria - que são pessoas do bem -, hoje teríamos um mundo perfeito (ou quase perfeito). Mas não é essa a realidade.
Porém, feito os devidos ajustes, nada nos impede de aprendermos com a vida alheia e com tudo aquilo que nos circunda, seja observando os erros, seja observando os acertos, seja observando os acontecimentos.
Além disso, é sempre bom pautarmos nossa vida em algo que não seja ou esteja em nós mesmos. Em algo superior. Em alguém que está além de nós no tempo e no espaço, e nunca aquém.
A fé, sem dúvida, é algo indissociável do ser humano. No fundo, todo mundo crer em alguma coisa. Até aqueles que dizem não crer em coisa alguma e/ou em nenhum ser superior, creem no nada. Ou seja, o que pra eles é uma descrença, na verdade, é uma crença - creem no nada.
Enfim, o que estou falando é que nada nos impede de aprendermos primeiro para depois vivermos. Pois acredito que dessa forma nós poderemos aproveitar melhor a vida (sofrendo menos, por ex.), o tempo (alcançando mais rápido aquilo que almejamos, por ex.) e as pessoas que gostamos e amamos (passando mais tempo de qualidade com elas, por ex.). Ou seja, a vida pode ser vivida nesta ordem: aprendendo e vivendo.
Assim é a vida. E essa é a lição
No início, tudo era alegria
As pessoas, os lugares
Tudo era calmaria.
E por um bom período
Tudo assim permaneceria
Até chegar o tempo
Que a vida me ensinaria
Que sempre nesse mundo
Existiu noite e dia
E que cedo ou tarde
A inocência eu perderia.
Hoje eu não sei
Em que parte dela estou
Se no começo ou se no meio
Ou se pra mim ela acabou.
Mas é melhor que seja assim:
Que eu não veja o amanhã
Que eu não saiba o segredo
E que o presente continue sendo
A única coisa da qual eu tenha medo.
Se no passado eu voltasse
Não sei quais coisas eu mudaria
Pois qualquer que fosse a mudança
Hoje aqui eu estaria
Vivendo o mesmo tempo
Como vive a maioria.
Sinto saudade da minha inocência
Do tempo que eu não sentia
Quando olhava para as pessoas
Medo e antipatia
O jeito agora é amadurecer
Física e intelectualmente
E viver a realidade
Sem deixar ela "comer" a minha mente
É difícil acreditar
Isso eu não nego
Mas continuarei a sonhar
Pois só assim eu não me entrego.
O amanhã não me pertence
Mas o hoje também não
Então pra que se desesperar
Se nada está em minhas mãos
Pois assim é a vida
E essa é a lição.
"Hesitar diante de uma ocasião azada pode resultar em perdas irreparáveis, com consequências indesejáveis."
"O medo nos oculta a razão e a realidade. E isso faz com que o(s) resultado(s) de nossa(s) decisão(ões) não corresponda(m) de forma plena com aquilo que era exigido, desejado ou esperado por nós."
"O passado mal vivido desperta dúvida. A dúvida aguça o medo no presente. E o medo bloqueia o futuro que, na realidade, é o agora."
"Sempre há, no mínimo, uma razão para se fazer uma pergunta. Mas uma pergunta nem sempre é feita pela(s) mesma(s) razão(ões)."
"Estou quase convicto de que para a vida não temos um paradigma perfeito ou um manual de como vivermos à luz da perfeição. Temos apenas o tempo e os aprendizados sobrevindos dele."
“O orgulho, na sua acepção pejorativa, é um sentimento que nos priva de desfrutar de maneira plena e satisfatória algumas das coisas mais preciosas que temos na vida: o tempo e as pessoas.”
"O passado mal vivido desperta a dúvida; a dúvida aguça o medo do presente; e o medo bloqueia o futuro, que é o agora. Ou seja, o futuro é a oportunidade que se tem de viver bem; é a única forma de se construir uma história bem vivida e um presente destemido."
"A oração é a porta pela qual podemos contemplar o nosso futuro e, ao mesmo tempo, é o caminho que nos conduz a ele."
"As palavras são úteis, mas prefiro as atitudes, pois: são elas que nos dizem o que devemos ouvir; que nos mostram o que devemos ver; e, nos ensinam o que devemos saber."
"Descobri que só existem três maneiras de se dar bem com uma mulher, em uma vida a dois.
A primeira, é amando-a;
A segunda, é amando-a mais ainda;
E, a terceira, é amando-a incondicionalmente."
A vida é uma estrada que nos disponibiliza vários caminhos, cada um com um destino diferente que podem nos direcionar a lugares que sabemos, porque alguém já trilhou esse caminho, e a outros que só conheceremos se optarmos em trilhá-los. Embora isso pareça um privilégio que a vida nos proporciona, a incerteza e a dúvida sempre serão um gargalo que irão nos acompanhar em cada lugar que chegarmos, e mais, o intrigante de tudo isso, é sabermos que ela - a vida - só nos disponibiliza o caminho de ida, nunca o de volta. Portanto, que as nossas escolhas sejam pautadas e direcionadas naquele, e por Ele, que criou cada um dos caminhos que essa estrada nos proporciona, bem como o lugar onde estaremos ao final de cada um deles, pois, tudo na vida é daqui para frente.
"A dúvida aguça o medo, por sua vez, o medo nos oculta a razão e a realidade. Dessa forma, o resultado de nossas decisões raramente corresponderão plenamente ao que é exigido, desejado ou esperado.
Assim, hesitar diante de uma ocasião azada pode resultar em perdas irreparáveis, com consequências indesejáveis."
"A razão pela qual eu me frustro com as coisas, é porque eu as vivo verdadeiramente. E a razão pela qual eu estou sujeito a me frustrar novamente com elas, é porque continuo vivendo-as de verdade."
"O amor próprio pode ser uma porta para a felicidade, mas, acredite, a felicidade, na sua plenitude, não consiste em amar a si mesmo, mas, sim, em amar alguém que não seja você."
"Se todos os dias nos preocupássemos em tirar um pedacinho da trave que há em nossos olhos, não teríamos tempo para mexer com o cisco que há nos olhos do nosso próximo."