Coleção pessoal de AirtonSoares1952

1 - 20 do total de 73 pensamentos na coleção de AirtonSoares1952

⁠ⁿᵒᵗ𝐀𝐒
.
“Imagino que Deus esteja farto de ser invocado por ambos os lados.”
.
Quase sempre, lembro desta frase quando vejo o jogador de futebol ajoelhado no campo, cabeça erguida, com os braços abertos, em direção ao céu, pedindo a Deus para seu time ganhar.
.
Enquanto isso, o jogador do outro time tem a mesma atitude.
Tem pra mim que Deus faz é ouvido de mercador e conversa com seus botões: - que ganhe o time que melhor se preparou. - Eu lá vou me meter nessa história. - Tenho tempo pra isso não! - Tenho muito mais o que fazer!
.
E por falar... eis um dos encantos da Literatura, ao comparar o autor a um artesão divino (demiurgo). `Terrenizar´ Deus e escapar ileso da fogueira, não é pra todo mundo não!
Ah, sim, ia esquecendo: a frase acima, consta no filme Cold Mountain, citada pelo reverendo da cidade que tem o mesmo nome do longa... O contexto é a Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão.
.
Foi um conflito armado entre Norte e Sul dos Estados Unidos (1861 a 1865) pela disputa relacionada ao uso de escravos no país.
.
Apesar de muita bala, é um filme romântico, com Nicole Kidman. Vi na Netflix, mas está disponível no YouTube.
.
Peço compreensão por ter esticado demais a conversa. A gente vai escrevendo... escrevendo... quando dar-se fé...
.
Aᶦʳᵗᵒⁿ Sᵒᵃʳᵉˢ

⁠ⁿᵒᵗ𝐀𝐒
.
O tempo é um apagador de memórias. O habitat vai se modificando - como é o seu `costume´- e claro, nós, uma vez que somos parte deste.
Mas, pra quase tudo tem um jeito. Nos apegamos com unhas e dentes à saudade. Ela – essa dorzinha gostosa - “é o que faz as coisas pararem no tempo”, diz Mario Quintana.
.
Ontem, vasculhando meus guardados, encontrei um amarelado talão de cheques do saudoso BEC – Banco do Estado do Ceará, onde trabalhei quase16 anos. Antes, passei 2 anos na Credimus.
.
“Incontinenti”, lembrei dos nomes famosos dos cheques. Cito alguns:
Cheque Peixe - Bate no banco e ... nada.
Cheque Boemia - Aqui me tens de regresso.
Cheque Bailarino - Quem apresenta no caixa, dança.
Cheque Cowboy - Só recebe quem saca primeiro.
Cheque Denorex - Parece bom, mas não é.
.
Quando aparecia um novo nome – que não passava muito tempo para se tornar famoso – era motivo de brincadeiras entre os colegas.
.
Hoje – quase desaparecido – o talão virou Pix. É Pix pra lá, é Pix pra cá... Meu temor é que num Pixcar de olhos, nos transformemos em `Pixcopatas´. Oxalá isto não aconteça!
.
Dizem que voltar ao passado com postura nostálgica é doentio, mas voltar ao passado com o fito de aprendizagem é super-hiper-must-plus importante!
.
Mas sabe de coisa, amigos: foi-não-foi, não me furto em querer voltar a esse passado, ainda que me tachem de doente. – Ainda vai querer renascer canceriano? – Vou!
.
Aᶦʳᵗᵒⁿ Sᵒᵃʳᵉˢ 20.08.24

⁠📽
mͫaͧsͥsͭaͦ ⁰⁶
.
𝐀 𝐕𝐈𝐃𝐀 𝐄́ 𝐁𝐄𝐋𝐀
.
Uma tarefa muito difícil,
Mas superada por amor
Usar a imaginação
Em ambiente de terror.
Num campo de concentração
Supor grande diversão...
... Brincadeira, em vez de dor!
..............
Airton Soares
Sinopse
Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
.
Ano produção: 1997
Dirigido por: Roberto Benigni
.................
07.05.2024

⁠O QUE ME IRRITA MESMO...
.
Há certas coisinhas que acontecem no nosso dia a dia que nos deixam visivelmente irritados: ir ao cinema e ter o azar de sentar ao lado do indivíduo que nos antecipa as principais cenas do filme.
.
Ou, então, uma pessoa bem alta senta na poltrona à nossa frente; o mastigado crocante - também no cinema - dos comedores de pipoca ou do ploc-ploc dos chicletes; rangido de porta, nos escritórios, enquanto aguardamos ser atendidos; em casa, apressado para sair, na hora de pôr perfume, a tampa do frasco escorrega, rodopia no chão e vai repousar lá no cantinho embaixo do guarda-roupa ou de outro móvel qualquer; concordar com pessoas que nos pedem opinião, mas que, na verdade, precisam é de apoio moral.
.
O que irrita mesmo é subir no ônibus e aguentar, sem poder dizer nada, aquelas pessoas que demoram uma eternidade na roleta pagando a passagem.
.
Um dia desses, final de tarde, observei: uma senhora gorda, bem parecida, apresentado sinais visíveis de neurose, aproximou-se da roleta e tentou nervosamente abrir a primeira bolsa.
.
Depois dessa, havia aquela bolsinha onde elas guardam moedas. Mexeu, remexeu, e nada de as moedas aparecerem.
.
Em cima da gaveta do trocador havia de tudo. Um verdadeiro bazar: amostra de tecidos, grampos enferrujados, pente, botões, sianinhas, carnê do Baú da Felicidade. O que se pudesse imaginar estava ali exposto na mesinha do trocador.
.
O tempo foi passando, passando (como é seu costume), e eu me enervando. A essa altura, já me sentia uma bomba. Só faltava explodir. Não demorou muito. Chovia e ainda não me encontrava sequer dentro do ônibus. Muni-me de paciência - qualidade rara hoje em dia - e suportei heroicamente a primeira etapa dessa angustiante maçada.
.
A segunda etapa vai do momento em que ela retira a moeda da bolsinha, até o pagamento propriamente dito.
.
Não entrarei em minúcias, por questão de brevidade. Bom, depois da longa "lengalenga", pudemos respirar naturalmente. Pensamos nós, passageiros.
.
Mas que nada. Aconteceu o inesperado: a bolsa da dita enganchou na roleta e começou o puxa-puxa. Puxa daqui, puxa de lá, e eu sei, gente, que finalmente chegou a minha vez de pagar.
.
Meti a mão no bolso para tirar a carteira, tentando ser mais rápido que todo mundo, querendo, com isto, me vingar mentalmente... Não a encontrei. Se não fosse minha timidez congênita, teria feito aquele escândalo.
.
Pior do que tudo isso, e já não era pouco, os outros passageiros, saturados pela gorda, não compreenderam meu problema - o roubo da carteira - e começaram a me xingar deliberadamente.
.
Essa não! Aí não prestou! Um verdadeiro disparo - de blasfêmias - cruzou no ar, juntamente com bofetes e encontrões. Estava todo mundo ababelado, à mercê do que desse e viesse, quando de repente ouviu-se o disparo de um revólver. Ficamos estáticos, pálidos, mal respirávamos.
.
Poucos minutos depois, cada um de nós olhou para a cara do outro, meio sem jeito. Era como se quiséssemos inquirir: - Precisava de tudo isso!? Um pouco mais de calma não teria resolvido a questão? Mas agora é tarde demais.
.
O silêncio é rompido pelo autor do disparo, um guarda da Polícia Civil, que falou com aspereza:
- O coletivo está detido e vai agora mesmo para a delegacia!
.
Chegamos. O delegado, como sempre, fez perguntas de praxe e no final não deu em nada. Algumas multas, advertências e pronto. Uma história a mais dos propalados transportes coletivos. Fim de linha, fim de conversa!
........
1977

EXAGERO?
.
Sou um assíduo faltoso às páginas do Instagram. Outros afazeres me distanciam desse saudável convívio. Também preciso dizer: me pelo de medo de ficar viciado.
.
Dia desses, li numa revista que é mais fácil deixar de fumar e de beber do que largar o vício de frequentar estas ferramentas sociais. Será que o articulista da revista exagerou? Bah! cada um que tire suas conclusões.

⁠O MUNDO FORA DE ESQUADRO
-=-=-=-=-=-=-=

Valor é uma impressão que eu tenho de agrado ou desagrado das coisas.
Por isso quanto mais valor eu der a uma coisa, mais essa coisa sobe de importância [preço].
.
A hierarquia dos valores virou de ponta cabeça.
Hoje, no rádio: publicidade dia dos pais:
A criança dizia que gostava do pai por isso e por aquilo,
mas que gostava mesmo era do CARRO DELE!
.
Há dois anos: por que fazer inveja a uma pessoa da sua rua, se você pode fazer inveja o bairro todo. Compre hoje mesmo...carro tal....
.
<> Publicidade....quanta agressividade...falta de respeito com o ser humano.
<> O pior: nossa crença de que se não consumimos, não valemos nada!
<> Sejamos consumidores inteligentes.
<> Por que é tão difícil curtir a frugalidade?
<> Faça uma perguntinha mais fácil!
..........
02.05.2024

⁠ENQUANTO O ARROZ SECA
.
Todo mundo tem um amigo `arroz de festa’. É aquela pessoa que está presente em todas as festas e eventos que pode e acaba ficando conhecido por isso.
.
Você imagina o porquê da associação com a palavra `arroz’? Disse Onário que, isso provavelmente é uma alusão ao fato de o arroz estar presente em quase todas as refeições.
.
Peço: não leve ao pé da letra as palavras de Onário. Com certeza ele desconhece o drama por que passa o povo brasileiro.
..........
02.05.2024

⁠SOU UM AMBICIOSO
.
HOJE DEI DE CARA
com este provérbio chinês: Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranquilidade.
.
DIRECIONEMOS
o holofote semântico na palavra ambição: ela vem do latim ambire...de ambiente, abrir horizontes, florestas. {não confundir com desmatamento].
.
PORTANTO
ser ambicioso é aquele que abre caminhos, concretos e abstratos. Nada mais saudável. Já uma ambição desmedida é prejudicial: o sujeito passa a ser ganancioso. Mas o senso comum tem ambição e ganância como palavras sinônimas.
.
FICO POR AQUI CITANTO
Eclesiastes 6:7 15: Todo trabalho do homem é para sua boca e, no entanto, seu apetite nunca está satisfeito.
............
02.05.2024

⁠VIVA MELHOR...
.
"GOSTO DESTE PROVÉRBIO TURCO:
Se ao meio-dia rei diz que é noite, sábio acrescenta: E que belas estrelas! Isto me faz lembrar um provérbio nosso: Em terra de sapo de cócoras com eles. E mais outro: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
.
ACEITE. ISTO NÃO IMPLICA CONCORDÂNCIA.
Não desafie seu chefe, principalmente em tempos de crise. Isso não significa se anular diante do superior nem o contrário. Ou seja, subestimá-lo. Se ele fala pau, não repita pedra sem parar.
.
APRESENTE SUAS IDEIAS COMO OPÇÕES,
e não como soluções definitivas, e aprenda a discordar de vez em quando. O erro é exagerar. Tudo que se exagera enfraquece.
.
MAS... SE AO LONGO DO TEMPO VOCÊ DESCONFIAR
que ele evoluiu e está aberto ao diálogo, imponha saudavelmente seu ponto de vista. Seja sábio. A pior bestêra que se pode fazer contra a ignorância e o preconceito é demonstrar tirocínio na arte de argumentar.
.
"Pegue leve" com seu chefe. Mantenha seu emprego e viva melhor."
.............
02.05.2024

⁠SE VAI TER LEITOR...
.
NESTE EXATO MOMENTO
escrevo sem rumo. Faço isto de caso pensado. Talvez queira me pôr à prova. Até onde sou capaz de escrever de improviso?
.
LEMBRO AGORA
do mestre Machado de Assis quando diz: palavra puxa palavra. Sem querer querendo vamos espichando as palavras e quando dar-se fé... o texto está pronto.
.
UMA COISA EU SEI:
a escrita de improviso fica muito mais próxima da fala.
.
MEU PROFESSOR DE TEATRO DIZIA:
o corpo puxa a fala.
.
E DIGO EU:
se o corpo puxa a fala, a fala puxa a escrita.
.
NESTE EXATO MOMENTO
percebo que o meu escrito tem rumo. O texto tá bem arrumadin.
.
SE VAI TER LEITOR...
... aí são outros quinhentos!
....
02.05.2024

⁠Todos nós temos uma segunda vocação oculta que se transforma em hobby. A minha é gostar de ler, de escrever e de compartilhar isso com os amigos afins.
.
Gosto sempre de manter com os meus amigos um vínculo de amizade permanente. Mas entre o gostar e o agir há bastante espaço, no qual enchemos de mil desculpas, sendo a mais comum a falta de tempo. O que faz, na verdade, com que este vínculo não seja assim tão permanente?
A – C - O - M - O - D - A - Ç – Ã - O.
.
Simplesmente!
.
O tempo passando... passando... a gente amadurecendo como bananas em carbureto e não damos por conta das pequenas boas coisas da vida: um bom papo, um boa conversa, uma boa amizade. Sempre deixamos para amanhã, e quando bastante "estocados" de amanhãs, nos sentimos tristes e amargurados.
.
Em sendo assim, escrevo, converso, reato o vínculo e torno-me novamente vazio de "amanhãs” e pleno do hoje e do agora.
Graças a Deus.
........
02.05.2024

⁠e o tempo enLEVOU!
.
Saudade daquelas casas
De muros baixos e roseiras.
Época de segurança
Na calçada... cadeiras.
Prosa e conversa fiada
De mãos dadas com a amada
Durava noites inteiras!

MORRE ABÍLIO DINIZ
.⁠
Empresário Abílio Diniz
Na mídia é manchete.
Fundador do Pão de Açúcar
E na vida foi `valete.´*
Novos Caminhos... publicou
A todo público agradou **
Falece aos oitenta e sete!
*Figura de um jovem escudeiro.
Ele praticou Judô, boxe e capoeira.
......
** Público da área empresarial.

⁠Trem da felicidade
.
Tem somente uma regrinha,
Digo logo de antemão:
Gostar de tomar café,
Para entrar neste vagão.
Entre e sinta-se à vontade
No trem da felicidade...
E solte a imaginação!


HUMORISTA
.
Morre Paulo Diogénes
E “do riso fez-se o pranto”
Vai com ele ‘Raimundinha”
Para o nosso desencanto.
Parte na flor da idade ( 62 )
Deixa tristeza e saudade
Pondo a alegria no canto!

FEIRA LIVRE
.
⁠A feira livre de Ipu
Ocorre toda semana
Vem sacoleiro de fora
De ruma, feito gincana
Fincados no Shopping Chão
Vendem de tudo, de montão
A precinho de banana
........
Ipu - Ceará


IPU E SUA GENTE
.⁠
Terra FÉcunda e querida
Chão de Artes, Letras... repente
Bica, Gangão, meu alento
Me faz vaidoso e contente
Ipu, berço de Iracema
Nosso símbolo-poema
Viva o “IPU E SUA GENTE!”
.......
Ipu - Ceará

BEIJO ROUBADO
.⁠
A candidez dos cabelos
Um sorriso engatilhado
Os olhos sempre brilhando
Lembra um distante passado
De jura, sonho e desejo
A perturbação do beijo
Às escondidas e roubado!

CARNAVAL
.
⁠Alegria de folião
Se acaba na quarta-feira
Com muita desilusão
Tédio, ressaca e liseira
Não falo da classe nobre
Me refiro à classe pobre
Vivendo sem eira nem beira

⁠É TUDO DE BOM
.
Um caldinho de legumes
Na hora do jantar;
O lençol com cheirinho
De ferro de engomar;
Aconchego da amada
Que vem nos abraçar;
É tudo de bom que acontece
Se a chuva custa a passar.