Coleção pessoal de AFPP

Encontrados 6 pensamentos na coleção de AFPP

⁠Cuidado!
Crítica não é negação.
Estigmatizar o crítico como " negacionista " é fugir do debate matando o oponente... sem enfrentar o tema questionado.

⁠Gestão climática exige humildade. O ser humano, e os ecossistemas em que se insere, estão em risco face às alterações do clima. Porém, tudo isso diz respeito à uma ocorrência superficial que envolve a fina atmosfera de um imenso planeta, infinitamente menor que a estrela que o ilumina.
Portanto, nossos esforços de adaptação e resiliência não se confundem com a síndrome de "capitão planeta", cujo catastrofismo nos leva a investir em um salvacionismo planetário... que o planeta irá simplesmente ignorar. Tratemos de salvar a nós próprios... e preservar o que pudermos.

⁠Ninguém salva o planeta terra. Ele se salva sozinho. O faz há quatro bilhões de anos, geralmente extinguindo o que está na sua superfície. E já o fez várias vezes...

⁠Antes de acusar alguém de "negacionista", lembre-se que a inquisição usou os mesmos argumentos para queimar na fogueira que ousava criticar o "consenso científico" da igreja...
Negacionismo é termo religioso. Usá-lo para defender consensos científicos de ocasião, OFENDE a ciência.

⁠"Consenso científico" é a morte da ciência. O método científico exige a crítica constante. Portanto, negar um consenso é afirmar a ciência, jamais negá-la.

A ciência evolui com a negação. ⁠Toda teoria científica é ratificada, retificada ou derrubada por meio da crítica e da negação.
Impingir ao crítico o termo " negacionista "... é negar a própria ciência e confundir consenso com religião.