Coleção pessoal de Acirdacruzcamargo

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⁠Ninguém pode caminhar pelos tortuosos caminhos de uma atividade feita para o público sem arriscar a receber uma mordida de um cão raivoso, ou uma pedrada insólita de um esquizofrênico, ou o bote traiçoeiro de serpente se pisou inadvertidamente
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 247

⁠...Neles , entretanto, é fácil distinguir a divergência da maledicência, da malevolência...Quando essa animosidade..., por trás da pretensa crítica, se escora em divergência ideológica e com ela se disfarça, o caso entrra para a sombria faixa das pequenas infâmias que - destacadamente, em épocas de tirania e de obscurantismo - marcam as criaturas frustradas, covardes e sujas...essas mazelas, que definem ações dos marginais da atividade intelectual...Ninguém pode caminhar pelos tortuosos caminhos de uma atividade feita para o público sem arriscar a receber uma mordida de um cão raivoso, ou uma pedrada insólita de um esquizofrênico, ou o bote traiçoeiro de serpente se pisou inadvertidamente"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 247

⁠Penso que devemos continuar discutindo, na medida do possível e aproveitando todas as oportunidades, esses e outros problemas ou contradições ou antagonismos. Pouco a pouco, e na medida em que se reconquiste a liberdade, as discussões se ampliarão e ganharão conteúdo e nível mais alto...temos compromisso com o futuro. O lixo será removido, sem a menor dúvida

HISTÓRIA E MATERIALISMO HISTÓRICO NO BRASIL, pág. 99

⁠...O acadêmico Anokin é mesmo um grande sábio neste terreno e o nosso Instituto é considerado o mais importante e avançado da URSS neste sentido. Ele acaba de regressar dos Estados Unidos, onde esteve a convite das universidades americanas, e já acabamos de planificar a minha atual e ulterior etapa de trabalhos"
JOÃO BELLINE BURZA - Carta a Nelson Werneck Sodré - A FÚRIA DE CALIBÃ, parte 2, pág. 238

⁠"Prossigo o meu plano de pesquisas sobre a fisiologia do cérebro. Estou ficando com as máquinas eletrônicas e a neurocibernética. Possuo material de laboratório suficientes para compor um tratado sobre esta matéria. Vou chamá-lo "Arquitetura funcional do cérebro e do neurônio". Colecionei também dados experimentais sobre a "Natureza da esquizofrenia". Entretanto, não é fácil realizar uma obra científica séria e profunda. O importante é que, afinal, encontrei o trabalho que consulta as minhas próprias inclinações e aspirações intelectuais. Muito útil também foi que saí da clínica psiquiátrica e neurológica para mergulhar no laboratório de pesquisa. Embora eu tenha mais gosto pela investigação teórica, não me esqueço das necessidades da prática na medicina em geral. A biblioteca especializada que possuo é bastante rara e rica, tanto soviética como internacional. Por vezes, o experimento eletrofisiológico nos animais é assaz laborioso e demanda horas de paciência. Técnicamente, exige bastante precisão. Um erro provoca resultados irreais. Registramos a atividade biológica das numerosas áreas e estruturas do encéfalo, como das células nervosas, em separado e simultaneamente. A análise e interpretação dos achados da experiência é que, então, exigem o verdadeiro desafio da nossa inteligência. Ademais do conhecimento exato das leis da biologia e fisiologia, precisamos adotar métodos matemáticos e as teorias cibernéticas e as leis das máquinas. Em suma, o cérebro e o neurônio constituem mundos maravilhosos para o estudo. São infinitos universos de fenômenos ignorados e surpreendentes. A sorte que eu tenho é que o diretor do meu Instituto não é apenas meu mestre mas meu íntimo amigo... (Parte 1 - Carta a Nelson Werneck Sodré - A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 238)

⁠Não espanta, por isso, que tenha a ação do padre Helder despertado ódios e provocado revides desesperados; não faltaram a tal ação os paradoxais aplausos definidos nas injúrias de pessoas e forças que detestam a mudança e entram em pânico quando ela se anuncia. Há adversários que definem e valorizam o que fazemos; seu aplauso é que seria injurioso ou comprometor. Assim acontece com os que visam as posições assumidas pelo padre Hélder

A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 236

⁠Qualquer organização cultural não controlada pela ditadura era qualificada como subversiva

A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 235

⁠Foi em julho, ainda, que ministrei, a convite do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, um curso rápido sobre a realidade brasileira. Entre o fechamento do ISEB e os dias em que escrevo estas linhas, foi a única vez que ministrei um curso a estudantes, ou a quaisquer pessoas. Era confortador fazê-lo, mas logo isso se tornou também impossível. O presidente do Diretório Acadêmico que me convidou está hoje exilado no Chile"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 234

⁠ Pedro Celso, de Varsóvia, em julho ... anotava, de passagem, que "o comportamento da esquerda francesa foi lamentável e que ela era "bastante responsável por sua fragorosa derrota eleitoral". Como esquerda passou a definir áreas muito vagas e heterogêneas, eu não sabia se estava de acordo ou não com a observação de Pedro Celso"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 233

⁠De Varsóvia, Maurício Martins de Melo me pedia um dossier sobre cultura popular, que minha filha Olga havia organizado, em anos distantes, e lhe prometera. Poderia remeter-lhe esse dossier ou, que seria melhor, levá-lo, para conversarmos? Não era possível, evidentemente"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 233

⁠Que se pode dizer mais sobre os demônios? ... Acreditava-se, entre os antigos, que os demônios são os espíritos de homens mortos, que viveram iniquamente, e que voltaram, procurando encontrar corpos mediante os quais pudessem satisfazer aos seus maus desejos, entre os vivos. Essa é uma tradição judaica bem comum, tendo prevalecido no seio da igreja cristã até ao século V de nossa era. E alguns eruditos modernos, como Lange, o principal intérprete bíblico entre os luteranos, têm aceito esse ponto de vista. Além disso, muitos outros estudiosos modernos que têm admitido essa idéia, acreditam que os anjos caídos também são designados pelo termo "demônios", nas Escrituras. ... Em parte alguma da Bíblia, encontramos uma declaração que nos instrua sobre a origem dos demônios. Os estudiosos mais recentes indicam que espíritos humanos de pessoas falecidas, bem como espíritos de outras categorias de ser, podem perseguir os vivos... o termo demônios certamente inclui espíritos elevados, não humanos, embora isso não signifique, necessariamente, que os homens humanos não sejam nunca enumerados entre as entidades que podem prejudicar aos vivos - Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Volume 4, pág. 159

⁠Mas, infelizmente, o que se sente, dia a dia, com mais força aqui, menos ali, em qualquer dos mundos em que o mundo se divide, é o homem simples esmagado, diminuído e acomodado, convertido em espectador, dirigido pelo poder dos mitos que forças sociais poderosas criam para ele. Mitos que, voltando-se contra ele, o destroem e aniquilam. É o homem tragicamente assustado, temendo a convivência autên tica e até duvidando de sua possibilidade. Ao mesmo tempo, porém, inclinando-se a um gregarismo que implica, ao lado do medo da solidão, que se alonga como “medo da liberda de”, a justaposição de indivíduos a quem falta um vínculo crítico e amoroso, que a transformaria numa unidade cooperadora, que seria a convivência autêntica.

⁠... cada vez mais funções intelectuais e cada vez menos funções puramente instintivas e emocionais.

Opção por esse ontem, que significava uma sociedade sem povo, comandada por uma “elite” superposta a seu mundo, alienada, em que o homem simples, minimizado e sem consciência desta minimização, era mais “coisa” que homem mesmo, ou opção pelo amanhã. Por uma nova sociedade que, sendo sujeito de si mesma, tivesse no homem e no povo sujeitos de sua história.

...o escritor brasileiro, via de regra, trabalha sozinho. Não dispõe, como os seus confrades estrangeiros, pelo menos os dos países ditos desenvolvidos, de secretárias. Como eu sempre fui, para escrever os meus livros, pesquisador, anotador, redator, datilógrafo e revisor...
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 228

⁠O que o professor burocrata, medíocre, displicente, sabe e ensina, não reforma, mas conserva a universidade. Logo, não pode ser ela o instrumento da transformação exigida pela sociedade no seu movimento histórico...Compete aos estudantes associarem-se a estes mestres mais esclarecidos, incentivarem as suas atividades inconformistas, apoiarem-nos, para no diálogo com eles mantido, conseguir fazê-los progredir o mais possível no sentido de compreensão comum do problema e da batalha em que necessitam aliar suas forças.
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 90-91

⁠Cria-se, assim, o problema do preenchimento das cadeiras vagas. Neste assunto, melhor ainda que em outros, se observa o esforço do grupo magisterial dirigente para impedir qualquer interrupção de continuidade na orientação do pensamento de cada disciplina oficial. Tudo se faz no sentido de excluir o candidato que acaso vencedor nos supostos concursos para a docência e para a cátedra, viesse a imprimir novos rumos ao ensino, denunciar os males da alienação cultural reinante, instalar novo estilo de estudo, difundir ideias progressistas, voltadas para o exame dos reais problemas do país, exprimindo os interesses de outra classe, diferente daquela que monopoliza a universidade.
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 49

⁠"A acusação de que na universidade pouco se trabalha e dificilmente se estuda não significa, em verdade, uma acusação, mas o registro do escrupuloso cumprimento de uma norma intencional. A universidade não foi concebida nem é dirigida em função do trabalho social útil, mas do estudo ocioso, da cultura alienada, da pesquisa fortuita e sem finalidade imperiosa"
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 27

⁠Os novos postulantes querem a universidade não para se doutorarem, no sentido pedante e ocioso da expressão, mas para adquirem conhecimentos que os qualifiquem para o trabalho futuro, útil, que terão de produzir. Nisto está o essencial do problema: os estudantes compreenderam a essência alienada da universidade brasileira, sua função desambientadora, sua quase nula atuação progressista, sua inadequação às tarefas exigidas pelo país, e a querem precisamente como instrumento para revogar e pôr termo a toda essa alienação...Aos estudantes cabe, evidentemente, o principal papel neste processo transformador da universidade porque são eles os primeiros a compreender as ideias como as que estamos enunciando e a lutar por elas.
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 14-15

⁠Poucos livros bons haviam aparecido. Entre eles, Literatura e Humanismo, de Carlos Nelson Coutinho; Os equívocos de Caio Prado Júnior, de Paulo Cavalcanti; Ferro e Independência, de Osny Duarte Pereira. Voltava-me para as revistas de cultura; apresentavam-se com dois tipos, pelo menos as universitárias, as dos docentes e as dos discentes. Eu concluia, por isso: "Em suma, provam os três exemplos alinhados que existe contraste, e até antagonismo, entre o pensamento novo, que se levanta nos meios estudantis, e o pensamento velho, que se aninha nas cátedras universitárias. É evidente que as exceções servem apenas para confirmar a regra. Nem tudo que surge do meio estudantil é de alta qualidade cultural, evidentemente; mas a esmagadora maioria do que surge do meio docente universitário é de qualidade inqualificável. Como pode haver respeito, numa atividade ligada ao conhecimento, quando os que aprendem sabem mais do que os que ensinam?
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 226-227