Coleção pessoal de 2019paodiario
Diga como é
Você sempre resiste ao Espírito Santo; como seus pais fizeram, você também. - Escritura de hoje : Atos 7: 51-60
É difícil ser aquele que leva notícias indesejadas. O meteorologista da TV pode incomodar as pessoas apenas prevendo que vai chover no dia 4 de julho. Não é culpa dele ou dela, mas o meteorologista ainda leva o calor para trazer a mensagem.
Em uma nota muito mais séria, quando Estêvão se dirigiu aos líderes religiosos de Israel, ele incorreu em sua ira porque ele corajosamente disse a eles a verdade sobre eles mesmos. Ele criticou seus ancestrais e envolveu todo o conselho no assassinato de Jesus Cristo. Tudo o que ele disse era verdade. Então, o que eles fizeram com essa acusação? Eles "rangiam com os dentes" (Atos 7:54). Eles o expulsaram da cidade e o mataram. Porque ele disse a verdade, Stephen morreu sob uma barragem de pedras.
Quando falamos de pureza, justiça e piedade em um mundo pecaminoso e amante do prazer que parece destinado a se autodestruir, nós também seremos criticados. Mas não importa o que aconteça a nós, podemos invocar a Deus como Stephen fez. Podemos nos confortar sabendo que pertencemos a Ele e que, em última análise, Ele nos justificará.
Como povo de Deus, vamos orar para que tenhamos a coragem de dizer como é.
Refletir e Orar
Senhor, dá-nos coragem para falar
contra os males dos nossos dias;
Somente quando a verdade é conhecida, os
pecadores podem escolher o melhor caminho. —DJD
É melhor declarar a verdade e ser rejeitado do que retê-lo apenas para ser aceito. Dave Branon
Um Sermão da Natureza
Uma criança deixada para si mesma envergonha sua mãe. - Provérbios 29:15
Escritura de hoje : Provérbios 29: 11-17
Nunca vou esquecer de ver uma mãe mergulhar furiosamente no meu pai quando eu era menino. Ele havia colocado várias casas de carruagem no quintal e sempre ficava feliz quando seus inquilinos voltavam todos os anos para criar suas famílias. Uma de suas casas de pássaros foi feita com uma tampa articulada para que papai pudesse levantar o topo e olhar para o ninho.
Um dia, querendo ver uma nova família que acabara de nascer, meu pai se aproximou da casa de pássaros - mas não sem uma séria repreensão da mãe Wren. Como ela o repreendeu! Desconsiderando o aviso, meu pai estava prestes a levantar a tampa quando esta mãe furiosa voou a toda velocidade em cima de sua cabeça. Ela deu-lhe um selinho tão cruel que tirou sangue!
Como pais cristãos, temos tanta preocupação com nossos filhos? Somos diligentes em protegê-los do mal que poderia lhes causar dano espiritual? Estamos ensinando-os sobre as ameaças do mundo, da carne e do diabo? ( 1 João 2: 14-16 ). Conhecemos os amigos deles? Monitoramos os programas de TV que eles estão assistindo?
Nossos filhos precisam de nossa atenção, orientação e cuidado ( Provérbios 29:15 ). Que Deus nos ajude a protegê-los de danos espirituais.
Refletir e orar
Deus nos dá filhos por um tempo
Para treiná-los em Seu caminho,
Para amá-los e ensiná-los
a seguir e obedecer. —Sper
O caráter de seus filhos amanhã depende do que você coloca em seus corações hoje. Richard DeHaan
Inverta a tendência
Uma resposta suave afasta a ira. - Provérbios 15: 1
Há muitos anos, uma unidade de pesquisa de discurso no Kenyon College realizou um teste em cooperação com a Marinha dos EUA. O objetivo era descobrir como a qualidade do tom da voz afetava os marinheiros quando recebiam ordens. Vários experimentos revelaram que a forma como uma pessoa era abordada determinava em grande parte o tipo de resposta que ele faria.
Por exemplo, quando um indivíduo foi falado com uma voz suave, ele responderia de maneira semelhante. Mas quando ele foi gritado, sua resposta voltou no mesmo tom agudo. Isso era verdade se a comunicação era dada cara-a-cara, pelo intercomunicador ou por telefone.
Este estudo me lembra de Provérbios 15: 1: “Uma resposta branda desvia a ira, mas uma palavra dura incita a ira”. O que dizemos e como dizemos não só faz diferença na reação que recebemos, mas também determina se conflito ou paz resultarão. Quantos argumentos poderiam ser evitados e situações tensas relaxadas se praticássemos a verdade desse versículo!
Da próxima vez que alguém falar com você em tom áspero ou irritado, inverta a tendência expressando mansidão, quietude de espírito e preocupação amorosa. Que diferença uma resposta suave pode fazer em nossos relacionamentos! —RWD
Tantas pessoas usam palavras que são duras,
Quando bravas, elas falam o que pensam;
Mas Cristo nos faria reverter essa tendência
com palavras que são sempre gentis. —DJD
Para sair de uma situação difícil, tente uma resposta suave. Richard DeHaan
Um novo local
Atos 20: 1-16
Para mim, viver é Cristo, e morrer é ganho. -Filipenses 1:21
Escritura de hoje : Filipenses 1: 12-26
Um banco em Binghamton, Nova York, mandou flores para um concorrente que havia se mudado recentemente para um novo prédio. Houve uma confusão na loja de flores, e o cartão enviado com o arranjo dizia: "Com nossa mais profunda simpatia".
A florista, que estava muito envergonhada, pediu desculpas. Mas ele ficou ainda mais envergonhado quando percebeu que o cartão destinado ao banco estava anexado a um arranjo floral enviado a uma funerária em homenagem a uma pessoa falecida. Esse cartão dizia: "Parabéns pela sua nova localização!"
Um sentimento como esse é apropriado para os cristãos, porque eles se mudam para um novo local maravilhoso quando morrem. Eles vão estar com Cristo, e as tristezas e tristezas desta existência terrena se foram para sempre. Perto do fim de sua vida, Paulo disse que estar com Cristo é "muito melhor" do que permanecer na terra ( Filipenses 1:23 ).
Sim, a separação é dolorosa, mas, como cristãos, não lamentamos como aqueles que não têm esperança. Em vez disso, podemos nos alegrar, mesmo com os olhos cheios de lágrimas, porque nossos entes queridos adotaram uma nova residência no céu.
Sempre que os crentes em Cristo morrem, seria apropriado dizer-lhes (se pudéssemos): "Parabéns pela sua nova localização!"
Refletir e orar
Algum dia minha casa terrestre cairá
- não sei dizer em breve;
Mas isso eu sei - meu Tudo em Todos
Agora tem um lugar no céu para mim. —Crosby
Não exagere muito em suas apostas - estamos nos movendo pela manhã. Richard DeHaan
doadores e tomadores
. . . trabalhe, trabalhando com as mãos o que é bom, para que ele tenha algo a dar àquele que precisa. - Efésios 4:28
Escritura de hoje : Provérbios 14: 15-21
Algumas crianças conversavam sobre o que queriam ser quando crescessem. Quando chegou a vez de Jimmy falar, ele não mencionou uma das profissões mais comuns como médico, advogado, policial e bombeiro. O que ele queria ser era um filantropo. Quando as outras crianças pediram para ele explicar, ele respondeu: "Ouvi dizer que eles são os caras que têm todo o dinheiro".
Jimmy estava apenas parcialmente certo. Segundo o dicionário, um filantropo é "aquele que ama e busca beneficiar a humanidade". Simplesmente, ter muito dinheiro, portanto, não faz de alguém um filantropo. De fato, uma pessoa pobre que “ama e procura beneficiar a humanidade” com seus recursos limitados é mais um filantropo do que uma pessoa de grande riqueza que é uma avarenta e dá de má vontade - embora a quantidade de seus presentes de caridade seja grande.
O apóstolo Paulo incentivou os tomadores a se tornarem doadores. Ele disse: “Quem roubou, não roube mais; antes, trabalhe. . . para que ele tenha algo a dar àquele que precisa ”( Efésios 4:28 ). Esse tipo de doação alegrará o doador ( Provérbios 14:21 ).
Independentemente de nossa renda ou vocação, todos podemos ser filantropos.
Refletir e orar
Não é o que você faria com um milhão
Se a riqueza deveria ser sua,
mas o que você está fazendo atualmente
Com o dólar e o quarto que você tem. - Anon.
Deus nos dá tudo o que precisamos, para que possamos dar aos necessitados. Richard DeHaan
Sem vagas
Quem é preguiçoso em sua obra é irmão daquele que é um grande destruidor. -
Provérbios 18: 9
Escritura de hoje : Efésios 6: 5-9
Fred, balconista de uma loja de varejo, era rude com os clientes e preguiçoso. Em várias ocasiões, seu chefe estava prestes a demiti-lo. Mas ele não seguiu em frente por causa de sua preocupação com a esposa e os filhos de Fred, que sofreriam com sua demissão.
Um dia, um cliente comum parou e percebeu que Fred não estava lá. Ele perguntou ao gerente sobre ele e lhe disseram que ele havia aceitado outro emprego. O cliente perguntou: “Você planeja substituí-lo?” O gerente respondeu: “Não, não é necessário. Fred não deixou uma vaga.
O trabalho de Fred era de tão baixa qualidade que os negócios eram melhores sem ele. Isso nunca deve ser verdade para nenhum funcionário, especialmente um cristão.
O apóstolo Paulo disse aos servos que fossem obedientes aos seus senhores "com boa vontade prestando serviço, como ao Senhor, e não aos homens" ( Efésios 6: 7 ).
Deus esperava que os servos cristãos nos dias de Paulo trabalhassem diligentemente por seus senhores, e nós também deveríamos dar a nossos empregadores um dia de trabalho honesto. É a coisa certa a fazer e fortalece nosso testemunho de Cristo.
Uma boa maneira de testar o valor do seu trabalho é fazer a si mesmo esta pergunta: se eu deixasse meu emprego, isso criaria uma vaga?
Refletir e orar
Algumas pessoas param de procurar trabalho quando conseguem um emprego. Richard DeHaan
Hinos de louvor
Cante ao Senhor um novo cântico, e Seu louvor na assembléia dos santos. -
Salmo 149: 1
Escritura de hoje : Salmo 149
A música é uma daquelas coisas boas da vida que tomamos como garantidas. No entanto, como é frequentemente o caso, o homem pecador tomou esse bom presente de Deus e o usou para servir a maus propósitos. Em nossos dias, estamos especialmente conscientes de seu uso indevido e das letras vergonhosas que muitas vezes fazem parte disso. Boa música, no entanto, é uma bênção do Senhor. É um tônico calmante para corações perturbados. Isso pode motivar-nos a viver para Cristo, e através dele podemos elevar nossos corações em louvor ao Senhor. Sem música, seríamos grandemente privados.
Uma velha lenda judaica diz que depois que Deus criou o mundo, Ele chamou os anjos para Si mesmo e perguntou-lhes o que eles achavam dele. Um deles disse: “A única coisa que falta é o som de louvor ao Criador.” Então Deus criou a música, e foi ouvida no sussurro do vento e no canto dos pássaros. Ele também deu ao homem o dom da música. E ao longo de todas as eras, a música abençoou multidões de pessoas.
Cantar louvores a Deus honra o Senhor, edifica nossos irmãos e irmãs em Cristo e nos traz alegria. À medida que nos juntamos a outros cristãos no canto, deve ser com uma apreciação renovada da música. Então, vamos juntar vozes com irmãos e elevar nossos corações em hinos de louvor sempre que tivermos o privilégio.
Refletir e orar
Corações em sintonia com Deus cantarão Seus louvores. Richard DeHaan
Não estrelas suficientes!
Oh, dê graças ao Senhor, porque Ele é bom! Pois a sua misericórdia dura para sempre. -
1 Crônicas 16:34
Escritura de hoje : Salmo 147
"Gosto de brincar com as estrelas", disse uma garotinha ao pastor um dia, quando ele veio visitá-la. Ela estava confinada na cama por causa de uma grave deformidade da coluna vertebral, e sua cama estava posicionada de modo a ter uma boa visão do céu. Ela queria assim para que pudesse ver as estrelas. “Acordo muito à noite e não consigo voltar a dormir”, disse ela ao ministro, “e é aí que brinco com as estrelas.”
Seu pastor, curioso sobre o que ela quis dizer com isso, perguntou: “Como você brinca com as estrelas?” A criança respondeu: “Eu escolho uma e digo: 'Essa é a mamãe'. Vejo outro e digo: 'Esse é o papai'. E continuo nomeando as estrelas em homenagem a pessoas e coisas pelas quais sou grato - meus irmãos e irmãs, meu médico, meus amigos, meu cachorro. ”E assim continuou, até que finalmente exclamou:“ Mas só não há estrelas suficientes para dar a volta! ”
Você já se sentiu assim quando pensa nas muitas bênçãos que Deus lhe derramou? Certamente, você nunca poderia nomear todas as suas bênçãos físicas, espirituais, temporais e eternas. Mas, de tempos em tempos, é bom lembrar com gratidão Seus muitos dons. Ao fazer isso, como aquela garotinha, você sentirá vontade de exclamar: "Simplesmente não há estrelas suficientes para circular por aí!"
Refletir e orar
Obrigado, ó Deus, pela misericórdia sem limites
Do Teu gracioso trono acima;
Obrigado por todas as necessidades fornecidas
Da plenitude do Teu amor! -Tempestade
A gratidão começa com uma boa memória. Richard DeHaan
Deus está ouvindo
Não há uma palavra na minha língua, mas eis que, ó Senhor, você a conhece completamente. - Salmos 139: 4
Escritura de hoje : Salmo 139
Quando o teólogo escocês John Baillie ensinou na Universidade de Edimburgo, ele adotou como prática abrir seu curso sobre a doutrina de Deus com estas palavras: “Devemos lembrar, ao discutir sobre Deus, que não podemos falar sobre ele sem ouvir todas as palavras que dizemos. . Podemos conversar sobre os outros pelas costas, mas Deus está em toda parte, sim, mesmo nesta sala de aula. Portanto, em todas as nossas discussões, devemos estar cientes de Sua presença infinita e falar sobre Ele, por assim dizer, diante de Sua face. ”
O conhecimento de que o Senhor está em toda parte deve ter um impacto no que dizemos. Davi, pensando no Deus presente em todos os lugares, declarou: “Não há uma palavra na minha língua, mas eis, ó Senhor, que a conheces completamente” ( Salmo 139: 4 ).
Mentiras, fofocas, comentários cruéis, piadas obscenas, palavras raivosas, comentários vulgares e uso desrespeitoso do nome do Senhor nunca devem sair de nossos lábios. Antes, devemos falar apenas daquilo que Deus aprova. Nosso desejo deve ser o mesmo que a oração apaixonada de Davi no Salmo 19 : “Seja aceitável as palavras da minha boca e a meditação do meu coração aos seus olhos, ó Senhor, minha força e meu Redentor” (v.14).
Lembre-se, Deus está ouvindo.
Refletir e orar
De outros, podemos esconder algumas coisas
que pensamos, dissemos e fizemos;
Não podemos escondê-los do Senhor,
Ele os conhece, todos. -Tanoeiro
Toda palavra que dizemos na terra é ouvida no céu. Richard DeHaan
Morrendo de Incentivo
Comande Josué, incentive-o e fortaleça-o. -
Deuteronômio 3:28
Escritura de hoje : Deuteronômio 3: 23-29
Em Deuteronômio 3 , lemos que Moisés encorajou Josué quando ele estava prestes a assumir a liderança dos israelitas. Sem dúvida, Josué estava cheio de medo e um sentimento de inadequação para encher os sapatos de Moisés. O Senhor, portanto, disse a Moisés para incentivar Josué.
Todos nós precisamos de uma palavra de incentivo de tempos em tempos para nos estimular quando enfrentamos um grande novo desafio. Mas também precisamos de palavras de agradecimento e elogio ao cumprir nossas responsabilidades diárias, seja em casa ou no trabalho.
Quando um contador corporativo cometeu suicídio, foi feito um esforço para descobrir o porquê. Os livros da empresa foram examinados, mas não houve falta. Não foi possível descobrir nada que desse alguma pista sobre o motivo de ele ter tirado a vida - isto é, até que uma nota foi descoberta. Simplesmente dizia: “Em 30 anos, nunca tive uma palavra de encorajamento. Estou farto!"
Muitas pessoas desejam algum pequeno sinal de aprovação. Eles precisam de uma palavra de reconhecimento, um sorriso carinhoso, um aperto de mão caloroso e uma expressão honesta de agradecimento pelo bem que vemos neles ou em seu trabalho.
Todos os dias, decidimos incentivar (não bajular) pelo menos uma pessoa. Vamos fazer a nossa parte para ajudar aqueles que estão à nossa volta que estão morrendo de ânimo.
Refletir e orar
Pode parecer insignificante
dizer uma palavra ou duas;
Mas quando incentivamos, o
que é que isso pode fazer! -K. De Haan
Uma palavra de encorajamento pode fazer a diferença entre desistir ou continuar. Richard DeHaan
Problema da Sra. Craig
Fiquei satisfeito quando me disseram: "Vamos entrar na casa do Senhor". - Salmo 122: 1
Escritura de hoje : Salmo 122
A presença na igreja é um privilégio. Reconhecemos que algumas pessoas não podem comparecer devido a problemas físicos ou outros motivos legítimos. Mas aqueles que podem estar na igreja devem estar. O canto, as orações, a comunhão e o ensino da Palavra de Deus são exatamente o que precisamos para a próxima semana.
O Nashville Banner relatou que Ella Craig, 81 anos, frequentava a escola dominical há 20 anos. São 1.040 domingos! O artigo levantou essas questões:
A Sra. Craig nunca tem companhia no domingo para mantê-la longe da igreja?
Ela nunca teve dores de cabeça, resfriados, crises nervosas ou sentimentos de cansaço?
Ela nunca faz uma viagem de fim de semana?
Ela nunca dorme tarde no domingo de manhã?
Nunca chove ou neva no domingo de manhã?
Ela nunca sente seus sentimentos feridos por alguém na igreja?
O artigo concluiu perguntando: "Qual é o problema com a sra. Craig?" A resposta? Nada mesmo. Mas se não estamos na igreja no domingo, quando podemos estar, há algo errado conosco! Precisamos tirar uma lição da Sra. Craig.
Refletir e orar
A cada semana, se estabelecermos como meta
No domingo, nutrir nossa alma,
a ajuda de Deus para as tarefas que enfrentamos
. Certamente receberemos por Sua graça. -D. De Haan
Desculpas fracas impedem algumas pessoas da igreja semana após semana. Richard DeHaan
Pretenders
Você também parece exteriormente justo com os homens, mas por dentro está cheio de hipocrisia e ilegalidade. - Mateus 23:28
Escritura de hoje : Mateus 23: 1-2 , 23-33
Por 11 anos, um homem de Massachusetts manteve seu segredo escondido dos outros. Ninguém suspeitava que algo estivesse errado. Mesmo em casa, seu comportamento parecia normal. Ele se sentava com o jornal todas as noites após o jantar, e nem sua esposa sabia do seu problema.
Mas chegou o dia em que ele não aguentou mais o encobrimento. Depois de anos guardando seu segredo, ele finalmente confessou - não sabia ler. Ele tinha sido um pretendente.
Muitas pessoas colocam uma frente em suas vidas espirituais. Eles parecem ser cristãos. Eles falam a língua, ingressam em uma igreja e têm o cuidado de esconder seus pecados. Eles agem piedosamente e tentam causar uma boa impressão, e as pessoas assumem que são cristãs. Mas no fundo, esses atores espirituais sabem que nunca admitiram sua condição pecaminosa a Deus e depositaram sua confiança no Senhor Jesus Cristo como sua única esperança de salvação. Externamente, eles "parecem justos", mas interiormente são "cheios de hipocrisia e ilegalidade" ( Mateus 23:28 ).
Você está fingindo? Você pode enganar os outros, mas não pode enganar a Deus. Ele vê o que está em seu coração. Não seja um pretendente. Receba o Filho de Deus como seu Salvador. Experimente a coisa real.
Refletir e orar
Você pode ter toneladas de religião sem um pingo de salvação. Richard DeHaan
Liberdade verdadeira
Permaneça firme, portanto, na liberdade pela qual Cristo nos libertou. - Gálatas 5: 1
Escritura de hoje : Gálatas 4: 19-5: 1
Em 1776, as 13 colônias britânicas na América do Norte protestaram contra as limitações impostas pelo rei da Inglaterra e se engajaram em uma luta que deu origem a uma nova república. A nação infantil logo adotou o agora famoso documento conhecido como Declaração de Independência.
Quase 2.000 anos atrás, o Senhor Jesus clamou na cruz: “Está consumado”, proclamando a “declaração de independência” do crente. Toda a humanidade estava sob a tirania do pecado e da morte. Mas Cristo, o sem pecado, tomou nosso lugar no Calvário e morreu por nossos pecados. Tendo satisfeito as justas exigências de Deus, Ele agora liberta para a eternidade todos os que nEle confiam.
Paulo escreveu: "Cristo nos redimiu da maldição da lei, tornando-se uma maldição para nós" ( Gálatas 3:13 ). Romanos 8 nos assegura: “Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. . . . Pois a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e da morte ”(vv.1-2). Gálatas 5: 1 insta todos os que foram redimidos a “permanecerem firmes, portanto, na liberdade pela qual Cristo nos libertou”.
Agradeço a Deus pela liberdade que desfruto como cidadão dos EUA. Mas acima de tudo, os crentes em todos os lugares podem louvá-Lo pela liberdade que é encontrada em Cristo!
Refletir e orar
Agora estamos livres - não há condenação!
Jesus fornece uma salvação perfeita;
"Vinde a Mim", ouça Seu doce chamado!
Venha - e Ele nos salva de uma vez por todas. -Felicidade
Nossa maior liberdade é a liberdade do pecado. Richard DeHaan
Cada centímetro de mim
Animem-se, homens, pois acredito em Deus que será exatamente como me foi dito. -
Atos 27:25
Escritura de hoje : Atos 27: 13-26
Pouco antes de Peter Doot morrer, aos 92 anos, ele disse: "Eu tenho um metro e oitenta e cada centímetro pertence ao Senhor." Eu o conhecia há 65 anos e tenho certeza de que ele disse que era verdade.
Quando jovem, Peter havia deixado um emprego bem remunerado para poder servir como evangelista em sua igreja. Ele teve um impacto profundo em centenas de vidas, mesmo tendo pouco treinamento formal. Quando eu tinha 19 anos, ele me desafiou a testemunhar e a pregar o evangelho nas reuniões nas esquinas.
O que tornou Pedro tão eficaz? O modo de vida dele. Todos podiam ver claramente que Deus era seu mestre.
O mesmo poderia ser dito sobre o apóstolo Paulo. Em Atos 27 , lemos que quando ele era um prisioneiro sendo levado para Roma, o navio em que ele estava navegando estava sendo atingido por uma tempestade furiosa. Os marinheiros haviam perdido toda a esperança. Mas quando Paulo falou, todos ouviram e foram encorajados. Até o centurião romano seguiu suas instruções. Por quê? Porque era óbvio que Paulo era um homem piedoso que estava dizendo a verdade. Eles tinham boas razões para acreditar nele quando ele falou do “Deus a quem eu pertenço e a quem sirvo”, e quando ele disse que não haveria perda de vidas (v.22-23).
Vamos nos entregar a Deus para que também possamos dizer: "Cada centímetro pertence ao Senhor".
Refletir e orar
Ó Salvador amoroso, aqui está a minha vontade.
Com a sua, eu oro, que seja uma;
Anseio conhecê-lo mais a cada dia, para
que a sua vontade em mim seja feita. -D. De Haan
Dê tudo de si para Cristo; Ele deu tudo por você. Herbert Vander Lugt
Indo para casa
Estamos confiantes, sim, muito satisfeitos por estar ausentes do corpo e estar presente com o Senhor. - 2 Coríntios 5: 8
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 1-8
É possível antecipar a morte com a alegria das crianças em idade escolar quando as aulas de um dia terminam. Um poeta desconhecido escreveu:
Algum dia a campainha tocará.
Algum dia meu coração se ligará
Como com um grito, a escola acabou,
E, lições terminadas, eu corro para casa .
É um crente raro, porém, que recebe com alegria a morte. Sem dúvida, podemos ter saudades de morrer se estivermos dolorosamente e incuravelmente doentes, ou se formos velhos, sozinhos e incapazes de desfrutar dos simples prazeres da vida. Caso contrário, nos apegamos à vida com um instinto de autopreservação dado por Deus.
A Bíblia nos diz que Jesus veio para nos dar uma vida abundante aqui e agora, assim como no futuro ( João 10:10 , 28 ). E podemos alegremente reconhecer que Deus “nos dá ricamente todas as coisas para desfrutar” ( 1 Timóteo 6:17 ).
No entanto, seria sensato equilibrar nosso amor pela vida com a verdade refletida nas palavras de uma música antiga: "Este mundo não é meu lar". E, de fato, não é. Somos estrangeiros, peregrinos e peregrinos por alguns anos fugazes.
Portanto, se a morte parece distante ou próxima, podemos ter certeza de que, se nossa fé estiver em Cristo ressuscitado, deixaremos este mundo para entrar na glória do céu ( 2 Coríntios 5: 8 ). Um dia feliz estaremos voltando para casa.
Refletir e orar
Lar da jornada terrena,
Seguro para a eternidade;
Tudo o que o Salvador prometeu -
É isso que o céu será. - Anon.
Nada na terra se compara a estar com Cristo no céu. Vernon Grounds
Diante de Deus
Todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo. - 2 Coríntios 5:10
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 1-11
Durante a preparação para o júri, assisti a uma fita de vídeo que dizia: "Em todo o estado, painéis do júri estão sendo montados para julgar os outros, assim como um dia as pessoas podem se reunir para nos julgar".
Ser julgado por um júri dos meus colegas é possível, mas estar diante de Deus Todo-Poderoso é certo. Nossas obras serão avaliadas e nossa recompensa determinada pelo Senhor.
Todos nós seremos moral e espiritualmente auditados. O Senhor revisará cada entrada no livro de nossas vidas. Não apenas o que fizemos na terra, mas também as razões pelas quais fizemos isso serão conhecidos e julgados.
Como crentes em Jesus Cristo, temos a certeza de que, quando morrermos, estaremos "presentes com o Senhor" ( 2 Coríntios 5: 8 ). Com isso em mente, Paulo escreveu: “Nós fazemos disso nosso objetivo. . . ser bem agradável a ele. Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba as coisas feitas no corpo. . . seja bom ou ruim ”(vv.9-10).
Em vez de nos encolhermos de medo, podemos viver com alegria quando procuramos agradar a Deus e aguardamos ansiosamente nossa recompensa celestial. Vamos nos esforçar para garantir que nossas ações e motivações sejam consideradas dignas, não inúteis, no dia em que estivermos diante de Deus.
Refletir e orar
Nossa salvação depende do que Cristo fez por nós; nossa recompensa depende de como vivemos para ele. David C. McCasland
O poder dos nossos limites
Vá, e eu estarei com sua boca e ensinarei o que você deve dizer. - Êxodo 4:12
Escritura de hoje : Êxodo 4: 10-12
Quando Deus chamou Moisés para servir, ele respondeu: “Ó meu Senhor, eu não sou eloquente, nem antes nem desde que você tenha falado com seu servo; mas tenho dificuldade de falar e de língua ”( Êxodo 4:10 ).
A linguagem sugere que Moisés pode ter tido um problema de fala. Talvez ele gagueje. O Senhor lhe disse: “Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, o surdo, o ver ou o cego? Não sou eu, o Senhor? ”(V.11).
Nossas deficiências, nossas deficiências, nossas desvantagens são usadas por Deus para Sua própria glória. Sua maneira de lidar com eles pode não ser removê-los, mas nos dotar de força e usar nossas limitações para o bem.
Se nossas fraquezas nos fazem buscar a Deus e confiar nEle, elas realmente nos ajudam em vez de nos impedir. De fato, elas se tornam a melhor coisa que poderia acontecer conosco, porque nosso crescimento em coragem, poder e felicidade depende de nosso relacionamento com o Senhor e do quanto estamos confiando nEle.
Três vezes o apóstolo Paulo implorou ao Senhor que removesse seu impedimento, mas o Senhor respondeu: “Minha graça é suficiente” ( 2 Coríntios 12: 9 ). Paulo então se gloriou em suas limitações, pois percebeu que elas não o limitavam. Como ele disse: "Quando estou fraco, então sou forte" (v.10).
Refletir e orar
Deus usa a fraqueza para revelar
Sua grande suficiência;
Portanto, se Lhe permitirmos trabalhar através de nós,
Seu poder veremos. —Sper
A força de Deus é melhor vista em nossa fraqueza. David H. Roper
Alguém para se segurar
Ele é meu refúgio e minha fortaleza; meu Deus, nele eu confiarei. - Salmo 91: 2
Escritura de hoje : Salmo 91
Em seu livro O pescador e seus amigos , Louis Albert Banks fala de dois homens que foram designados para vigiar um navio no mar. Durante a noite, as ondas de uma tempestade furiosa inundaram uma delas ao mar. O marinheiro que se afogou estava no lugar mais protegido, enquanto o que sobreviveu estava mais exposto aos elementos. O que fez a diferença? O homem que estava perdido não tinha nada para segurar.
Que quadro da maneira como algumas pessoas são afetadas pelas provações da vida! Quando a vida é pacífica, eles são muito auto-suficientes, mas quando as coisas ficam difíceis, eles são varridos. Como eles recusaram a ajuda de Deus e não têm nada a que se apegar, são facilmente sobrecarregados.
As pessoas que se apegam ao Senhor, no entanto, podem enfrentar as tempestades mais violentas da adversidade. Eles costumam ouvir dizer: “Não sei o que faria sem o Senhor.” Eles sabem que o Pai celestial está sempre com eles para fortalecê-los, guardá-los e protegê-los.
Aqueles que depositam sua esperança em Deus têm alguém em quem podem confiar em todas as circunstâncias da vida. Eles podem dizer do Senhor: “Ele é meu refúgio e minha fortaleza; meu Deus, nele confiarei ”( Salmo 91: 2 ). Você pode?
Refletir e orar
Ele não pode falhar, seu Deus fiel,
Ele te guardará com Seu poderoso poder;
Então não temam o mal, embora surjam problemas,
Sua ajuda é certa de hora em hora. - Bosch
Deus não prometeu nos impedir das tempestades da vida, mas nos manter através delas. Richard DeHaan
Seja você mesmo
Agite o dom de Deus que está em você. -
2 Timóteo 1: 6
Escritura de hoje : Efésios 4: 1-16
Alguns grupos cristãos exercem pressão sobre seus membros para falar, agir ou parecidos. Isso deve frustrar as pessoas que são julgadas por não estarem em conformidade. Ao tentar fazê-los “em forma”, o grupo pode estar sufocando seus presentes mais fortes e melhores.
Aqui está uma parábola que ilustra o ponto: uma vila rural estava localizada em uma área habitada por papagaios. Um dia, um falcão pousou no peitoril da janela. O dono da casa pegou. Os aldeões nunca tinham visto um pássaro assim. Eles decidiram cortar as penas, cortar as garras e lixar o bico para que parecessem os pássaros com os quais estavam familiarizados.
Como seguidores de Cristo, devemos imitá-lo ( 1 Coríntios 11: 1 ; 1 João 2: 6 ). Se nos tornarmos mais parecidos com Ele, isso significa que todos começaremos a agir da mesma maneira? Sim e não. Sim, pois nosso comportamento para com os outros e reações às circunstâncias se tornarão cada vez mais como as de Jesus. Não, pois cada um de nós recebe dons, interesses e habilidades únicos para desenvolver e usar para a Sua glória ( Efésios 4: 7 ).
Não sejamos culpados de sufocar nossos companheiros cristãos. Em vez disso, vamos permitir diferenças. Deus os tornou únicos e os dotou para cumprir Seus propósitos. É uma pena transformar um falcão em um papagaio.
Refletir e orar
Deus constrói Sua igreja com pedras diferentes,
Ele faz cada um pertencer;
Todas as formas e tamanhos se encaixam no lugar
Para fortalecer a estrutura. —Sper
Todos os cristãos têm o mesmo empregador - eles apenas têm empregos diferentes. David C. Egner
O custo da negligência
Mantenha seu coração com toda diligência, pois dela surgem os problemas da vida. . . . Pondere sobre o caminho de seus pés. -
Provérbios 4:23 , 26
Escritura de hoje : Provérbios 24: 30-34
Eu li sobre um homem de Detroit que não conseguiu encontrar sua casa. Ele foi ao endereço certo, mas tudo o que encontrou foi um lote vazio. Completamente perplexo, ele pediu à Detroit Free Press para ajudá-lo a descobrir o que estava acontecendo. Um repórter de jornal soube que não apenas a casa havia desaparecido, mas a escritura do terreno vazio estava no nome de outra pessoa.
O que tinha acontecido? Por um lado, passaram-se alguns anos desde que o proprietário deixou a cidade sem fornecer um endereço de encaminhamento. Além disso, ele não conseguiu arranjar alguém para manter a propriedade em reparo. Por isso, a casa foi demolida porque uma ordenança da cidade pedia a remoção de ferimentos nas vizinhanças.
A negligência do proprietário ilustra a verdade prática de Provérbios 24: 30-34 . Negligência leva à perda. Este princípio também se aplica à nossa caminhada diária com Deus. Se negligenciarmos nossos tempos de oração e comunhão com o Senhor, nosso relacionamento com Ele se deteriorará e deixaremos de experimentar Seu favor. Nunca desejaríamos que isso acontecesse, mas permitimos quando nos preocupamos com qualquer coisa que esteja entre nós e Cristo.
Precisamos estabelecer prioridades que honrem a Deus. Então, evitaremos a perda resultante da negligência.
Refletir e orar
A menos que estejamos ocupados com Jesus
e procuremos fazer Sua vontade todos os dias,
certamente conheceremos a perda e a tristeza
que surgem quando negligenciamos o Seu caminho. - Anon.
Se você fugir das tarefas de hoje, aumentará os encargos de amanhã. Mart DeHaan