Cobra
Uma cobra nunca é violenta enquanto vai atrás da presa. Só quando ela chega perto o bastante para o ataque é que ela se torna muito violenta.
A inveja é uma serpente peçonheta pior que a cascavel, pois essa cobra avisa quando vai atacar com o chocalho que tem na cauda e a inveja não. A inveja é silenciosa, pessoa alguma confessa que a sente. Por ser silenciosa ninguém a teme e quando vê recebe o golpe.
Não menospreze um inimigo
que está a baixo de você.
Uma cobra verde na grama
é mais mortal que um
leão em cima de uma árvore.
Sou livre, aprendi a descansar, Depois de correr atrás do vento, a paz encontrar. Não cobro, não peço, nada devo, Faço de boa vontade, porque assim me atrevo.
Não espero nada em troca, apenas ser, Na liberdade, encontrei meu verdadeiro viver. Se quiser, faça, quando o coração mandar, Gentileza gera gentileza, sem nada esperar.
Chamar certas pessoas de cobra, jumento ou qualquer outro animal é uma contumélia irremissível a esses seres inocentes; há pessoas que desafiam nossa vontade de crescer; querem nos implodir; nos inumar vivos; mas nossa luz há de iluminar nossas veredas; a nossa luz é sempre usada para abrir caminhos; jamais para eletrocutar irresponsáveis sociais
Disfarçada de mulher anjo a cobra destila seu veneno na humanidade e o homem enfraquecido pelo domínio do demônio mulher é levado a cegueira total fazendo tudo que a serpente deseja sem pensar na consequência.
05/12/2021
Você pode colocar bigode em uma cobra e chamá-la de gatinho, mas não significa que ela não vai picar.
A internet cobra que a gente sempre se posicione – e eu não estou a fim de me posicionar sobre tudo. Primeiro, porque eu não sei me posicionar sobre tudo, inclusive existem pessoas que falam muito melhor que eu sobre muitos assuntos. E tem coisas sobre as quais já me posicionei e não preciso abordar de novo.
Não se engane, o fato de não ter veneno não muda a natureza da cobra, apesar de não ter veneno é abraçando que algumas matam.
Jesus lida com o diabo como uma águia lida com uma serpente.
Ofídios: cobra, serpente, víbora
Símbolos do pecado: diabo, satanás, dragão
Cobras, serpentes, víboras, figurativamente pessoas más, traidoras, traiçoeiras, falsas, infiéis, desleais; possuem características que revelam sua tendência à perversidade, a atos iníquios.
Àqueles que não querem saber de Deus, há um lugar reservado por Deus:
“É esse o fim dos maus, daqueles que não querem saber de Deus”
(Jó 18:21)
Qual fim? Jó 18:5-20.
(Refrências cruzadas: Os 4:1; Jr 9:3; 19:25; 1 Ts 4:5; 2 Ts 1:8; Tt 1:16)
Etimologicamente, o termo "demônio" vem do grego δαίμων /daímôn/ que significa "divindade", "deus", "poder divino", "espírito", "gênio", inteligência". O termo em latim é "daemon" do qual surgiu o termo "demônio" em português.
Um daemon pode ser "bom" ou "mau" de acordo com as circunstâncias da relação entre ele e qualquer outro ser que se submete à sua influência. Teologicamente, há dois termos para classificá-los: εὐδαίμων /eudaemon/ - o prefixo /eu/ que significa "bom", "favorável"; κακοδαίμων /cacodaemon/ - o prefixo /kakos/ que significa "mau", i.e., bom daemon ou bom demônio e mau daemon ou mau demônio.
O termo não designa necessariamente seres malignos, mas espíritos que são regidos pelo bem ou pelo mal. Assim também, no tocante ao homem, a acepção apropriada para "demônio" é alma humana que pode ser boa ou má.
No Livro dos Espíritos (questão 131), há uma indagação: "Se houvesse demônios, eles seriam criação de Deus, e Deus seria justo e bom se tivesse criado seres devotados eternamente ao mal e infelizes?"
Diante dessa sugestão, seria Deus mentiroso como o diabo?
"Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas” (Is 45.6-7). "Pois é ele quem abre a ferida, mas ele mesmo a trata; ele fere, mas com suas próprias mãos pode curar" (Jó 5:18). "O Senhor é quem tira a vida e a dá; faz descer ao Sheol, à sepultura, e da morte resgata" (1 Sm 2:6).
Deus criou daemons que podem ser bons ou maus - aqueles que decidem seguir o bem e aqueles que decidem seguir o mal após alguma tentação, como foi com Lúcifer que decidiu ser igual a Deus (Is 14:12-14) e, incorporado em uma serpente (Gn 3:1), incitou Adão e Eva à mesma atitude ao decidirem seguir seus conselhos ocultos (Gn 3:6).
Deus criou todos com o livre arbítrio (Gn 2:17; Js 24:15; Pv 1:29; 3:31; Sl 25:12) e foi através desse dom divino da capacidade de escolha que satanás pecou espontanea e volitivamente contra Deus assim como o ser humano por sua influência diabólica, sendo, porém, detentor da própria decisão que resultou no pecado original (Gn 3:1-6).
Tirando do ser humano o arbítrio, a culpa pelos males seria só de Deus - uma forma de culpá-lo pelos pecados ou males da humanidade quando o homem é o único culpado e responsável pelos próprios atos. Trata-se de uma artimanha maligna do cacodaemon, i.e., o demônio mau; no caso em questão, o diabo com suas investidas malignas embasadas em más interpretações dos atos divinos.
Deus criou o bem e o mal, mas também criou o livre arbítrio para que fôssemos responsáveis pelos nossos atos e não seres robotizados:
"Hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição" (Dt 30:15,19).
Na realidade, assim como Jesus em sua sabedoria e discernimento espiritual estava sempre vigilante quanto às maquinações do seu arquirrival que pretendia destruí-lo e destroná-lo uma vez por todas, tentando lhe incutir na mente ideias contrárias à vontade de Deus, seus filhos, crentes no Senhor, também precisam estar vigilantes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11) que pretende continuamente derrotá-los.
Uma das suas grandes investidas é a tentativa de lançar dúvidas no coração do crente quanto ao poder de Deus, a obra salvífica de Jesus Cristo, o poder de seu sacrifício expiatório vicário, e tudo o mais relacionado aos feitos e propósitos divinos voltados para o bem da humanidade. Além de tudo isso, pretende persuadi-los a acreditarem que não são responsáveis pelos próprios atos, contraiando o princípio da responsabilidade pessoal e da não-assunção de culpabilidade conforme descrito no Livro de Ezequiel capítulo 18.
Tem cobra que é verdadeira, e possui muito veneno, as que são falsas geralmente não tem veneno mortal.