Cobra
O mundo é mesmo contraditório e incompreensível, se por um lado cobra que você seja feliz o tempo todo, como se ao nascer você tivesse assinado um contrato de felicidade perene com a vida, por outro cria uma atmosfera de estranheza para minar a sua alegria como se você tivesse quase uma obrigação de ser triste para não destoar da tristeza e do sofrimento humano.
A inveja é uma serpente peçonheta pior que a cascavel, pois essa cobra avisa quando vai atacar com o chocalho que tem na cauda e a inveja não. A inveja é silenciosa, pessoa alguma confessa que a sente. Por ser silenciosa ninguém a teme e quando vê recebe o golpe.
Queremos matar a cobra que nos picou e esquecemos de tratar do veneno que está correndo em nossas veias. Cuide bem de você, trate o veneno, cure sua alma! Deixe que a cobra siga o seu caminho, picar faz parte de sua natureza, um dia ela terá o que para as cobras está reservado.
O gato cobra prateado caminha silenciosamente na relva todas as noites, procurando sapos e calangos para o abate.
A verdadeira arte nos cobra diuturnamente posicionamentos, cores e palavras muito mais que a necessidade financeira para pagarmos as contas de nossa cultura.
O amor finito cobra reciprocidade mas o amor infinito não cobra nada e vive forte generosamente entre o perdão.
A intimidade para ser duradoura entre um par maduro que verdadeiramente se quer bem cobra por si só certas distâncias, segredos e reservas.
AS AVES E A COBRA - João Nunes Ventura
As aves em círculo se deslumbram
Nas cores da cobra que se inflama,
Na alvorada da minha humilde roça
Todos os seres pequenos se amam,
É o milagre da criação na natureza
E carinho no palco da verde grama.
Crianças brincam de roda, pique pega, e amarelinha. São ótimas no passa anel, morto vivo e cobra cega. Mas, só continuam criança as crescem e ainda lembram, que foi no jogo de esconde-esconde, que esconderam a meninice.