Clichê
Clichês não salvam vidas. Páginas decoradas de livros também não. Frases lindas que entregam uma sensação de conforto muito menos. Não sou padre em busca de confissões. Procuro nas feridas já tratadas, resquícios de sintomas que invadem a paz. Encontro nos olhares gritos de socorro, diante da falésia do silêncio que agride. Dos lábios saem o que raramente importa de fato, precisando mergulhar os pés no raso, para se poder jogar de vez o “corpo” na profundidade.
Acordei-me com vontade de dizer
"Te amo"! Sabe, frases clichês devem ser ditas vez em quando
E caso você diga que errei a gramática
Direi-te que minha poesia é pragmática
Não me importa regras, régua ou rédeas
Métrica muito menos...
Apenas entenda meu sentimento
É sincero e vem do coração
É como uma canção brega
Que embarga o peito do ébrio
E o faz pensar: "Ah, que belo dia este para eu mudar..."
A falta que uma pessoa faz na sua vida, te faz entender certas coisas. Todas aquelas frases clichês começam a verdadeiramente fazer sentido, e tudo aquilo que um dia você detestou e jurou não fazer, advinha meu querido amigo, você faz por que a dor súbita que te sucumbe é mais forte que tudo, e nessa hora não há ao que recorrer. Mas acredito que tudo nessa vida tenha um lado bom e um lado ruim, são dois extremos onde a disputa de ego fala mais alto, se você for forte o suficiente e tiver um certo conhecimento de vida, entende que isso não vale a pena e o fato de reconhecer um error não te faz muito emocionada e sim uma pessoa sensata com capacidade de colocar o amor acima de tudo, até por que no fim a única coisa que se vale a pena cultivar no outro é isso. O mundo já tem calamidade suficiente sem os seus próprios narcisismos, se parar de olhar apenas pra si próprio a vida fica mais leve e o fato de ter uma coração não pesa tanto assim.
“Um dos clichês mais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.”
CLICHÊS vs TRAGÉDIAS
Sou shakesperiano assumido,
prefiro as tragédias aos clichês.
Gosto de entender que há realidade
em tudo que é belo,
e que há aprendizado
em tudo que é feio.
Sou romântico progressista assumido,
prefiro a devoção ao autocuidado.
Gosto de fazer existir histórias
onde só havia ilusão,
gosto de ver luz
no meio da escuridão.
Deveria eu assumir as tragédias
e então reproduzí-las?
Ou inspirar-me em clichês do cinema,
em histórias não vividas?
Prefiro viver uma história de cada vez,
um sentimento de cada vez,
para que quando a hora enfim chegar
haja tanta realidade que já não se sabe
se é uma tragédia ou um clichê.
Tenha um espírito desperto, saia do piloto automático racional, emocional, submetendo se à clichês dos sentimentalismos depravados, seja livre e escute sua intuição sem castrar sua vida, prepare sua cama para dormir o sono dos justos, entregando se aos verdadeiros sonhos, com as melodias mais bonitas e puras da alma, dançando com fluidez da renovação interior, possibilitando sempre o crescimento do todo, tirando as correntes que ó prende aos padrões que se acha normal, no seu pequeno quadrado revele se ao novo, com à sabedoria vinda de coração, navegando no mar e seguindo à direção dos seus próprios instintos, retendo se as irrelevâncias modista chatas, que consomem nossos dias, não provando nada à nós mesmos.
Prova de amor não é fazer as surpresas mais clichês e sim direcionar para aquela pessoa tudo o que vc tem, pode até não ter muito mais tudo que terá será dela
Um abraço pros crentes que aqui ficam repetindo clichês e chavões de suas igrejas Todos sabem que não são de sua própria autoria, a não ser que estejam psicografando o espírito santo..
Tenho certeza que seu deus aplaude todas suas petulâncias
E por isso que eu não vou pra igreja.
Conto de clichês
Pararam de acreditar em “no para sempre”. Como se o amor não existisse. Ou como se os olhares não fossem tão sinceros. E como se as juras de amor não fossem reais. E como se as amizades não mais existissem. É o que aparece, é o que as pessoas manifestam, em suas poesias, em suas músicas, em suas fotos.
Mas acontece, que a vida é feita de momentos. Provavelmente nas juras de amor, que um dia fora rotuladas como falsas. Em algum momento, aquelas palavras eram mesmo reais. Naquele exato momento, o que as pessoas viam diante seus olhos, era o mundo delas. Do mesmo modo de que, seus momentos de confusão, de tristeza profunda, ou de desespero interno, também tem seus prazos de validade. Alguns momentos duram milésimos, alguns duram dias e semanas. E dependendo do modo que encara seus acontecimentos, alguns momentos podem ser eternos & imutáveis.
Então, neste exato momento que você vive algo, seja esta uma dor, uma alegria, uma angustia; saiba que, o momento é relativo. Ele passa, ele fica. E se você não abrir seus olhos de verdade para enxerga-los e viver tudo aquilo que os momentos lhe oferecem, a vida vai sempre parecer um conto de clichês.
A "Doce" Humanidade e suas fórmulas secretas, decoradas, e clichês, fórmulas repletas de alegria, felicidade e cheias de caminhos prontos e reveladores.
Tem muito do excesso da sociedade conservadora e retrógrada, da família tradicional Brasileira e menos da essência do individuo e do senso de liberdade e desprendimento.
Não é a felicidade conquistada ou o bem estar adquirido; o bem estar vivenciado! São a felicidade e o bem estar fabricados, replicados, moldados, artificias, industriais, não são sólidos feito pedra, escondem-se atrás de "belas" fachadas, mas voam como grãos de areia sem o mínimo de densidade pelo vento tentando atingir a imensidão do oceano que na verdade mora dentro de cada ser.
Como deve ser triste mergulhar nos desejos dos outros, mas não não de si mesmo, por isso sempre apreciei e optei por autenticidade e principalmente por pessoas autênticas.
“Quando eu perdi o chão aprendi a voar.”
São tantas as frases clichês que se encaixam perfeitamente na minha vida que ao ler lembro exatamente do momento em que cada uma delas começaram a fazer sentido. Há aquelas que acho interessante e que se encaixarão com certeza em algo que ainda está por vir, eu sei, eu sinto.
A partir do momento em que nos observamos mais vamos tomando conhecimento da real pessoa que somos e como diz o ditado, depois de ver não tem como "desver". Eu sei cada um dos meus defeitos mesmo não gostando que me apontem eles (aliás ninguém gosta, e sim estou tentando melhorar, eu juro) e não é sobre isso que quero falar agora (minha parte narcisista foi quem escreveu rsrs) e antes que eu me esqueça, não vou corrigir meus erros de português, meu livro ainda nem está pronto. Vamos dar ênfase ao que merece, você já descobriu que tem asas? Isso é simples, vou resumir, você descobre que tem asas quando é atirado ao abismo e não morre. Ficar no chão não é e nem será uma opção, mesmo sendo muitas vezes essa a tua vontade. Podemos dizer que se lançar em voo ou ser lançado em voo é o momento crucial para descobrir se as tuas asas servem para voar, mesmo que muitas vezes o momento pareça cruel, desumano ou injusto. Me olhei atentamente quando perdi meu pai, quando minha mãe foi morar em outra cidade, quando fui traída, quando fiquei grávida pela primeira vez, quando meu casamento acabou, quando fui demitida, quando perdi a admiração por alguém… Talvez você esteja passando por um abismo neste exato momento, são tanto fatos que acontecem no nosso dia a dia que se olharmos atentamente eles tem tanto a nos dizer e ensinar, cria asas quem está atento.
Vale lembrar que o meu abismo é diferente do teu e é preciso observar os detalhes e tirar o devido proveito.
Percebi que alcancei grandes vôos quando cai no. precipício. P'ra mim funcionou desta forma, queria eu ter aprendido com os exemplos alheios, mas foi preciso passar por cada experiência, hoje tento aprender observando o outro e não só quando acontece comigo, e muitas vezes me vejo em algumas ações e absorvo os ensinamentos que vão ficar guardado para quando colocado a prova. Percebi que nas quedas eu fui forte, corajosa, resiliente e criativa, e não só fui, eu sou, modéstia à parte é como falam, depois de ver não tem como "desver" e eu me vi e me vejo.
Aprender a voar é ter o poder da decisão para o próximo vôo, é repousar e descansar para a próxima jornada, é não temer galhos fracos uma vez que temos plena confiança em nossas asas, é confiar em si, em deus, no cosmo e nas energias. Só voar por voar não me é o suficiente, ainda quero fazer longas viagens, aprender loopins e acrobacias, voar ao lado dos meus. Enquanto esses dias não chegam vou analisando e olhando atenta aqueles que me cercam, os que eu admiro e os que ainda não observaram o poder das asas que têm.
Olga Lago
ago. 10th, 2022
Clichês
Tão gostoso como comer brigadeiro direto da panela
Ou sentir o corpo arrepiar depois de um beijo ao pé do ouvido
Foi assim que a companhia dele se mostrou
Ele todo sério, mas não arrogante
Do nada ele chegou no meu mundinho
Me fez sorrir alto e outras vezes baixinho
Ele simplesmente me inspirou
A essência dele nem de longe é tempestade
Ele parece ser feito só de calmaria
Como se fosse uma dose de paz para o coração
Ele é como uma figurinha premiada de um álbum
É o tipo de pessoa difícil da gente encontrar
Eu diria que ele é como um livro de mistérios
É preciso ser mais que curiosa para poder decifrar
Ele é como o último biscoito do pacote
Aquele que parece mais difícil
Mas pelo qual vale a pena se esforçar
Ele tem um jeito todo seguro
Parece estar todo trancado
Mas ele é que está certo
Nem todo mundo que bate a porta
Merece na vida dele se acomodar
Ele já viveu experiências suficientes
Sabe que é perigoso abrir o coração e deixar alguém entrar
Mas ele também é audacioso
Se tem jogo no tabuleiro ele não foge da partida
Ele joga
Mesmo que sua intenção nem sempre seja ganhar
E ele tem defeitos que ainda não vejo
Talvez esteja no beijo
Ou talvez ele não goste de abraçar
Talvez ele seja do tipo cheio de medos
Ou seja um cara que nunca goste de brincar
Só sei que dela lá qual for o defeito dele
Qualquer horas dessas eu descubro
E se ele for um quebra-cabeça
Uma dia eu monto todas as peças
E a obra completa vou poder admirar
É por isso que o tempo é meu clichê favorito
Na hora certa
Ele coloca tudo em seu devido lugar
Morte sua inconveniente
Não venha hoje porque dias nublados são muito clichês para morrer.
Não venha ontem porque os ensolarados não devem ser desperdiçados.
E no domingo, tenho um compromisso, sem querer plagiar, mas não posso faltar.
Não me cales, nem queira me secar.
Pelo visto, estou sem tempo para você, então para que me perturbar?
Volte depois, vamos negociar.
Porque, Morte, prefiro a vida. Escolho o risco.
Veja quão fácil é me agradar?!
“O que me encanta nos clichês, não é só o ato incontrolável de se apaixonar. Mas sim a vivência recíproca, de se estar amando. Os pequenos gestos, os momentos não registrados, as emoções compartilhadas, os encontros. Mas também, nada destrói mais uma bela ilusão, do que um coração partido. E nada dói mais, do que tentar reparar um.”
Amor não é um conto de fadas. Amor é clichês, inseguranças, ciúmes. Amor também é descontrole e verdades incontestáveis.