Clareza

Cerca de 1004 frases e pensamentos: Clareza

Conhecimentos fazem o homem sábio; verdades fazem o homem inteligente, e crenças fazem o homem estúpido.

Inserida por Vouapagar

Bem & Mal

Sabe, a nossa percepção de bem e mal é relativa ao conhecimento e a ignorância. Afinal, quanto maior o conhecimento do indivíduo, maior a bondade que o mesmo poderá gerar. De mesmo modo, quanto maior a ignorância de um Ser, maior o mal que o mesmo possa gerar. E aqui temos a consciência de que o bem e o mal são meras percepções, mas o que a geram são o conhecimento e a ignorância.

Inserida por Vouapagar

O julgamento é a silhueta mais clara do seu próprio fracasso.

Inserida por DuarteJoao

Humanidade

Nós humanos, seres racionais (nem tanto), fizemos muitas coisas ao longo de nossa existência.
Como “inventar” a Astronomia, a Matemática, a Linguagem e etc...
Mas parece que ainda não aprendemos uma coisa, que aliás, já fizemos de certa forma, “parte”. Não aprendemos a — pensar. Temos tantos e tantos conhecimentos, tantas e tantas pessoas inteligentes, mas nem parece que existem; o que adianta ter conhecimento e priva-lo para o resto do mundo? O que adianta ser inteligente e não ter atitudes inteligentes?
Como uma Sociedade, “Evoluída”, consegue ser tão irracional? Nós engatinhamos pelo pântano, caminhamos sobre pedras, corremos sobre a água; mas do que adiantou? Do que adianta sem nem mesmo saber o mínimo do mínimo? “Pensar” é o que precisamos — PENSAR.
Atualmente, século XXI, estamos no Capitalismo; que aliás, não parece um modelo econômico muito bom. O que o Capitalismo nos possibilitou? Ah! Essa é fácil! Nos possibilitou: termos propriedades, “poder” e meios de produção para evolução da humanidade. Só tem um, porém, a humidade está dando valor ao físico, ao material; não ao “espiritual”, não ao que há dentro de nós mesmos. Então do que adianta? Temos poder de compra, uma casa, um celular, um computador; mas aonde se encontra nosso cérebro? Não sabemos pensar, refletir, aprender, ensinar; não sabemos. Nossa curiosidade está se extinguindo desde o nascimento; e isso é bom? Talvez para os que acham que o “dinheiro” tem poder. Por que, ao meu ver, o dinheiro é só papel; com valor único determinado pelo nosso pensamento. Nós determinamos o que é valioso; só que não funciona assim. Tudo neste mundo é valioso; desde um grão de areia ao carvão. Uma pergunta para vocês: como é possível dar valor (preço) ao que não tem valor intrínseco? Simplesmente não tem como. O que faz o nosso Sol ter significado? Nada.
Mas o que seríamos sem o nosso Sol? Nada. Nós damos este significado; NÓS!

Inserida por Vouapagar

Bem & Mal, real ou percepção?

Nós, seres humanos, sempre tentamos questionar o que é o mal, tanto quanto o bem; mas parece que nunca ficamos satisfeitos. Na Filosofia, há vários conceitos de ética; mas nenhum pareceu ser aceito de forma plena. Por isso, lhes apresento o meu conceito de Bem & Mal.

Bem-vindos à “Ética Universales”.

Começamos não pelo bem e mal, mas pelo que os geram; e o que é? O que gera o bem e o mal? Supomos a seguinte situação:
Há um policial, um homem bem-intencionado, e mal-intencionado.

Digamos que o Policial se chame Lucas, o bem-intencionado Gabriel e o mal-intencionado Charles.

Charles está planejando atacar os Estados Unidos com mísseis soviéticos; Gabriel, como bom homem, o tenta impedir; mas Lucas — o policial — impede.

Qual a moral da estória?

Gabriel, como tinha conhecimento, foi impedir um desastre.
Lucas, sem conhecimento — portanto, ignorante, impediu Gabriel.
Agora, raciocinemos; com conhecimento, Gabriel impediria o Mal; sem conhecimento, Lucas permitiu o mal.

Então é lógico de se pensar que o Bem é ocasionado pelo conhecimento, e a maldade, pela ignorância.

Me diga, morte de Hitler faria o bem? Traria prazer? Não!
Então, o que faria o bem, nesse contexto? A liberdade de seu opressor, no caso, Hitler.
A morte de um ser não traz felicidade ou prazer, mas subjetivamente, trará.

Agora, imagine uma ética com este conceito; onde o conhecimento ocasiona o bem, enquanto a ignorância ocasiona o mal junto do conceito de ética do Utilitarismo.
Utilitarismo: conceito filosófico onde quando há maior prazer em comparação a dor, melhor a ação. Agora, imagine que o conhecimento ocasione o bem e a ignorância ocasione o mal; seria uma boa base para o Utilitarismo, não é? Seria perfeito (ao meu ver).

Inserida por Vouapagar

Significado da Vida

Sabe, muitos pensam que a vida tem um significado — e realmente tem; só que nem tanto.
O significado da vida é extrínseco. Não há significado próprio para vida ou existência.
Se você for procurar um significado próprio, nunca achará; pois o mesmo tem que ser dado.

A vida tem o significado que quisermos que tenha; nós escolhemos o motivo e por que existimos e vivemos. Por isso nenhum filósofo ou intelectual achou o significado, pois não existe. A existência simplesmente é o que é.

Alguns acham o Niilismo pessimismo; eu acho realismo.

Inserida por Vouapagar

É preciso entender que a comunicação, não é necessariamente o que eu digo, mas sim, o que o outro entende do que eu digo.

Minha solidão e o blues

Listen baby...

Não quero mais viver em vão
pedir perdão
sem ter errado
divago sobre o mundo
sobre minha solidão e o blues
Deus nos concedeu o blues
para nos lembrar que
em momentos assim é melhor calar e escutar
o som da alma
esse é o blues
que reconforta
que me traz clareza
que prova que Deus ouve
Alias Deus é Blues
silencioso, pacato, e terrivelmente verdadeiro
assim me coloco em transe,
sem mais nem menos me sinto repleto de harmonia em meu coração
não preciso de ninguém...apenas dessa sensação esplendorosa
que me reconforta
que me traz clareza, que me prova que Deus ouve
Alias Deus é Blues
e minha solidão é o blues

Inserida por Lucastulerborges

- Só não me conhece quem não quer, pois deixo bem claro quem sou.

Inserida por Mythos

Quem vive a vida de Jesus... Te dará as respostas.. Mas quem somente fala de Jesus, te arruma muitas perguntas e dúvidas... Ensinar o evangelho de justiça e amor, é mais que somente falar e ler, é refletir, abrir portas, ensinar caminhos, dar opções, é propor o amor e a salvação, ouvir, dar entendimento da boa nova, da ressurreição. Quem vive Jesus, não da respostas prontas e decoradas, mas sim, reflete, explica e diz a verdade sobre os fatos, não esconde, sorri com alegria e demonstra a sutileza e a simplicidade de como é caminhar ao lado Dele. Amor não se cobra, se vive, é livre, é capaz, é forte, é sentido, é demonstrado. Quando falar seja firme, sutil e educado, pois a mansidão demonstra paz. Viver Jesus é ensinar, ser paciente, responder com clareza, se propor, curar. Ele ensinou através de respostas certas. Sorria, viva, e tenha novos horizontes.

Inserida por valdirventuri

"Sempre que possível seja claro(a), por favor!
Até o misterioso necessita de um respiro de clareza para não perder a graça.
É a possibilidade de clareza que aviva o interesse, que nos estimula a ir além, a manter um elo mínimo de confiabilidade no intento, relacionamento ou direção.
Recalibrar parâmetros e (pré) conceitos é salutar, muitas vezes, essencial.
Não tem que ser satisfação ou violação de intimidade. Pode ser leveza e sutileza que não subtrai a delicadeza de ser claro(a), sempre que possível.
Ao menos indique, deixe claro esta intenção. Demonstre de alguma forma. Encontre seu meio. Respeite o outro. Ninguém é obrigado a ser paranormal de ocasião. O sutil e divino é de ordem sagrada e já tem lá as suas prioridades.
Bora aterrissar as nossas [prioridades], doando de nós tanto quanto pretendemos receber. A lógica desta razão é uma positiva reciprocidade."

Inserida por nizjoyce

Benditos aqueles que enxergam o melhor nas pessoas e falam para elas o quanto são especiais.

Inserida por nizjoyce

Toda inquietude, todas as dores, todos os ruídos que tantas vezes parecem nos invadir são apenas expressões desorganizadas de algo maior, de um potencial de vida, a capacidade de se expressar em amor. Talvez não esteja claro agora. É necessário pacificar-se para entender. Não é o mundo, nem as pessoas, nem nada mais que deve promover paz em nós. Esse é nosso condicionamento, geralmente é assim que somos levados a acreditar: a paz está em algo a ser buscado, uma meta, uma pessoa, um evento que um dia encontrarei. Essa busca insaciável nos desorganiza.
Faz com que as emoções enfraqueçam, nossa natureza seja distorcida, a criatividade diminui, coloca-se um véu denso e escuro sobre a capacidade de enxergar com clareza. Tudo o que temos naturalmente como potencial humano, toda beleza se confina em uma estrada estreita, congestionada, poluída.
Como aquele mundo de gente que sai no feriado para o litoral achando que encontrará felicidade em uma praia lotada, carros literalmente estacionados nas estradas, falta de estrutura, de água, de comida, horas de paciência na ida e na volta enquanto a cidade desfruta de rara paz.
Entende o que estou falando?
As dores existenciais que não sabe explicar, a sensação de que tem coisa faltando, o desconforto latente diante do que as pessoas tem se tornado, diante do que você mesmo tem se tornado, não indicam 'doenças' necessariamente, pelo contrário, podem indicar que há em você, dentro, muito mais do que convém aos 'donos do mundo', os que usam nossa sede para criar zumbis em prisões emocionais, escravos que passam a vida inteira buscando lá fora, em tudo o que dizem, ou melhor, que vendem, o que encontrariam se simplesmente se enxergassem com verdade, se parassem de correr atrás de todos os pneus que passam pela estrada.
A paz mora aí dentro. Não fora. Não lá, mas aqui. Tudo ficará absolutamente claro quando você se permitir parar, aquietar e enxergar. Não há fórmulas mágicas, encantamentos ou nada que substitua esse entendimento básico: É preciso enxergar-se.
Siga seu caminho em simplicidade, com alegria, presente no hoje, no agora, encontrando significados no cotidiano. Seja humano, seja você.
Esteja consciente. O que hoje parece desarmonia, refletirá sua paz interior e naturalmente se harmonizará conforme acontecer em seu coração. Só não inverta as coisas, não se engane, não se perca.
O mundo é dentro, o reino de Deus é dentro, a paz é dentro. Pare de buscar fora, de procurar culpados. Não são os outros é você. Pare de se distrair com tantas bobagens, com tanta pena de si mesmo, pare, e, então, finalmente, encontrará descanso."

Inserida por nizjoyce

Perto demais, formas turvas. Longe demais, formas desfocadas. Manter a distância correta é o equilíbrio para observar todos os detalhes mais nítidos, em todos os sentidos.

Inserida por JardelBezer

Educar é uma obra distinta e nobre, necessária e desafiadora, urgente e complexa. Educar requer determinação e clareza, disposição para acolher diferenças, potencialidades e fragilidades. Implica respeito por tradições e expressões culturais particulares e regionais

Inserida por OswaldoWendell

Um bom começo é responder pra si mesmo: o que eu realmente quero?

Inserida por pedrowanderley

Refute todas as objeções e o que restar por mais absurdo que possa parecer deve ser a verdade.

Inserida por Silvanaldo

BREU

Que eu haja, que eu exista
No tempo de ontem que hoje parece ser
No brilho da luz, no cantinho da paz
Até na dor que o riso pretende vencer

Que haja ela e eu, no festejar das folhas das árvores,
Verdejantes e nas falecidas aos meu redor
Tão úteis e gratas pelos tempos de flora
Bons tempos que se foram
Que serão...

Por onde andarmos, se florescer
Que não nos falte um ramo de flores e seu mel
Que por onde, prestes a morrer, não nos venha
O remédio amargo, extraído do fel ...

Que a cura seja, suave e eficaz
Como uma rosa que se abre
Que haja amor e não paliativos
Pois, esses, são indiscutivelmente estéreis,

Um efêmero, riscado em vários tipos de papéis.
Chegam aos ouvidos, o grito da menina
E seus sais, caem feito chuva de aquarela
Onde se contorcem os desejos

Largados pelo caminho, no tempo
Tempo passado e presente,
Do frustrado ao perdido, naturalmente
Que haja tempo..

O clamado tempo ..
Onde estamos, onde estaremos?
Do florir dos sonhos
Até o cerrar dos olhos

Na clareza da luz, no mistério do breu
Não há outras certezas..
A não ser que, certamente estaremos lá
Onde inevitavelmente, todas as luzes, se apagam.

Kaw Lima

Inserida por Kawlima

Definir, é a acima de tudo, ter uma direção certa, quer seja para a vida presente, quer seja para a vida vindoura, eliminando assim, toda a duvida, a incerteza e a obscuridão.

Inserida por joelbeuter

Que o medo me permita a coragem, e a coragem me permita a experiência, e a experiência me permita a clareza, e a clareza o tempo, e o tempo a essência.

Inserida por codinomeze