Citações sobre Psicologia
Cores da Estrada
Alguns com os olhos abertos visualizam tudo em preto e branco, mas ao silenciar e fechar os olhos é possível ver as cores genuínas do caminho.
Não se trata de alcançar a "cura", mas de encontrar estratégias que possibilitem lidar com a dor de uma forma que ela não impeça mais que a vida aconteça...
Por um mundo com menos pessoas que nos digam o que fazer com o que sentimos, e mais pessoas que nos acolham, sem julgamentos...
Se as dores do corpo, visíveis que são, precisam de cuidado, imagina as da alma, que nem sempre dão forma à sua dimensão...
Estudamos e dedicamos a conhecer as várias ciências( econômica, política, física,etc.). E acabamos diariamente esquecendo de auto se conhecer .
As "formulas" resolvem os problemas matemáticos, que envolvem números, em fim é uma ciência exata.
O humano não é um número, ou objeto. Aliás ele pode se tornar um número ou objeto , se alguém querer usar alguma fórmula sobre ele.Afinal, fórmula conseguimos manipular.
Seguindo Lavelle,
Os erros cometidos não serão inúteis se servirem a outros seguirem no mesmo caminho seguro que, sem esse exemplo, teriam errado sem a devida compreensão de seus limites e possibilidade de crescimento, mas seria complacente com o engano.
Ficar em casa tem sido um desafio - não somente porque nos cansa a eventual rotina da mesmice, mas porque, definitivamente, estamos diante de nós mesmas/os...
... e diante de nós mesmas/os, sem a "desculpa" da falta de tempo, da falta de "cabeça", somos convidadas/os a refletir sobre o que nos atravessa, nos assombra, nos move, nos motiva. E isso dá nó na garganta, dá embrulho, faz a respiração mudar. Se pela certeza de que está tudo bem, ou pelo contrário extremo, o parar para pensar é fundamental. O movimento a que ele nos convida é essencial. A vida que passa, no segundo da reflexão, é prova da nossa existência, que há pouco parecia congelada, pois funcionava no automático de uma rotina sem mergulho nos nossos afetos. Crescer dói. Olhar para o reflexo que vem do nosso espelho, por vezes, também. Mas dor passa. Dor pode ter cura, pois somente por meio dela é que a gente descobre que algo precisa ser feito. E que a gente faça, ou hoje ou amanhã... no nosso tempo. Que venha!
É sempre bem fácil dizer ter empatia por pessoas que passam por situações que já passamos, quando se fala: 'sei bem como é, porque quando foi comigo.... '.
E mais fácil ainda é questionarmos a atitude de quem passa por situações que nunca passamos, pois pensa-se em como aquilo poderia ser feito de uma forma melhor do nosso ponto de vista.
Nós nem mesmo conhecemos nossa verdadeira atitude diante de algo que nunca passamos...
Aprendo que Empatia, mesmo, está em buscar compreender aquela pessoa diante de nós - tão singular, dentro de um corpo que é único, com sofrimentos seus, com vivências próprias - respeitando e considerando seus sentimentos.
Há amor quando esforça-se em humanizar, não idealizar.