Citações sobre o Índio

Cerca de 457 citacoes Citações sobre o Índio

⁠Nós indígenas Pataxó Hãhãhãe estamos surpresos e indignados com o assassinato do nosso parente Terena Oziel, durante os excessos da ação policial repressiva que visou mais uma vez intimidar nossas comunidades e fazer prevalecer os interesses dos latifundiários invasores de nossas terras. Não podemos ser passivos, nem muito menos coniventes, com a conjuntura atual de tentativa de destituição de nossos direitos que foram assegurados constitucionalmente em 1988. Quantos anos de luta e de exploração, extorsão, expropriação e assassinatos nossos povos originários já sofrem. É inadmissível que após 500 anos de colonização, continuemos sendo tratados como meros empecilhos aos interesses de grupos políticos e econômicos de povos que invadiram nossas terras.

Inserida por nailtonmunizoficial

⁠EXTENSÕES DE TAUÁ (CEARÁ)

Tauá é palavra indígena
É município do Ceará,
É localidade de Buíque, Pernambuco
É tinta extraída da argila, vosso Tauá...

Tauá é extenso, intenso, poético,
É localidade de João Pinheiro, Minas Gerais,
Se pensa que acabou,
Tauá não se finda, tem mais...

Tauá é localidade de Pilões, Paraíba,
É ilha do rio Uaiupés, Amazonas,
É córrego de um município de Tocantins,
Tauá é antigo, viajante dos indígenas...

Do tupi-guarani Tauá é barro,
É um tipo de argila aluvional amarela,
Amarelo como o Sol que dorme
E sonha, atrás do Quinamuiú, a Serra!

Inserida por Icaro_Silvaescritor

⁠A verdadeira modernidade da arte brasileira é muito mais indígena do que negra.

Inserida por ricardovbarradas

Um só Povo.
Uma só Nação.
E uma Nação
essencialmente
Indígena.

Inserida por Vogelfrei

⁠Eu não preciso ser de
esquerda, nem de direita
para defender indígenas,
negros, mulheres,
minorias, trabalhadores,
doentes, necessitados.

Só preciso usar
o cérebro,
o coração
e a alma.

Inserida por Vogelfrei

⁠⁠Defender o habitat dos indígenas brasileiros, que é a mata, é proteger o meio ambiente global.

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

⁠O indígena tem a natureza que ensina o saber e o fazer.

Inserida por Ere

⁠A morte é coisa do homem branco, para o indígena brasileiro, a alma é imortal e quando chega o momento certo,pega a grande canoa e sobe o rio contra correntena sua ultima viagem ate a terra dos ancestrais.Lugar sagrado de onde veio.

Inserida por ricardovbarradas

⁠A arte indígena no Brasil revela seus primeiros passos na contemporaneidade, quando se afasta da colonização aritmética européia religiosa e vai em busca de sua verdadeira mítica ancestral. As historias contadas, a terra, os rios, a mata são elementos mágicos e sagrados. Assim como os sonhos oriundos de uma atmosfera sagrada. Na verdade não tem como dissociar a arte indígena do sagrado e espiritual. Uma faz parte da outra, arte e espirito.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Desde bem pequeno sei, que a arte dos artistas populares e a arte nativa indígena devem vir para ocupar espaços nas grandes metrópoles brasileiras e do mundo inteiro. No entanto os artistas, não. Cada um deve permanecer na atmosfera de origem, pela produção em si e pela integridade de sua vida simples e de seu pensamento.

Inserida por ricardovbarradas

Os mestres das culturas populares ribeirinhas, uma rica junção entre a arte e a cultura indígena, branca e a cabocla⁠ são as verdadeiras bases da arte, das festas dos mitos da cultura amazônica. Todo centenário legado imutável repassado de forma oral para seus descendentes, entre as brincadeiras das cheias e as vazantes do grande rio, fazem parte dos movimentos naturais de renovação da vida, livre e bela da Grande Floresta.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Vem pelas artes a verdadeira cultura resistente indígena brasileira. Vitoriosa e impar, tão rica de uma mitologia nativa, simples e sagrada, lembranças vivas e educativas de quem são. Guerreiros fortes e sobreviventes em comunidade, que hoje ressurgem mais vivos do que nunca das narrativas originais das ancestralidades.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Haverá um tempo que a Igreja Apostólica no Brasil encontrará uma grande mãe indígena de bondade, para ser beata. Não em algum processo de canonização pois a cultura indígena tem espiritualidade mas distante de qualquer santidade humana. Sendo assim será reconhecida pelo amor e a vida de bondade a todos os filhos da vida, indiscriminadamente, pois a separação e a diferença sempre partiu da religiosa cultura européia na cultura indígena brasileira, todos são iguais.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Com a extinção de um idioma e de uma cultura indígena, toda humanidade perde os conhecimentos dos saberes ancestrais e toda historia viva de hábitos evolutivos de uma região.

Inserida por ricardovbarradas

Eu sou multicolorida. Explico: Tenho descendência negra, européia e indígena.
Por mais bacana que pareça a campanha lançada pelo Neymar que diz "Somos Todos Macacos", eu discordo!
NINGUÉM É MACACO! Somos todos pessoas, seres humanos e independentemente da cor, merecemos ser respeitados. Até os macacos merecem respeito!!!!
EU NÃO SOU MACACO e NÃO CONHEÇO NINGUÉM que mereça ser chamado de macaco, a não ser, os seres irracionais que andam indo aos estádios com suas bananas e como seres irracionais que são, atiram sua merendinha ao campo!

Inserida por MellGlitter

⁠"a chuva cai, cantarosa, abençoada. O chão, esse indigente indígena, vai ganhando variedades de belezas. Estou espreitando a rua como se estivesse à janela do meu inteiro país. Enquanto, lá fora, se repletam os charcos a velha Tristereza vai arrumando o quarto. Para Tia Tristereza a chuva não é assunto de clima mas recado dos espíritos. E a velha se atribui amplos sorrisos: desta vez é que eu envergarei o fato que ela tanto me insiste." -

Inserida por Camaradotti

⁠Eu sou indigena, indigena em contexto urbano.

Dentro do meu corpo território, também já houveram invasões.

Primeira invasão foi ao nascer nesse mundo e ser arrancada do pertencimento da minha cultura.

Segunda invasão foi na infância, saquearam minha inocência de achar que éramos todos iguais.

Em todos lugares, tentaram me marginalizar, escantear e dizer que eu era menos, apenas por ser na indígena.

A terceira invasão foi na adolescência, onde acharam que meu corpo tinha que ter dono, pois uma mulher indigena é considerada apenas objeto de dominação.

Cor do pecado, olhos que hipnotizam, exótica, selvagem, são palavras usadas pra normalizar a violência e o abuso sob nosso corpo território.

Dominaram e destroçaram meu espírito mais vezes do que eu saberia contar, mas eu nunca abaixei minha cabeça, ando com nariz empinado em qualquer lugar que eu passo porque apesar de me tratarem como invasora da minha própria terra, eu resisto e insisto em mostrar que estaremos aqui.

Sempre estaremos aqui, na nossa terra, com nossos ancestrais nos levantando em cada caída rumo a nossa re(tomada). ✊🏽

Inserida por ingridribeiro

⁠⁠Os povos indígenas encontraram a forma
mais pura e simples da nossa espécie
se relacionar com a natureza.

É realmente triste que eles tenham que presenciar
a natureza agonizar diante de seus olhos
existe um sadismo e um descaso
que me faz acreditar que todo o progresso
da nossa civilização é apenas um caminho diferente
para o retrocesso e a extinção da nossa espécie.

Inserida por Ancelmobento

⁠A luta dos Povos Indígenas é um lembrete poderoso de que a preservação da cultura, da terra e da dignidade humana são batalhas contínuas que exigem nossa solidariedade e respeito.

Inserida por lirioreluzente

Não são poucos os atos de violência praticados contra indígenas e ativistas sociais em todo o Brasil. Essa disputa pela terra habitada pelos nativos existe desde a invasão daqueles que se dizem descobridores do Brasil.

Inserida por amiltonfarias