Citações sobre o Índio

Cerca de 459 citacoes Citações sobre o Índio

No território indígena,
O silêncio é sabedoria milenar,
Aprendemos com os mais velhos
A ouvir, mais que falar.

No silêncio da minha flecha,
Resisti, não fui vencido,
Fiz do silêncio a minha arma
Pra lutar contra o inimigo.

Silenciar é preciso,
Para ouvir com o coração,
A voz da natureza,
O choro do nosso chão,

O canto da mãe d’água
Que na dança com o vento,
Pede que a respeite,
Pois é fonte de sustento.

É preciso silenciar,
Para pensar na solução,
De frear o homem branco,
Defendendo nosso lar,
Fonte de vida e beleza,
Para nós, para a nação!

Inserida por pensador

O tempo é tão veloz quanto uma flecha indígena, acerta e conserta na hora exata.

Inserida por BrioneCapri

Como exigir de uma pessoa que possui superioridade branca o respeito pela cultura indígena?

Inserida por tiago_lacerda

Brasil, diga não por nenhuma nova demarcação política para mineração nas terras indígenas. A riqueza mineral é patrimônio inalienável de todo o povo brasileiro e futuro garantido para as novas gerações.

Inserida por RicardoBarradas

Negros, brancos, pardos, indígenas, mulatos e caboclos: todos podemos pensar, talvez de forma diferente, mas pensamos. Logo existimos, e por existir, logo vivemos, por viver, não podemos apenas agradecer? Respeitar o pensamento do outro, não criticar e sim entender, não julgar e sim ajudar a construir um mundo melhor.

Inserida por uzzires

Segundo o povo indígena Setere Mawe, a vida sem intempéries não vale nada !
Eles definem que o homem deve sofrer e se esforçar para que a vida tenha algum valor. Então meu amigo, não perca tempo reclamando de seus problemas, simplesmente procure solucioná-los usando a cabeça para que tudo valha apena.

Inserida por Kiluanje

beleza indígena
Sou como o sol a brilhar em meio mata fechada escutando enfrentando rugidos ferozes mais não tenho medo de me intimidar trago na pele um sangue guerreiro impulsivo corajoso sem medo do perigo que tenho que enfrentar.sou mulher indígena mesmo como a lua aparecendo nua tenho um brilho a zelar com os olhos escuros como a noite um belo cabelo brilhar. A beleza está estampada em meu rosto com marcas e pinturas do meu povo irei levar aos quatros ventos a essência guerreira de sonhar a verdadeira maneira de amar a beleza sempre estará no fundo da mata. A tua espera para prestigiar a beleza da mulher indígena a te encantar.

Lucas Silva

Inserida por Lucas558

ESSÊNCIA INDÍGENA

Um dia
Esse corpo vai apodrecer
E eu vou ser verdade...
Então eu vou ser feliz.

Inserida por pensador

Escrevo para incentivar outras mulheres indígenas a contarem suas próprias histórias, chega dos não-indígenas dizerem o que acham de nós, nossa existência precisa ser registrada, lida e contada por nós mesmos. Acredito que nós, mulheres indígenas, temos a necessidade de crescer dentro e fora da aldeia.

Inserida por pensador

Que tenhamos em nossa Alma a sabedoria, a simplicidade e o respeito do povo indígena pela Natureza e pela Vida.

Inserida por carlos_alberto_hang

"Jamais existiu uma civilização mais evoluída que os povos indígenas. Nós somos os selvagens, nós sempre fomos os primitivos."

Inserida por michelfm

Janeiro de 2019 - Há dois anos eu disse que a real intenção de retirar as terras dos indígenas era o agronegócio, na época uma galera marcou "haha" e fez comentário dizendo que era teoria da conspiração esquerdopetista. Eis aí o resultado, o ataque aos indígenas.

Inserida por igorcian

Temos muito o que aprender com os povos indígenas. Gratidão enorme pelos ensinamentos transmitidos, por nossos ancestrais!

Inserida por carla_amorim

⁠Sou sujeito, sou direito! Sou humano!
Hu- mano? Ah, mano!
Mano indígena, mano afro
Mano cigano, mano ribeirinha e quilombola, mano refugiado.

Minha diáspora, minha ancestralidade, minha huma-idade
Não extermine minha cor, meu gênero., minha humanidade. Meu chão, meu pão, tanta inflação, sem condição...

Crianças, infâncias, órfãos, velhices, se tenho ou não necessidades que o normal chama de “especial”. Sou humanidade!
Minhas crenças, minha descendência, não há inocência, existem carências....

Respeite, respeito!

Todos os direitos, os empregos, dos ordenados, os tratados.
Minha moradia, a saúde que se via, todavia, só morria...
A criança que sorria, só o ECA não bastaria...
Direitos, respeitos, humanos...Precisaria?

Humanos, falhamos, erramos...
Nos endireitamos... o Ser singular, Ser plural, Ser igual, Ser único. Ser direito e Direitos para ampliar o meu e o seu estágio, HU-MANO!

Inserida por ivanasantana46

⁠O indígena tem a natureza que ensina o saber e o fazer.

Inserida por Ere

Em busca de ESPERANÇA!

⁠CERTO ANCIÃO de uma tribo indígena, no interior do amazonas... Muito indignado com a atitude de alguns dos chefes da tribo; decidiu marcar uma reunião, e deixou bem claro que queria que todos os habitantes daquela comunidade se reunissem na beira do riacho ao pôr-do-sol.
E assim foi, todos se reunirão no local e na hora estipulada; sem entender do que se tratava, foi um turista observar tal situação. Ao chegar no local ele percebeu que todos estavam no mais tênue e profundo silêncio, a princípio ele não reclamou e não disse nada só observou tal situação com um olhar de desconfiança.
Uma hora depois o Ansião quebra o silêncio, e com a voz suave e com a paz de espírito já instaurada, ele fala: Meus queridos! Já vi de quase tudo neste mundo, vi o amor nascer nos mais puros corações, também vi o ódio tomar conta destes corações, vivenciei muitos amanheceres e entardeceres, presenciei o nascer de muitas pessoas, bem como também vi pessoas próximas a mim morrerem, assim é a vida cheia de altos e baixos, lutas e derrotas, ganhos e perdas, alegria e dor; sempre por de traz da felicidade há uma pitadinha de tristeza. Ele parou um pouco para observar aquelas pessoas que os ouvia e assim continuou... Como eu disse: Já passei por quase tudo, mas é a primeira vez de minha vida que vejo uma geração de pessoas tão incrédulas e frias, pela primeira vez vejo homens querendo o poder; a ganância e o egoísmo têm tomado conta dos corações, e o AMOR? Aaaah o amor para onde ele foi? Olho ao redor e não o encontro, grito por ele e só vejo guerra, fome e poluição; vejo corações sendo devorados; vejo almas inocentes sendo corrompidas pelo mal. E o que estamos fazendo para melhorar isso? NADA gritou uma menina aos prantos atrás de uma arvore, esta palavra foi tão pesada que continuou a ecoar pelo ambiente por poucos e logos minutos; Isso mesmo respondeu o Ancião quebrando aquele silêncio, não estamos fazendo nada além de alimentar este mal que está nos assolando. Sabe o que dói? Não né? Dói saber que por mais que ainda exista o amor nos corações, por mais que ainda tenha algumas luzes acesas no mundo, a escuridão está tão grande que é capaz de corromper todas estas almas e apagar estas luzes. O que faremos? Perguntou certo menino. O ancião pensou e pensou até chegar a um veredito, plantaremos o amor nos corações novamente e fortaleceremos nossas raízes para que quando o mal vier estivermos fortes e só assim não seremos corrompidos; uma outra voz ecoou no meio da multidão, como acabar com o mal que já está instaurado em nosso meio? O ancião mais uma vez pensativo respondeu a melhor solução é disseminar a luz, pois não há noite que resiste ao brilho e a majestosidade de um sol. Então meus queridos que venhamos se luz, enquanto o que existe é trevas, venhamos ser a diferença que o mundo tanto precisa, venhamos ser paz enquanto no mundo só exista guerra, pois é com a luz que conseguimos vencer o mal.
Ao terminar o discurso o ancião agradeceu a todos pela atenção e se retirou. O jovem turista indignado seguiu o ancião e o questionou, “-Mas Ancião, se você tinha só isso a falar por que não disse logo ao invés de fazer todas estas pessoas esperarem tanto? “O ancião calmo e com um profundo e amistoso olhar lhe respondeu; “-A resposta é simples meu filho; É no silêncio de um ser que surgem as mais relevantes e significativas ideias. Foi então que, naquele momento de profundo silêncio no início da reunião, eu estava preparando meus seguidores a domar o leão que há dentro do ser. Pois só a partir do momentos que domamos a nós mesmos, saberemos melhor viver entre pessoas.

Moral da história: Enquanto houver luz, há esperança, seja a diferença, seja luz, seja amor, pois enquanto houver corações dispostos a plantar esta plantinha chamada AMOR o mundo nunca estará realmente perdido.
O mundo precisa desta luz que há dentro de você, então não esconda, enquanto mais luz tiver, menos a escuridão tomará lugar nos corações.

Inserida por Brasileiro_Geziely

⁠O CANTO AO PÁSSARO DE FOGO!

Hoje, lembrei-me de ti
Do teu nome indígena:
Olhos de Fogo!
Em vida passada
Alguém te gritava...
Em um dia de explosão
e tempestade!
E teu bailar
fez tremer os montes,
E teu passo seguro
fez correr o mal!
E teu voo incandescente
flecha flamejante,
constante...
Foi lembrado para sempre...
A riscar a Via Láctea
O céu da noite!
...
Vai! Não percas mais
a tua força...
É hora de partir!
Pois quando retornares...
Serás o próprio Sol!
................................
Vai!
Que teu grito
seja ouvido!
Tua lenda
Tua marca
Tua dança
Tua canção
escutada!
Teu legado deixado ao mundo
Este simples canto:
- Olhos de Fogo!
Cabelos de nuvem...
Menino de Lama!
Ao vento sul despido
Vai viver a tua lenda
Curar o Mundo
Vai Bendito!

Inserida por bill_oliveira_william

⁠19 de abril - dia dos povos indígenas

Não adianta querermos ser respeitados se nós não respeitarmos as diferenças. Todos os seres do planeta precisam ter as suas diferenças respeitadas e o povo indígena é um deles. Quando chegamos ao Brasil, os povos indígenas já estavam aqui, somos resultado da miscigenação desse povo e cuidar e preservar a sua cultura é uma forma de respeito aos nossos ancestrais.

Inserida por ednafrigato

Desabafo!

⁠Quando o governo
Fecha os olhos
Para população indígena,
Age com negligencia,
Ignora a história brasileira,
De um povo tão guerreiro;
Que não vive,
Sobrevive,
Em meio a tanta devastação!
A impressão que tenho,
É que os valores se inverteram,
Pois há aqueles,
Que buscam riquezas,
Destruindo a natureza,
E aqueles que a protegem,
São ameaçados e dizimados;
Mas, sobretudo abandonados,
Por quem deveria ao menos garantir o básico!
Mas penso principalmente,
Nas atitudes daqueles patriotas,
Que ostentam a bandeira do Brasil,
Mas protagonizam papel de idiotas,
Ao idolatrar um humano,
A meu ver um desumano,
Que nutre ódio e violência,
Cuja falta de decência,
Alega fraude na eleição!
No entanto transparece,
Que um governo que se preze,
Não distingue sua nação!

27/01/2023

Inserida por FrancieleMorgado

⁠Nós indígenas Pataxó Hãhãhãe estamos surpresos e indignados com o assassinato do nosso parente Terena Oziel, durante os excessos da ação policial repressiva que visou mais uma vez intimidar nossas comunidades e fazer prevalecer os interesses dos latifundiários invasores de nossas terras. Não podemos ser passivos, nem muito menos coniventes, com a conjuntura atual de tentativa de destituição de nossos direitos que foram assegurados constitucionalmente em 1988. Quantos anos de luta e de exploração, extorsão, expropriação e assassinatos nossos povos originários já sofrem. É inadmissível que após 500 anos de colonização, continuemos sendo tratados como meros empecilhos aos interesses de grupos políticos e econômicos de povos que invadiram nossas terras.

Inserida por nailtonmunizoficial