Citações sobre o Índio

Cerca de 460 citacoes Citações sobre o Índio

Muito Europeu, para não ser romântico
Muito Africano, para não ser guerreiro
Muito indígena, para não ser espiritual

Meu sangue é um rio de ancestrais
O fado que toca no meu peito tem batuque na lua cheia
O vinho do copo, desce pela garganta ( que canta)
com ervas mais antigas, que os nomes.
vivo demais para ser mentira
Muito humano, para não ser muitos.

Inserida por gibaldi

Vendo alguns videos de crianças brincando em comunidades indígenas e rurais, percebo o quanto nossas crianças aqui de São Paulo não dispõem de espaços adequados para soltar a imaginação e serem elas mesmas.

Inserida por RogerBeatJesus

Os brasileiros regrediram ao nível mental dos indígenas que mostravam o caminho do ouro e pedras preciosas aos bandeirantes paulistas, em troca de espelhinhos e pequenas bugigangas que os deixavam felizes. Hoje, os brasileiros continuam fazendo o papel dos indígenas, em troca de pequenos benefícios e ilusões que se desfazem com um sopro: entregam algo valioso - o voto - para espertos que os assediam e roubam sem que eles tenham consciência disso.

Inserida por OswaldoWendell

As comunidades indígenas brasileiras nos anos finais do seculo XX e início do XXI, ganham foco por uma série de trabalhos do audiovisual, sejam eles curtas e documentários patrocinados pela ANCINE e verbas de incentivo a cultura. Infelizmente, os personagens principais continuam invisíveis, como se fossem da mesma substancia cognitiva das arvores que rodeiam, povoam e ambientam as florestas, como mero cenário. Sendo assim, diversas produções feitas trazem uma diminuta ficha técnica de direção e produção, mas quanto aos nomes dos indígenas que fizeram parte não aparecem. Quem precisa saber seus nomes? Parece que ninguém. Querem resgatar uma cultura indígena brasileira aos olhos do homem branco sem ao menos terem a intenção de dignificar em história e documentos os poucos verdadeiros guardiões desta cultura, que sobreviveram. Tudo errado. Precisamos de uma urgente reforma política cultural ao direito material e imaterial de autores coletivos patriarcais de uma etnia, tribo e região. A defesa desse patrimônio cultural indígena deve ser salvaguardado pelas instituições governamentais para uma futura entrega, a quem é de direito natural e moral, a comunidade indígena brasileira. Sou a favor, sim, de registros, mas para a história de cada grupo. Essa história não pertence a governo algum e muito menos a entidades governamentais e não governamentais, pertence, sim, a comunidade indígena brasileira. Cabe ao governo cultural preservá-las até o momento que as próprias comunidades indígenas brasileiras possam usufruir destes centenários conhecimentos de forma amadurecida. De uma vez por todas, cabe a educação, a arte e a cultura nacional brasileira adotarem de forma digna e madura esta bandeira em nome de nossa rica diversidade, soberania e liberdade indígena brasileira.

Inserida por RicardoBarradas

Segundo o povo indígena Setere Mawe, a vida sem intempéries não vale nada !
Eles definem que o homem deve sofrer e se esforçar para que a vida tenha algum valor. Então meu amigo, não perca tempo reclamando de seus problemas, simplesmente procure solucioná-los usando a cabeça para que tudo valha apena.

Inserida por Kiluanje

Nesse Natal presenteie com artesanato indígena.

Inserida por Todeschi

Dos aproximadamente 150 indígenas flecheiros mortos ano passado na Amazônia por garimpeiros entre mulheres e crianças... que sequer conheciam o homem branco... e todos que estão sendo perseguidos e doutrinados na nossa cultura... arrasados e oprimidos... ninguém lembra? Foram mais de 8 milhões de indígenas mortos na nossa história. E os que não ficamos sabendo? Oremos. Oremos muito. Mais respeito. Menos violência. Somos todos filhos da Terra. Somos todos irmãos.

Inserida por Todeschi

Vidas tiradas da cultura e da história nacional. Chega de lágrimas de sangue de humanos. #indígena

Inserida por Todeschi

Não são poucos os atos de violência praticados contra indígenas e ativistas sociais em todo o Brasil. Essa disputa pela terra habitada pelos nativos existe desde a invasão daqueles que se dizem descobridores do Brasil.

Inserida por amiltonfarias

Com ameaças declaradas nessas eleições de morte aos negros, indígenas, quilombolas e povos originários, qual memória ficará para a futura geração?

Inserida por amiltonfarias

Nós, indígenas, somos a prova de que a sustentabilidade não é apenas responsabilidade governamental.

Inserida por NaraiamatSurui

Você pode dançar indigenamente ao redor de uma garrafa de Ciroc, Old Parr, Dom Perignon e outros totens sociais etílicos ao som de sua cacofonia preferida, fazendo selfs se sua miséria velada, sem se dar conta que tem gente que mal tem a água de um barreiro para cozinhar o que resta de meia porção de arroz para três pessoas e nada mais. E a única canção é a aquela, à capela, do desabafo sofrido do coração, mediante a voz impotente e embargada, onde o único amparo e força é a fé em Deus, mas a fome não da trégua e literalmente dói. Você pode chamar de esmola aquela “bolsa do governo”, daquilo que considera pouco, ao tempo que esnoba (direta ou indiretamente), chamando de vagabundo aquele em que a fome literalmente machuca em todos os sentidos morais e emocionais. Entendo, também não sei o que é fome, assim como alguns não sabem o que signifique o termo "literalmente". Mas, como diria Mino, certo cartunista cearense: "há quem jogue caviar no lixo e há quem no lixo procure um pedaço de pão".

Inserida por humusashi

O sangue do brasileiro é afro-indígena!

Inserida por MagnoConstantino

Não acredito em direitos humanos em um país onde ainda hoje crianças indígenas continuam sendo enterradas vivas!

Inserida por AbigailAquino

O saber indígena consiste no silêncio dos ventos, no canto dos pássaros, no embalar das folhas, no olhar indígena, no balanço do maracá e na pisada firme.

Inserida por edilenekiriri

Fico profundamente angustiada quando vejo os povos indígenas serem expulsos de suas terras tradicionais. Gostaria de ver essa "ditadura velada" que se tornou o nosso país fazer justiça a esses povos tão valorosos e essenciais para a vida de todos, pois eles nos ensinam o que é uma verdadeira nação. Eles, sim, sabem reconhecer a importância da terra onde nasceram; sabem valorizar os recursos de que dispõem sem desperdiçá-los; sabem valorizar a convivência em grupo; sabem contemplar a beleza natural de todas as coisas; sabem respeitar as tradições coletivas e preservar o legado de seus antepassados; sabem viver em unidade e em comunhão com Deus. Eles têm muito a nos ensinar, uma vez que mal valorizamos o chão onde pisamos, mal contemplamos as belezas naturais que ainda nos cercam.
Será que meus irmãos indígenas só conseguirão um pouco de terra quando forem sepultados?

Inserida por mariacleidescpereira

Eu sou multicolorida. Explico: Tenho descendência negra, européia e indígena.
Por mais bacana que pareça a campanha lançada pelo Neymar que diz "Somos Todos Macacos", eu discordo!
NINGUÉM É MACACO! Somos todos pessoas, seres humanos e independentemente da cor, merecemos ser respeitados. Até os macacos merecem respeito!!!!
EU NÃO SOU MACACO e NÃO CONHEÇO NINGUÉM que mereça ser chamado de macaco, a não ser, os seres irracionais que andam indo aos estádios com suas bananas e como seres irracionais que são, atiram sua merendinha ao campo!

Inserida por MellGlitter

Guardais as florestas o utópico sertanejo
É o lendário indígena traz consigo seu símbolo um gracejo
Intrínseco no nome, lavor e alto pundonor primoroso
Como ostenta no curral glorioso
Defensores da estrela do boi piranga
Da dançarina flutuando a nossa cunhã-poranga
A batida envolvente, que contagia a nação
Da marujada de guerra que assevera a empolgação
Marca em meu pulso corado e desgastado
O astro porque nessas veias o sangue azul e confirmado
Vaqueirada tutelem o preferido do amo
Deixa ele brilhar desenvolver, agora eu clamo
Pajé abençoai o manto cerúleo, índigo e anil
Desse boi que me faz pulsar no céu no mar no ar azulanil
De Parintins para o mundo trazendo um amor tão charmoso
Venha se consagrar meu guerreiro caprichoso.

Inserida por rmatos

Mais de meio milênio se passou desde a colonização portuguesa no Brasil e os indígenas permanecem em estado de sujeição. Nem tudo evolui.

Inserida por PensadorRS

Sonhos também fazem parte do narrar indígena, são histórias contadas por muitas gerações e fonte de grandes saberes passados...Por isso precisamos tecer os fios dos quais nascem nosso saber. As folhas não podem ser expostas e levadas pelo tempo. Mesmo sabendo que é preciso ser inciado em uma não linguagem que faz parte de uma leitura de vida plena nas curvas de muitos rios que andam pela terra e são invisíveis para as mentes civilizadas. Não é uma visão mágica ou romantizada do viver, é pura ciência da vida mas de um outro jeito de ver, outro lugar de fala, e se relaciona com as palavras, diferente dos signos linguísticos conhecidos e interpretados. É mais complexo do que se mostra aos desprevenidos e narcotizados pelos não sentidos.

Inserida por aratykyra