Citações sobre Inteligência
O Eu De Mim
A inteligência não é para o eu de mim mesma. Tenho a minha própria maneira de ver as coisas... Pessoas acusam-me de ser intelectual, o que não é verdade. Quem sou eu para po¬der ter esse título, nem tenho estofo e, muito menos, cátedra para isso.
Eu sou eu mesma, penso pela minha própria cabeça, escrevo para o meu povo brasileiro, abro o meu coração, que¬rendo que meu povo leia os meus escritos, mesmo quando o assunto não é muito agradável.
Esse é o eu de mim, mesmo que a maioria das pessoas pensem ao contrário.
Mas, ao olhar, à minha volta, vejo pessoas que não con¬seguem pensar com suas próprias cabeças, chegar a conclu¬sões sobre os assuntos, precisando de um aval, de uma opi¬nião de outro ou de outros, para então, emitir a sua.
Lembro-me da minha infância, desde bem cedo, nunca ninguém me obrigou a fazer o que eu não queria. Sempre tive quereres e sempre tive amor próprio.
Há pessoas, que chamam isso de egoísmo, eu costumo chamar de gostar do eu de mim em primeiro lugar.
Mas essa necessidade, que tenho de escrever, muitas ve¬zes, escritas contrárias ao gosto da maioria, não é que eu seja do contra, mas, simplesmente, porque fui acostumada a pen¬sar desde criança. Eu pensava e concluía sozinha... Nada para mim veio mastigado. Tive que romper amarras e pular muros.
Assim é o eu de mim, meu modo de ser, que tem neces¬sidade de expor o que pensa, gostem ou não, da minha escrita.
Tenho encontrado grandes donos da verdade, em mi¬nhas andanças pela vida. Aqueles que não admitem que os contradigam ou sequer levantam a hipótese de que possam estar errados. Poucos são os que aceitam suas falhas, suas fal¬tas, seus erros e voltam atrás. Poucos, muito poucos, são, na verdade, os cordatos e bonzinhos, que tentam passar aos ou¬tros a imagem, que fazem de si próprios.
Mas, como já disse, o eu de mim é mais forte do que eu mesma... Muitas vezes, acabo ficando com litros de amargor, acumulados em minhas veias, porque não falei o que desejava ter falado.
Aí é que entra a minha escrita. A escrita, por mais con¬tundente que seja, não machuca como as palavras ditas. Pre¬firo escrever, a falar, porque sei o quanto posso ser afiada e cortante quando falo.
Desejei, muitas vezes, ser de outro jeito. Pensar menos, ouvir mais, concordar mais e aceitar mais...
Mas, aí, não seria o Eu de Mim. E eu não seria eu mesma
Marilina Baccarat escritora brasileira
O que penso da vida :
Eu não me permito empolgar pela inteligência das pessoas mas acredite nada me empolga tanto do que gerar em mim o bem no outro isso se chama construção de vida.
Não Basta somente a inteligência , como também não basta só ter o Caráter , Ambos têm que andar lado a lado , pois senão há de andar em círculos nessa estrada chamada VIDA !
Como o leão é mais lento que a gazela, só consegue se alimentar quando apela para a inteligência em detrimento à velocidade.
O que voce faz nao define tudo o que pode fazer
Pois a sua inteligência se completa com sua visao do mundo.
Um dos maiores problemas de uma alta porcentagem das pessoas que têm a inteligência acima da média é que o fator que as diferencia também as exclui. No fim das contas vemos pessoas muito inteligentes intelectualmente, mas que trazem consigo a imaturidade emocional daqueles que não interagiram de forma adequada com seus pares. Olham com desdém para as pessoas que descrevem como inferiores, mas no fundo tudo o que mais desejam é ser reconhecidos por elas. São superiores em muitos aspectos, inclusive em sua solidão e arrogância, um dos principais mecanismos de defesa. A taxa de suicídios é bem alta também. Ou seja, acaba sendo uma vida bem triste se não existir um trabalho muito bem feito na escola e na família. No final das contas somos e sempre seremos seres sociais. Toda vez que isso nos é retirado os estragos são imensos.
Quando entendemos verdadeiramente como o Criador é Incomensurável em inteligência, plenitude, amor e misericórdia, quando procuramos imitá-lo, todas as coisas se sucedem para o nosso bem físico, pois sempre se sucedem para nosso bem espiritual;
O melhor educador é nosso corpo:
E tem uma inteligência primordial
Ele nos fala com desconfortos, distúrbios,
doenças, ele nos pede para ouvi-lo.
O parâmetro para o limite da minha fé é a lógica que não desafie minha inteligência. Se uma ação ou decisão divina for capaz de agredir até mesmo a mim enquanto ser humano sujeito a inúmeras falhas, nunca serei convencido a dar-lhes crédito, pois que o Deus em que creio me deu como escudo o discernimento para que eu não fosse induzido a erro por falsos senhores da verdade. A chamada “fé cega”, que se permite conduzir por interpretações dadas por outrem, à priori é fruto da manipulação que se apressa em preencher o vazio deixado pela ignorância.