Frases sobre Educação Escolar

⁠Não existe uma boa escola com pais sem compromisso. Educação é uma ação contínua e coletiva.

Inserida por PoetaFernandoMatos

Você ⁠vai aprender
por bem ou por mal e vou
te ensinar da minha maneira
goste você ou não...
E quem você pensa que é?
A vida!

Inserida por silvio_flamel

“O alicerce da educação é ensinar com o bom exemplo diário.”

Inserida por JohnnyDeCarli

“Aprendemos e crescemos pelo amor ou pela adversidade. A dificuldade é um implacável professor.”

Inserida por JohnnyDeCarli

“Procure ver em cada situação um motivo de aprendizado. A vida sempre será a melhor escola.”

Inserida por JohnnyDeCarli

Regozijo-me pelo que tive na infância: educação familiar e escolar. Entristeço-me ao ver a banalização da educação brasileira, visto que a educação é o sustentáculo de uma nação

Inserida por NiltonSantana

É importante aprender as lições que nos são ministradas na Escola da Vida,
e para cursá-la, não é preciso prestar vestibular, nem fazer o teste do Enem...
Ósculos e amplexos,
Marcial

COMO SE DIPLOMAR NA ESCOLA DA VIDA
Marcial Salaverry

Para conseguir vencer na vida, e sobreviver às intempéries, não se limite a ficar esperando a ajuda divina. Cada qual deve fazer a sua parte, sem esquecer que Deus disse "Ajuda-te que eu te ajudarei". Vai daí que a vida está aí, para ser vivida, e, preferencialmente, bem vivida. E o que seria viver a vida bem vivida? Seria, simplesmente, vive-la, aproveitando todas as lições que ela nos oferece, através de nossos erros e acertos.

Nosso amigo L'Inconnu nos enviou um pensamento, que mostra muito bem o que é viver a vida, tornando-a bem vivida.
"A vida existe para fazer aprender e desfrutar. Quanto mais você aprende, mais pode fazer, quanto mais você faz, mais pode aprender. Participe de sua própria vida."

Efetivamente, é muito importante sabermos extrair tudo o que a vida nos pode oferecer, assim, se erros cometemos, deveremos conscientizar-nos de que foram realmente erros, evitando repeti-los para o futuro. Repetir um erro, conscientemente, já será teimosia exagerada, e porque não dizer, muita burrice."Errare homanum est, rincidirem in errum, burrarum est..." Disso jamais poderemos nos esquecer...

Contudo, deveremos saber analisar situações, pois muitas vezes o que não deu certo hoje, poderá, com algumas modificações dar certo amanhã. São pequenas coisas que vamos aprendendo com a vida, sempre fazendo a nossa parte, e não podemos nos esquecer de que grandes lições podem nos ser proporcionadas pela experiência dos mais velhos, pois estes, por sua vivência sempre poderão nos ofertar algo, seja certo ou errado. Compete-nos discernir se o que nos dizem será exequível ou não. Se deveremos ou não absorver sua experiência. Mas ouvi-los, sempre será interessante. Mesmo que seja para rejeitar, pois sempre serão novas lições que servirão para aumentar nosso cabedal de conhecimentos. Não se pode é radicalizar, com a idéia de que "sua experiência não serve para mim". Serve sim, nem que seja para não a utilizar, mas sempre é bom conhecer, para que possamos analisar o que nos pode ser conveniente.

Da mesma maneira que vejo muitas pessoas apenas desprezarem as opiniões dos jovens, sob o velho chavão de que "já sei o suficiente, para aprender com os jovens, que experiência poderão me passar?" Essa tambem é uma idéia mal posicionada, pois sempre temos algo que aprender e ensinar com e para todos, sejam jovens, idosos ou velhos... Isso se chama "participação na vida". E é muito importante dela participarmos efetivamente, seja passando nossos conhecimentos, seja absorvendo alguns conhecimentos alheios.

Jamais poderemos nos julgar detentores de todos os conhecimentos, e que não estamos precisando saber de mais nada, pois tudo sabemos e tudo conhecemos. Isto não existe. Sempre algo teremos para aprender, a cada novo dia em que estivermos vivendo. Desde que estejamos participando ativamente do ciclo de vida. Até mesmo quando nos reportarmos a acertos do passado, visando uma utilização dessa experiência bem sucedida, deveremos ter o discernimento para adequar a coisa à situação presente, pois nem sempre uma experiência bem sucedida pode ser reutilizada. Não podemos nos esquecer de que tudo evolui no mundo, provocando sensíveis alterações a cada momento. Daí a necessidade de sempre procurar estar atento, aprendendo algo de novo, aumentando assim suas possibilidades. Olhos e ouvidos sempre abertos.

Sem desprezar os bancos escolares, penso que a maior fonte de conhecimentos está na Escola da Vida. E é nessa escola que precisamos ser diplomados. E essa escola nos ensina a história do que já vivemos, para podermos "ler" nossos erros e acertos. Ensina-nos a geografia de nosso corpo, para conhecermos nossos limites, e saber como cuidar dele. Ensina-nos a matemática, que nos permitirá subtrair as coisas erradas, somar as boas, multiplicar e dividir nossos conhecimentos. Ensina-nos a química de nossos sentimentos, para saber como devemos tratar as pessoas. Ensina-nos a linguagem, para que nos possamos comunicar adequadamente. Enfim, é uma Escola completa. Basta que saibamos cursá-la. E como é importante aproveitar tudo o que ela nos ensina.

Como bom aluno que sou, desejo que todos saibam aproveitar bem as aulas que são ministradas pelo professor Amigão, e tenham UM LINDO DIA, sempre procurando fazer de cada dia a confirmação desse lindo dia, mostrando que merecemos o Diploma da Escola da Vida...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠É uma pressa urgente discutir um modelo permanente de educação antirracista nas escolas.

Inserida por roberthgois

Aquele demorou mais a aprender será certamente o que melhor saberá ensinar.

Inserida por andre_jaeger_de_belli

Na escola da vida aprendi falar calmo quando muitos querem gritar para serem ouvidos,quem fala a verdade não precisa gritar para intimidar,simplesmente pregue a palavra fiel e verdadeira.

Inserida por GeovaneSantos

⁠O MODERNO ESCOLARIZADO PÓS-PANDÊMICO ("Cara, se essa parada de 'aprenda com os seus erros' funcionasse. Eu já tinha pós-doutorado em relacionamentos, faz tempo". — Soulstripper)
Os professores voltaram da Pandemia com certo domínio das tecnologias. Experimentaram a agilidade dos aplicativos. Foi difícil aprender, mas se superaram! Já bem acostumados, agora se depararam com os eletrônicos pedagógicos da escola, parecidos com armadilhas: além de velhos e ultrapassados, ainda todo mundo mexe irresponsavelmente, embora bem intencionado ou não: vida real. Eu queria fazer uma aula diferente, exigida pelo planejamento da coordenadora; todavia, queimei a fonte do computador, tentando que lesse meu "pendrive"; tentando outra vez, desloquei o computador para tomada 220v da sala dos alunos, e alguém o usara com o transformador em 110v, como eu ia adivinhar que tinha de mudar a chave? Sou apenas um professor de Língua Portuguesa pós-pandêmico. (CiFA

Inserida por Kllawdessy

⁠Ela aprendeu a ser forte na marra...a vida nua e crua ensinou assim... ela enxugou as lágrimas, levantou a cabeça e seguiu em frente .. ela se fez de aço, se fez de pedra , se brindou.. ela agora é fortaleza ... mulher de garra , de coragem , mulher de fibra.. doer , ainda dói e sempre vai doer .. mas ficar no chão é escolha.. é opção...e ela não ficou ...

Inserida por bebelia2000

"Quem não sentar pra aprender, não tem como ensinar ninguém"⁠

⁠Como pode em uma pátria o ensino na sua base educacional excluir a prática do hino nacional ?
Como serão esses jovens sem o civismo?
Práticas que além do lar formam e salvam cidadões.
Brasil sejam justos com a juventude em suas formações.

Inserida por RodriguesMilton

O aprendizado não é nada a mais ou menos que a faculdade do ensino.

Inserida por paulo_henrique_77

⁠A vida bate pra te ensinar.
Ou você aprende,
ou continua apanhando.

Inserida por apoetacamponesa

Educar é a mais bela forma de aprender.
E é aprendendo que valorizamos a identidade e as práticas do campo.⁠

Inserida por apoetacamponesa

⁠Não somos profissionais da educação, somos profissionais da aprendizagem, e nossa atuação não se limita a papel e lápis.

Inserida por tassiogoncalves

A história ensina, talvez, pouquíssimas lições claras. Mas certamente uma dessas lições aprendidas pelo mundo com grande custo é que a agressão sem oposição se torna uma doença contagiosa.

Jimmy Carter

Nota: Trecho de discurso à nação em 4 de janeiro de 1980.

Inserida por pensador

⁠Provas? Provas não testam o ser, mas sim a capacidade de ensinar e aprender com seus erros.

Inserida por Adolfin007