Citações sobre Educação

Cerca de 6283 citações sobre Educação

O nível da educação brasileira é um troço tão absurdo que a pessoa tenta ofender te chamando de 'professor de cursinho'.

Alguém que acredita na educação pública e lutará pelas crianças que lá estudam.

"A educação não encher é um balde, é acender um fogo"

Educação é o que a maioria recebe, muitos transmitem e poucos têm.

18-06-17
Há quem critica a educação dos filhos dos outros, mas não sabe educar os seus.

A melhor politica publica brasileira de cultura e educação ainda é o incentivo a leitura e a proliferação de novas bibliotecas.

Sinto muito, Me perdoe , Te amo, Sou grata! O meu Deus é de amor!
Usar o dom da vida, na educação e no equilíbrio mental, a favor do bem, esta é minha contribuição ao universo!
Nina Lee Magalhães

Gostaria de ver um mundo em que a educação tivesse por objetivo antes a liberdade mental do que o encarceramento do espírito dos jovens numa rígida armadura de dogmas, que tem em vista protegê-los, através da vida, contra os dardos das provas imparciais. O mundo precisa de corações e de cérebros francos,
e não é mediante sistemas rígidos, quer sejam velhos ou novos, que isso pode ser conseguido.

[Bertrand Russell in: Porque não sou cristão - Prefácio]

Para refletir 07/12/2016

Note bem, não é porque trato algumas pessoas com extrema educação e bom senso, não significa que estou usando máscaras sendo falso ou hipócrita, apenas procuro não agir como tal minoria age comigo.

"Destrua" alguém com sua educação, não com a falta dela.

Se nossa educação, respeito, comprenção, amor, dedicação...depende do do que o nosso próximo oferecer, verdadeiramente nunca tivemos nada pois quem tem doa sem esperar em troca, quem tem não precisa receber para doar.

Bom Dia 24/12/2016

Tente no dia de hoje aceitar com educação quem vier lhe abraçar e lhe desejar um feliz natal, mesmo sabendo que essa não é a intenção dessas ou aquelas pessoas, mas sim em respeito ao verdadeiro aniversariante, Jesus Cristo.

A educação moral, que jamais deve, em circunstância alguma, ser racional.

Educação Parte 4

Com referência à qualidade do corpo de professores, fomos informados na estatística apresentada na primeira semana de Maio que os universitários formados em Pedagogia apresentaram o pior desempenho entre todos os formados em cursos superiores em uma prova padronizada de ditado. Ou seja aqui temos um problema básico de formação para o posto de trabalho.
Mas voltando ao item anterior, o maior problema do corpo docente em todos os níveis é o fator cultural.
Por que não me dedico com alegria e afinco às minha obrigações de ensinar durante o período em que tenho que permanecer em meu ambiente de trabalho, já que gastarei este tempo de qualquer jeito?
Por que fico reclamando o tempo todos que sou mal remunerado, que não sou reconhecido etc.
A maior motivação do professor é o progresso do aluno.

Podemos também aqui nos referir à qualidade das instalações das escolas, estado do mobiliário etc. Mas também podemos aqui lembrar que todos os Estados e Municípios recebem o fundo de participação do governo federal, cujo dinheiro tem que ser aplicado no ensino e na saúde. Este fundo, caso o dinheiro seja recebido, o que não acontece desde o inicio de 2013, é suficiente para manter a educação e a saúde de responsabilidade dos municípios e estados.

Para finalizar vamos verificar as necessidades da sociedade e as obrigações do governo com relação à educação.

Desde os tempos de Roma ou antes reconhece-se que é obrigação do governo manter as artes, pesquisas, educação, saúde, saneamento, defesa etc. em troca do pagamento de impostos. Quem não lembra a frase daí a César o que é de César.

Reconhecendo-se este fato, até onde é obrigação do governo manter a educação gratuita para os seus cidadãos?

É óbvio que a educação fundamental é obrigação do governo prove-la gratuitamente e com boa qualidade.
Mas quando chegamos ao ensino médio, observamos aqui um grande ponto de interrogação.

É minha opinião particular, e todos tem o direito de discordar que a sociedade em sua estrutura necessita pessoas com diversos tipos de habilidades.

A maioria dos postos de trabalho que a sociedade oferece aos seus cidadãos e que necessitam ser preenchidos com trabalho de qualidade se enquadram naquela classificação denominada de artífice.

Uma parte dos postos de trabalho necessitam de pessoas melhores treinadas e melhores preparadas e que necessitam ser preenchidos por pessoas capazes e que tenham especialização, que se enquadram na classificação de técnicos.

Uma pequena parte dos postos de trabalham necessitam de pessoas com treinamento em universidades, aqui se enquadrando os médicos, odontólogos, advogados, engenheiros, etc

Por outro lado podemos afirmar que as pessoas diferem em suas habilidades naturais e que estas habilidades podem ser medidas através de testes denominados de testes de QI (coeficiente de inteligência) e QIE (coeficiente de inteligência emocional). Além disto um bom boletim de acompanhamento ao longo dos 8 (9) anos de ensino fundamental muito nos pode dizer a respeito das habilidades daquele cidadão.

Assim o estado pode quantificar os valores percentuais necessários das três categorias, artífices, técnicos e profissionais liberais e prover cursos em qualidade e quantidade suficientes para as três categorias, nas diferentes especialidades.

As categorias de artífices e técnicos podem ser perfeitamente atendidas pelos 4 anos (novamente os 4 anos) de ensino médio.

A categoria de profissionais liberais deverá ser atendida por um curso de ensino médio que poderá ser totalmente ou parcialmente especializado em ciências biológicas, exatas e sociais, conforme as habilidades e interesses dos jovens adolescentes.

Os cursos universitários devem oferecer em qualidade e número de vagas as diversas especialidades de acordo com as necessidades da sociedade.

É obrigação do Estado prover vagas em menor número para especialidades pouco procuradas pelo mercado de trabalho, mas que são necessários para o bom funcionamento da sociedade, tais como letras mortas, arqueologia, filosofia etc.

Este modelo aqui apresentado é em maior ou menor grau adotado pelos países nórdicos.

Devemos nos lembrar de outro dado da estatística apresentada na primeira semana de Maio que o Brasil aplica em sua educação o dobro do percentual do PIB que a Alemanha aplica em seu sistema educacional.

Gostaria de deixar aqui registrado, que não sou contra a continuação do aprendizado pelos cidadãos que assim o desejarem, mas não por conta dos impostos pagos pelos demais cidadãos.
O Estado somente tem a obrigação de oferecer gratuitamente e com boa qualidade educação para atender as necessidades da sociedade e nada mais do que isto.

Abraços a todos

Os brasileiros clamam por educação, mas, via de regra, poucas pessoas gostariam de ser educadas.

Ninguém pode desejar uma coisa que desconhece. Apenas clamam por educação as pessoa que já têm um pouco de educação e anseiam por ter mais.

Há tantos paradigmas na sociedade atual que nossa educação deve voltar para a Grécia Antiga para sobreviver.

RESPEITO/EDUCAÇÃO.
RESPEITO NÃO TEM IDADE. INICIA-SE EM CASA, PASSA PELA ESCOLA E CONTINUA NA UNIVERSIDADE DA VIDA. QUEM NÃO TEM OU NÃO SE DÁ O RESPEITO, NÃO SERÁ DIGNO DE SER RESPEITADO E MERECERÁ SEMPRE O NOSSO DESPREZO. RESPEITO TAMBÉM É SINÔNIMO DE EDUCAÇÃO".

Aqueles que Desrespeitam e Menosprezam o Próximo,ou Não Tiveram Educação ou Tiveram e Não Sabem Usá-la de Maneira Correta com o Próximo.

Liberdade de expressão não é sinônimo de agressividade e falta de educação...
Liberdade de expressão é falar sobre o que pensa de forma clara e objetiva...
Sem precisar enfiar o que pensa goela abaixo de ninguém...
Esta atitude tem outro nome ela se chama prepotência,
grosseria e má educação...